quinta-feira, 15 de março de 2012

A sério que recomenda?


Comentário: Discordo parcialmente desta recomendação... Pior do que isso, até acho que em alguns casos poderá ser perigoso. Vejamos o seguinte excerto do artigo:

"Precisam de ser capazes de influenciar o recrutamento de professores para adequar melhor os candidatos às necessidades da sua escola (...)".

Todos nós conhecemos a vergonha nacional denominada "contratação de escola", onde muitos diretores definiram aquilo que aqui no blogue se classificam como critérios manhosos. Critérios feitos à medida de determinados candidatos. E é nesta situação particular que a última proposta de concursos de professores entretanto acordada com vários sindicatos, encontra um dos seus poucos pontos positivos. Voltar atrás neste aspeto seria tão ou mais negativo como a recém-criada "Parceria público-privada" para a primeira prioridade nos concursos.

3 comentários:

  1. POIS... , se pudessem os Diretores só contratavam familiares. Alguns se pudessem despediam imediatamente quem se atrevesse a dizer algo estranho..., mesmo que fosse verdade!

    ResponderEliminar
  2. «E é nesta situação particular que a última proposta de concursos de professores entretanto acordada com vários sindicatos, encontra um dos seus poucos pontos positivos.»

    Esta proposta mantém praticamente essa ideia de a escola escolher como lhe apetece. Apenas finge que não!

    ResponderEliminar
  3. Sim a ideia até que não é má, mas coloca-la em prática de forma justa é mais complicada. Mas a culpa não é só dos diretores mas sim de todo o "velho" corpo docente.
    A grande maioria dos diretores contra tudo e todos não colocariam lá tantos amigos. A classe docente tem, a médio e longo prazo,de deixar a graduação e tempo de serviço para a trás(que em grande parte dos casos não reconhece os melhores)e passar para um modelo mas próximo das empresas.

    Daniel.

    ResponderEliminar