segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os abusos nos atestados médicos

Comentário: Relativamente ao primeiro artigo tenho de reconhecer que o número assusta, mas será necessário averiguar o que realmente se passou em cada um desse atestados médicos antes de começar a condenar o que quer que seja. No que concerne ao segundo artigo, bem... aqui o caso é bastante diferente e julgo ser suficientemente suspeito para que a médica em questão seja alvo de averiguação.

Se se provar que estas baixas são fraudulentas, obviamente que os colegas em questão terão de ser penalizados, no entanto, ninguém terá dúvidas que estaremos perante uma situação de culpa partilhada, pois os médicos em questão compactuam e "assinam por baixo".

Para além dos comentários acima referidos, a conclusão óbvia: Estes abusos, que eu acredito serem feitos por um franja da nossa classe, levam a generalizações que acabam sempre por ter repercussões em termos de opinião pública e de futuras alterações no Estatuto da Carreira Docente. Já não é a primeira vez que por causa dos abusos de uns, toda a classe acaba por sofrer as consequências.

9 comentários:

  1. Já toda a gente sabe o desfecho desta história...Os professores vão ser punidos porque prevaricaram ao apresentar uma baixa fraudulenta. Os outros que lhes passam as baixas, safam-se como é habitual ;)

    ResponderEliminar
  2. O problema é exactamente esse. Por uns pagam os outros todos. Não duvidem que é essa a imagem que passa para a opinião pública, de que mts docentes metem baixa qd estão em perfeitas condições para trabalhar. Qts de nós não têm conhecimento de casos destes?! Eu conheci vários ao longo de 9 anos. Obviamente que os médicos tb têm culpa..mas quem toma a iniciativa não são os médicos..são os docentes. Os médicos apenas se aproveitam da vontade deles.

    ResponderEliminar
  3. Depois admiram-se que a classe seja enxovalhada por comentadores nas televisões , já que por uns , pagam todos e sinceramente , se são pessoas que esperam reformas ou estão contra o sistema e CHEGA - LHE o vencimento , mesmo com o corte da baixa , deviam ir já todos a uma JUNTA MÉDICA .

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente contigo, Ricardo!

    ResponderEliminar
  5. quantas baixas médicas apresentaram os deputados da república? Em termos relativos, aposto que a percentagem será bem maior do que a dos professores. E quantas baixas médicas apresentam os médicos e outros sectores do estado? Interessante era termos ponto de comparação. Fico sempre um pouco inquieto quando aparecem estas notícias do nada.
    Miguel

    ResponderEliminar
  6. E onde é que ficam os próprios directores déspotas que acham que só podem justificar diversas faltas se o docente trouxer um atestado, como p. ex. por atraso para vigilância de exames, para aulas quando ficou preso no trânsito, etc?
    Sobra sempre para o mesmo...

    ResponderEliminar
  7. O pior é que mesmo os médicos começam a passar cada vez menos baixa, pelo menos os dos centros de saúde. Este ano que passou, cheguei ao CS com 40 graus de febre, levei duas injecções, a febre não baixou e não é que no final me passou apenas um dia de baixa dizendo que se no dia seguinte ainda estivesse mal era para voltar lá.Claro que voltei lá, ainda cheia de febre resultante de alguma virose que apanhei na escola. Por uns pagam os outros

    ResponderEliminar
  8. RICARDO:esta notícia fez mesmo um jeitão hoje!!!!!!!!!.Logo hoje, que a Fenprof entregou uma queixa por manipulação de dados!Logo hoje que saíu a BR3!Não vamos distrairmo-nos com isto.O Zé Povo e o D.Povo querem é isto para deitar abaixo os professores como todos sabemos há muito.SOFIA

    ResponderEliminar
  9. fizeram bem ,sao actuais.
    parola sou eu.

    ResponderEliminar