terça-feira, 12 de junho de 2007

Professor titular: 50 mil concorrem e 11 mil ficam de fora.

No site do Diário Digital a 12/06/2007: "Cerca de 50 mil docentes do topo da carreira candidataram-se ao primeiro concurso de acesso a professor titular, o que equivale a 82% dos que tinham condições para o fazer, segundo dados do Ministério da Educação (ME).
(...)
Como a tutela abriu apenas 18.563 lugares nos agrupamentos de escolas, 11.605 docentes não terão vaga, ficando assim impedidos de subir na carreira.

Ao concurso, candidataram-se ainda 19.716 professores do 10º escalão, o último da profissão, sendo que estes não estão sujeitos a vaga, bastando-lhes somar 95 pontos no conjunto dos diversos factores em análise.
(...)
Numa nota hoje divulgada, o ME reitera que «está a preparar os instrumentos que permitam no futuro próximo proceder à abertura regular de novos concursos para a categoria de professor titular, permitindo dessa forma corresponder às expectativas de desenvolvimento profissional dos professores que neste primeiro concurso não tenham podido candidatar-se ou não sejam providos».

No início de Março, o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, rejeitou liminarmente a hipótese de poderem vir a ser colocados no quadro de supranumerários os professores que nesta fase não consigam aceder a titular, garantindo que o próximo concurso deverá realizar-se «no máximo dentro de dois anos».

Os docentes que acederem à categoria passarão a assegurar, em permanência, a partir do próximo ano lectivo todos os cargos de coordenação e supervisão nas escolas."

Ver Artigo Completo (Diário Digital)

Sem comentários:

Enviar um comentário