terça-feira, 6 de agosto de 2013

Concurso nacional de docentes 2013/2014: Links relevantes para a manifestação de preferências (contratação inicial)

Recordo que - e de acordo com informações divulgadas por diversos sindicatos -  até 12 de agosto (próxima 2.ª feira) decorre a fase de manifestação de preferências para os colegas contratados. Como este ano letivo, o panorama será previsivelmente mais negro que todos os anteriores, convém que façam o vosso concurso com muito cuidado e atenção.

Se optarem por concorrer de forma mais restrita, tenham consciência do risco que estão a correr. Será também relevante pensarem que mais vale uma colocação um pouco mais longínqua mas com possibilidade de renovação que uma mais próxima, mas simultaneamente mais precária. Para tal, e embora não se possa fazer um raciocínio linear, estudem um pouco as listas de colocação (nomeadamente as de renovação) dos anos letivos anteriores.

Deixo-vos então com alguns links que vos poderão ser úteis:



c) Concurso nacional de docentes 2013/2014: Pack "Contratação inicial";

d) Concurso nacional de docentes 2013/2014: Mapa dos novos territórios educativos (QZP);

e) Aplicação para manifestação das preferências (SIGRHE).

Relativamente à forma de calcular distâncias, existem diversos recursos, mas pela sua facilidade tenho por hábito utilizar o Google Mapas. Este recurso da Google permite visualizar os diversos percursos alternativos (Estradas Nacionais, IP´s e Autoestradas), o que poderá ser bastante relevante para quem pretende escapar às (pesadas) portagens.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Sim, tem ;)

    Essa manisfestação de preferência na fase anterior era no ambito da vinculação, esta é a tradicional fase para os contrados, ou seja, aqueles que na fase anterior não conseguiram vinculo com o Estado ;)

    Espero ter ajudado :)

    João

    ResponderEliminar
  3. Em relação à lista de códigos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, a mais recente que se encontra no site da DGRHE é do dia 31 de julho. É essa que devemos usar, certo?
    Obrigada pela atenção,
    Paula Lemos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Tenho uma duvida,gostaria de saber se para a validação da nossa candidatura temos que entregar, mais uma vez, os documentos na Escola Agrupa ou Não Agrupada.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela ajuda. Já estava aqui a fazer a manifestação de preferências novamente. Mas então surgiu novamente uma questão. Como quero concorrer para o país inteiro queria fazer como habitualmenmte: repetir a minha selecção de QZP 3 vezes: para horário completo, para horário entre 18 e 21 horas e finalmente para horário entre 8 e 14 horas. Alguém sabe porque desta vez não consigo fazer assim? Diz-me que estou a introduzir mais de 10 QZP, na verdade estou apenas a repeti-los. Se me puderem ajudar agradeço, senão lá terei eu de ir para a fila do sindicato.

    ResponderEliminar
  6. Barbara,

    aconteceu-me o mesmo...nao podemos exceder no total as 160 preferencias mesmo que sejam escolas, conselhos ou zonas repetidas e intervalos de horario diferentes...serao contabilizados sempre como sendo mais uma preferencia.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    sou nova nestas coisas. Acabei o mestrado ha duas semanas, e so desde entao é que sou professora. Gostava de saber se ainda me posso concorrer ao concurso nacional e como?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.
    Recebi uma sms de uma amiga a dizer que estão a pedir nas escolas em que validam a nossa candidatura a declaração de oposição, novamente. Será assim? Não vejo nada no site da dgrhe.
    Obrigada
    Tânia

    ResponderEliminar
  9. Olá Ricardo, soube hoje (desculpe a ignorância, uma vez que nunca concorri!) que já em Agosto há possibilidade de concorrer para oferta de escola.
    A concorrer seria somente para as escolas TEIP mais próximas da minha área de residência, caso haja horário!

    Posso fazê-lo?
    Não sou penalizada pelo facto de ter concorrido ao concurso externo?
    Posso ser reconduzida, caso haja horário e o Diretor queira?
    O tempo de serviço conta desde 1 de Setembro?
    Em suma, quais são as desvantagens que posso vir a ter?

    Mais uma vez muito obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Alguém me sabe responder porque é que não se pode preencher mais do que 160 preferências quando para esgotar todas as opções nas 25 escolas, nos 10 concelhos e nos 2 QZP's precisávamos de 22 campos?

    ResponderEliminar
  11. Ola (Barbara FQuimica FCUP) o item p a manifestação de preferências concurso 2013-14 é onde diz só "MANIFESTAÇAO PREFERENCIAS 2013 "??? Obrigada

    ResponderEliminar