terça-feira, 27 de agosto de 2013

Para quando a publicitação das listas de colocação de agosto? E a primeira reserva de recrutamento?

De acordo com o que é falado e discutido em salas de professores virtuais e blogues de professores existe alguma expectativa relativamente à data concreta de publicitação das listas de colocação de agosto. Todos (ou quase) apostam no dia 30 de agosto. 

Pois bem... Se é realmente esse o dia, dificilmente alguém saberá. Não acredito que seja mais tarde, pois o concurso já se encontra sob prazos legais bem apertados e algo "atrasado". Com listas de mobilidade estatutária a serem publicitadas ontem e algum desconhecimento relativamente aos resultados da mobilidade por doença, é perfeitamente visível que a máquina concursal está a funcionar a "todo o vapor"" para conseguir responder a todas as "solicitações" em tempo útil.

Relativamente à data de saída das listas relativas à primeira reserva de recrutamento - data de grande relevância para os colegas contratados, pois coincide com as primeiras colocações relativos à "contratação inicial" - já foi apontado, num meio de comunicação social, a data de 6 de setembro. 

Pessoalmente, não acredito muito que assim seja. 

Para além de fugir à tradicional publicitação da reserva de recrutamento (que por norma ocorre na segunda semana de setembro), fica tudo demasiado próximo em termos temporais para que o MEC possa reduzir ainda mais o número de colegas contratados com a eficácia e eficiência que se pretende... Recordo-vos que nas primeiras reservas de recrutamento aparecem vários horários completos e anuais que interessa atribuir aos colegas dos quadros. 

No meio de tanta incerteza e "teoria", fica uma certeza: a falta de respeito pelos professores (e porque não escrevê-lo, pelas suas famílias) e o crescente nível de ansiedade mantêm-se.

34 comentários:

  1. É um desnorte generalizado...querem eles lá saber dos professores e das suas famílias...Falta de respeito!

    ResponderEliminar
  2. E não falta ainda a fase da desistência total ou parcial?

    ResponderEliminar

  3. É uma pura falta de respeito!
    Concordo plenamente quando diz pela família também!

    É uma angústia tremenda quando muitos colegas (incluindo eu) com filhos, estamos até às ultimas para saber o que a sorte nos reserva...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. bai:
    Pois, de facto, com alguns comentários, certos professores deviam ir semear batatas!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. De facto, certos comentários são constrangedores.
    Compreendo que deve haver pessoas estúpidas em todas as profissões...infelizmente na nossa expõem-se muito. :-(

    A outra hipótese é que não sejam professores e digam estas barbaridades com o objetivo de denegrir a classe.
    Em qualquer das situações é lamentável.

    ResponderEliminar
  7. É inacreditável haver comentários desta natureza.. semear batatas? pançudos? inqualificável!

    ResponderEliminar
  8. É inacreditável haver comentários desta natureza.. semear batatas? pançudos? inqualificável!

    ResponderEliminar
  9. Este ano ouvi dizer que os professores contratados teriam direito a receber o valor correspondente ao final de contrato! Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre isso? Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Eu ainda não comprei manuais para os filhotes pq não sei onde vou "pousar o pote" e tendo uma filha que vai para o 10º ano de Artes ainda estou sujeita a ter grandes dificuldades em arranjar vaga para ela. Esse senhor que está mt aflito consigo próprio é de compreender,mas os outros também são gente! Deixem de pensar apenas nos vossos umbiguinhos! Detesto este tipo de professores que adora vitimizar-se e achar que os outros estão todos felizes! Há mt gente do quadro que também está preocupada e infeliz, não são apenas os contratados. Estou solidária com eles, pq mts não vão ficar colocados, mas também estou com o pessoal do quadro que está colocado a centenas de Km de casa. Ninguém está bem neste concurso. Parem com as lamentações! A minha grande preocupação é a minha filha, neste momento, por isso, obrigada aos autores deste blogue por se lembrarem das nossas famílias.

    ResponderEliminar
  11. Sabem, estes espaços estão abertos a quem os quiser ler...incluindo alunos. Entre erro ortográficos permanentes e comentários de baixo nível, é um festim. Depois admiram-se que ninguém respeite a nossa classe. Qual classe, pergunto eu?

    ResponderEliminar
  12. Atualmente sou QZP mas não me esqueço dos longos anos que fui contratada. Estou melhor?... Talvez! A minha família depende sempre da minha situação profissional! Pedinchar creche para os meus filhos mais pequenos... transferência da mais crescida... procurar casa para alugar... enfim, uma série de situações que não posso resolver enquanto não souber onde fico colocada. A minha filha mais velha já conheceu várias escolas (uma por cada ano de idade), não cria laços de amizade... Mesmo tendo já algum tempo de serviço sinto o que sentia à uns bons anos atrás... angústia, ansiedade, revolta... E... continuo a 200km de casa...

    ResponderEliminar
  13. Estou completamente de acordo com o que disse o colega Mário. Quem não sabe dignificar a classe, abstenha-se de fazer comentários tão pouco dignos de alguém que se diz professor/educador. Há muitos nesta situação e não baixam o nível, como o Sr. Anónimo fez.

    ResponderEliminar
  14. Para quem gosta de ténis distrair um pouco.
    http://oduilio.wordpress.com/2013/08/27/us-open-no-eurosport/#respond

    ResponderEliminar
  15. Mais uma vez, concordo na totalidade. Não acredito que saia no dia 6, exatamente pelas mesmas justificações que o Ricardo dá.

    ResponderEliminar
  16. Mais uma vez, concordo na totalidade. Não acredito que saia no dia 6, exatamente pelas mesmas justificações que o Ricardo dá.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. O "Sr. Realista" podia moderar as suas palavras, pois as coisas não são bem como "ele" diz. Sou professora e nunca me deram lugar por ser mulher... quem me coloca nem sequer me conhece!!!!!! Não ponha todas as mulheres no mesmo saco... e tb há homens q conseguem coisas da mesma forma que diz!

    Contratados, QZP... n acredito que tenham tempo para fazerem colocações tão cedo... a não ser que divulguem outra lista como a de afetação a QE/QA... uma pouca vergonha!

    Está tudo muito atrasado!!!

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. Sr. Realista, já não considerando o perfeito absurdo daquilo que escreve, já que professor a concurso para o MEC é só um número, independentemente do tamanho das pernas ou do género, bem lhe ficaria moderar as palavras apesar da indignação... Baixo nível não lhe resolve coisa alguma, nem a minha feminilidade me favorece, como bem sabe!

    Eu sou contratada há 10 anos. Estou muito preocupada com a minha situação, mas também solidária com a família de outros colegas contratados e do quadro que, tal como a minha estão à espera de saber a minha situação para uma nova, apressada e injusta reorganização.
    Eu não creio que dia 6 haja novas da,reserva de recrutamento! Talvez 13... Assim espero! Ou deva dizer... Desespero!!

    ResponderEliminar
  21. É degradante ver aqui certos comentários de pessoas, que escondendo-se no anonimato, revelam falta de carácter, personalidade e educação. Quero acreditar que não são professores!!

    ResponderEliminar
  22. Façam como eu... Ignorem os comentários menos próprios. Depois eu apago-os. ;)

    ResponderEliminar
  23. E quanto à dúvida sobre se serão professores que escrevem este tipo de comentários, a resposta é um claro e inequívoco sim. Pelo menos um deles conheço-o pessoalmente, mas opto por me fazer de "parvo".

    A seu tempo e com disposição para tal, poderei desenvolver este tema.

    ResponderEliminar
  24. tapar o sol com a peneiraagosto 28, 2013 3:06 da tarde

    É maravilhosa esta falsa indignação por quem escreve a verdade - uma pequena amostra da verdade - da atribuição de horários e colocação de contratadAs. Sabe-se o que as contratadas fazem com os diretores para obterem renovação de contratos e melhores horários. Depois é só tomarem banho e lavarem a boca... O Sr. Realista tem razão.

    ResponderEliminar
  25. RECEBI ISTO HOJE. SERÁ VERDADE?
    pplware.sapo.pt
    http://pplware.sapo.pt/sapo/sapo-informacao/ultima-hora-lista-de-colocacoes-de-docentes-20132014-disponiveis/

    ResponderEliminar
  26. Esta notícia é de 22 de julho... e refere-se à publicação das listas de colocação (ou não) no concurso nacional interno e externo.

    ResponderEliminar
  27. Começo a ficar verdadeiramente agoniada com a espera das listas, literalmente.

    Ao menos podiam sair hoje ao final da tarde; as 72h para apresentação já dava até 2ª feira. :)

    Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  28. Segundo informação prestada pelo sindicato aqui em Faro, as listas de colocação sairão entre domingo e segunda-feira.

    ResponderEliminar
  29. Jafo Dias,
    Permita-me perguntar-lhe:
    quais listas sairão entre domingo e 2ª feira? as de mobilidade interna ou as de contratação?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  30. Infelizmente o que começou com os contratados está a estender-se a toda a classe...não é com satisfação nenhuma que vejo a angústia dos colegas "do quadro" que não sabem onde vão parar, e toda a logística(filhos, casa...)em stand by. Infelizmente já vivo assim há 12 anos, sei o que custa, por isso estou solidária. Fico triste quando ouço comentários do estilo "agora sentem na pele o que nós(contratados) sentimos". Temos sido desunidos e estamos a pagar por isso. Aviso aos colegas contratados: se isto fica pior para os dos quadros, imaginem como será para nós!É hora de nos apoiarmos!Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  31. A espera é deveras angustiante para todos...mas só podemos aguardar com serenidade e sem ofensas inúteis. Vamos com calma, sim?

    ResponderEliminar
  32. Bom dia é com alguma desilusão que leio alguns dos comentários divulgados. Sempre ouvi dizer desde que comecei a trabalhar nesta área que os professores são uma classe pouco ou nada unida. Mas, temos tendência a ter alguma fé na classe que representamos. Mas ao ler os comentários nota-se como é fácil culpabilizarmo-nos uns aos outros perante uma situação que a todos transcende (Os concursos). Em vez de se voltarem uns contra os outros vamos ser solidários, pois encontramo-nos todos no mesmo “ barco”, com as mesmas angústias, medos e muita mas muita dificuldade em lidar com a incerteza do nosso futuro e da nossa família. Já temos problemas suficientes não vamos arranjar mais.
    Quanto ao Blog do colega este é uma mais valia como meio de divulgação e debate de informações importantes sobre a nossa área profissional e facilitador de obtenção das mesmas.
    Boa sorte para todos aqueles que estão como eu a aguardar o resultado dos concursos.

    ResponderEliminar
  33. Uma vez que as lista de colocação não deverão sair tão cedo, alguém sabe o que vai acontecer com as ofertas de escola? Em que datas deverão começar a sair? Obrigado a todos.

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde a todos.
    Não me encontro atualmente na situação deseperante de muitos colegas mas, por uma questão de empatia e solidariedade, tenho estado atenta para ver o resultado das colocações.

    No entanto, o que me levou a escrever aqui foi a atitude de indivíduos que apesar de terem o cargo de professores, nada têm da sua CATEGORIA.
    Amo esta profissão e ESCOLHI-A! Adoro ensinar, transformar e ser tranformada constantemente pelos meus colegas e pelos meus alunos. Por isso mesmo lamento muito que tenham que ler comentários de energúmenos que se escondem por trás do anonimato para lançarem comentários que pretendem humilhar... Mas, felizmente, só servem para se diminuir a si próprios porque, quando descobertos por quem tem conhecimentos para tal (sim, porque há quem perceba o bastante de INFORMÁTICA), só servirão para os colocar a descoberto, apontar o dedo e afirmar:
    "FORA! AQUI SÓ ENTRAM PROFESSORES, NÃO FALSIFICAÇÕES "made in china"!!"

    Boa sorte para os colegas (e por colegas excluo as falsificações) e que tudo vos corra pelo melhor!

    ResponderEliminar