sexta-feira, 10 de abril de 2009

Escolas TEIP - Portaria que estabelece os procedimentos concursais.

A portaria que estabelece os procedimentos concursais para as escolas inseridas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), já foi publicada em Diário da República (a 7 de Abril). Para acederem à Portaria n.º 365/2009, cliquem aqui. Para saberem quais as escolas / agrupamentos inseridos em TEIP, cliquem aqui.

Segundo aquilo que se pode ler, na página do Ministério da Educação, o concurso é aberto pelo respectivo director em cada agrupamento ou escola TEIP, efectuando-se os procedimentos relativos ao concurso exclusivamente através de suporte electrónico, disponibilizado pela Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação (DGRHE).

A abertura dos concursos realiza-se, em simultâneo, mediante publicitação por aviso, na Internet, na página electrónica da escola, na da direcção regional de educação correspondente ao seu âmbito geográfico e na da DGRHE. Assim, convém que estejam atentos, às páginas electrónicas das escolas TEIP.

No aviso de abertura devem constar, entre outros, os seguintes elementos: número de vagas, calendário do concurso, documentos necessários e critérios de selecção dos candidatos.

Os critérios gerais de avaliação abrangem a experiência e a formação profissionais e o perfil de competências dos professores, sendo a classificação final resultante da soma das classificações atribuídas a cada um dos critérios gerais de avaliação, expressa na escala de 0 a 100 pontos.

Os critérios específicos são definidos por cada agrupamento ou escola, devendo constar do aviso de abertura do respectivo concurso. É aqui que entra a grande subjectividade destes concursos. Se lerem o artigo 5.º, da Portaria n.º365/2009, irão concluir que estes critérios específicos (nomeadamente no que concerne ao perfil de competências) poderão ser «adaptados» a certas e determinadas pessoas. Se não acreditam, leiam o parágrafo seguinte.

O perfil de competências pode ser avaliado por apreciação curricular ou através de entrevista profissional de selecção, que visa avaliar a experiência profissional e aspectos comportamentais relacionados com a adequação ao perfil de competências exigido para a função.

A candidatura é efectuada mediante o preenchimento de formulário electrónico disponível na página do agrupamento ou da escola TEIP, podendo os docentes candidatar-se a vários concursos, ordenando as suas preferências de colocação.

Estejam atentos às páginas das escolas/agrupamentos inseridos em TEIP... Boa sorte para quem pretende concorrer a estas escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário