segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A minha solução



A minha solução para um problema de muitos PROFESSORES é (relativamente) simples. 

Além de simples tem a vantagem de não ser uma qualquer invenção habilidosa.
Chama-se CONCURSOS INTERNOS E EXTERNOS COM REAL APURAMENTO DE VAGAS.
O mais complexo desta solução é o "real apuramento de vagas". Para que ele seja feito é fundamental que as recentes medidas do MEC sejam revogadas. Pois sem esta revogação não existirão vagas e o problema terá a solução que os PROFESSORES não querem.


35 comentários:

  1. A real solução, se alguém do governo estiver interessado na absoluta transparência e veracidade, só pode ser uma: extinção de todos os quadros, realizando-se um Concurso genuíno, de graduação por grupos. Quem estiver à frente ficará com os melhores lugares e quem estiver atrás... que se lixe !
    É assim que tem que ser. Não há outra hipótese.

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  2. Tem toda a razão, JCN!!! Não poderia concordar mais! Concurso para todos!

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  3. João Carlos Narciso e Lina
    Esses concurso seria só agora, ou seria sempre assim?

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  4. Para Advogado do Diabo: Primeiro teríamos de abandonar o apontar de dedos dentro da classe... Depois, os sindicatos deveriam começar a pensar em pressionar a revogação das medidas ultra economicistas deste MEC (para tal teriam de mobilizar os professores).

    O real apuramento de vagas resolveria imensos problemas e diminuiria em grande parte o divisionismo que entretanto se está a gerar. Mas será que existe vontade para tal?

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  5. O que certas pessoas esquecem, é que muitas vezes há colegas menos graduados nos quadros porque os mais graduados não quiseram concorrer para longe. E atenção que eu sou contratada...

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  6. Não vamos mesmo a lado nenhum... Contratados vs quadros; mais graduados vs menos graduados... e por aí além... não há paciência... cada vez mais me apetece ficar na sala e não pôr os pés na sala de professores...

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  7. O colega João Carlos não está nos seus dias pois não? Então o colega ao sugerir esta medida estapafúrdia é porque está muito bem graduado (presumo), se está bem graduado nunca andou Portugal fora à procura de colocação e deixou que colegas menos graduados ficassem colocados à sua frente e com encargos superiores aos seus de deslocação, habitação, etc. Agora que as coisas apertam quer que lhe resolvam a vida “lixando” os que se sacrificaram para efetivar quando as coisas ainda estavam razoavelmente bem. Não quero utilizar a sua tão triste expressão, não quero que se “lixe”, assim como não quero que nenhum colega meu se “lixe” neste momento e que não embarquem nesta tontaria.
    Já agora, sabia que os quadros de escola que estão em DACL, alguns com 20 e 30 anos de serviço, se o concurso for como o colega pretende serão obrigados a concorrer a dois quadros de zona e não apenas ao seu conselho como até aqui? Então é que os contratos estaria mesmo “lixados”, não sobrava nem uma vaguinha que fosse… é só fazer as contas.

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  8. Isto se, enquanto andamos entretidos com estas guerrinhas, ainda tivermos realmente uma sala de aulas onde trabalhar... vamos no caminho certo, vamos. Reparem que todas as pseudo-medidas que vão sendo anunciadas apenas têm um alvo: os professores!!!E estão a conseguir acertar em cheio... Quando pensei que nos iriamos levantar, conseguiram dividir-nos ainda mais. Boa MEC!! E depois o MEC é que anda à nora!

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  9. O "hoje" que não é efémero!!!

    http://profslusos.blogspot.pt/2012/08/movimentos-esquecidos.html

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  10. O "colega" João Carlos Narciso foi muito infeliz no seu comentário... foi a razão pela qual o chamei de colega mas entre aspas! Vergonha a sua postura perante os colegas!
    Lamento...

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  11. Colegas, isto de vinculação extraordinária de contratados neste ano, quando nem todos concorrem nas mesmas condições, ou seja, quando alguns são reconduzidos e outros não (muitas vezes por simplesmente terem desaparecido horários), geraria uma iniquidade enorme. Sou, evidentemente, 100% a favor da efectivação dos contratados, aliás, sou um dos que sofrem há mais de 10 anos com o facto de ser um mero contratado. Mas, normalmente e logicamente o momento para efectivar é sempre aquando dos concursos nacionais para todos, só nessa altura é que todos concorrem em igualdade de condições. Bem sabemos que para o governo do Relvas igualdade de condições não é para respeitar, mas esta iniquidade deve ser denunciada, pode gerar enormes injustiças. A vinculação é necessária como o pão para a boca, mas os professores contratados não devem querer obtê-la à custa de uma luta fraticida, com desigualdades e injustiças tremendas, como se os professores fossem inimigos uns dos outros e estivessem dispostos s pisar na cabeça dos colegas que tiveram o azar de ficar numa escola em que o horário desapareceu. Os colegas estão tão centrados na questão de acreditarem ou não da possibilidade de vinculação que NEM REPARAM NA INIQUIDADE que uma vinculação ESTE ano, quando nem todos concorrem nas mesmas condições, geraria! Se fosse para vincular agora e não no próximo ano deveria haver este ano um concurso geral igual para todos, o que não se verifica. A haver vinculação este ano, há que exigir que seja usado como critério a graduação e não o horário que eventualmente o docente tem ou não este ano (este último critério é meramente circunstancial).

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  12. Será que ninguém entendeu a estratégia do Crato, anda tudo a dormir.
    Já o outro dizia "tem pai que é cego".
    Ainda não repararam que o Crato quer eliminar praticamente todos os contratados, e só não são todos, porque em alguns grupos não pode.
    Abram os olhos, continua a política dividir para reinar, o mais impressionante é que resulta sempre.
    Por isso digo e continuo a dizer, esta classe é uma classe sem classe, tenho dito.

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  13. e por falar em concursos, mas de outro género: leiam a pérola seguinte, ainda que extensa e digam lá se não vale a pena ser "técnico especializado" das AEC... reparem que "será adjudicado a quem apresentar o mais baixo valor"...




    PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS
    MUNICÍPIO DE MIRA
    Anúncio de procedimento n.º 3089/2012
    MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO
    1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
    NIF e designação da entidade adjudicante:
    506724530 - Município de Mira
    Endereço: Praça da República
    Código postal: 3070 304
    Localidade: Mira
    Telefone: 00351 231480550

    2 - OBJETO DO CONTRATO
    Designação do contrato: Aquisição de Serviços de Desenvolvimento de Actividades de Enriquecimento Curricular nos estabelecimentos
    de ensino integrantes do Agrupamento de Escolas de Mira para o ano lectivo 2012/2013
    Tipo de Contrato: Aquisição de Serviços
    Valor do preço base do procedimento 102550.00 EUR
    Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)

    Quarta-Feira, 1 de Agosto de 2012 Número 148
    Diário da República, 2.ª série - N.º 148 - 1 de Agosto de 2012 - Anúncio de procedimento n.º 3089/2012 - Página n.º 2
    4 - ADMISSIBILIDADE DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VARIANTES: Não
    6 - LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO
    Estabelecimentos de ensino integrantes do Agrupamento de Escolas de Mira para o ano lectivo 2012/2013

    7 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO
    Restantes contratos
    Prazo contratual de 9 meses a contar da celebração do contrato
    8 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, NOS TERMOS DO N.º 6 DO ARTIGO 81.º DO CCP
    Os exigidos no Ponto 14 do Programa de Concurso
    9 - ACESSO ÀS PEÇAS DO CONCURSO E APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
    9.1 - Consulta das peças do concurso
    Designação do serviço da entidade adjudicante onde se encontram disponíveis as peças do concurso para consulta dos interessados:
    Município de Mira

    Endereço Eletrónico: aprovisionamento@cm-mira.pt

    11 - PRAZO DURANTE O QUAL OS CONCORRENTES SÃO OBRIGADOS A MANTER AS RESPETIVAS PROPOSTAS
    66 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas
    12 - CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO
    Proposta economicamente mais vantajosa
    Fatores e eventuais subfatores acompanhados dos respetivos coeficientes de ponderação: Preço - 90%;
    Existência de Plataforma eletrónica de uso gratuito - 10%
    13 - DISPENSA DE PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO: Sim

    15 - DATA DE ENVIO DO ANÚNCIO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
    2012/08/01
    16 - O PROCEDIMENTO A QUE ESTE ANÚNCIO DIZ RESPEITO TAMBÉM É PUBLICITADO NO JORNAL OFICIAL DA
    UNIÃO EUROPEIA: Não
    17 - OUTRAS INFORMAÇÕES
    O Programa de Procedimento e Caderno de Encargos do presente Concurso Público encontram-se disponíveis gratuitamente para
    consulta desde o dia de publicação do anúncio no Diário da República, no site da Vortal www.vortal.gov.pt, e no site do Município
    www.cm-mira.pt
    Regime de contratação: DL nº 18/2008, de 29.01
    Diário da República, 2.ª série - N.º 148 - 1 de Agosto de 2012 - Anúncio de procedimento n.º 3089/2012 - Página n.º 3
    18 - IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO
    Nome: João Maria Ribeiro Reigota, Dr.
    Cargo: Presidente da Câmara Municipal de Mira

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  14. Muito cuidado com estas ambições. Quem não os conhece que os compre, são os mesmos que há muito falam da importância de contornar a Lei. Ui, Jasus! A conversa do caos tem o propósito de reclamar total independência, eu dava-lhes independência económica por junto!
    http://expresso.sapo.pt/escolas-publica-reclamam-verdadeira-autonomia=f746831

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  15. Ui! Perigosíssima esta ambição. O que querem basicamente é distribuir privilégios sem limite a quem está no Conselho Geral (muitas vezes estão lá pela mão da diretora) para garantirem o voto até à reforma. Crato que se ponha a pau com esta gente, pois Sócrates esteve quase a ir na cantiga que dura desde a Milú. Sempre fizeram a cabeça à senhora que queriam fazer o que lhes desse na bolha e ela chegou a dizer-lhes: " Então vocês não veem que até o Jardim tem de cumprir a Lei?!". E vocês, quando vier a direita vão ter a inspeção à perna, agora conosco é que é esse teatrinho da avaliação externa com PPS e rebéubéubéu paleios de merda...

    PS: um dos privilégios agora muito na moda é dar menos tempos letivos ou turmas XPTO, aquelas batizadas de "A". Duvidam? Observem...

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  16. A minha solução: Modifiquem a tabela de vencimentos. Criem um único escalão. Indíce 188 (Atual 2º Escalão) para todos os docentes quer sejam do público ou do privado, quer sejam do quadro ou contratados. O indíce seria apenas atualizado com base na inflação. Desta forma deixa de haver necessidade de avaliação de docentes, e deixa de haver quezílias entre contratados e professores do quadro.

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  17. A vinculação extraordinária, a existir, deveria ser já este ano, uma vez que para o ano há concurso nacional onde os profs do privado concorrem em iguldade com os do público. Este ano seria mais justo. A minha proposta é que vinculasse quem ficasse colocado, até 31 de Dezembro, num horário anual, com número de horas no mínimo de 11 (meio horário) e desde que nessa escola o lugar que ocupa não pertencesse a ninguém que estivesse destacado, isto é, desde que essas horas existissem e não não tivessem "dono". Não acham que poderia ser uma boa ideia?

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  18. O "colega" João Carlos Narciso já parece a Manuela Ferreira Leite... suspender a democracia... este quer suspender os quadros ... oh homem... tenha juízo, ... e que tal suspender o país e entregar isto aos índios??!?!

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  19. http://expresso.sapo.pt/escolas-publicas-reclamam-verdadeira-autonomia=f746831

    Tadinhos, tão preocupados que estão! Será mesmo por causa da falta de autonomia ou dos excessos? É mais do excesso, digo eu que ando nisto há mais de 30 anos. Estão preocupados porque finalmente os sub e os adjuntos terão de dar aulas. Ora isto liberta menos o diretor que precisa sair com frequência (para tratar assuntos da escola, bem entendido). E o mapa de férias a ter de ser aprovado no C. Geral!? E os sub e adjuntos que já não podem gozar férias durante o ano uma vez que têm atividade letiva? Claro que estão muito preocupados e que querem autonomia. Autonomia à inpeção e verão o que é contornar a Lei.

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  20. Ninguém quer saber da tua solução.

    Mais facilmente encontras aqui talibãs, dispostos a sacrificar o "outro" para resolver a sua vidinha, do que alguém que defenda princípios e que consiga ver as origens do problema.

    É evidente que só revogando as recentes medidas do MEC (que tiveram como único objetivo a redução de lugares) se criariam condições para a resolução do problema.

    Como é que tantos professores com inúmeros anos de serviço acreditam numa vinculação extraordinária (que não seja apenas pontual) de contratados, nas atuais circunstâncias? Será tão difícil extrair consequências da existência de 10 mil professores em DACL?

    "Estamos a trabalhar para conseguir uma vinculação extraordinária dos professores contratados", disse o ministro.
    Há aqui alguma garantia ou mesmo alguma promessa? Não. Mas alguém se estará a rir pois já há quem defenda que não deve haver qualquer diferença entre professores do quadro e candidatos a contratados (com esperanças de vinculação extraordinária). Outros defendem mesmo que todos os professores passem a ganhar pelo indice 188. (...) Como podemos ver o nosso maior problema está longe de estar no MEC.

    À tua solução, que resolveria de facto o problema de muitos professores, seria importante juntar uma outra que impedisse que qualquer sujeito sem princípios pudesse colocar os pés dentro de uma escola.

    Fernando

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  21. É. Faz sentido.

    E os 20 anos que dei e lutei pela minha escola, vestindo e suando a camisola, eram assim retribuídos. Apenas porque alguém, que optou por outra escola e que pode estar farto dela, poderia decidir passar umas férias por aqui.

    Fui aqui colocado num concurso limpo e justo. Logo no 2º que houve a nível nacional no meu grupo disciplinar. E agora, porque uns estão mal, que se lixem todos...

    Tenham juízo!

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  22. Anónimo de Agosto 15, 12.51. De que grupo? Já agora a burra andou 9 anos de saco ás costas, efetivou no estabelecimento prisional de Izeda, depois mais 4 anos até chegar onde queria e agora ( por opção pessoal ) tenho que com 30 anos de serviço humilhar-me e lembrar a minha graduação profissional para não apanhar com DACL- Suei uma camisola diferente da sua... Perdi o tempo, a paciência para discursos de pseudo democratas liberais e quero uma escola com cargos por eleição inter pares e com graduação. Sou das 15 primeiras a nível nacional do meu grupo e não tenho crédito para pagar a casa ... LIVRE E FARTA!

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  23. Para anónimo agosto 15, 2012 1:46 a.m.

    Fica mas é casa e dá lugar a quem precisa. Deves ser daquelas tias que vão à escola só para saber as novidades do sítio ou para receberes elogios com sabor a falso. Vai-te embora pá......

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  24. Em 1º lugar a minha graduação nunca me humilhará, pois depende do tempo de serviço e da minha entrega aos estudos quando fiz o curso e a profissionalização. Não tenho culpa de haver professores que ao pertencerem a grupos sobrelotados tenham de andar de casa às costas. No meu grupo também há, mas são os colegas mais novos, com menos tempo de serviço e classificação profissional.

    Em 2º lugar, os suores são diferentes sim. Quase tudo o que tem a ver com tecnologia na minha escola foi implementado por mim e mais um ou dois colegas. Todos têm excelentes condições tecnológicas, quer de equipamentos como de soluções web (moodle, pagina da escola, mail, etc, etc) graças à nossa carolice e muitos muitos muitos fins de semana de trabalho e dor de cabeça. E tempo tirado à família. E a juntar a isto, tenho o trabalho que todos os outros professores têm (DT, coordenações, 5/6 turmas, etc...).

    Agora pergunto: seria justo, não sei bem porquê mas alguns iluminados poder-me-iam esclarecer, que de repente fosse colocado numa outra escola e ter de começar tudo de novo? Enquanto que provavelmente alguém que pouco mais tem feito do que dar aulas cá viesse parar?

    Em tudo na vida há injustiças, mas estas não se resolvem criando outras...

    Tenham juízo!

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  25. Caros colegas e mais alguns burros que por aqui andam! Graduação profissional e mais nada, tudo o resto é Portugal CORRUPTO no seu melhor.

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  26. A "burra" é coordenadora de directores de turma há 22 anos; chefia secretariado de exames nacionais há 12; instalou a informatização de todo o processo de avaliação dos alunos; tem todos os meios para ser tia se quiser mas não há pachorra para tanta dor de cotovelo. Vamos lá mostrar o que valemos, o que fizemos, e fazemos. Continuo a desejar uma escola democrática e real apuramento de vagas.

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  27. Concordo.
    Além do apuramento do número real de vagas, devia haver apuramento do número real de alunos que são envolvidos - sim, envolvidos, que é para isso que existem escolas, para envolver os alunos - nas atividades das disciplinas e extracurriculares; chegando-se à conclusão de que são meia dúzia, era de pedir aos professores que os envolvessem a todos e aí, sim, saberíamos quantos professores são necessários.
    Só para que todos os alunos de um só ano de escolaridade irem uma vez à biblioteca fazer uma pesquisa, obrigatória para todos, individual, as bibliotecas escolares iam ao ar, que é como quem diz, afundavam-se.

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  28. há que concursos tão bonitos de adjudicação:

    ASSIM EM VEZ DE A EDUCAÇÃO ANDAR A DAR A ALIMENTAR ALGUNS, TAMBÉM JÁ DÁ DINHEIRO AOS PRESIDENTES DE CAMARA E AMIGOS.

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  29. João Maria Ribeiro Reigota, Dr.


    ONDE É QUE ESTE SR. TERÁ TIRADO O DOTORAMENTO??

    NÃO DEVE TER SIDO NA MESMA ESCOLA QUE EU CERTAMENE, EFIM, UM PAÍS GOVERNADO POR ANALFABETOS (OS VERDADEIROS ANALFABETOS E OS MODERNOS ANALFABETOS,SABEM LER E ESCEVER MAS...) ANALFABETOS QUE SE JULGAM DOTORES.

    PORTUGAL PAIS SEM FUTURO.

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  33. "..alguém do governo estiver interessado na absoluta transparência" AHAHA

    MAS ALGUEM ESTÁ INTERESSADO NOS FILHOS DO POVÓNIO?

    O POVÓNIO TAMBÉM NÃO ESTÁ INTERESSADO NOS FILHOS, MUITOS QUEREM É LIVRAR-SE DOS MIÚDOS E QUEM ESTÁ INTERESSADO COLOCA-OS EM INTITUIÇÕES PRIVADAS E RECONHECIDAS. CLARO, É A APAGAR.


    QUANTO AOS PROFS, AS ESCOLAS PUBLICAS ESTÁ TRANSFORMADO NUM LOBIES PARA DESBASTAR O HERÁRIO PÚBLICO PARA OS AMIGOS MAÇÓNICOS, COMEÇA NA PARPÚBLICA E ACABA NAS NEGOCIATAS DOS PROFESSORES DA NOITE E OS SUBSIDIOS DA UNIÃO EUROPEIA. ENRIQUECEU MUITA GENTE, OS PROFS CONTRATADOS FORAM SÓ PEÇAS DE JOGO, NECESSIDADES DE MERDA,TEMPORÁRIAS CLARO.

    A VERDADE NUA E CRUA E NINGUÉM VAI PRESO. EM PORTUGAL DEIXAM FAZER TUDO, APROVEITAR É QUE ESTÁ O GANHO, O POVO É PARVO E É ILETRADO, MUITO CONVENIENTE ATÉ.

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  34. "Além do apuramento do número real de vagas, "

    MAS ISSO INTERESSA A ALGUEM?

    QUAnTO MAIS CONFUSÃO MELHOR PARA DESVIAR O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES , AINDA NAO PERCEBEU ISTO NESTES ANOS TODOS?

    sE ESTIVESSEM INTERESSADOS NA EDUCAÇÃO FAZIAM COMO FAZEM NOS OUTROS MINISTÉRIOS, ENTÃO PORQUE É QUE NÃO FAZEM COMO NOS OUTROS MINISTÉRIOS, SABE-ME DIZER, CONSEGUE PENSAR AO MENOS NISSO?

    POIS É.

    PORQUE É QUE O MINISTERIO DA EDUCAÇÃO É DIFERENTE, QUAL É O ORÇAMENTO DO MINISTÉRIO? PARA ONDE VAI O DINHEIRO? POIS É.
    QUAL A PERCENTAGEM DESVIADA, "DERRAPAGEM" QUE O POVO COME TODOS OS DIAS?

    PORQUE É QUE O TRIBUNAL DE CONTAS, CONDENA E NINGUEM VAI PRESO?
    ACASO ESTMAOS A LIDAR COM ILETRADOS? SE SIM, ENTÃO NÃO DEVERIAM ESTAR A GOVERNAR PORTUGAL OU TER CARGOS NA FUNÇÃO PÚBLICA, SE NÃO , SE SABEM O QUE FAZEM ENTÃO SÃO CRIMINOSOS, E NINGUÉM VAI PRESO.-

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  35. PORTUGAL NAO TEM FUTURO, TUDO FEITO EM PROL DE CLUBES MAÇÓNICOS.

    DESVIAM MILHOES PARA INTERESSES PARTICULARES E PARA OS AUTO-FINACIAMENTOS PARTIDÁRIOS.

    PORQUE É QUE MATARAM SÁ CARNEIRO. PARA ONDE FOI O DINHEIRO DO BPN?
    PARA ONDE FOI DINHEIRO DO BES?

    E AS DERRAPAGENS SUCESSIVAS DE MILHOES ALIMENTAM QUEM?

    PORQUE É QUE TRANSFORMARAM INSTITUTOS DE INTERESSE PÚBLICO EM PSEUDO-EMPRESAS, QUE AGORA TÊM PREJUÍZOS DE MILHÕES.

    PORQUE É QUE HÁ "CAMARADAS", QUE CHEGAM A PERTENCER AO MESMO TEMPO À GERÊNCIA DE 50 PSEUDO-EMPRESAS, E TODAS DÃO PREJUIZOS ASTRONÓMICOS.

    PORQUE É QUE SALTAM DE EMPRESAS PRIVADAS PARA ESSAS E VICE-VERSA, QUANDO HÁ INTERESSES NISSO? HÁ CENTENAS DE EXEMPLOS DISSO. ACASO O POVO PORTUGUÊS É PARVO E NÃO VÊ O QUE SE PASSA?

    É

    PROFESSORES TÊM O DEVER DE EDUCAR O POVO. EDUCAR NÃO É SÓ SABER LER E ESCREVER E REPETIR UMAS PALAVRAS BONITAS.

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