quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A experiência com o e-Bio

Prometi (aqui) que iria relatar a minha experiência com a aplicação e-Bio, e não tenho por hábito falhar promessas.

Assim, começo por introduzir que de registo biográfico pouco tem... Nada de cargos, nada de ações de formação e impossibilidade de inserir formação complementar (refiro-me a pós-graduações, mestrados ou doutoramentos). Os dados que são pedidos são aqueles que relevam para os concursos de professores.

O preenchimento demora aproximadamente 10 a 15 minutos e se tiverem todos os elementos necessários ainda pode ser mais reduzido. Para quem ainda não preencheu, deixo-vos com alguns dos dados que são necessários e que nem sempre estão "à mão": n.º de beneficiário (Caixa Geral de Aposentação ou Segurança Social), data da obtenção da qualificação profissional assim como o tempo de serviço antes e após a profissionalização (sendo que este último deve considerar o dias de serviço até 31 de agosto de 2012).

Para terminar, quatro conclusões:

a) não se trata de qualquer registo biográfico eletrónico, mas sim um registo concursal eletrónico;

b) para colegas contratados e do quadro que se encontram atualmente colocados numa escola/agrupamento este preenchimento poderia ter sido perfeitamente concretizado pelas secretarias;

c) a maioria dos dados pedidos já foi por nós introduzido (pelo menos pela maioria dos professores) diversas vezes, aquando dos concursos de professores, pelo que poderia ter sido obtido recorrendo a bases de dados já existentes (nos servidores da DGAE);

d) o único "problema" que neste momento leva a que muitos colegas do quadro hesitem em submeter o e-Bio está relacionado com a questão do vínculo laboral. Quanto a isto, só existem duas formas de reagir: ou não se submete o registo biográfico eletrónico ou se submete, enviando a tal minuta que já abordei aqui.

26 comentários:

  1. Concordo, falta muita matéria. Mas ainda assim fizeram um alarido. Imagina quando se tratar de preencher o resto... Ui, ui... Cargos? Formação? ADD? Reposicionamentos na Carreira?! Vai haver mosquitos por cordas...

    ResponderEliminar
  2. Colega:

    Ainda não consegui inserir o tempo de serviço. Ou sou eu que sou muito "nabo", ou a aplicação não é lá grande coisa.
    Se calhar a ser, e é possível que seja, a primeira hipótese alguém me dá uma "dica" que me dispense de estar (como já me aconteceu) mais de uma hora "pendurado" ao telefone com a DGAE a dar-me música.
    Como é que se pode inserir o tempo de serviço, uma vez que tudo o resto já lá está?
    Obrigado,

    António José

    ResponderEliminar
  3. quando abre a janela para inserir a qualificação profissional aolado da formação inicial tem a opção para colocar o tempo de serviço.

    ResponderEliminar

  4. Mas afinal o Ricardo submeteu ou não? É que eu ainda não submeti, mas se o Ricardo submeter, eu também submeto. A sério!

    ResponderEliminar
  5. Só uma pergunta. Há prazo para submeter o e-bio?

    ResponderEliminar
  6. Segundo o que sei, deve-se enviar até 31 de dezembro e eu não consegui inserir o tempo de serviço.

    ResponderEliminar
  7. Não existe um prazo definido para o preenchimento do e-bio. Foi-me dito tanto pelo sindicato como pela secretaria da escola.
    Eu ainda nem sequer entrei na aplicação e penso fazê-lo apenas em Janeiro. Acho que não vale a pena andarmos aflitos com isso...

    ResponderEliminar
  8. desting, tem a resposta num comentário anterior, é simples, mas poderá deixar essa tarefa para os serviços administrativos antes do diretor validar. Ainda tem um tempo em Janeiro pois os diretores têm data limite o fim de Janeiro.

    ResponderEliminar
  9. Colegas tentem ver se as dificuldades com a aplicação são superadas com a utilização da Internet explorer!

    ResponderEliminar
  10. Qual é o prazo de preenchimento do e-bio?
    É obrigatório o preenchimento?
    Onde é que está escrita essa obrigatoriedade? Na página do DGAE não existe informação sobre estes tópicos.

    ResponderEliminar
  11. O preenchimento é muito acessivel,nao percebo tanto dramatismo!!!
    Submete se,a escola valida e está feito. S algo n estiver bem,altera se,naturalmente :-)

    ResponderEliminar
  12. No preenchimento do e-bio, o que mais me chamou a atenção (para além da tão falada alteração do vínculo laboral, que curiosamente aparece em letras garrafais!) foi o facto da escola de validação ser a escola de provimento e não a escola onde estamos destacados. É nesta última que está o nosso processo e, por isso, os dados necessários à validação!

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos,

    Tenho uma dúvida em relação ao campo do nº de beneficiário. Eu sou contratado e desconto para a CGA (que será o meu regime de proteção social?) e não sei se coloco o nº da segurança social (NISS) ou o da ADSE???

    Obrigado,
    Sandra

    ResponderEliminar
  14. Sandra,
    se desconta para a CGA, é esse o regime que deve indicar e terá de pedir o respetivo número na secretaria da sua escola (não é o número da ADSE nem da segurança social).

    ResponderEliminar
  15. O tempo de serviço a colocar deverá ser até 31 de agosto de 2011, segundo o manual de instruções.

    ResponderEliminar
  16. Sandra você só coloca o nº da CGA se for do quadro. Se for contratada é o nº da Seg Social.

    ResponderEliminar
  17. Olá a todos

    Para quem é QZP a aplicação e-bio, no separador sobre a situação profissional, tem que colocar nos dados escola o QZP e o código da escola de provimento. Quem estiver numa escola fora do seu QZP de origem coloca o código do seu QZP ou o código do QZP da escola onde está colocado?

    ResponderEliminar
  18. Olá a todos
    Para quem é QZP, a aplicação e-bio, no separador sobre a situação profissional, nos dados escola pede para colocar o código do QZP e o código da escola de provimento. Quem está colocado numa escola fora do seu QZP de origem coloca o código do seu QZP ou o da escola onde está colocado?

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos
    Para quem é QZP, a aplicação e-bio, no separador sobre a situação profissional, nos dados escola pede para colocar o código do QZP e o código da escola de provimento. Quem está colocado numa escola fora do seu QZP de origem coloca o código do seu QZP ou o da escola onde está colocado?

    ResponderEliminar
  20. Boa noite,

    Do que vi e li até agora ao submeter o eBio estamos a aceitar a mudança do nosso vínculo laboral...Mas para quê isto agora e desta forma??

    Nunca assinei nenhum documento oficial em nenhuma escola em que era apresentada a mudança de vínculo laboral!!

    Sei que houve uma tentativa em 2007-2008, mas que não foi avante na altura por contestação dos sindicatos...

    Então para quê esta treta agora??

    Não submeti nada...Continuo em stand bye



    ResponderEliminar
  21. Olá. No dia 17 de Dezembro enviei este email para o DGAE e ainda não obtive resposta. Alguém me sabe informar o que devo introduzir no tempo de serviço?
    Obrigado!

    Segue aqui o email:

    Boa tarde:

    Estava a actualizar o meu Registo Biográfico na plataforma da DGAE mas surgiu um erro:
    -eu tenho 1568 dias de tempo de serviço após a profissionalização e a plataforma apenas aceita a introdução de um número igual ou inferior a 1461 como podem comprovar no ficheiro que envio anexo a este email.

    Assim, visto que no manual de preenchimento não se faz alusão e este caso específico, gostava que me esclarecessem o motivo de não poder introduzir o número total de dias de tempo de serviço após a profissionalização que efectivamente possuo.

    Grato pela atenção e com os melhores cumprimentos,

    Edgar Sousa Afonso
    (Docente do Grupo 600 - Artes Visuais)

    ResponderEliminar
  22. Para que é que serve o E-BIO?
    Se o ministério da deseducação tem os dados dos docentes todos, inclusivé daqueles que foram a concursos.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde telefonei para o ministério para me esclarecerem 1 duvida e em conversa surgiu outra que me deixou confusa. Sou educadora contratada com bacharelato e fiz o complemento para ficar como licenciada. Nos concursos coloco o bacharelato e a nota que tive mas hoje a Sra. do ministério disse-me que a nota devo por não é a do bacharelato mas a nota final ponderada. Alguém me pode ajudar? Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Boa noite!
    Acabei em setembroomestrado em educação pré escolar e não recebi nenhum mail para validar o e-bio,por isso não estava informada dessa aplicação.será que me podem explicar para que isso serve e que terei de fazer?

    ResponderEliminar
  25. Não preenchi o e-bio,pois não estava ocorrente da existencia dessa aplicação. que tenho que fazer agora?

    ResponderEliminar