quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

SPRC REUNIU COM A DREC.

No site do SPRC a 08/02/2007: "O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) reuniu hoje com os novos responsáveis da DREC.

Foi uma reunião importante da qual resultam diversos pontos de vista convergentes e se esclareceram algumas dúvidas que têm vindo a ser colocadas, nas escolas, aos professores.

Assim, relativamente ao encerramento de escolas do 1.º Ciclo foi possível obter o compromisso da Directora Regional de que nenhuma seria fechada sem um aturado processo negocial com as autarquias e, principalmente, sem garantir melhores condições de ensino para os alunos.

Já relativamente às Actividades de Enriquecimento Curricular e à situação da Educação Especial na região centro — questões sobre as quais o SPRC divulgou, recentemente, estudos que revelam grandes deficiências e graves problemas — a Directora Regional de Educação manifestou preocupação com esses problemas e assumiu que faria um criterioso levantamento da situação para, não só, conhecer melhor o que se passa no terreno, como para tomar medidas que visem uma alteração positiva.

O SPRC manifestou, ainda, grande preocupação com a concorrência ilegal feita às escolas públicas da região centro por colégios privados que são pagos pelo erário público, apresentando alguns dos casos mais flagrantes. Foram, também, solicitadas informações sobre a abertura de um colégio privado na Covilhã, tendo sido garantido não haver na DREC conhecimento de qualquer empreendimento nesse sentido.

Por fim, relativamente à aplicação do Estatuto da Carreira Docente (em vigor desde 19 de Janeiro), a DREC garantiu não serem aplicáveis, por enquanto, nenhuma da novas regras, designadamente as de justificação de faltas por conta do período de férias (artigo 102.º), mantendo-se em vigor o regime com que se iniciou o ano lectivo.

O SPRC avalia positivamente a reunião realizada e espera agora uma nova era de relacionamento com a DREC que possibilite a resolução de problemas que são da sua competência."

Ver site do SPRC

Sem comentários:

Enviar um comentário