quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dúbio...

Director de escola da Régua desconhecia que não era licenciado

Comentário: Por proximidade geográfica não posso afirmar que esta tema me seja completamente desconhecido. No meu círculo mais restrito de amizades este é um tema recorrente... É um tema delicado e que me parece não ser tão simples como o título da notícia aparenta. A luta de poder nas escolas e agrupamentos do interior de Portugal é sempre um problema partidário, como tal, isto ultrapassa e muito a mera leitura rápida de qualquer notícia. Estou certo que ainda deveremos ter mais desenvolvimentos no que concerne a esta notícia.

15 comentários:

  1. Ricardo, tenho a dizer que esta questão não se centra apenas no facto do dito diretor não possuir licenciatura mas vai mais além disso, ou seja, trata-se de uma luta de poderes de lobbies numa terra pequena.
    Pois todos sabemos que em terra de cegos quem tem olho é rei. É o caso deste diretor que queria aglutinar/acumular ainda mais poderes ao ser diretor de um mega-agrupamento. Mas o seu concorrente não deixou, desvendando os podres. Em terras pequenas todos se conhecem...e por vezes é uma grande desvantagem. Volto a repetir que se trata de uma guerra de poderes na Vila da Régua até porque ambos para além de diretores desempenham outras funções! Lurdes

    ResponderEliminar
  2. Como é que um diretor, que nem a licenciatura tem ( em PRODUÇÃO ANIMAL) pode ter as competências (por exemplo, compreensão estratégica, liderança; orientação para resultados; adaptação à mudança; análise e resolução de problemas; eficácia comunicacional; resiliência, gestão da diversidade cultural; flexibilidade; planeamento e organização; compreensão interpessoal e iniciativa) necessárias para dirigir um mega-agrupamento, um agrupamento ou até uma escolinha ????


    C.P.

    ResponderEliminar
  3. muitos politicos nordicos tb nao sao licenciados

    ResponderEliminar
  4. Realmente a produção animal muito tem a ver com a educação! hihihihi...tentei ser irónico...
    NUNO

    ResponderEliminar
  5. Mas um Diretor de escola não pode ser um politico nem ter outras funções. Com o que há para fazer nas escolas não lhe pode sobrar tempo para pensar em politiquices ou ter funções politicas :)

    CP

    ResponderEliminar
  6. Para 1:46 PM: nem o nosso ex-primeiro ministro era e deu no que deu :)

    ResponderEliminar
  7. - Peso da Régua já é concelho à mais de 30 anos;

    - Como reguense e professora lamento e continuo a lamentar que ao invés de ser praticar o ensino, se pratique a politiquice provinciana. Deve ser por a terra ser demasiado pequena e não haver espaços próprios para o mesmo.....infelizmente aqui este tipo de tentáculos não se resumem só à escola mas também a outras zonas públicas como câmara, juntas, ipss .... É de certo um problema de espaço físco :)

    ResponderEliminar
  8. Questiono-me sobre o seguinte:
    - para ser diretor de um agrupamento tem de apresentar uma candidatura??
    - para poder concorrer essa candidatura tem de ser previamente analisada e aceite??
    - então, quem analisou e aprovou??

    Eis que chegamos ao edifício da 31 de Janeiro, no Porto: DREN. Só falta saber quem foi o amigo....

    ResponderEliminar
  9. Para anónimo das 2:56 PM que assinou CP:

    Escreveu em cima "Mas um Diretor de escola não pode ser um politico nem ter outras funções. Com o que há para fazer nas escolas não lhe pode sobrar tempo para pensar em politiquices ou ter funções politicas :)"

    Aí é que você se engana!
    Conheço bem, mais do que um Diretores de Agrupamentos que estão relacionados com a política, acumulando as funções de Diretor de agrupamento com as de Presidente de Junta, por exemplo.
    Agora isto não quer dizer que em alguns casos ambas as funções não sejam bem desempenhadas.

    ResponderEliminar
  10. Um Director de Agrupamento que tem uma formação, não superior, em "PRODUÇÃO ANIMAL"???... Mas ele intitulava-se "professor"??!... será que ensinar e dirigir um Agrupamento de Escolas é o mesmo que "PRODUÇÃO ANIMAL"???... Mas essa "PRODUÇÃO ANIMAL" não é a formação de quem está no ABATE DE GADO NOS MATADOROS???!!!!... DEVO ESTAR A LER MAL E COM UMA MUITO GRAVE CRISE CEREBRAL, POIS PENSAVA QUE, APESAR DOS NEO-LIBERAIS O QUEREREM, A FUNÇÃO DA ESCOLA NÃO ERA A PRODUÇÃO DE GADO HUMANO PARA ABATE... BEM DEVO SER EU QUE ESTOU JÁ LOUCO... DESCULPEM O DESABAFO... DE UM LOUCO...

    ResponderEliminar
  11. Como sabem só é Diretor de um agrupamento de escolas quem a Câmara quiser. O candidato não eleito tinha apoio de 5 dos sete profesores do Conselho Geral e perdeu por 9 a 12. Coisas que os políticos entendem melhor...

    ResponderEliminar
  12. Estive nessa escola há menos de 10 anos, nos tempos "dos outros senhores"... Gostei imenso do ambiente e também me entendi bem com a direção. Depois de vir embora fui vendo na imprensa notícias bem desagradáveis que nem reconhecia como possíveis naquela escola...
    É pena... Um sítio tão lindo e haver tanta uva podre...

    ResponderEliminar
  13. Por falar na Régua, faz-me lembrar a Diogo Cão de Vila Real!
    É só tachos nesta escola!
    Este ano o sr. Diretor anda a convencer, exaustivamente, os miudos a lá ficarem para manter os "tachoS"

    ResponderEliminar
  14. Eu pensava que para ser Diretor de uma escola, entre outras condiçoes tinha de ter formaçao em Administração Escolar. Estou enganada pelos vistos!
    Todos os dias me surpreendo.

    ResponderEliminar
  15. aí é só um director...

    e,aquelas escolas em que marido e mulher eram os chefões...belos bolsos.

    ResponderEliminar