sábado, 18 de agosto de 2012

A Natalidade e os Professores Contratados

Desde a última informação sobre o número de DACLS tem vindo a ser veiculado na opinião pública que uma das razões para o seu aumento é a diminuição da quantidade de alunos na escola pública. Como explicitado neste post, parece-me que se tem interpretado apenas parte das estatísticas. Se olhamos para os últimos 3 anos e comparamos o período entre 2008 e 2010 verifica-se um aumento de alunos matriculados no ensino básico e secundário (tendo o secundário um aumento à volta de 100 mil alunos).O número total de alunos no ensino básico e secundário aumentou nos últimos 3 anos, com base nas estatísticas da pordata. O número de professores efectivos diminui de 118 mil para 103 mil entre 2008 e 2010.

Apesar da diminuição da natalidade nas últimas décadas, uma maior escolarização dos Portugueses equilibrou a quantidade de alunos nas escolas. Não vale a pena tapar o sol com a peneira, como exemplo entre outros, sabe-se que a medida de aumentar a carga lectiva dos professores de 22 tempos para 24 faz com que sejam necessários menos professores. Isto é por demais óbvio.
Como já escrevi é possível vincular um número significativo de Professores Contratados com um peso residual no Orçamento de Estado. Muito dos comentários que surgem neste blog espantam-se com tal possibilidade, mas para isso bastaria (por exemplo):
- Retomar a carga lectiva de 22 tempos dos professores.
- Recuperar o anterior número de alunos por turma.
- Continuação do Reforço do combate ao abandono escolar.
- Escolarização até aos 18 anos feita na escola pública.
- Possibilitar a reforma antecipada de professores (Existem excelentes professores com muita experiência mas sei que muito deles não perderiam uma boa oportunidade de saírem da profissão).
Neste cenário se acontecesse a vinculação de 8 a 10 mil contratados, mesmo assim ficaríamos com o número mais baixo de efectivos das últimas décadas, e com um impacto residual na despesa pública.
Não nos esqueçamos que a despesa pública em educação em percentagem do Produto Interno Bruto, prevista para 2012, será a mais baixa da união Europeia (3,8% contra a média de 5,5% da UE). Haja vontade política e um investimento um pouco mais equilibrado para uma Educação de qualidade e poderemos ter uma vinculação dos professores contratados que já possuem larga experiência no ensino público sem se cair em despesismo e assim rentabilizar estes recursos humanos.

53 comentários:

  1. - Revogar o diploma de reestruturação curricular, que nada mais faz que empobrecer o currículo dos alunos (estamos outra vez na era do "ler, escrever e contar") para que se despeçam professores.

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  2. Está a fazer do povo parvo?

    Julga que a natalidade aumentou?

    Julga que a população portuguesa cresceu nos ultimos anos?

    "tem vindo a ser veiculado na opinião pública que uma das razões para a diminuição (da necessidade de docentes) é a diminuição da quantidade de alunos na escola pública" ... Acha que isto é mentira ??????? Acha que o pessoal é papalvo ?????

    Tenha juizo.

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  3. Para o anónimo das 9:52 p.m.

    Pelo que li do seu comentário só posso dizer que a escolaridade que teve foi insuficiente para aprender a ler.
    Ora vá ler de novo e certamente constatará que o Alvaro Vasconcelos não disse que a natalidade tem aumentado.
    Bom, de facto ainca existem pessoas que pensam que ler, contar e escrever é suficiente! A prova de que não é temos aqui, afinal este anónimo sabe ler, escrever(quiça contar) mas não sabe interpretar.

    Parabéns Alvaro Vasconcelos pelo excelente trabalho, é preciso mostrar a muita gente a verdade das coisas. Desmistificar o que tantos insistem em manipular.

    Muita gente ainda não percebeu que nem o povo em geral, nem os professores são papalvos.

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  4. Ó anónimo das 9:52 p.m., não sabe ler e interpretar um gráfico tão simples?

    Minha nossasenhooora! Com "privados" tão capazes, não admira só produzirmos 70% da média europeia...

    Orelhas de burro JÀ!!!

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  5. Houve uma redução de alunos nos últimos 3 anos conforme é dito pelo ministério na ordem dos 13,4% mas o ministério com estes números está a fazer um exercício da falta de seriedade.
    Houve um redução significativa de alunos no 1º ciclo e alguma redução no 2º ciclo, mas houve um aumento de cerca de 22% no 3º ciclo e Secundário que, como é sabido, requer um maior número de docentes devido ao número de disciplinas.
    O ministério englobou o número de alunos do 1º ciclo ao secundário de forma premeditada para que o total desse menos alunos e com isso defender a tese que é essa a causa da redução do número de professores o que pelas razões que já apontei é uma farsa.

    Por outro lado a redução drástica de professores deu-se do ano passado para este ano, não se tem dado nos últimos 3 anos. O ano passado foram contratados milhares de professores e não foi seguramente para ir assobiar nas escolas. Este ano não vai haver praticamente contratação nenhuma.

    O que o ministro faz com grande mestria é atirar areia...

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  6. Houve uma redução de alunos nos últimos 3 anos conforme é dito pelo ministério na ordem dos 13,4% mas o ministério com estes números está a fazer um exercício da falta de seriedade.
    Houve um redução significativa de alunos no 1º ciclo e alguma redução no 2º ciclo, mas houve um aumento de cerca de 22% no 3º ciclo e Secundário que, como é sabido, requer um maior número de docentes devido ao número de disciplinas.
    O ministério englobou o número de alunos do 1º ciclo ao secundário de forma premeditada para que o total desse menos alunos e com isso defender a tese que é essa a causa da redução do número de professores o que pelas razões que já apontei é uma farsa.

    Por outro lado a redução drástica de professores deu-se do ano passado para este ano, não se tem dado nos últimos 3 anos. O ano passado foram contratados milhares de professores e não foi seguramente para ir assobiar nas escolas. Este ano não vai haver praticamente contratação nenhuma.

    O que o ministro faz com grande mestria é atirar areia...

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  7. Compete aos professores TODOS exigir que, ou os alunos se comportam, estudam e aprendem a sério, ou simplesmente chumbam.

    Os professores têm que deixar de se preocupar com circunstâncias que não são da sua responsabilidade e se os alunos merecerem chumbar não encontrar justificações sociais, familiares ou a simples lógica de ciclo para os passarem. Se metede da turma tiver que chumbar, que chumbe.

    A partir de agora, os professores têm que ser tão exigentes, implacáveis e insensíveis com os alunos, como o MEC é com os docentes.
    Afinal, ninguém pode dar o que não recebe... e cada um tem que se defender com as armas que tem.
    Dizem que o número de alunos reduziu 13%? ok! Em rigor, a taxa de repetências pode bem subir o dobro.

    Ok! Isto é provocação, mas não apenas...

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  8. Bom dia

    Tenho uma dúvida, visto ser o primeiro ano que concorro a OE.
    Estando o concurso a decorrer e as ofertas de escola a aparecer simultaneamente, o que sucede se, por absurdo, ficasse colocado em ambas? E se não ficasse no concurso, mas ficasse em mais do que uma oferta de escola?
    Quais as penalizações? Sei que a recusa de um horário de concurso, me retira do mesmo, mas não tenho a certeza do que sucede com as OE.
    Grato a quem me consiga esclarecer.

    RQ

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  9. Os números não devem ser vistos a três anos! A análise deve ser bem mais ampla, envolvendo muitos mais anos, décadas mesmo! Só assim é possível perceberem-se as tendências de fundo e relacioná-las com a natalidade! Por outro lado, devem ser colocados entre parêntesis fatores meramente conjunturais como as Novas Oportunidades!

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  10. O número total de alunos no ensino básico e secundário aumentou nos últimos 3 anos, com base nas estatísticas da pordata. O número de professores efectivos diminui de 118 mil para 103 mil entre 2008 e 2010, diz o autor.


    Só não diz que, pegando nesse lapso temporal, houve um decréscimo do número de alunos nos últimos dois anos em todos os níveis de ensino e também no total!

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  11. E o Mário Nogueira confirma decréscimo da população escolar:

    Em 05:36
    E de 06:05 a 06:10

    http://www.youtube.com/watch?v=iTE2seyemjo

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  12. Atenção que o aumento do número de alunos no secundário, deveu-se, em grande parte, aos cursos profissionais, sub-sistema de ensino que este MEC também quer exterminar.

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  13. Sou bem mais pessimista que todos vocês… Estes lapsos e falsas justificações fazem parte da estratégia traçada para lidar com o problema do país (falta de dinheiro!) …. O sistema de ensino vai ser brutalmente reduzido! E o caminho escolhido já está à nossa frente e chama-se reorganização curricular! Se o conjunto de medidas extraordinárias para a atribuição de componente lectiva, aplicadas este ano, não tivessem sido implementas quantos professores existiriam na mobilidade? E se desaparecerem os 5 tempos de apoio ao estudo atribuídos a cada turma do 2º ciclo, quantos mais horários se perdem?
    Por isso acho que a nossa luta deve centrar-se na importância do ensino de qualidade para o futuro do país e o erro que foi cometido com esta nova organização curricular!

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  14. Júlio, tenho exatamente a mesma opinião. Não sei se ouviram o que disse o Passos Coelho no discurso do pontal. "As reformas na saúde, educação e justiça são mesmo para fazer" foi algo desde género.
    Reformar = diminuir despesa = menos funcionários.

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  15. http://assistente-tecnico.blogspot.pt/2012/02/natalidade-projetos-investir-10-anos-de.html#!/2012/02/natalidade-projetos-investir-10-anos-de.html

    São milhares de casos no País, que analisando a sua situação profissional não arriscam! Como os compreendo! Contudo, não será o melhor para a sociedade e vamos pagar isto e não demora tanto como isso.

    Sabendo o número atual de alunos no 1º ciclo, daqui a 12 anos, caso os mesmos não emigrem com os pais, como é que será o cenário ?

    Assistente Técnico

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  16. Para Pedro Almeida.

    Sabe quantos professores existiam em 2008 - 142 mil.
    em 2010 - 139 mil
    Reparou que entre estes anos aumentaram os alunos certo?
    Falam em conjunturas e eu falo em escolarização. Sabe que ainda temos das maiores taxas de abandono escolar e menor escolarização da Europa ou não?

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  17. Parabéns pela análise e pelo mérito da pesquisa e fundamentação do autor do post.Dados importantes para serem utilizados em prol da vinculação dos Professores contratados. Há Professores que se encontram a trabalhar e a sacrificar o seu merecido descanso para criar condições de sucesso para os desafios de curto prazo que se avizinham! As novidades surgirão....a seu tempo!

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  18. Taxa bruta de natalidade em Portugal. Vejam a diminuição de 1960 a 2011:

    http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bruta+de+natalidade-527

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  19. Por que o Álvaro omitiu o ano de 2011?

    Quer uma análise a três anos, de 2009 a 2011?


    http://pordata.pt/Portugal/Alunos+matriculados+no+ensino+basico+total+e+por+modalidade+de+ensino-1039

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  20. O número total de alunos no ensino básico e secundário aumentou nos últimos 3 anos, com base nas estatísticas da pordata, diz o Álvaro, remetendo para o período entre 2008 e 2010.


    Mas omitiu os dados de 2011, da pordata, quanto ao ensino básico...

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  21. a 5 e 6 euros à hora não dou aulas nem morta!

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  22. LooooL ao último anónimo... No mínimo um professor contratado que desempenhe as suas funções com normalidade (isto é, não seja baldas) trabalha cerca de 50 horas semanais.. Ora se assim for com contas básicas trabalhamos por 5 euros e qualquer coisa à hora...
    Pedro_Norte (chat)

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  23. Pedro Almeida
    Não omiti os dados de 2011, porque os que apresenta não engloba o ensino secundário. Não posso comparar o numero total de alunos com os do básico apenas.
    Além desta discussão de números não se esqueça que o que escrevi no post foi que a natalidade não é directamente proporcional ao número de alunos nas escolas.
    Vela o exemplo dos anos 60, mais natalidade menor escolarização.
    Cumprimentos

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  24. Se metede da turma tiver que chumbar, que chumbe.

    ehehehe POIS, ISSO É SE O MINISTERIO DA EDUCAÇÃO DEIXAR, OBRIGAM LOGO A UM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E COMO NÃO QUERES TER NEGATIVA NA AVALIAÇÃO, É MELHOR NÃO LEVANTAR MUITO PÓ PARA O AR.

    A CULPA DE TUDO É DO GOVERNO PORTUGUYES E PARA OS LOBIES LÁ INSTALADOS A EDUCAÇÃO É UM GRNADE NEGÓCIO, PERMITE O DESVIO DE MILHARES DE EUROS PARA EMPRESAS DE AMIGOS.

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  25. Se metede da turma tiver que chumbar, que chumbe.

    ehehehe POIS, ISSO É SE O MINISTERIO DA EDUCAÇÃO DEIXAR, OBRIGAM LOGO A UM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E COMO NÃO QUERES TER NEGATIVA NA AVALIAÇÃO, É MELHOR NÃO LEVANTAR MUITO PÓ PARA O AR.

    A CULPA DE TUDO É DO GOVERNO PORTUGUYES E PARA OS LOBIES LÁ INSTALADOS A EDUCAÇÃO É UM GRNADE NEGÓCIO, PERMITE O DESVIO DE MILHARES DE EUROS PARA EMPRESAS DE AMIGOS.

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  26. O Nuno Crápula está a destruir o Ensino em Portugal. Devia responder em tribunal.

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  27. Pois... o Crápula é um CrAtino, vive a fazer CrAtinices!

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  28. o PROBLEMA DO DESGOVERNO PORTUGUES:

    Conseguem livrar-se do fardo dos professores, fazem o que querem com eles.

    mas com os alunos, já não se conseguem livrar deles assim tão fácilmente.

    Ahahahaha, enquanto haver necessidade de paellas tem que haver sempre ovos.


    Para que querem informática nas escolas?: "Qualquer dia nascem já todos a saber"


    O "dotor" enrascado.

    http://www.youtube.com/watch?v=q7rrgWIUR64

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  29. o PROBLEMA DO DESGOVERNO PORTUGUES:

    Conseguem livrar-se do fardo dos professores, fazem o que querem com eles.

    mas com os alunos, já não se conseguem livrar deles assim tão fácilmente.

    Ahahahaha, enquanto haver necessidade de paellas tem que haver sempre ovos.


    Para que querem informática nas escolas?: "Qualquer dia nascem já todos a saber"


    O "dotor" enrascado.

    http://www.youtube.com/watch?v=q7rrgWIUR64

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  30. Caros colegas, deixo aqui este link para análise. Se isto merecer a vossa consideração ssinem :)

    http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=1384

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  31. mesmo que seja verdade o que o (c)rato disse então só isso já era suficiente para o ministério poupar dinheiro com o pessoal!
    Mas ainda não satisfeito com isso, o iluminado resolve fazer uma reforma curricular, aumentar o nº de alunos por turma com o único objectivo de dispensar mais professores e poupar mais uns trocos com o pessoal, marimbando-se por completo para os alunos e para aquilo que eles devem aprender e para as condições em que devem aprender!
    Uma vergonha esse ministro. Mil vezes pior e mais carrasco para a educação e os professores que todas a ministras do socas!

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  32. Se olhamos para os últimos 3 anos e comparamos o período entre 2008 e 2010 verifica-se um aumento de alunos matriculados no ensino básico e secundário, diz o Álvaro.

    Mas não fez uma análise a três anos, incluindo 2011, porque de 2009 a 2011, houve uma descida de alunos do básico! Aliás, desde os anos 90 a esta parte, o básico perdeu mais de 200 mil alunos! E esta, sim, é uma análise bastante mais ampla, permitindo perceber tendências de fundo.

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  33. Tomemos só como referência a evolução do número de alunos do ensino público, englobando o Pré-escolar, o básico e o secundário, de acordo com o GEPE:

    Em 1999/2000, tínhamos um total de 1588.177 alunos. Em 2010/2011, tínhamos um total de 1384.851 alunos. Ou seja, menos 203.326 alunos.
    Primeiro documento, página 24.

    http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=520&fileName=GEPE_Setembro.pdf

    Segundo documento, página 27.
    http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=674&fileName=EEF2011_Jovens.pdf

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  34. O Álvaro poderia ter feito uma análise bastante mais ampla sobre o ensino básico e perceber tendências de fundo! Não o fez! Isso punha a descoberto a perda significativa de alunos no básico! Mas mesmo a três anos, tomando como exemplo 2009, 2010 e 2011, percebe-se o decréscimo nesse período curto.

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  35. Ora, a que se deve uma quebra de mais de duzentos mil alunos no básico, entre 1999/2000 e 2010/2011?

    Será, mesmo não se fazendo uma correspondência direta, que a taxa de natalidade não tem qualquer influência nesse processo? É óbvio que tem!

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  36. O que nós podemos referir, e aí sim, estou de acordo, é no impacto da certificação de adultos no âmbito das Novas Oportunidades. Isso é uma coisa. Outra coisa é o nítido e rápido envelhecimento da população portuguesa. Se não se pode fazer uma correspondência direta entre a taxa de natalidade e o número de alunos, nem por isso o fator taxa de natalidade pode ser esquecido no âmbito da diminuição de alunos no básico. Podemo-nos perguntar sobre a tendência de médio e longo prazo no ensino básico, em Portugal, sabendo que não existe qualquer perspetiva de aumento da taxa de natalidade.

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  37. recomendo este texto em http://guardapolitica.blogspot.pt/2012/08/31-por-turma.html

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  38. Em bom português: geladaria ou gelataria? Resposta no http://acordo-ortografico.blogspot.pt
    Abraço.
    AP

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  39. Ant P:

    Blog interessante, mas pf, tire a música.
    Imagine que até queria abrir o blogue numa aula de LP e mostrar aos alunos:com a música, não dá mesmo e era logo gozo.
    Não acresce nada ao blog, acredite.
    Mas parabéns pelo conteúdo, tão pertinente a atual. :)

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  40. Gostaria de aproveitar este espaço para fazer uma chamada de atenção para um horário da CM Maia que está a concurso, 35h em TIC@Cidadania.

    Ao concorrer, verifico logo no primeiro critério da habilitação (consultar http://www.cm-maia.pt/images/stories/drh/educacao/procedimento_concursal_tic_cidadania_2012-2013.pdf), que a valoração de 20 pontos é apenas para as licenciaturas com habilitação própria para a docência em:
    - Recursos Humanos
    - Geografia com especialização em ordenamento do território.

    Ou seja, sou obrigada a valorar-me em 0 pontos porque tenho uma licenciatura que me dá habilitação profissional em informática!

    Que haja critérios para assegurar alguma continuidade, da mesma maneira que há as reconduções, ainda estou naquela. Agora de estar a "reconduzir" pessoas que nem sequer têm habilitação profissional para dar aulas... Faz-me confusão.

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  41. Este comentário foi removido pelo autor.

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  42. Maria:
    Na verdade já tenho chamado a atenção para os critérios que estão a ser pedidos pelas Entidades Promotoras das AEC! Principalmente os municípios! E infelizmente continuam a verificar- se estes disparates! Que se pode fazer? Vou mandando o que encontro de mais discrepante para todo o lado, mas ninguém responde...

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  43. Ate me admira, o Ricardo, que costuma estar sempre tão em cima das vergonhas, ainda não ter CRIADO UM POST sobre mais uma palhaçada que andam a fabricar no recrutamento de docentes pelas AEC….

    Então agora, ate as "Associações de Pais e Encarregados de Educação" já possuem o direito de recrutar professores…..????????? QUE NOJO!!!!!!!!! ONDE ISTO VAI PARAR??????? Qualquer ate os Alcoólicos Anónimos também o poderão fazer!!!!! Ninguém fala disto?? Ninguém percebe a vulgaridade em que estamos a cair??? Já não bastavam as Teip e as câmaras???????

    Anda toda a gente a dormir????????????????????????????????????????????

    Arre, povo tão manso e burro…………………………

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  44. Adelino Gomairas:
    Deixe lá o Ricardo descansar nas férias, caramba! Um mouro de trabalho para os profs sem nada ganhar com isso e não pode descansar com a família onde quer que esteja? Há limites!

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  45. O Kamarada Alvaro Vasconcelos desconhece o péssimo funcionamento da Escola Pública.

    O Kamarada Alvaro Vasconcelos desconhece que a Taxa de Natalidade diminuiu.

    O Kamarada Alvaro Vasconcelos desconhece que a liberdade de escolha deve ser total entre Escola Pública e Escola Privada através do Cheque-Ensino (para quem dele realmente necessite).

    O Kamarada Alvaro Vasconcelos o que pretende é forjar artificialmente emprego docente.

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  46. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  47. Pedro Almeida:
    Parece-me que finalmente chegamos a um ponto de maior entendimento. O post refere precisamente que a natalidade pode não ter tanta influência no número de alunos devido a outros factores como por exemplo uma maior escolarização (alargamento do ensino obrigatório, ensino de adultos, combate ao abandono escolar etc.). Para chegamos aos 100% de Portugueses com pelo menos o ensino secundário ainda nos falta muito :)

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  48. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  49. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  50. Pela extrema actualidade:
    http://www.youtube.com/watch?v=I5K-1jwXFDU&feature=player_detailpage

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  52. TRAUSEUNTE, erro de digitação,aproveito para corrigir. Não vá passar por aqui algum e fazer referências ao dicionário, quando nem sequer consegue compreender as ideias que aqui se escrevem,...

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  53. A análise enferma de um erro conceptual recorrente: considerar a educação uma despesa. Nesta concepção, também comprar alimentos é uma despesa...
    Qual despesa, qual carapuça! é um investimento. Despesa é comprar submarinos, caças a jato, etc., que têm como única utilidade a destruição.
    Educar é construir.

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