Só hoje consegui obter confirmação da lista de vagas provisórias referentes à DREN. Assim, e de acordo com o que foi esclarecido, a fonte será «segura». No entanto, e saliento este pormenor, esta lista é provisória.
Quanto às vagas que dela constam, apenas posso referir que algumas coincidem com o que foi apontado pelos CE´s respectivos, segundo emails enviados por colegas. Também já li um ou outro comentário, a «dizer» o contrário... Resumindo e concluindo, a maioria das vagas está por confirmar.
Analisando a lista, é visível que os números apontados apresentam um panorama «negro», o que não deixa de ser estranho, perante 3 anos com elevados números de aposentações. No entanto, não nos podemos esquecer que no apuramento destas vagas, não foram consideradas as horas de DT, FC, AP, EA ou de outros cargos. Somente a componente lectiva de cada grupo de recrutamento. Não obstante, para mim, esta lista foi uma desagradável surpresa. Já pensei várias vezes, que teria feito melhor se não a tivesse colocado aqui no blogue. Mesmo não sendo essa a minha intenção, contribuí para elevar os níveis de stress dos colegas.
A ânsia de partilhar deu nisto...
Olá Ricardo não te sintas mal por isso por ter colocado aqui a lista, por aqui imaginam-se as vagas no resto do país... e bom que estajamos ja preparados para o pior pois as mais de 30000 vagas que o ministerio anunciava não sei onde estao e nao permitem a entrada de quem esta fora, apenas transferem que ja esta actualmente em quadro.
ResponderEliminarEspero que seja amanha ou esta semana que possamos ter acesso ao documento oficial,,, entretanto vou ver se consigo contabilizar o nº de colegas a minha frente.
Mas enfim apenas podemos desejar sorte a todos os colegas
A verdade acima de tudo, o stress já faz parte dos concursos. Muito obrigada pelo teu empenho!
ResponderEliminarRicardo, o panorama não é negro para todos os grupos: as expectativas para o grupo de espanhol são 5 estrelas. Não te sintas triste pq permitiste muitos sorrisos nesse grupo.
ResponderEliminarforam dadas instruções aos executivos para declararem o número de vagas "muito por baixo".
ResponderEliminarNo Agrupamento de Vila caiz estas vagas não correspondem à verdade.
ResponderEliminarFlora Queirós
Mamã Vanda,
ResponderEliminarqual é o teu grupo?!
Colegas, sou contratado ha 4 anos e nunca consegui interpretar muito bem os números que são publicados nas vagas antes do concurso interno. Precisava da vossa ajuda para esclarecimento da dúvida seguinte:
ResponderEliminarSe não houvesse pessoal excedentário no quadro, o número de vagas ali publicado acabava por ser o mesmo para o concurso externo? Ou não?
Antes que de começarem os suicídios e, talvez, ainda a tempo de evitar as lágrimas, deixem-me lembrar o seguinte:
ResponderEliminar1º - Os lugares de quadro a abrir correspondem a horários ocupadas por docentes contratados, ou seja, correspondem a lugares a acrescentar aos quadros, onde já estão incluídos os Prof. Quadro de Escola e os Prof. QZP.
2º - Os Prof. QZP estão todos colocados e, em princípio, apenas haverá uma conversão do vínculo em sequência da colocação numa escola, em todo o caso, quer os PQE quer os PQZP ocupem vagas correspondentes a novos lugares, isso apenas significa que libertam vagas (horários noutras escolas).
3º - Obviamente, não faz qualquer sentido fazer contas ou balanços de novas vagas nos quadros, com docentes (QZP) que já estão nos quadros, dado que a sua deslocação para essas vagas não altera o balanço líquido de vagas.
Isto é evidente, não?
Cuidado com as ilusões.
ResponderEliminarNão me parece muito evidente que estas vagas estejam disponíveis para os contratados.
Pela informação que tenho lido, quando um QZP ocupa uma dessas vagas a dele fecha, ou seja, não sobra para os contratados.
Pelo que vi, em algumas escolas que conheço, não me parece que os nºs fornecidos pelos CE como necessidades não já incluam os QZP.
A ver vamos.
Viva,
ResponderEliminaro nº vagas inclui QZP e contratados.
Na minha escola, grupo 620, pediram 3 professores. Hoje somos 2 contratados e 1 QZP.
Parece que o Valter disse hoje que só haverão novos 2600 quadros. Acaba aqui a minha ilusão.
ResponderEliminarOk.
ResponderEliminarAcredito que nalguns casos as vagas incluam os QZP´s e os contratados, mas no meu grupo, o 550, constatei com colegas de várias escolas que as vagas correspondem exactamente ao número de QZP´s aí colocados. Aliás se contabilizarmos as vagas disponíveis, elas nem chegam para converter os QZP em quadros de escola ou agrupamento, ou seja não sobram vagas para os contratados, pois conforme sabem as dos QZP´s que entram em QE fecham. Enfim, se estes números forem verdadeiros significa que não há vagas para novos quadros. Aguardemos a ver onde estão as 2600 novas vagas.