terça-feira, 20 de março de 2007

Escolas secundárias vão alugar espaços para casamentos e baptizados.

No Diário de Notícias de 20/03/2007: "Mini centros comerciais? Nada disso. Mas as escolas secundárias portuguesas vão desenvolver internamente "áreas de negócio" para ajudar a financiar o programa de modernização dos estabelecimentos de ensino. O aluguer de espaços de desporto, serviços de restauração, a exploração de papelarias e reprografias são exemplos de "unidades de negócio". A valorização patrimonial, que pode incluir a concessão de edifícios não utilizados, também.

"Desde o aluguer de espaços para casamentos e baptizados, de rinques para torneios de solteiros e casados, ou de espaços para entidades de formação, tudo pode ser feito", disse ontem ao DN o porta-voz do Ministério da Educação. "Aliás, já há escolas que o fazem", acrescentou.

A estratégia foi apresentada ontem de manhã no Porto e à tarde em Lisboa, pela ministra da Educação, pelo primeiro-ministro e pelo presidente da Parque Escolar, EPE (ver caixa). Que explicou que "a concessão de utilização de instalações escolares no período pós-escolar, bem como a concessão de instalações não utilizadas a instituições públicas e/ou privadas, vocacionadas para a educação e formação profissional" é uma prioridade no que diz respeito à valorização patrimonial.

Nas ditas unidades de negócio, "as regras vão ser a criteriosa escolha de produtos e de fixação de preços (não se trata de um mini centro comercial) e o rigoroso controlo de qualidade dos produtos a vender, em particular no que refere à alimentação", afirmou João Sintra Nunes.

Para isto, a Parque Escolar conta "até fim de 2007 concluir um conjunto de parcerias que permitam "encher" os edifícios a intervencionar nos primeiros dois anos". É que o programa de modernização quer abranger 332 escolas até 2015. E inicia-se em Julho em quatro: duas no Porto e duas em Lisboa. A experiência piloto deve ser estendida a outras escolas nos próximos oito anos, para, entre outras coisas (ver texto em baixo) abrir a escola à comunidade. O que "não quer dizer que toda a gente lá possa entrar", mas que "os edifícios possam ser utilizados em actividades de formação pós-laboral, eventos culturais e sociais, desporto e ao lazer"."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

Fase seguinte: Aproveitar os professores para o serviço de catering, ou então para fazerem serviço de acompanhantes, nas despedidas de solteiro... Incluíndo tudo, claro está, na componente lectiva, para não terem de nos pagar horas extraordinárias! Também poderá ser incluída uma promoção: "Insulte e agrida um professor e ganhe uma viagem ao Allgarve."

3 comentários:

  1. Bom, pode ser que sobre bolo da noiva para servir na cantina à segunda-feira LOL
    É o novo modelo EB2+3 Lda. [Link]

    ResponderEliminar
  2. Na minha Escola já se faz parecido há muito tempo... O espaço dos campos exteriores é alugado ao Domingo para se realizar o mercado da Vila, no Verão e nos Santos para realizar as festas, o pavilhão está todos os dias alugado apartir das 19h a diversos grupos e modalidades...

    Vale tudo para os CE conseguirem umas verbas extras...

    É assim o nosso sistema...

    ResponderEliminar