sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Primeiro, desapareceram professores das listas... Agora, desaparecem horários das OE

De acordo com alguns comentários feitos a posts (por exemplo, aqui) aqui no blogue e também em mensagens de correio electrónico que entretanto recebi, parece que algumas Ofertas de Escola (OE) foram removidas da plataforma da DGRHE... Algumas entretanto lá reapareceram... Mas certo é que a ausência de qualquer nota informativa para justificar esta situação apenas demonstra o desrespeito que este MEC tem para com os professores contratados.

Qual o motivo desta situação? Para já, ainda não faço a mínima ideia. Que alguns horários de OE teriam de desaparecer por força da colocação de colegas dos Quadros (DACL, por exemplo) já nós sabíamos, mas este desaparecimento súbito de OE cuja candidatura apenas terminava no dia 4 de Setembro é preocupante.

Entretanto, milhares de professores contratados aguardam por uma justificação da DGRHE que dificilmente irá ver a "luz do dia"...

34 comentários:

  1. candidaturas que terminavam a 4 de Setembro ;)

    ResponderEliminar
  2. Estas OE têm sido uma autêntica desilusão. Vejam este exemplo: 1º critério: graduação; 2º critério : classificação académica; 3º critério: ter leccionado no agrupamento.
    agora comparem:
    eu - 1º critério 17 e tal; 2º critério 14 valores e 3º critério NÃO
    candidato/a escolhido - 1º critério - 13 e tal; 2º critério - 13 valores; 3º critério - sim.

    agora é só "fazer as contas". justo, não acham? esta é apenas 1... Então para que serve a graduação e o tempo de serviço? Para nada, apenas conta se tivemos a sorte de ter estado na escola x no ano anterior...

    ResponderEliminar
  3. Realmente, todos os anos a DGRHE põe os pés pelas mãos, no entanto, este ano algo definitivamente se passa...há mt coisa q não bate certo!! Não se entende estes desaparecimentos...

    ResponderEliminar
  4. Já palpitavam que iriam se corridos e antes de sairem atearam fogo.

    ResponderEliminar
  5. As ofertas de escola que desapereceraM dizem respeito a horários DACL

    ResponderEliminar
  6. É impossível serem só DACL. Eu ontem conseguia ver 74 ofertas e hoje vejo apenas 1. Um Desenvolvimento de Projectos em Leiria. Não vejo mais nada na opção "candidatar".

    ResponderEliminar
  7. Liguei para a Dgrhe e foi-me dito que não houve erro nenhum na publicação das listas (já seria óbvio uma vez que eles nunca erram!!!... dizem eles)... Também disseram que as vagas que n vieram a concurso estão na mão da DRE que não as deixou vir já (por razões que não explicam)... Apoios não saiu nenhum... Uma vez que a troika é desculpa para tudo colocar professores 8, 15, ... e por ai fora será sempre muito € que vai ficar no bolso... Certo é que os professores vão pedir subsidio de desemprego, no entanto, a corrida aos centros de emprego, o número de senhas diárias limitado, filas de espera intermináveis vai fazer com que os professores apresentem os documentos já tarde, mais uns € que entram no bolso... Quanto às indeminizações há sempre, segundo a constituição, uma clausula que permite que eles justifiquem o não pagamento argumentando que é pelo bem do Pais... Meus amigos, pelo bem do Pais vamos todos baixar as calças e deixar que nos batam!!!!... Se não for agora que os professores se unam não acredito que o seja mais!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo(anterior)sabias palavras as suas!
    Vera Cordeiro

    ResponderEliminar
  9. Anónimo(anterior)sabias palavras as suas!
    Vera Cordeiro

    ResponderEliminar
  10. a graduaçao e tempo de serviço nao serviu nas reconduçoes e continua....agora..
    entregaram-lhes a chave....agora...
    o ministerio deveria verificar estes criterios nas reconduçoes e responsabilizar os guardas da chave.
    ponham isto no lugar...
    aguardo justiça ,espero regressar á escola.

    ResponderEliminar
  11. Sim desapareceram as ofertas de escola todas.De manhã foi ao site e tinha desaparecido tudo.

    ResponderEliminar
  12. ao anónimo anterior:
    tens toda a razão. estive a ver as reconduções nas escolas para onde concorri. é demais. dá uma raiva e uma revolta grande demais e depois penso "mas isto é possível?". tantos colegas reconduzidos que estão muito depois de mim nas listas. sinto-me tão injustiçada que nem sei se me apetece chorar, gritar ou não fazer nada. desde ontem com algumas colocações nas TEIP que ando neste misto de (des)emoções...

    ResponderEliminar
  13. Essa dos DACL n me convence. Em Agosto, estivemos todos a concorrer para as TEIP com calendário apertado (concorri para candidaturas que terminavam a 22/08) e vim depois a saber que os directores só tiveram acesso às candidaturas a 31/08, dp dos DACL colocados. Se os horários saiem da aplicação, como podem os DACL concorrer? Que tenham prioridade e q os critérios acabem dp por n ser verificados pq afinal um DACL acaba por ficar com o horário antes do director ter uma palavra a dizer é uma coisa; fazer desaparecer os horários da plataforma é outra muito diferente. Acredito mais na versão de mais um bug informático - como aquele que faz sempre a mostrar na minha área o horário para que fui seleccionada o ano passado, não me permitindo ver o estado das minhas candidaturas actuais...

    ResponderEliminar
  14. Colegas,gostaria de deixar o meu comentário. Muito se tem falado nas reconduções das TEIP,devido aos critérios...mas e as outras reconduções? Não deixaram muita gente mais graduada para trás?? Eu sou um deles,em quatro anos,só no primeiro andei para a frente na lista, de resto foi sempre a descer, este ano,desci 100 lugares. Portanto,não ataquem só as TEIP's pois estas apenas pretendem o que tem as normais: manter o corpo docente que tinham no ano anterior....simplesmente são obrigados a fazê-lo via oferta de escola e não por recondução automática.

    ResponderEliminar
  15. Ana,penso que o ministério irá colocar os DACL que não obtiveram colocação....na minha óptica é a única coisa que faz sentido.

    ResponderEliminar
  16. Os serviços do Provedor de Justiça enviaram – no dia 26 de Agosto de 2011 – uma carta ao Director-Geral dos Recursos Humanos do Ministério da Educação – defendendo o pagamento de compensações aos professores cujo contrato caduque.

    Recorde-se que em Junho deste ano, a DGRHE emitiu uma circular em que informava que não iria pagar estas compensações. No seguimento desta informação, os serviços do Provedor receberam várias queixas sobre o assunto.

    Segundo o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, quando um contrato caduca e o empregador não comunica a vontade de o renovar, o trabalhador tem direito a uma compensação por cada mês em que esteve contratado.


    http://www.provedor-jus.pt/Imprensa/noticiadetalhe.php?ID_noticias=474

    ResponderEliminar
  17. Na aplicação apenas aparece um horário relativo ao desenvolvimento de projectos... também no que diz respeito a candidaturas que realizei anteontem para uma escola, cinco aparecem, como estando "em análise" a sexta não está lá e eu sei que concorri para ela... enfim, a esta altura já estou por tudo e nada me espanta.

    ResponderEliminar
  18. Olá colegas isto das Oe é realmente estranho, concorri a uma OE antes de 31 de Agosto, nesse mesmo dia ela desapareceu...foi ocupada por um DACL? Não, pois fui verificar a lista de colocados DACL's e ninguém lá ficou...
    Como no grupo de recrutamento em questão só existia um não colocado.

    ResponderEliminar
  19. Aqui falou-se sobretudo dos horários que ainda estavam a concurso. Mas a mim ocorreu-me outra situação. Há dias concorri para um oferta de escola, que ontem estava em análise. No entanto, hoje vou verificar se alguém já tinha ficado colocado e qual não é o meu espanto! A oferta para a qual concorri desapareceu da plataforma!!! Nunca vi isto! É que não se trata de ofertas que estavam ainda no prazo de concurso. Era uma oferta que já tinha terminado o prazo e estava em análise. E ela simplesmente desapareceu, sem explicação!!!

    ResponderEliminar
  20. Colegas,
    Embora fora do tema do post, se me puderem esclarecer duma situação, fico agradecida. É o seguinte:
    Fui colocada relativamente longe de casa num horário de 13h. Já aceitei o horário. O período experimental é de 30 dias, certo? DEntro deste espaço de tempo posso rescindir sem qualquer penalização? E depois de ter passado o período experimental? è que imaginemos que daqui a 2 ou 3 m3 meses aparece uma OE com mais horas e mais perto, posso rescindir? Sob que condições?
    Se me pudrem esclarecer...
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  21. Dentro do período experimental não tens qualquer penalização excpeto o facto de não poderes voltar à bolsa e só poderes concorrer à ofertas de escola. Fora do período experimental tens que pagar uma indemnização à escola e, tal como no período experimental, só podes concorrer a ofertas de escola. Cuidado que há limitações de rescisão de contratos. Acho que só podes rescindir uma vez.

    ResponderEliminar
  22. Mas será possível aceitar uma oferta de escola passados os 30 dias? E fazer um novo contrato noutra escola? É que no ano lectivo anterior disseram-me numa escola que não podia aceitar o horário de oferta de escola (que fui seleccionado) porque já estava colocado a mais de 30 dias.

    ResponderEliminar
  23. Os DACL que não obtiveram colocação ficam nas ofertas de escola, não é?

    Dentro do Concelho, dentro do QZP...?

    Estou um bocado às aranhas com tudo isto...

    Se me souberem explicar, agradeço.

    ResponderEliminar
  24. eu no percebo nada;
    há 2000 e tal colocados eos 1000e tal que concorreram para os mesmos sitios,esperam...
    há reconducões sem respeito pela graduaçao , tempo de serviço e ter de inicio na escola horario completo...
    há profs colocados em escolas publicas,com 2 horarios completos, o do concurso e o das ofertas aos amigos...
    isto,vê-se tudo...chamem a troika e responsabilizem os que vivem com os meus impostos e continuam a pensar neles .
    nunca pensei,ver assim o meu país...
    estes tipos que se julgam donos do que é publico é que devem ser avaliados e não os contratados em que essa farsa conta para tudo...ordenaçao na lista,reconduçoes dos amigos...e tratá-los como recurso descartável.
    estou farta,quero dizer basta.

    ResponderEliminar
  25. Para o anónimo das 8:35.
    Quando me refiro às reconduções, é mesmo às reconduções dos contratados nas necessidades transitórias. É demais. São reconduzidos colegas com 2oo e tal dias de serviço e com menos 4 valores na graduação. Como é que isto é possível??? Agora passou a ser uma questão de sorte? Já nem digo sorte pela colocação pela bolsa de recrutamento, porque este caso de tão pouco tempo de serviço e baixa graduação até é uma recondução resultante de colocação por oferta de escola (zona de provimento "outros").
    Começo a sentir-me demasiado desesperada e incrédula em relação a tudo isto. Isto está mesmo a acontecer??

    ResponderEliminar
  26. Infelizmente está a acontecer e mt mais! E não vejo ninguém a fazer nada ou em pensar fazer! Não consigo entender!

    ResponderEliminar
  27. E as Ofertas de Escola continuam desaparecidas...

    "Desaparecidas em combate".

    ResponderEliminar
  28. O meu caso mostra bem ao que isto chegou... fui reconduzido pela Direcção da Escola onde estava, tendo inclusivé o vice-Director do Agrupamento dado na plataforma informática a minha recondução. Para surpresa também do próprio, quando saiem as listas tinha ficado no meu lugar uma colega de DACL. Ficou também uma colega, que estava a cerca de 200 lugares abaixo de mim na seriação, com 17 horas que entretanto passaram a 19 horas devido à colega DACL só ter 20 horas lectivas. Ora, eu também concorri no Intervalo das 19 horas para a mesma escola. Conclusão, iniciei funções docentes em 1993 e neste momento estou desempregado. Acresce que tenho 3 cursos superiores dentro da minha área de base, entre os quais a respectiva Licenciatura em Ensino.
    Não tenho agora qualquer dúvida que para este sistema as pessoas são apenas números descartáveis, ainda que sejam pessoas válidas e necessárias à Sociedade, como é o nosso caso... assim não é possível haver furturo... algo vai demasiado mal quando se considera que os Professores que servem um pais são "as gorduras do Estado que são necessário eliminar"... mais respeito por quem dá a sua disponibilidade ano após ano para formar um pais melhor. É urgente que Portugal tenha um rumo!!!

    ResponderEliminar
  29. A solução para as reconduções não serem injustas é decorrerem conforme acontece com os DACLS, ou seja,só há hipotese de recondução se não existr nenhum colega mais graduado que tenha manifestado preferência.

    ResponderEliminar
  30. Claúdia e Aldi,


    está mesmo a acontecer.Numa escola ao lado da minha, um colega foi reconduzido quando na lista de ordenação tinha mais de uma centena de outros à sua frente. Isto é nojento. Tb o é um QZP passar à frente de QEs qd estes estiveram fora da escola por um ano em comissãode serviço, no estrangeiro, por exemplo. QEs que t~em 20 anos de serviço serem ultrapassados por quem tem apenas uns meros anitos.
    Venha o concurso nacional o mais depressa possível.
    País da treta...

    Marta

    ResponderEliminar
  31. Carlos,

    se foi ultrapassado por um DACL, acho bem. Lamento, mas ele ou ela é QE.

    Marta

    ResponderEliminar
  32. quando a ordenaçao na lista nao é respeitada,funciona a cunha.
    esta situacao poderia suceder,mas quando tivesse havido ao longo do ano problemas com alunos.
    mas,infelizmente,os alunos passaram para ultimo lugar e a cunha funcionou.
    foram as reconduçoes actuais.
    o ministerio nas situaçoes de falta de respeito pela ordenaçao ,deveria levantar inquerito ,ouvir profs ultrapassados e alunos lesados.
    assim se prejudicou quem trabalhou e nao teve padrinhos.

    ResponderEliminar