sexta-feira, 13 de março de 2015

“Quadro Zona Pedagógica para provimento QZP” versus “Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA”

Já perdi a conta às mensagens de correio eletrónico que me colocam a seguinte dúvida:

"Qual a diferença entre escolher na manifestação de preferências a opção "Quadro Zona Pedagógica para provimento QZP" e a opção “Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA"?"

A explicação é simples... 

1. Ao selecionarem a opção "Quadro Zona Pedagógica para provimento QZP" manifestam a intenção de obtenção de uma vaga no QZP escolhido

A título de exemplo:

1.1. Docente vinculado no QZP A que pretende mudar para o QZP B (não pretendendo colocação em Escolas não agrupadas e Agrupamentos de Escolas desse QZP B), deverá selecionar esta opção;

1.2. Docente vinculado no QEna/QA Y que pretende concorrer para uma vaga no QZP C (constituindo assim uma transferência de QEna/QA para QZP), deverá selecionar esta opção.

2. Relativamente à opção "Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA", significa que ao selecionarem a mesma apenas se estão a candidatar às Escolas não agrupadas e Agrupamentos de Escolas desse QZP, mas não pretendem transferência para esse QZP

Mais uma vez, dois exemplos:

2.1. Docente vinculado no QZP A pretende colocação em vagas de Escolas não agrupadas e/ou Agrupamentos de Escolas do QZP B, mas não quer mudar de QZP, é esta a opção a selecionar;

2.2. Docente vinculado no QEna/QA Y que pretende concorrer a vagas de Escolas não agrupadas e/ou Agrupamentos de Escolas do QZP B, mas não quer transferência de QEna/QA para QZP, será esta a opção a escolher.

Fica o resumo sob a forma de imagem (cliquem para ampliar):



3. Convém ainda esclarecer que podem optar pelas duas situações, ou seja, intercalando as opções "Quadro Zona Pedagógica para provimento QZP" e "Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA" poderão concorrer para um determinado QZP para efeitos de transferência para esse quadro (ou seja, de QEna/QA para QZP ou QZP A para QZP B) e de seguida concorrerem para esse mesmo QZP para efeitos de colocação numa vaga de QEna/QA (ou seja, de QEna/QA X para QEna/QA Y ou QZP para QEna/QA) ou vice-versa.

Exemplificando:

3.1. Um docente de QZP A pode tentar mudar primeiro para um QZP B (selecionado "Quadro Zona Pedagógica para provimento QZP") para assegurar a 1.ª prioridade no concurso de mobilidade interna (ou porque apenas pretende mudar para outro QZP), e posteriormente (selecionado em posterior preferência "Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA") concorrer às vagas de QEna/QA desse QZP B, ou vice-versa;

3.2. Um docente de QEna/QA X pode tentar tentar mudar primeiro para um QZP A (selecionado "Quadro Zona Pedagógica para provimento QZP") para assegurar a 1.ª prioridade no concurso de mobilidade interna, e posteriormente (selecionado em posterior preferência "Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA") concorrer às vagas de QEna/QA desse QZP A, ou vice-versa.

As opções em termos de manifestações de preferências são pessoais, dependem daquilo que pretendem e até onde estão dispostos a arriscar. Quanto ao tema em causa, reconheço que não consigo explicar melhor do que isto.

34 comentários:

  1. Boa tarde.
    Vinculei em 2014 no qzp 7 e não pretendo mudar de qzp. Uma vez que sou obrigada a concorrer e tendo de colocar todas as escolas do meu qzp, qual destas duas opções devo escolher? QZP para provimento ae/ena ou agrupamento de escolas/ escola não agrupada? Grata a quem souber responder.

    ResponderEliminar
  2. A melhor opção, em função da sua situação, claudia, é Agrupamento de Escolas e Escola não Agrupada e colocar, uma a uma, as escolas do seu QZP pela ordem que prefere. Pois se colocar a outra opção considera-se, como o Aviso refere, que tanto lhe faz qualquer escola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que concorrer a todas as escolas do nosso QZP agora?! Isso não acontece só na mobilidade interna? Agora só colocamos as escolas onde gostariamos de vincular. Ou estou enganado?

      Eliminar
  3. E quem pretender apenas a transferência de QE/A ou seja QE/A-->QE/A?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escolhe a opção AE/ENA e insere o respetivo código ou escolhe a opção concelho.

      Eliminar
    2. Muito obrigada CPires.

      Eliminar
  4. e está perfeito! Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Já fiz a candidatura mas não a submeti. Sou QZP, colocada em Torres Vedras (6) e apenas manifestei preferencia por 21 agrupamentos perto da minha residência pertencendo alguns deles ao QZP 4. Não mencionei qualquer QZP em si. Apenas adicionei nas manifestação 7 concelhos respetivos aos agrupamentos. Serão aceitáveis estas preferencias ou terei de alterar as mesmas? Desde já obrigada por uma resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende de quando entrou para QZP. Se não entrou nos concursos externos extraordinários, ou seja, se é QZP dos "velhos" as preferências são aceitáveis. Se é QZP dos "novos" terá de concorrer a todas as escolas da sua zona.

      Eliminar
    2. Muito agradecida pela a atenção dispensada.

      Eliminar
  6. Boa noite
    Preciso de ajuda.
    Vinculei no QZP 7 no concurso extraordinário 2014, posso manifestar preferência por apenas uma escola ou concelho fora do meu QZP, em 1.º lugar? Quero concorrer apenas a uma escola fora do meu QZP e como primeira opção. Se for possível escolho a opção AE/ENA ou concelho, certo?
    Agradeço a disponibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas se é QZP do CEE de 2014 terá também de concorrer a todas as escolas do seu QZP. Para não correr o risco de ficar vinculado a qualquer uma delas, seria sensato colocar todas as escolas do seu QZP por ordem de preferência. Pode fazer isso depois do concelho ou concelhos fora do seu QZO que de facto pretende, mas não pode escolher não concorrer a todas as escolas do seu QZP.

      Eliminar
    2. Sim, eu sei que tenho de concorrer a todas as escolas do meu QZP. Manifesto preferência primeiro a 3 escolas que ficam perto da zona onde resido, mas não pertencem ao meu QZP, e depois a todas as escolas do QZP onde vinculei. A opção será então AE/ENA ou concelho em vez de QZP para provimento em AE/ENA?
      Obrigada.

      Eliminar
    3. Para concorrer a um agrupamento específico, tem que escolher a opção "Agrupamento de escolas AE/ENA". A aplicação não lhe permite selecionar "Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA" e depois pôr um código de um AE/ENA. Quando tenta gravar, dá erro. Pode pôr as 3 escolas que lhe interessam, de seguida pode pôr todos os concelhos que lhe interessam e ainda pode pôr o QZP da sua área de residência, antes de ter que pôr os AE/ENA a que é obrigada a concorrer. Espero ter ajudado.

      Eliminar
    4. Maria Antonieta, foi exatamente o erro que fiz, daí a dúvida. Fiquei esclarecida, a ordem que apresentou foi exatamente o que fiz, mas coloquei a designação "QZP para provimento AE/ENA" e deu erro.
      Muito obrigada.

      Eliminar
  7. Sou QZP "velhos"; só quero concorrer a meia dúzia de Escolas do meu QZP; escolho "Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA", e insiro os códigos das Escolas/Agrupamentos que quero, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, escolhe Agrupamento de Escola ou Escola não Agrupada e coloca um a um os respetivos códigos. A opção que refere não permite colocar código de escolas.

      Eliminar
    2. Baralhei!
      Sou QZP, quero concorrer apenas a códigos de escolas do meu e fora do meu QZP para tentar entrar em QA/QE.
      Afinal qual das opções tenho de escolher? Tinha escolhido a última e fui colocando os códigos!

      Eliminar
  8. Alguém sabe onde param os 7500€ da providência cautelar? Já fora comidos e defecados?

    ResponderEliminar
  9. Vinculei no concurso extraordinário 2014 no QZP 7, e pretendo mudar de QZP, posso colocar a opção QZP para provimento QZP, e colocar os QZPs que pretendo, para efetivamente mudar de QZP? E posteriormente colocar os códigos de agrupamentos desses QZP para apurar a minha escolha? No final ainda tenho de colocar todos os códigos de agrupamento do meu QZP(7) para não correr o risco de ficar numa escola deste QZP que não pretendo, certo? Não correrei o risco de esgotar os intervalos permitidos?

    ResponderEliminar
  10. Não fazendo futurologia, é possível a mudança de QZP para quem entrou no concurso extraordinário 2014? Neste caso terá que selecionar a opção QZP para provimento QZP em 1º lugar e posteriormente os códigos dos agrupamentos de escolas do seu QZP? Estou correta? Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Agradecia que me esclarecessem a seguinte dúvida, quanto ao tipo de preferência:sou QZP dos "velhos" e pretendo sair do meu QZP; para mudar de QZP, o tipo de preferência é QZP para provimento em QZP? E para concorrer a uma escola ou a um concelho de outro QZP (querendo na mesma sair do meu), coloco no tipo de preferência Agrupamento de Escola/ Escola não agrupada e Concelho, respetivamente?

    ResponderEliminar
  12. O que significa "desistir parcialmente do concurso" (ponto 4 da pag. 11 do aviso de abertura do concurso que está a decorrer)? Significa que o candidato pode anular a sua candidatura a um grupo de recrutamento (no caso de ter concorrido a dois ou mais), pode anular uma ou mais preferências (por QA ou QZP), ou pode fazer ambos os procedimentos?

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Sou Qzp há cerca de 10 anos.
    Pretendo concorrer a alguns AE do meu QZP e de um QZP vizinho.
    Qual a preferência que deverei colocar? QZP para provimento AE ou Agrupamento de Escola
    O que eu pretendo é ficar colocado num AE independentemente do QZP a que pertence, pois caso obtenha a colocação deixarei de ser QZP e passarei a ser QA, não é?

    Outra dúvida prende-se com o que sucede aos QA caso fiquem sem componente letiva.
    a) Na mobilidade interna terão de concorrer a algum número obrigatório de QA?
    b) Poderão concorrer só para escolas do QZP da escola onde estão colocados, ou podem concorrer a escolas de outro QZP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pretende concorrer a AE, então a opção é Agrupamento de Escolas. sim, se obtiver colocação deixará de ser QZP e passará a ser QA.

      Não sei responder às últimas questões.

      Eliminar
  15. eu sou QA e neste momento estou a pensar mudar para QZP só para o meu, que devo fazer?

    ResponderEliminar
  16. Boa noite! Gostava de colocar uma dúvida: vou concorrer enquanto QZP para transferência de grupo de recrutamento (2ª prioridade), mas também para mudança de Quadro (QZP para QZP na 1ª prioridade). Não há possibilidade de colocar as minhas preferências da segunda prioridade à frente das da 1ª prioridade? Ou há? Se alguém me pudesse esclarecer eu agradeço. El Greco

    ResponderEliminar
  17. Atenção!!!... Hoje, do sindicato, ligaram para a DGAE e informaram que, nesta fase, os QZPs não são obrigados a concorrer a todas as escolas do QZP de provimento, apenas terão de o fazer no concurso de mobilidade. Parece que há informações contraditórias. Mais confusão...

    ResponderEliminar
  18. Sendo QZP somos obrigados a concorrer a todas escolas do nosso QZP?! Então isso não é só na mobilidade interna? Obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Boa bom dia vinculei no qzp. O que tenho fazer?

    ResponderEliminar
  20. Boa noite.
    Alguém me poderá ajudar como poderei concorrer agora ao concurso nacional 2020/2021 - contratação inicial, validação da candidatura de 6 a 17 de abril, não consigo submeter os meus dados pessoais nem consigo clicar no novo na aplicação dos dados profissionais.

    Obrigada.

    Maria José Proença Valente

    ResponderEliminar