quarta-feira, 3 de abril de 2013

Concurso nacional de docentes 2013/2014: Prioridades no concurso externo

E quanto às prioridades no concurso externo? Como estão organizadas? 

São duas as prioridades e relativamente fáceis de enumerar: 

1.ª prioridade — indivíduos qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam, que tenham prestado funções docentes em pelo menos 365 dias nos últimos seis anos escolares. Os colegas que se integram nesta situação são aqueles que cumprem com os requisitos em causa e que tenham exercido ou exerçam funções nas seguintes tipologias de estabelecimentos: a) integrados na rede pública do MEC; b) integrados na rede pública das Regiões Autónomas; c) do ensino superior público; d) de ensino dependentes ou sob a tutela de outros ministérios que tenham protocolo com o Ministério da Educação e Ciência; e) do ensino português no estrangeiro, incluindo ainda o exercício de funções docentes como agentes da cooperação portuguesa nos termos do correspondente estatuto jurídico. 

São igualmente ordenados na 1.ª prioridade os docentes de estabelecimentos particulares com contrato de associação, nas condições que referi neste post.

2.ª prioridade — indivíduos qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam (que não tenham prestado funções docentes em pelo menos 365 dias nos últimos seis anos escolares). 

8 comentários:

  1. Acabei de ler na página de Facebook da APM (Professores da Madeira) que vai haver reconduções neste concurso. Será verdade? É inaceitável!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Sinceramente, a formação académica não nos prepara para as dificuldades que sentimos quando pretendemos iniciar a atividade profissional. Por isso, não é de estranhar que não perceba nada disto.

    Neste momento, possuo:
    - Licenciatura em Ciências do Desporto;
    - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (concluído em 2012).

    Ainda não exerci qualquer função educativa, a não ser no Estágio Profissional (infelizmente, hoje em dia nem isso conta como tempo de serviço).

    Será que me podia informar sobre o que tenho que fazer? Até ao momento apenas concorri às ofertas para as AEC's e Contratação de Escola que vão surgindo na plataforma SIGHRE, mas queria participar no concurso nacional de professores. Quando é que é? O que tenho que fazer para me candidatar?

    Por favor, caso me possa ajudar, envie um email para ivo.ppereira@hotmail.com

    Estou completamente perdido, já enviei alguns emails para quem supostamente devia enviar se tivesse alguma dúvida, mas não me respondem. Enfim...

    Os melhores cumprimentos,
    Ivo Pereira

    ResponderEliminar
  3. No que concerne à oposição a este concurso externo 2013/2014, alguém sabe quando é devemos fazer oposição ao mesmo?

    ResponderEliminar
  4. Acho uma piada o pessoal do particular durante anos encostados à cunha sem nunca sairem da sua zona de conforto equipararem-se a quem andou de saltimbanco pelo país e estarem na 1. prioridade passando-nos à frente... enfim

    ResponderEliminar
  5. Incrível o que nos fazem (professores contratados do publico). Se querem igualdade porque não conta o tempo de serviço para os privados?!
    Vontade de imigrar...

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde.

    Eu estou numa situação semelhante do Ivo Pereira de Educação Física que postou acima, dia 4 de abril.

    Possuo:
    -Licenciatura em Matemática;
    -Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário.

    Portanto, estou habilitado profissionalmente para concorrer ao grupo de recrutamento 500.

    Até agora também só concorri para AEC's e Ofertas de Escola e pretendo participar no concurso nacional.

    Apesar de já ter perdido horas à procura de informação relativamente ao que tenho de fazer e que documentos são necessários, ainda não fiquei esclarecido, aliás, não encontro essa informação em lado nenhum.

    Tal como o colega, já enviei e-mails para os sítios que, supostamente, me deveriam informar, mas não obtive nenhuma resposta.

    Deixo também aqui o meu e-mail caso alguém me possa ajudar:
    leandro.rafael@sapo.pt

    Cumprimentos,

    Leandro Gomes

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde!

    À semelhança de Ivo Pereira e Leandro Gomes, também estou bastante confusa com tudo isto.

    Tenho Licenciatura em Educação Básica e Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (podendo, supostamente, candidatar-me aos grupos 110, 200 e 220).

    Se for possível publicar uma resposta tipo "2+2=4" ou enviá-la por email, ficaria agradecida.
    catarinaluz.vfr@gmail.com


    Cumrpimentos,
    Catarina Luz.

    ResponderEliminar
  8. Caro colega anónimo do dia Abril 05, 2013 2:31 PM, o colega quis diz vontade de EMIGRAR...

    ResponderEliminar