segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Transversalidades...


Comentário: Curioso ler que também os diretores se sentem desmotivados, e que alguns deles até consideram que só servem para "preencher aplicações e fornecer números e dados à tutela". Obviamente que os cortes nos suplementos e nos adjuntos também não terão ajudado a este estado de infelicidade, mas é caso para escrever... Bem vindos à realidade! É que alguns diretores (presumo que poucos) até podem não saber, mas ultimamente os professores também só servem para preencher aplicações, documentos e relatórios que dificilmente têm utilidade ou feedback. Aquilo que os diretores sentem em relação ao Ministério da Educação é similar ao que alguns professores sentem em relação aos seus diretores.

Para além disto, parece-me que este tipo de orientação (ou falta dela) é algo caraterístico em Nuno Crato. Se cruzarmos esta "orientação" com a defesa da autonomia das escolas (apanágio do atual Ministro da Educação) não podemos afirmar que não existe coerência nas atitudes e nos princípios.

Agora sim, parece que a desmotivação passou a ser transversal e nem o reforço de poder dado aos diretores consegue atenuar a "infelicidade".

19 comentários:

  1. Olá Ricardo!
    Dá para ver que voltaste em 2012 com força e vontade de continuar a acompanhar-nos. Muito obrigada!
    Infelizmente este é o estado da educação nos dias de hoje: desmotivação e infelicidade, quer para os que estão ao serviço quer para aqueles que não estão e queriam e deviam estar.
    Desculpa continuar a insistir neste assunto: há uns tempos emviei-te um email do qual gostaria muito de obter uma resposta tua porque não sei se posso fazer mais alguma coisa para melhorar a minha situação... A ansiedade vai crescendo e já atingiu limites inimigos do sono. O email foi enviado por anitapp.
    Obrigada por tudo.

    ResponderEliminar
  2. * enviei-te...
    Só ao ler é que dei conta.
    Desculpem.

    ResponderEliminar
  3. Para Híbrida: Acabei de descobrir o teu email. Já enviei a resposta. Peço desculpa pelo atraso, mas a minha caixa de correio eletrónico é um verdadeiro caos. Precisava de um ajudante para responder a tantas questões... ;)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. É bom que os directores percebam o que se passa connosco. Lamento é que nem a desmotivação sirva para nos unirmos.
    Um feliz 2012 para ti, Ricardo, e todos aqueles que amas. Obrigada por tudo o que fizeste por nós ao longo de todos estes anos.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente passei por uma escola em que o Director,nas suas aparições nos corredores, passava pelos professores e "deitava os olhos para o chão" para não perder tempo a gastar saliva a dizer "Bom dia" ou "Boa tarde". A desmotivação aos colegas de trabalho fazia pela prepotencia de algumas pessoas da direcção que seguiam o mesmo estilo do director. Por isso, não vejo, num senhor com este tipo de valores qualquer factor de descontentamento e até acredito que se ele voltar leccionar poderá verificar que afinal vivemos todos no mesmo planeta!

    ResponderEliminar
  6. Ora...até que enfim...Se esses senhores não se tivessem posto ao lado da tutela no inicio deste ano quando o MEC resolveu dizer que os horários foram disponibilizados e estava tudo dentro da normalidade(anuais/temporários)e se tivessem batido o pé e não tivessem levado com meia culpa só para estarem do lado deles, eu e outras no topo da lista não estariamos em casa,frustrados.Qual subsidio de desemprego? A minha sanidade mental não se mantém com um subsidio mas sim com trabalho...ao qual resisisti 12 anos.
    Bom ano para todos os colegas...

    ResponderEliminar
  7. Mas o que eu mais gostei na notícia do Correio da Manhã foi a parte da "nossa querida" ex Ministra. Esse senhor apenas confirmou o que muitos de nós já desconfiavam há muito tempo. Parece uma Máfia eu fico do teu lado/defendo-te e dou-te poder e tu beijas-me o meu anel ou os meus pés. Eu também já leciono há 11 anos e este ano infelizmente fiz o mesmo tipo de concurso que no ano letivo anterior e fiquei em casa. O problema é que fui ultrapassado nos "famosos" concursos a nível de escola por pessoas com hablitações inferiores à minha (atenção que eu disse hablitações e não graduações) e sempre que ligava para saber o porquê desses colegas me terem passado à frente tinha um desses "simpáticos" diretores que me falavam com um desprezo e ainda afirmavam "eu é que decido e não tenho de lhe dar safisfações".

    ResponderEliminar
  8. Não tenho pena dos directores. Vão provar do seu próprio veneno. Calha a todos e parece que chegou a hora deles. E já agora...que levem as cunhas, afilhados, amigos e compadres com eles...
    Marta Soares.

    ResponderEliminar
  9. Hibrida...os seus comentário são a mais pura verdade...Eles deviam se mentalizar que acima de tudo nossos colegas mas a ânsea do poder e desejo de se sobrepôr levou-os a usarem as cunhas, responderem de forma autoritária e chegarem a afimar que não tem nada de dar satisfações acerca dos colegas colocados nas Ofertas de Escola. Eu na mesma situação que a colega Hibrida com muitos anos de serviço e desempregada. Liguei várias vezes, fui tratada como lixo e arrogância. Obviamente que tive de usar outras vias legais para repôr a verdade. Mas o primeiro sinal de fraco carater dos diretores mostrou-se quando sairam as bolsas com falsos temporários e os directores nunca quiseram provar que a aplicação não deixava colocar anuais.

    Gente reles, só tem o que merece. Pena é que tenham de regressar a dar aulas porque será de facto menos vagas para os contratados. Mas de certeza que lhes vai fazer bem estar do outro lado (dos docentes) e não do poder absoluto de direção.

    Marta Soares

    ResponderEliminar
  10. Marta Soares e restantes colegas:

    É certo que a maioria dos diretores não têm mostrado grandes valores em determinadas situações: são OE com critérios injustos, vingam os compadrios, não dão a cara pelos colegas professores quando a razão está do seu lado,... Enfim, tem sido um ano muito triste. No entanto quero dizer que nunca devemos generalizar. Eu sei de casos em que Diretores ainda hoje dão a cara para defender professores e acusar DGRHE e ME de erros na colocação de professores. É pena que não sejam todos assim. Caso fossem todos honestos, hoje eu e muitos outros colegas estávamos colocados. Tenhamos força para continuar a lutar.

    ResponderEliminar
  11. Para Eu: Um excelente 2012 para ti também. Enquanto alguns de vocês andarem por aí, eu continuarei por aqui.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Tenho a solução:

    Anúncio:

    Empresa nossa cliente bastante conceituada em Angola, procura um Director de uma Escola básica e secundária.
    Descrição da função:
    - Coordenação global da actividade do agrupamento escolar nos diversos campos de actuação enquadrados na política global do organismo;
    - Gestão global do Agrupamento Escolar, designadamente nas áreas: gestão e controlo orçamental, planeamento, recursos humanos e infra-estruturas;
    - Planeamento da oferta de formação Inicial e Contínua;
    - Representação institucional da escola no meio envolvente e desenvolvimento de parcerias.

    Perfil do candidato:
    - Pretendemos uma com disponibilidade imediata;
    - Experiencia mínima de 5 anos nesta função;
    - Espírito de iniciativa e autonomia;
    - Gosto por desafios;
    - Bons conhecimentos de inglês;
    - Bons conhecimentos de programas/software pedagógico;
    - Dinamismo, rigor e grande capacidade de organização;
    - Boa capacidade de relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;
    - Forte grau de responsabilidade.

    Oferta:
    - Excelente ambiente de trabalho;
    - Remuneração 3000 dólares líquidos;
    - Despesas pagas - alimentação, casa e motorista para deslocações.

    Observações:
    - Angola - Luanda;
    - Full Time.



    Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=1390045#ixzz1iU4tkJdR
    www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego

    Jake

    ResponderEliminar
  13. Tenho a solução:

    Anúncio:

    Empresa nossa cliente bastante conceituada em Angola, procura um Director de uma Escola básica e secundária.
    Descrição da função:
    - Coordenação global da actividade do agrupamento escolar nos diversos campos de actuação enquadrados na política global do organismo;
    - Gestão global do Agrupamento Escolar, designadamente nas áreas: gestão e controlo orçamental, planeamento, recursos humanos e infra-estruturas;
    - Planeamento da oferta de formação Inicial e Contínua;
    - Representação institucional da escola no meio envolvente e desenvolvimento de parcerias.

    Perfil do candidato:
    - Pretendemos uma com disponibilidade imediata;
    - Experiencia mínima de 5 anos nesta função;
    - Espírito de iniciativa e autonomia;
    - Gosto por desafios;
    - Bons conhecimentos de inglês;
    - Bons conhecimentos de programas/software pedagógico;
    - Dinamismo, rigor e grande capacidade de organização;
    - Boa capacidade de relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;
    - Forte grau de responsabilidade.

    Oferta:
    - Excelente ambiente de trabalho;
    - Remuneração 3000 dólares líquidos;
    - Despesas pagas - alimentação, casa e motorista para deslocações.

    Observações:
    - Angola - Luanda;
    - Full Time.



    Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=1390045#ixzz1iU4tkJdR
    www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego

    Jake

    ResponderEliminar
  14. Assistente Técnico da Administração Escolarjaneiro 04, 2012 12:38 da tarde

    Boas, como estou a laborar.. não tenho tempo para grande resposta.

    Só para dizer que é mentira que só ganham + 100euros.

    Os Diretores auferem 750euros na maioria, apenas pelo cargo e podem confirmar aqui http://www.gef.min-edu.pt/2009ANO/repOFCIRC2009/OFCIRC_2_2009.pdf página 14


    Assistente Técnico da Administração Escolar

    ResponderEliminar
  15. Todos os estereotipos são maus. De repente parece que os diretores são todos maus e os professores não diretores são todos fantásticos. (Eu conheço diretores(as) excelentes, cujas escolas são lugares onde se aprende e se partilha, e isso é de louvar.)
    É por estas e por outras que o que verdadeiramente importa, que é ensinar os nossos alunos, fica para 2.º plano... e quem tem inveja dos 750€ extra que o diretor recebe é tão mau professor que não faz ideia do trabalho que o seu diretor tem...

    ResponderEliminar