quarta-feira, 3 de abril de 2013

Concurso nacional de docentes 2013/2014: Quem concorre ao concurso externo?

Retornando ao tema dos concursos e às dúvidas mais comuns, irei abordar nos próximos posts, algumas questões relativas ao concurso externo.

Assim, 

O concurso externo destina-se ao recrutamento de candidatos não integrados na carreira que pretendam aceder a vagas dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas. 

Mas o que é isto de candidatos não integrados na carreira? 

São os colegas que vulgarmente denominados por "contratados". Mas atenção... Alguns colegas mais desatentos poderão pensar que apenas terão de concorrer com outros colegas "contratados" que tenham lecionado na denominada rede pública (do continente, ilhas, ensino superior público ou mesmo em estabelecimentos do ensino do português no estrangeiro). 

Para além dos anteriores, com a aprovação do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, existem outros colegas a concurso, que muitos se esqueceram e outros não querem saber. Assim, os professores de estabelecimentos particulares com contrato de associação, que tenham sido opositores ao concurso de contratação inicial no presente ano letivo e que tenham lecionado num horário anual não inferior a 365 dias em dois dos seis anos letivos imediatamente anteriores ao da data de abertura do concurso externo, em estabelecimentos particulares com contratos de associação ou em estabelecimentos integrados na rede pública.

5 comentários:

  1. E os professores que trabalham nas AEC?Podem concorrer?

    ResponderEliminar
  2. Vou mudar de profissão. Pena dos anos que gastei para o ministério, já não vou ter chance nenhume e agora???

    ResponderEliminar
  3. Boa noite

    Estou agora a fazer um estágio profissional de 9 meses, faltam 3 meses para acabar. Nunca trabalhei em mais lado nenhum.

    Também concorro?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Eu terminei o mestrado em ensino este ano. Assim, este será o meu primeiro concurso.

    A minha dúvida é a seguinte: tenho que concorrer ao concurso externo ou ao concurso interno. Ou posso concorrer para os dois?

    Alguém pode esclarecer esta minha dúvida?
    Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Os professores em QZP nas regiões autónomas também concorrem a este concurso externo?

    ResponderEliminar