quinta-feira, 2 de maio de 2013

Concurso nacional de docentes 2013/2014: Esclarecimentos - parte 5

Por total falta de tempo e também alguma saturação, constato que é realmente impossível dar "saída" a tantas dúvidas relacionados com este concurso de professores. Atrevo-me a dizer que este foi o concurso em que mais dúvidas me foram colocadas (por email, comentário e telemóvel)... Infelizmente, 90% das dúvidas que me foram colocadas resultam da não leitura dos normativos legais, do não entendimento do que consta nesses mesmos normativos ou da interpretação de outros (e não dos interessados). Algumas das questões colocadas também acarretavam uma grande dose de pesquisa da minha parte (e para a qual não tenho tempo) por se tratarem de situações muito particulares e sem resposta imediata na legislação.

Amanhã termina a fase de candidatura para o primeiro grupo, como tal, estes serão os meus últimos dois esclarecimentos. Poderão surgir mais alguns, mas só mesmo se forem suficientemente pertinentes e passíveis de generalização.

14 - "Lopes disse...Docente de QA que esteve estes 4 anos em DAR, pretende voltar à escola de provimento (com horário). Precisa realizar algum procedimento? Embora julgue que não, coloco aqui a questão. Obrigado".

RespostaNão tem de realizar qualquer procedimento... Apenas não concorra nesta primeira fase e regressará à sua escola de provimento.

15 - "Sílvia Ribeiro disse... Boa noite. Para os professores que entrarem nos quadros de agrupamento existirá possibilidade de requerer a sua aproximação à residência?! Com que fundamentos? Agradecia que me facultasse os normativos legais que regem esta matéria, uma vez que os desconheço. Obrigada Sílvia Ribeiro"

Resposta: Os fundamentos estão todos no Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, em concreto, no artigo 28.º, no que concerne, à 2.ª prioridade.

14 comentários:

  1. Agora os professores vão todos ter colocação? preparem-se para a maioria não ser contratada, acabou a mama dos contratos para nada fazerem nas escolas, acabou os chorudos vencimentos, acabou só lecionarem no máximo as tais 22 horas semanais, acabaram as férias chorudas,agora meus meninos vai ser preciso trabalhar e por muito menos dinheiro, isto na verdade tem sido uma parodia para a nossa classe, o que vale é que eu já estou aposentada e com um boa reforma.

    ResponderEliminar
  2. "... Nada fazerem nas escolas"?! Santa ignorância... Que o futuro lhe sorria, colega, pois o presente está-lhe a toldar a razão.

    ResponderEliminar
  3. Há comentários tão feios!!!! Mostram o pior das pessoas...será professora a pessoa que se intitula por Marília? Custa a crer...

    ResponderEliminar
  4. submeti a candidatura mas não consegui imprimir o recibo...
    e agora existe alguma forma de o obter?

    ResponderEliminar
  5. Sra. Marilia,

    Por vezes mais vale estar CALADA para não dizer asneiras.
    Eu sou professora contratada há 12 anos, e trabalho mais ou tanto como os colegas efetivos.

    REMETA-SE À SUA INSIGNIFICÂNCIA!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde

    Docente de QE na 3ª posição na sua escola concorre ao concurso na 2ª prioridade uma vez que tem horário. Uma colega que está na 4ª posição na mesma escola, não concorre mas a vaga dela ficou a negativo. Será que a vaga do primeiro colega é ocupada por alguém ou é extinguida? Agradeço a vossa ajuda nesta questão.

    Filipe

    ResponderEliminar
  7. Pessoas como a EXª Srª DRª MARILIA nunca exercer a profissão de professor, afinal passam além de instrução( se é que a tem) o seu testemunho de vida para crianças que são o futuro.
    Que triste intitular-se PROFESSORA e ser tão ignorante na opinião

    ResponderEliminar
  8. Pois é!! Como em todas as profissões existem aqueles que trabalham e aqueles que mamam à custa dos outros. Esta srª dona Marília, que se intitula de professora, deve ter sido dessa percentagem de mamões, que se deve ter limitado a meter o cú dentro de uma sala de aula, apenas para ganhar o dela e agora vem dizer que todos são como ela!!

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa ao forum o despropósito do local. Por circunstâncias absurdas deixei passar o prazo de 6ªfeira para a minha candidatura. Algum colega pode-me indicar um modo de resolver esta situação.
    Obrigado,
    JMSilva

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa pela questão, se calhar despropositada.... mas estou com uma dúvida relativamente à questão colocada na aplicação do concurso nacional de profs no que diz respeito a: -na última avaliação de desempenho
    realizada nos termos do E.C.D., obteve a menção qualitativa mínima de BOM-(ponto 4.8.1.)! Referem-se à última avaliação (a do ano passado) ou à última vez que fui avaliada? É que a minha última avaliação corresponde ao ano letivo 2009-2010 e não sei se poderei colocar sim...
    Muito obrigado.
    Ana Marques

    ResponderEliminar
  11. "Os males do convento só os conhece quem está dentro", portanto, aquela "Marília", se é assim que se chama, nunca imaginou o que é trabalhar com tanto stresse, ou se foi, como ela afirma, deverá ter sido dos maus exemplos, que também há alguns, infelizmente, que dão tão má fama à nossa profissão...

    ResponderEliminar
  12. Bom dia colegas,
    "Concurso Externo" e "Contratação Inicial" são concursos distintos ou fases distintas do mesmo concurso?

    Caso não haja colocação em Concurso Externo, é OBRIGATÓRIA a apresentação a Contratação inicial? E, caso seja obrigatória, terá de haver nova manifestação de preferências ou mantêm-se as agora (Concurso externo) indicadas?

    os melhores cumprimentos...

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde.
    Será que me podem ajudar?
    Queria alterar a minha formação, o "Grau" e não consigo. :/
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  14. Drª Marílio.....
    A falar assim dá razão aos que querem acabar com a sua reforma. Isto na verdade tem sido "uma paródia" para desavergonhados como a Drª/Dr. Eu ainda não estou aposentada e provavelmente não virei a usufruir desse bem. Que a sua boa reforma lhe faça bom proveito. Aproveite-a para iniciar o tratamento de que parece precisar.

    ResponderEliminar