quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novas Ofertas de Escola com contrato limitado a um mês?!

Hoje ao início da tarde começou a circular o rumor que todas as novas Ofertas de Escola (OE) estavam a surgir com limite de contrato até 18 de Outubro... Depois, apareceram outras informações todas elas coincidentes com a publicitação de OE com limites de contrato iguais a um mês.

Assim, aparentemente a DGRHE pretende resolver a contestação do término do contrato até 31 de Julho de 2012, renovando mensalmente os contratos feitos por OE. Não será um mecanismo ilegal, no entanto, deixa qualquer um com a "pulga atrás da orelha". Obviamente que será necessário confirmar a real abrangência desta situação e a veracidade da eventual "solução" da DGRHE para o problema do 31/07. Estou certo que nos próximos dias ouviremos falar mais desta assunto...

Na figura abaixo (seleccionei apenas uma das várias enviadas por colegas. Já agora, o meu obrigado a todos eles) poderão verificar uma dessas situações.

46 comentários:

  1. copiei o post do educare

    Golpe SUJO, BADALHOCO, ASQUEROSO...

    Ao fim de 1 hora 2 minutos e 37 segundos, consegui falar com alguém da DGRHE!

    Perguntei qual era a razão dos horários aparecerem (agora) até 18/10/2011. A (crua) resposta tem tanto de esperada como de revoltante.
    Confirma-se: os contratos em OE já não são até 31/07/2012 mas sim "até 18/10/2011 e renováveis mensalmente até que a escola entenda. Quando a escola não precisar, cessa o contrato e o professor goza as suas férias e vai-se embora!".

    Exactamente... citei o que me foi dito!

    Mas ouvi mais quando perguntei o porquê dessa decisão: "... estou aqui para dizer o que se passa não para dizer o que o colega quer ouvir".

    Só consegui articular a seguinte frese: "evite dar esse tipo de resposta porque deste lado está um profissional da educação e nenhum profissional merece que lhe responda dessa forma"

    ... este país bateu no fundo amigos!

    ResponderEliminar
  2. Trata-nos como lixo... Não há palavras para tanta indiferença e desprezo por nós!

    ResponderEliminar
  3. Para História (400), existem em Oferta de Escola dois horários de 6 horas a terminar a 6/10 (Escola Secundária D. Luísa de Gusmão) e a 8/10 (Agrupamento de Escolas da Quinta do Marquês, Oeiras e S. Julião da Barra), aos quais eu concorri sem reparar na data, tal é o desespero.

    Sara

    ResponderEliminar
  4. Uma só palavra, palhaços.
    Sendo assim, também podemos mandar a escola as ortigas. Precisavam que no fim do mês todos os contratados não renovassem o contrato. E andávamos assim o ano inteiro, devia ser porreiro, para os alunos e colegas, palhaços.

    ResponderEliminar
  5. Sara, aconteceu-me o mesmo. Li "aumento de turmas" e, como estava a concorrer em "catadupa" aos horários da minha área, só depois reparei na data de algumas OE. Agora com esta informação... nem sei como fico, se chateada, se revoltada ou sem qualquer espanto em relação às más notícias que teimam em não deixar esta classe...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Caros colegas, pensem bem em mudar de profissão. É o que vou fazer....


    asus

    ResponderEliminar
  8. Aconteceu o mesmo no meu agrupamento e pensámos que era um erro da aplicação e por isso anulámos a publicitação dos horários. Afinal não é erro, é filha da *ice.

    ResponderEliminar
  9. No coment...ganhamos os recordes dos insólitos...

    ResponderEliminar
  10. http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N14139

    ResponderEliminar
  11. Isto é inacreditável! Está a acontecer em todos os grupos, pelo que notei os contratos correspondentes aos grupos de recrutamento são até 18/10/2010. Então isto é legal e não vamos fazer nada? Isto é demais... :(

    ResponderEliminar
  12. Depois do que li aqui sinto tão fulo da vida. Este tipo passam o tempo a congeminar contra os pobres dos contratados que apenas querem horários pequeninos.

    Sinto-me uma vítima de Bullying por parte da DGRHE.

    Acabei de enviar um e-mail para as redacções dos principais jornais, para os canais de televisão e para alguns rádios, só para ver se consigo direccionar a minha raiva. O mais certos é que ninguém me ligue mas ao menos vou tentar, pode ser que algum jornalista se interesse pela notícia e a publique.

    ResponderEliminar
  13. É isso mesmo Ricas510, estamos a ser vítimas de bullying psicológico, estão a ver se nos quebram, mas nós somos muitos e apesar de muitos de nós já andarem nisto há muito tempo ainda somos jovens e temos genica... Temos que ripostar e ir em força no dia 16 às manifs. Seremos mais difíceis de quebrar estando unidos e expressando de forma coerente a nossa revolta e as nossas reivindicações! A tua estratégia tb é boa. Quem arranja emails de gente importante, jornalistas, etc? Vamos a eles carago!!!

    ResponderEliminar
  14. É como um colega disse, no final de cada mês não renovávamos contrato, e trocávamos lugares...Havia de ser bonito ver as escolas e os salazarentos dos directores e directoras descalçarem a bota...A dgrhe e os directores de agrupamentos são a prova viva que a inteligência humana pode ter limites, mas a estupidez não!

    ResponderEliminar
  15. É como um colega disse, no final de cada mês não renovávamos contrato, e trocávamos lugares...Havia de ser bonito ver as escolas e os salazarentos dos directores e directoras descalçarem a bota...A dgrhe e os directores de agrupamentos são a prova viva que a inteligência humana pode ter limites, mas a estupidez não!

    ResponderEliminar
  16. Alex, o problema é que só se pode denunciar o contrato uma vez.

    ResponderEliminar
  17. Não renovar também é um direito nosso e não apenas do empregador... É diferente de denunciar, penso eu...

    ResponderEliminar
  18. Eu também penso assim Joana, por isso disse o que disse... Devia ser giro...
    Pode tardar, mas qualquer dia vira-se o feitiço, contra o feiticeiro. Triste país este.

    ResponderEliminar
  19. A decepção e a atitude de revolta são cada vez maiores. Estes "supostos" políticos, nossos representantes, escondem-se por detrás das próprias leis que fazem para daí lavarem as suas mãos "não é ilegal, está na lei...". Que argumento enganoso! Ser norma e configurar na lei não significa que seja ético, e estas medidas são tudo menos éticas.

    ResponderEliminar
  20. Eu até já concorri para uma oferta por motivo de "aposentação" e o contrato acaba em Outubro! Até dá vontade de rir.

    ResponderEliminar
  21. Desculpem lá, mas a legislação diz que as Ofertas de Escolas NÃO PODEM SER RENOVADAS, ACABANDO NO PRAZO QUE ESTAVA ESTIPULADO.

    ResponderEliminar
  22. A ideia da FQPT é ótima, mas seríamos todos capazes de fazer isso? Não vejo a hora de nos unirmos, mas algo me diz que ainda não será desta vez :-(

    ResponderEliminar
  23. Mas a culpa também é nossa, sábado passado houve manif no rossio e apareceram se muito 100 pessoas.Muitos estão a espera que os outros façam.Ou somos nós a fazer por nós ou ficamos sem trabalho para sempre!!Abram a pestana.

    ResponderEliminar
  24. Alguem ja viu hoje o correio da manhã?

    ResponderEliminar
  25. Alguém me sabe dizer porque é que aparecem horários completos dos grupos em OE? nÃO deveriam ir para a Bolsa?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  26. Amigos,

    Peço-vos que meditem sobre isto:
    Um professor colocado em OE a 200 km da residência com casa, contratos de electricidade, gás, água, etc. para pagar merece estar com o peso de não saber se no mês seguinte vai para a rua? Será possível ser profissional nestas condições?

    Eu acho que não podemos estar a contar com o facto de se fazer boicote à situação mas podemos usar de todas as estratégias ao nosso alcance para levantar poeira!

    ResponderEliminar
  27. Se os horários forem de escolas TEIP ou escolas com autonomia, não vão a bolsa, entram directamente para Oferta de escola.

    Mas isto era o ano passado, este ano não sei como funciona.

    Penso que o ministério não autorizou a situação antes porque queria meter DACL e DCE nessas vagas, para que nenhum destes professores ficasse de foras, abrindo só depois as ofertas de escolas (de horários completos) para os contratados.

    ResponderEliminar
  28. Melhor ainda era não concorrer aos horários e eles ficarem sem professores. O problema é que nós não conseguimos fazer isso, por brio profissional!

    ResponderEliminar
  29. (Peço desculpa por nao ter acentos mas estou com um problema no computador)
    Quando me apercebi disto na aplicaçao da DGRHE fiquei chocada, entao 'e isto q nos espera este ano?Nao ha nada que possamos fazer?
    Pois muito bem colegas, o que vou fazer em relaçao a isto 'e tao simples quanto: sempre que me aparecer uma OE numa escola que me agrade mais, sem qq problema nao renovarei contrato e,caso isso nao aconteça, chegando ao fim de Junho vamos todos embora, gozar ferias e o resto que se lixe, trabalho final, reunioes, etc, que o façam eles. Ai vao ver como o contratado "pau para toda a colher" faz falta!
    Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  30. O que eles pretendem é que os contratados não consigam suportar esta situação ridícula e tenham de abandonar a profissão. Esta seria uma solução fácil… para o governo. Eu vou-lhes dizer quando vou desistir: Nunca!!!

    ResponderEliminar
  31. Colegas: apesar dos meus 22 anos de serviço, já estive mais longe de abandonar isto tudo... O mote está dado: falta só a coragem de deixar de dar aulas, que é coisa que eu adoro! E já decidi: não vou concorrer a oferta de escolas! Não vou passar pela humilhação de ter um contrato mensal, não saber se ele é renovado... E isto partindo do princípio que obedecemos aos critérios que são pedidos... Porque se vê cada um!
    E qto ao artigo que vem hoje no Correio da Manhã, sobre a educadora que foi colocada ( sem tempo de serviço) por ser filha de um vereador( li o artigo por alto, mas acho que é isto) acho mais uma vergonha a juntar a todas as outras e vai ao encontro do que eu reclamei por ter sido " passada" à frente por 5 colegas que não podem estar à minha frente, nos concursos das AEC,s. Acho que é altura de aproveitarmos o tempo de desemprego para escrevermos todos estes dados e enviar para televisões, jornais, pois o que está a acontecer é demasiado mau para o público em geral desconhecer...
    Boa sorte a todos, Dina.

    ResponderEliminar
  32. RETIRADO DO SITE EDUCARE: é uma vergona.... nem as escolas e directores concordam:
    "Nota Informativa 15/09/2011
    No seguimento da Nota Informativa de 14/09/2011, vimos informar a Comunidade Educativa e demais interessados de que foram validados, hoje mesmo, pela D.R.E.N., 13 dos 14 horários anuais em falta nesta escola.
    Porém, esses horários, embora sejam de duração anual, surgem na aplicação informática com data de termo a 18/10/2011, o que não corresponde às verdadeiras necessidades da escola.
    Esperamos que a D.G.R.H.E venha a suprir esta falha e a corrigir a data de termo dos horários declarados."

    ResponderEliminar
  33. As professoras mulheres que engravidem ou que estejam grávidas vão ficar mais desamparadas que nunca.....Nunca que lhes vão renovar o contrato. Onde estão os sindicatos?!?!?!?!!?
    (a chorar neste momento) Nestas condições é impossivel ser mãe....

    ResponderEliminar
  34. BOLSA DE RECRUTAMENTO/CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
    NOTA INFORMATIVA
    Os horários pedidos pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas na Bolsa de Recrutamento (BR) que não foram preenchidos aquando da realização da BR 01, ficaram disponíveis para Contratação de Escola (CE), devendo as escolas aceder à aplicação informática e accionar o botão “enviar para CE”, desencadeando, assim, todos os procedimentos inerentes à Contratação de Escola.
    Este mecanismo terá lugar nas Bolsas de Recrutamento subsequentes.
    No ano lectivo de 2010/2011 a finalização de contratos e o aditamento a termo de contratos foi um processo algo complexo e que deu origem a situações problemáticas.
    No sentido de agilizar procedimentos, no presente ano lectivo, os horários que passem da Bolsa de Recrutamento para a Contratação de Escola surgem com a duração pré-definida mínima de 30 dias, de acordo com os nºs 2 e 3 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 35/2007, de 15 de Fevereiro, dando, origem a contratos a termo incerto que podem prolongar-se até final do ano escolar desde que a necessidade subsista.
    DGRHE, 15 de Setembro de 2011

    ResponderEliminar
  35. Jornalista da RTP:www.viriatoteles@gmail.com

    ResponderEliminar
  36. Para Luísa:eu concorri para todo o país e agora aparecem horários completos na contratação de escola.Chegam a ser 2 completos para a mesma disciplina que se passará

    ResponderEliminar
  37. Penso que seria simples ninguém se candidatar aos horários com essa data de final de colocação, assim alguém teria de finalmente assumir responsabilidade.

    ResponderEliminar
  38. Mas o estado neste caso o ME não tem profissionais que defendam o bom funcionamento de um dos pilares desta "democracia"?É assim que poupam dinheiro?

    ResponderEliminar
  39. Mas há uma coisa que ainda não percebi: a bolsa de recrutamento já encerrou? Não há mais colocações?

    ResponderEliminar
  40. SE NENHUM DE NÓS CONCORRER ELES TÊM QUE MUDAR ISTO. BASTA DE ABUSAR DESTA NOSSA MÃO DE OBRA BARATA.

    ResponderEliminar
  41. não vamos concorrer a ofertas de escola.Maria joão

    ResponderEliminar
  42. Eu estou grávida e desempregada! Sou mais uma das que não consegue colocação e que sabe que nestes moldes não vale a pena concorrer! Eu não terei a renovação de contrato e em oferta de escola, com entrevista, a minha barriga marca o meu futuro.
    É triste ser professor neste país, mas ainda é mais triste ser mulher!
    Eu não concorro a esses horários e gostaria de acreditar que a nossa "classe" seria unida o suficiente para os boicotar ... mas também tenho de entender as razões que levam muitos colegas a aceitar em desespero esta precariedade.
    Hoje só não vou à manifestação porque tenho passado mal e temo não me aguentar... mas estou solidária com todos os colegas!

    "Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou! Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos. De maneira que quem quiser, vem comigo para Lisboa e acabamos com isto. Quem é voluntário sai e forma. Quem não quiser vir não é obrigado e fica aqui."

    Este foi o discurso proferido por Salgueiro Maia, na madrugada de 25 de Abril de 74, aos seus soldados na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.

    Precisamos de outro Salgueiro Maia que nos guie...
    Sónia Santos Domingos

    ResponderEliminar
  43. Eu cá me lembro dos meus tempos de escola, em que os professores faziam greves gerais e realizavam manifestações nos dias da semana, e não aos sábados. Desta forma, não vamos lá.

    O que precisamos é de um sindicato dos professores contratados, isso sim é que era justo.

    Só este ano:
    1 - Uma circular do ME afirmando de quem estava em período probatório não poderia sair do índice 126 e passar para o índice 151 (- 200€ mensais);
    2 - Circular do ME afirmando de que não haveria pagamento de caducidade (- 950€)
    3 - Uma circular do ME declarando que as ofertas de escola seriam apenas até 31 de Julho (- 950€)
    4 - Uma circular do ME para a realização de contratos por 1 mês (- ???€)

    (Média de 3000€ de perda)

    SE ELES ENFIASSEM AS CIRCULARES NUM SITIO QUE EU CÁ SEI.. :/

    ResponderEliminar
  44. Protestar com cartazes nao chega.

    Enquanto nao os desmascarem, o povonio fica de fora e eles alimentam toda a familia.

    AquelEs que controlam as entradas no minsiterio, o lobby politicos e maçonaria.

    Aquilo é deles e enquanto nao forem desmascarados,

    O PAIS NAO TEM FUTURO !!!!!!

    ResponderEliminar