terça-feira, 24 de novembro de 2020

Vamos ter repetição da "receita" nos Exames Nacionais 2020/2021

Em outubro foi divulgada a informação-prova geral para este ano letivo (podem fazer download da mesma, clicando na imagem ao lado), constatando-se rapidamente que a fórmula introduzida, relativa às questões opcionais será mantida.

O seguinte excerto comprova o título deste post:

Nota: negritos e sublinhados de minha autoria.

"Nas provas finais de ciclo e nos exames finais nacionais a aplicar em 2021, à semelhança do que aconteceu em 2020 para os exames finais nacionais, haverá, em cada prova, um conjunto de itens cuja resposta é obrigatoriamente contabilizada para a classificação final. Trata-se de itens que incidem, por exemplo, em competências e conhecimentos desenvolvidos e consolidados ao longo do percurso escolar ou na informação facultada pelos suportes associados ao item. As pontuações obtidas nas respostas a estes itens são consideradas, obrigatoriamente, para a respetiva classificação final. 

Os alunos poderão responder a todos os restantes itens de cada prova, sendo contabilizadas para a classificação final as respostas aos itens em que os alunos obtenham melhor pontuação, num número a estabelecer de acordo com a especificidade de cada prova e a divulgar oportunamente. Por exemplo, numa prova composta por 20 itens, 14 itens poderão ser obrigatoriamente contabilizados para a classificação final; dos 6 itens restantes, todos poderão ser respondidos pelos alunos, mas apenas serão considerados para a classificação final da prova os 3 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação relativamente à cotação total do item."

Sem comentários:

Enviar um comentário