terça-feira, 27 de novembro de 2012

"Estilhaços de uma vinculação extraordinária"

Recebido por email...

"Era uma vez (porque todas as histórias que realmente são histórias começam desta maneira…), algures em 2013, na pacata cidade de Matosinhos, reúnem-se três colegas da faculdade à espera do resultado do concurso interno de 2013. Em comum, estes 3 colegas têm 2 coisas: são do mesmo grupo disciplinar e vivem na mesma cidade: Matosinhos. E como uma história sem personagens, não é história…os personagens desta história são:
- o Manuel, QA em Valpaços, distrito de Vila Real (QA por imposição: nos defuntos anos 90, foi obrigado a concorrer a toda a Zona 1 e a deixar o QZP do Porto);

- o Agostinho, QZP do Tâmega  ( por, em sucessivos concursos, não abrirem vagas no QZP da sua residência – Porto);
- o Francelino, recém vinculado ao QZP do Porto em virtude do concurso externo extraordinário;
Após uma amena cavaqueira em que bebem umas jolas e comem uns tremoços e longas horas de espera e sucessivas atualizações ao site do DGAE, saem as listas com os resultados do tão apregoado concurso interno de 2013. A surpresa é total… afinal, nenhum conseguiu melhor sorte… A única vaga de QA disponível no qzp do Porto foi para a Joaquina. Sim, para a Joaquina que os “praxou” na faculdade; a Joaquina que é mais graduada e como estava em horário zero num agrupamento da Maia, ocupou a única vaga disponível em Matosinhos.
Melhores dias virão… pensaram os 3 amigos. Afinal, ainda tinham outra etapa a percorrer, um género de segundo round: a mobilidade interna de 2013. Na mobilidade interna, as suas situações são distintas:
- O Francelino, recém vinculado, só é obrigado à área geográfica do QZP do Porto e a um agrupamento de outro QZP;
-  O Agostinho, QZP à uma dúzia de anos, também gostava de só colocar o QZP do Porto mas é sempre obrigado a por toda a área geográfica do QZP do Tâmega;
- Já o Manuel é QA; por isso, vai, em 2ª prioridade, tentar a sua sorte na aproximação à residência…
TCHAM, TCHAM, TCHAM…
 31 de AGOSTO de 2013…saem as listas da Mobilidade Interna e…
- o Manuel não conseguiu a aproximação à residência e mentaliza-se para as deslocações diárias, em estradas sinuosas, que terá que fazer até 2017, entre Matosinhos e Valpaços ( cerca de 320 km/dia…)
- o Agostinho conseguiu colocação em Baião, a sua última opção no concurso, enfrentando deslocações diárias de 140 km…
- o Francelino não obteve colocação a 31 de agosto mas foi colocado, na primeira reserva de recrutamento, três dias depois…adivinhem onde? Num agrupamento da pacata cidade de Matosinhos!
São estes os estilhaços de uma vinculação extraordinária que deixarão esta simples história e se tornarão reais em 2013… os Manéis e os Agostinhos do sistema quando acordarem para esta realidade já será tarde de mais. As Joaquinas, em 2013, serão mais que muitas… por isso, boa sorte aos Francelinos!
Os professores do quadro atualmente no sistema jamais serão prejudicados por esta vinculação extraordinária. Não são palavras desta história; são palavras de um secretário de estado mas palavras, PALAVRAS, leva-as o vento…"

5 comentários:

  1. Está muito boa! Assim pode ser que alguns acordem. No entanto, custa-me a crer que muitos Manéis e Agostinhos acordem porque:
    - Não conversam com ninguém;
    - Não partilham ideias;
    - Não frequentam o profslusos ou outros blogs.
    Só no dia em que a surpresa chegar, é que o despertador toca.
    Eu sou contratada, mas falo por experiência própria. Só me preocupei inteiramente quendo, depois de tantos anos de trabalho, não fiquei colocada.

    Quanto ao que é dito por secretários e ministros, são papas e bolos...

    ResponderEliminar
  2. Para Híbrida: A esmagadora maioria dos nossos colegas, apenas "sabe das coisas" quando já é tarde demais. Ainda este fim de semana recebi na minha caixa de correio eletrónico informação cuja discussão foi finalizada há uns bons dias.

    É triste? Muito... Mas o máximo que podemos fazer é divulgar a informação e esperar que alguém a procure.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. E quando divulgamos a informação e nos dizem "não vai ser nada assim, és muito pessimista, não te preocupes" :-/

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, obrigada pela partilha, Ricardo :)

    ResponderEliminar
  5. Será que estas personagens quando entraram no quadro de vinculação também não prejudicaram outros que já estavam vinculados? Eu troco os meus 16 anos de serviço como contratado nem que seja por um lugar em VR Santo António, a 550 km da minha casa...

    ResponderEliminar