sexta-feira, 25 de maio de 2012

Primeira análise à Matriz do 2º ciclo

A tabela seguinte faz a conversão da carga horária semanal do 2º ciclo em número de tempos letivos, considerando tempos de 45 ou 50 minutos.




Nota: A negrito estão as horas mínimas de cada disciplina ou área curricular indicadas na matriz e respectiva conversão em tempos lectivos.  Por lapso não separei as horas e tempos de Inglês e HGP, bem como as de ET e EM.As horas indicadas deverão ser distribuídas peças duas disciplinas de cada par. 

Como podem verificar, em ambas as situações, entre os tempos mínimos atribuído a cada área  disciplinar e o tempo máximo permitido sobra um tempo lectivo, que pode ser, ou não, utilizado pelas escolas. Na matriz apresentada no final de Março esse tempo pertencia à disciplina de Matemática.

segunda conclusão que se pode tirar é que o números de horários e a distribuição de serviço vai ficar condicionados pela opção que cada escola/agrupamento tomar. 
Aulas de 50 minutos vão prejudicar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e, eventualmente, Inglês ou HGP. Nas restantes os tempos serão os mesmos nas duas opções. 

8 comentários:

  1. TUDO SE RESUME A UMA PEQUENA FRASE "É DEFINITIVAMENTE O NOSSO FIM!!!"

    ResponderEliminar
  2. quem será o prof de ev e o prof de et? uma vez a formação dos prof não é igual.
    Proponho que cada prof acupe a sua habilitação profissional

    ResponderEliminar
  3. Quem será o prof de EV do 2º ciclo?
    Quem será o Prof de ET do 2º CICLO?
    Proponho que cada prof ocupe a sua habilitação profissional uma vez que a formação académica dos prof não é a mesma.Existem neste grupo prof oriundos dos trabalhos manuais , será que agora vão lecionar Educação Visual! e estão à frente dos que têm habilitação profissional para a disciplina.

    ResponderEliminar
  4. Pela sua análise educação musical no segundo ciclo como fica???
    Nao entendi o facto de nao ter distribuído a carga lectiva pelas três disciplinas.. Ev, Et e Em.
    Se calhar interpretei mail a tabela ou tiria 4 tempo para Et???

    ResponderEliminar
  5. O nosso futuro enquanto Professores é saber o que vai ser o nosso País nos próximos 50 anos, pois a matriz do futuro de um País constrói-se na Escola, sabermos da VERDADE HORRÍVEL QUE SERÁ O PORTUGAL DOS NOSSOS FILHOS E NETOS, TENDO A CONSCIÊNCIA ETERNA DE QUE SABÍAMOS DA VERDADE E NADA FIZEMOS...

    ResponderEliminar
  6. Seremos uma classe profissional sem qualquer falta de consciência? Se pensam que estou a ser exagerado ao menos tenham a vergonha de me mandarem à merda... onde está a nossa consciência? Atolada num balde de merda? Pois bem "colegas" a minha NÂO!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Convém não esquecer que os professores que eram de Trabalhos Manuais, salvo raras exceções, todos se licenciaram em EVT.Como sempre estes comentários mostram o tipo de classe que sempre fomos!... Todos têm habilitação própria para EVT, EV e ET e os de trabalhos manuais, se calhar, ainda mais terão... Vamos aguardar!

    ResponderEliminar
  8. Na minha escola os antigos professores de trabalhos manuais s vão lecionar, somente, educação visual. os tem tem habilitação profissional de educação visual vão lecionar também educação tecnologica e tic. Não sei se está correto, mas é assil

    ResponderEliminar