segunda-feira, 4 de maio de 2015

"Porque te manténs sindicalizado?"

É bastante raro (não me lembro da última vez) encontrar um professor que esteja satisfeito com o seu sindicato (embora admita que até possam ser uma maioria), no entanto, é ainda mais raro encontrar quem acumule a insatisfação com a "desvinculação" ao mesmo.

Hoje não foi diferente... Mais uma vez alguém insatisfeito com o seu sindicato... Perante a questão que faz título deste post fica resposta que não deixou de surpreender: "Não funcionaram bem à primeira e à segunda, mas pode ser que à terceira que precise já corra melhor. Aquilo tem apoio jurídico."

Isto é ser crente! Com tantos sindicatos "à escolha"(julgo que quase 20) e manter-se filiado a quem não cumpre, não é crença. Poderá ser comodismo ou algo mais que não irei referir aqui (mas que não consegui evitar de o dizer à pessoa em causa), no entanto, numa primeira reflexão pensei que a acústica estaria a pregar-me partidas.

Tenho plena consciência da importância dos sindicatos, no entanto, o "meu" apoio jurídico (constituído por mim e por mais 2 amigos de confiança) já me safou mais vezes nestes últimos 9 anos que em 4 ou 5 de filiação sindical. No entanto, e como nem todos têm hábitos de leitura normativa, volto ao terceiro parágrafo deste post: a "oferta" sindical é imensa!

1 comentário:

  1. Já estive sindicalizada duas vezes na Fenprof e sempre que solicitei apoio, pelos erros do concurso do MEC, não foi feito nada! E nas duas situações tive que recorrer, junto com outros colegas, a advogados e seguir a via judicial. Não me identifico com a filosofia deste sindicato, que trata os docentes contratados sem consideração! Mas gostaria que os docentes tivessem a capacidade de criar uma ordem.

    ResponderEliminar