quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Associação Nacional dos Professores Contratados



 Muitas considerações poderiam ser tecidas neste momento. No entanto, após o panorama que resultou das colocações de Professores nas chamadas necessidades transitórias só um passo poderia ser dado!
A situação de vulnerabilidade dos Professores Contratados, advinda da sua instabilidade profissional, resulta da violação, ano após ano, da lei geral do trabalho por parte do Ministério da Educação e Ciência, ao não criar condições para a VINCULAÇÃO destes docentes.
Este ano, muitos de nós ficaram sem poder cumprir aquilo que é a sua vocação e a expressão da sua realização profissional. Ao fim de anos após anos a servir o país na nobre arte de ensinar. É a dignidade de ser Professor com Direitos que é posta em causa! Não é tolerável!
A 17 de julho de 2012 nasceu formal e legalmente a NOSSA ASSOCIAÇÃO.
Agora é a hora de a tornar pública. Nos próximos dias anunciaremos, a todos, a sua apresentação pública.
O teu apoio irá finalmente tomar forma essencial. Contigo, e com TODOS os demais parceiros educativos (pais, encarregados de educação, alunos, sindicatos, federações, …) seremos UM SÓ na defesa dos PROFESSORES CONTRATADOS!

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES CONTRATADOS
Em movimento.
Pela Excelência, Pela União, Pela Vinculação!

48 comentários:

  1. Muito bem! Parabéns e Obrigado. Quero inscrever-me! :-)

    ResponderEliminar
  2. a ANVPC é uma associação de todos os professores contratados, todos temos de nos associar, só assim a ANVPC terá força para negociar a vinculação.
    A hora é de mobilização e de luta. TODOS JUNTOS VENCEREMOS!
    PELA EXCELENCIA, PELA UNIÃO, PELA VINCULAÇÃO!

    ResponderEliminar
  3. Finalmente, alguém que nos apoie... quero ser sócia....

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma dúvida:

    por que razão uns horários vão para contratação de escola e outros para a bolsa?!!!

    Agradeço desde já o esclarecimento :)

    ResponderEliminar
  5. Estou convicta que nasce agora uma nova esperança para os contratados e ex contratados. Não vai ser fácil combater os monstros que há anos nos têm sugado o sangue, mas tenho fé. Só unidos vamos conseguir alguma coisa.

    Eu sou sindicalizada há muitos anos. O que tenho de fazer para deixar o (meu) sindicato e tornar-me sócia desta associação? OBG

    ResponderEliminar
  6. Parabéns. Assim talvez se consiga algo de novo pois os "modelos" usados até agora (greves, manifs, etc.) estão "gastos"!
    Como nos podemos associar, Ricardo?

    ResponderEliminar
  7. Caros colegas,

    acho a iniciativa louvável e necessária. Contudo saibam que ao se assumirem como uma Associação a vossa responsabilidade aumenta. Por isso, se almejam representarr os professores contratados de facto, espero que defendam os interesses de todos os contratados com sentido de justiça e não os interesses particulares de alguns. Porque se é apenas para alinharem no circo mediático entre sindicatos e MEC, desculpem, já temos gente a mais a dizer-se nossa representante. Caso contrário, contem com o meu apoio! Coragem e ânimo.

    João Narciso

    ResponderEliminar
  8. E quem representa os professores com horário zero, que estão à frente dos contratados em TUDO?!
    Que se resolva primeiro a situação destes e depois que se avançe com o vínculo dos contratados.
    Já chega de tanta injustiça!

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana,
    As escolas TEIP ou com contrato de autonomia enviam os horários para a oferta de escola e, por isso esses mesmos horários não são laçados no concurso nacional. Até dezembro, ainda haverá bolsa de recrutamento, para os horários superiores a 8 horas. Todos os horário inferiores a oito horas vão para oferta de escola. Espero ter conseguido esclarecer-te e, não estar eu também baralhada. Se estiver equivocada, espero que alguém retifique. Quanto à associação de professores contratdos, eu também sou sindicalizada e, considero que neste momento os sindicatos estão muito parados, a negociar balelas para o próximo ano e, a deixar acontecer esta pouca vergonha das reconduções e das ofertas de escola, que não passam de um tacho para os amigos. União sempre foi a força!!! Como nos inscrevemos?

    ResponderEliminar
  10. anónimo das 3.03 eu tb acho que se devam acabar com injustiças, nomeadamente aquela da lei geral do trabalho que diz que o "empregado" ao fim de 3 anos de contrato ou vai porta fora definitivamente ou entra prós quadros da "empresa".
    eu sou contratado desde 99 agora faça as contas há quantos anos anda a ser cometida injustiça.
    eu neste momento estou desempregado, não sei se vou ter subsidio de desemprego, quando e quanto, tenho um filho e casa e imi e tudo o mais que um professor com horário zero tb tem para pagar, mas ao que sei os do horário zero têm ordenado não é? e uma escola onde estar também, não é?

    ResponderEliminar
  11. Os sindicatos devem estar muito atentos ao modo que se vai processar esta vinculação sob pena de alianarem os sócios QE...nunca esta vinculação pode significar que professores do quadro mais graduados (e que fizeram muitos sacrificios a nível pessoal e profissional para integrarm os quadros) serão ultrapassados, quer no futuro próximo ou a longo prazo.
    Se tal acontecer então garanto-vos que os QE reagirão de acordo com a situação....para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  12. Quero ser sócio. Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns à associação! Alguém me sabe dizer como desistir do concurso do continente? É que fiquei nos Açores.

    ResponderEliminar
  14. @anónimo das 3.47. E os contratados não têm fieto sacrifícios? Poi slhe digo que n conheço nenhum colega do quadro que tenha sofrido tanto qt os contratados dos últimos 10anos. Antigamente andavam longe 2 ou 3 anos e efetivavam, foram esses os seus sacrifícios. Os contratados de hj andam de porta em porta há mais de 10 anos com um mísero salário! Acho que os graus de sacrifício n são comparáveis. Para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  15. Também quero ser inscrita. Parabéns.

    ResponderEliminar
  16. Aleluia....mas como sempre há sempre alguém que vem logo falar em que representa os que têm "horários zero que estão muito antes dos contratados" é sempre a mesma história cada um a olhar para o seu umbigo....por isso é que nunca se consegue nada, somos uns tristes desunidos que fazem o que o ministério quer....andamos à turras uns com os outros. É uma selva, cada um por si... Depois há outros que acham que não deve haver vinculação porque há colegas que não ficaram colocados e estavam à frente. Esquecem-se que há quem concorra todos anos a nível nacional e fica colocado, mas, sim, há sempre um mas, ficam colocados longe de casa para garantir o sustento da familia, apesar de longe. Por isso se houver vinculação, mesmo que seja de poucos, pois que seja, nao nos podemos dar ao luxo de desperdiçar estas migalhas.

    ResponderEliminar
  17. Para anónimo das 3h03 p.m.: Sou Prof. Contratado e este ano não tive colocação. Assim como muitos que igualmente têm contas a pagar e desde dia 31 fazem contas à vida. Os colegas com horário zero estão sem dúvida nenhuma numa situação desagradável, pelo que têm a minha honesta simpatia e reconhecimento. Mas confesso, com alguma inveja, que se pudesse trocar de lugar com qualquer deles o faria. Rlopes

    ResponderEliminar
  18. - os comentários dos docentes do quadro que aqui são colocados metem nojo!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo das 3.47, tou de acordo consigo, peguem-se em armas e matem-se todos os contratados que metam os pés numa escola pública!
    é o mais acertado e sensato, afinal, há gente no quadro hoje, que tiveram o sacríficio de ter garantido lugar no passado e no presente com regalias obscenas e que, com pouco mais de 50 anos estão no 10º escalão e que no segundo ano que deram aulas entraram para os quadros!

    ResponderEliminar
  20. Já era tempo de terminar com associações, sindicatos e outros mais. Está no tempo de criar uma ordem para os professores, para ver se isto vai para frente.

    ResponderEliminar
  21. De facto, os colegas do quadro têm alguma razão em sentirem "inveja" dos contratados, reparem: os contratados não têm vínculo, recebem sempre o mesmo, sujeita-se a todo o tipo de horário e consequentemente do vencimento ajustado ao nº de horas, passam o mês de agosto com o coração aos pulos até sair a lista de graduação, não são colocados e têm que fazer fila no centro de emprego, são professores de 2ª nas escolas onde lhes são atribuídos os piores horários e as piores turmas ... realmente, colegas do quadro, invejem os políticos que têm empregos vitalícios e regalias de milionários e deixem os contratados sossegados.

    ResponderEliminar
  22. Parabéns. vamos acabar com esses chulos do Governo que não estudam mas compram as habilitações nas privadas.

    ResponderEliminar
  23. Finalmente!
    Vamos unir-nos e apoiar estes colegas que tomaram a louvável iniciativa de apoiar todos os contratados que têm sido e são espoliados ano após ano dos seus direitos.
    Contem comigo!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  24. De facto é lamentável ler alguns comentários tecidos por professores do quadro relativamente aos docentes contratados. Não terão os docentes do quadro uma cota parte de responsabilidade no crescente descalabro do ensino? Onde estavam eles quando assistiram ao denegrir da classe docente pelos sucessivos governos? O que fizeram para impedir o fim do ensino recorrente de qualidade, a nomeação política dos directores, a perda de autoridade dos docentes, a sobrecarga burocrática, o aumento dos alunos por turma, os mega-agrupamentos... Estes docentes (nem todos) fazem parte de uma pequena burguesia patética que se instalou no ensino no pós 25 de abril, com o intuito de prosperarem rapidamente mas sem qualquer vocação ou sentido de dever. São do tempo das vacas gordas, não sabem o que significa passar fome ou fazer sacrifícios.

    ResponderEliminar
  25. De facto muitos colegas dos quadros, para além de terem colaborado com todas as políticas vigentes, indignando-se apenas quando lhes tiraram algumas regalias, deveriam estar solidários com os contratados pois, muitos deles nem sabem o que significa ser contratado. Vou encontrando, agora alguns mais sensibilizados porque os filhos, que já não são do tempo das vacas gordas já andam a contrato... o leite secou e já não chega para todos. Os principais responsáveis são eles, a nós só nos restam as migalhas!!!

    ResponderEliminar
  26. Finalmente uma associação que pensa nos contratados! Quero tornar-me sócio e estou pronto para a luta!

    ResponderEliminar
  27. Está na hora de todos nos unirmos para dignificar a nossa classe! Deixemo-nos de ataques e contra ataques, somos TODOS professores, seres humanos que têm direito a uma vida digna! Também sou contratada desde 98 e, por razões de saúde do meu filho, não tenho condições de me deslocar para longe e, este ano, corro o risco de ficar a quase 200 km de casa, visto que os QZP aos quais concorri (os mais próximos) têm concelhos a essa distância.Será que é humano colocar um professor a essa distância da sua família, quer seja contratado ou não? Esta é também uma questão para refletir...

    ResponderEliminar
  28. Já passei por escolas em que professores do quadro ( nem todos ) tratavam os colegas por você, e alguns diziam " é colega ou é contratada?".
    É uma vergonha. Instalaram-se no poder, cristalizaram, acham-se os donos e donas das escolas. Atiram opiniões nas reuniões , mas ser D. T. não querem; se é para desempenhar outros cargos assobiam para o lado.
    Andam sempre desactualizados e a pedir informações e documentos aos contratados.
    Se houvesse um exame generalizado a TODOS os professores, a maioria desta gente ia toda para a Rua.
    Os contratados davam jeito a muita gente, não davam?

    ResponderEliminar
  29. O colega tem toda a razão, os do quadro estão sempre a "explorar" o contratado, nem é necessário ser o MEC a fazê-lo. Estou desempregada e ainda ontem uma colega do quadro me pediu o meu relatório de autoavaliação!!! Para já não falar de todas as tarefas menores a que estamos sujeitos ao longo do ano. Temos perfil para tudo, menos para as regalias dos efetivos. Resumindo: mão de obra barata, todo terreno, descartável e trabalhadora...

    ResponderEliminar
  30. Parabéns pela criação da associação! Como nos tornamos sócios?

    ResponderEliminar
  31. Dina
    A forma de associação será muito em breve divulgada aquando da apresentação publica. Se costuma ir ao facebook ao "movimento pela vinculação de professores contratados" vamos (enquanto a apresnetação publica não se efetua) dando indicações para que se mantenham informados.
    A apresentação publica esta para muito breve!

    Obrigada pelo seu apoio e de todos aqueles que se associam a esta ideia.

    ResponderEliminar
  32. Confesso q qd li os comentários fiquei atónita com aquele sr "anónimo" revoltado contra os desgraçados dos contratados? Mas a culpa do estado em q estão as coisas é dos contratados? Eu até fico escandalizada! Dp houve quem culpasse os efetivos... Cm já aqui disseram, é por este motivo q a nossa classe n vai a lado nenhum. Em vez de nos unirmos contra o nosso verdadeiro inimigo (MEC), disparamos uns contra os outros... lamentável...
    Qt à associação, acho uma boa iniciativa, mas devo confessar q desconfio... Infelizmente tanto sindicato e associação n nos têm levado a bom porto nos últimos anos...

    ResponderEliminar
  33. Vamos ser todos precisos, Associações, Sindicatos, tudo, quanto mais força melhor.
    E as Associações não costumam ter valores muito altos de quotas , na maior parte das vezes até são meramente simbólicos.
    Quantos mais formos, mais força representativa temos junto dos órgãos do poder.

    ResponderEliminar
  34. Atenção colegas!! Há escolas a notificar TODOS os candidatos da lista com o intuito de os passar à frente e chegarem ao candidato que querem! A escola depois justifica que apenas o candidato que querem cumpria todos os subcritérios que pediam, mesmo que este esteja na posição 89!

    Abram o olho porque estão a ser passados à frente!! Telefonem para as escolas e confirmem que quem ficou colocado não é um candidato menos graduado….

    Read more: http://www.arlindovsky.net/2012/09/viacurta/#ixzz25cwGrWnb

    ResponderEliminar
  35. Boa noite,

    Alguém sabe quando será a primeira cíclica?
    Será possível haver assim tão poucos horários?

    ResponderEliminar
  36. Eu também quero juntar ao ANPC... Obrigado.

    ResponderEliminar
  37. caro anónimo das 3.47,
    volto a dirigir-me a si, pensando apenas no seu bem-estar e todos mais como você: que crie(m) a PIDE -Polícia de Intervenção Democrática da Escola- e através dela eliminem o máximo de professores contratados ou tenham intenção de o ser. Os contratados devem ser eliminados na escola mais longíqua onde já deram aulas enquanto contratados pagando claro a deslocação do seu bolso. No momento da eliminação deve ser exigido ao contratado que grite: "Viva o artigo 70, abaixo o índice 151!". a conta de bala deve ser enviada à família, mas, se nela existir mais algum contratado(a) devem descontar-lhe tempo de serviço antes da sua eliminação.
    AO seu dispôr,
    João Isidro
    (da raça dos prof. contratados desde 1999 grupo 410)

    ResponderEliminar
  38. Caros colegas, estou de acordo com a criação da Ordem de professores. Devemos ponderar as nossas opiniões, para chegarmos a um consenso, só assim dignificaremos a nossa profissão.

    ResponderEliminar
  39. Muita calma com os 10 anos de serviço, isto é:mesmo q esta seja 1 condições de certeza que o MEC vai impor restrições, nomeadamente: ter tido 10 HC, ter trabalhado todos os anos, no mínimo 6 meses etc

    ResponderEliminar
  40. É uma boa iniciativa. Uma classe desunida como a nossa só assim é que os profs contratados têm uma hipótese.
    Muito antes da vinculação, a associação deveria definir prioridades e a primeira é sem dúvida resolver a questão da compensação pela caducidade de contrato.
    É um direito que nos está a ser negado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  41. Parabéns pela formação da Associação. Contem comigo, tb.
    Ju Flores

    ResponderEliminar
  42. Aos contratados que se manifestaram neste blogue só tenho duas coisas a dizer:
    - se não respeitam os professores do quadro,como podem querer ser respeitados enquanto professores?
    - a inveja é um sentimento muito feio e mesquinho. Não atribuam o vosso insucesso ao sucesso dos outros. Não queiram "subir" tentando atropelar tudo e todos.
    Se calhar muitos de vocês têm aquilo que merecem, sabem aquela coisa do Karma...

    ResponderEliminar
  43. Felicidades para a associação. Pode não parecer muito a alguns, mas pelo menos... ALGUÉM se mexe :)

    ResponderEliminar
  44. Anónimo das 3:20 :

    Sempre ouvi dizer, que muitos estão no Quadro hoje, porque foram colocados antes de haver concursos via Internet.

    ResponderEliminar