sexta-feira, 25 de maio de 2012

Primeira análise à matriz curricular do 3º ciclo

A tabela seguinte faz a conversão da carga horária semanal do 3º ciclo em número de tempos letivos, considerando tempos de 45 ou 50 minutos.




Nota: A negrito estão as horas mínimas de cada disciplina ou área curricular indicadas na matriz e respectiva conversão em tempos lectivos.

Neste ciclo a opção por aulas de 50 minutos vai provocar muitos danos aos horários dos professores. Nos 3 anos, existirá uma perda de 4 tempos por turma. Os grupos prejudicados serão Português, Matemática, Educação Física e História ou Geografia.

A opção de aulas de 50 minutos fará «com que não seja possível cumprir a carga horária semanal máxima. Sobram 30 minutos no 7º e 35 minutos no 8º e 9º anos. Serão estes tempos os tempos referidos no ultimo ponto da matriz? 

8 comentários:

  1. Com tempos de 45 minutos o estrago parece ser menor para o corpo docente e a matriz mais adequada ás indicações de março...espero que seja esta opção as das escolas, pelo menos haverá mais horas para serem distribuidas pelos docentes... ou estou toda baralhado e a fazer umamá interpretação no meio desta confusão que têm sido os últimos dias?????

    ResponderEliminar
  2. É o que acho também! Espero que os estragos sejam mínimos e que as escolas não se ponham a inventar!

    ResponderEliminar
  3. Por favor, vocês acham que o ME está a pensar em estragos mínimos ????

    ResponderEliminar
  4. C(rato) és um vigarista e um mediocre e estes professores todos uns burros! Porquê? Porque votaram em ti e no teu partido e antes já tinham votado no Sócrates! Olha a fome e o desemprego a chegar! E depois ainda dizem " Se não votarmos nestes dois, em quêm votamos?" Acordem para a vida e não sejam burrinhos.

    ResponderEliminar
  5. Estragos mínimos? Juntem os estragos mínimos que nos têm feito todos os anos (e continuam)e vejam se conseguem continuar a pensar em estragos mínimos.

    ResponderEliminar
  6. TUDO SE RESUME A UMA PEQUENA FRASE "É DEFINITIVAMENTE O NOSSO FIM!!!"

    ResponderEliminar
  7. Desculpem a questão, os quadros apresentados são a unica hipotese pu poderá haver outra forma de dividir as horas? stou com algumas dificuldades em digerir isto td e acho que bloquei completante???

    ResponderEliminar
  8. O nosso futuro enquanto Professores é saber o que vai ser o nosso País nos próximos 50 anos, pois a matriz do futuro de um País constrói-se na Escola, sabermos da VERDADE HORRÍVEL QUE SERÁ O PORTUGAL DOS NOSSOS FILHOS E NETOS, TENDO A CONSCIÊNCIA ETERNA DE QUE SABÍAMOS DA VERDADE E NADA FIZEMOS...

    ResponderEliminar