domingo, 18 de janeiro de 2009

Avaliação do desempenho docente nos Açores.

Para compreenderem o que se está a passar nos Açores, coloco de seguida uma sequência de notícias.

1 - "Os sindicatos dos professores informa que o modelo de avaliação previsto no Estatuto da Carreira Docente (ECD) está suspenso e que, este ano lectivo, os professores em matéria de avaliação apenas deverão elaborar um “relatório crítico de 15 páginas”."

2 - "O modelo de avaliação de professores, que muita polémica tem causado no Continente, não se encontra suspenso nos Açores.", afirma fonte da Secretaria Regional da Educação e Formação.

3 - "O presidente do Sindicato dos Professores dos Açores (SDPA) reagiu, ontem mesmo, às declarações da secretária regional da Educação e Formação, Maria Lina Mendes, acusando-a de fazer um jogo de palavras."

Grande confusão que paira nos Açores. No entanto, a confirmar-se a informação do Sindicato dos Professores da Região Açores, é caso para dizer que há algo aqui que não "cheira nada bem". Senão vejamos, nos Açores, o regime de avaliação simplificado, consistirá na elaboração de um relatório (máximo de quinze páginas), e incidirá sobre algumas das dimensões do desempenho. Os resultados possíveis do relatório serão dois: Ou "Insuficiente" ou "Bom".

A ser verdade, temos uma verdadeira suspensão do modelo de avaliação docente nos Açores. Nem mesmo as declarações de fonte da secretária regional da Educação e Formação, conseguem provar o contrário, pois segundo a mesma, "o modelo não está suspenso. Apenas está a ser analisada uma solução transitória para o presente ano lectivo". Uma solução transitória? Chamem-lhe o que quiserem, mas parece-me suspensão. Que eu saiba, os Açores ainda são Portugal, mesmo que beneficiando de um estatuto diferente. Um país com dois sistemas de avaliação dos professores? Errado... Muito errado... Sempre quero ver como é que o ME vai descalçar este "bota".

6 comentários:

  1. pois é mas nem os prof´s que estão nos açores têm culpa nem os que estão no continente....cada qual procura o melhor para si e para a sua região certo? Claro que não deixa de ter razão, mas não a teremos os dois???

    ResponderEliminar
  2. Não sei muito bem o que o colega autor deste blog quis dizer quando escreveu este post, mas não me parece que exista aqui qualquer crítica aos professores dos Açores.

    Se há algo a dizer é, SORTE A VOSSA!

    ResponderEliminar
  3. Para ivocati: Obviamente que a culpa não foi nem será atribuída aos colegas dos Açores. A questão está num só país, com dois modelos de avaliação docente. A crítica que fiz é ao PS, que nos Açores recuou e no continente, não. Apenas isso...

    E obviamente... A razão está do seu lado, mas também do meu, ou seja, como somos ambos professores (presumo) temos ambos razão. ;)

    ResponderEliminar
  4. O que os prof´s tem lutado ultimamente é sublime e merece ser recordado como a vitória que só poderá ser. ESTOU A TORCER POR VÓS

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Se foi suspensa porque fui observado já na minha aula? Esclareçam os professores e as escolas. Não é justo uns a serem observados, com falta de formação e informação por parte dos avaliadores, e outros, não.

    ResponderEliminar