domingo, 3 de julho de 2011

Um problema de coerência


Comentário: A pressa não é boa conselheira... Por regra, costumo defender que o melhor mesmo é estudar com alguma calma os problemas, discutir eventuais resoluções e depois avançar com soluções. As medidas relevantes devem ser tomadas com serenidade e com coerência... Como a coerência já não será um atributo que possa ser atribuído a alguns membros do actual Governo, aconselho investimento na serenidade. Assim, frases como as que se seguem, proferidas por parte do Ministro Nuno Crato acabam por deixar a "pulga atrás da orelha" e em nada contribuem para a serenidade dos professores: 

"Vamos reduzir a dispersão curricular que existe no 3º ciclo", afirmou Nuno Crato. Neste sentido, explicou que a medida passa por "reformular currículos e concentrar a actividade no português e matemática" não só no terceiro, mas também no segundo ciclo."

"Quanto à avaliação dos professores, considerou que "não é o problema central da educação", acrescentando que "há muitos problemas e mais importantes", tais como a aprendizagem dos alunos. Contudo, disse que o actual modelo de avaliação dos docentes "não serve", defendendo um "modelo que não seja burocrático e que não seja feito por outros professores"."

Se na situação da reforma curricular a "coisa" até se aguenta (se bem que é ela que define em grande parte o número de horas lectivas para cada grupo de recrutamento ao nível de escola/agrupamento) quando se começam a ler as declarações relativas à avaliação dos professores a "louça fica toda partida".

Não podem suspender o actual modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD)? Tudo bem... De "dentes cerrados" mais vai-se aguentando. Não querem intervir nas consequências deste modelo de ADD (nomeadamente na graduação para efeitos concursais)? Ok... Uns asteriscos aqui e outros acolá com injustiças pelo meio, mas na esperança que para o próximo concurso não seja assim.

Agora se não fazem nenhuma das duas alterações atrás enumeradas por favor não nos venham dizer que este modelo não serve... Que não serve sabemos nós! E nós, professores, nada podemos fazer com esse conhecimento (de causa). Quem poderia fazer qualquer coisa é quem nos governa (actualmente)... Menos palavras, menos subjectividade, menos intenções... e muito mais acção, é o que peço deste Governo.

11 comentários:

  1. É um facto, a dispersão no 2.º e 3.º ciclos tem sido um factor a condicionar negativamente os resultados. Há que mexer quanto antes para que se inicie o ano lectivo com novas regras. Em relaçã à ADD temos mais tempo. Este ciclo só termina em 31-12 de 2001, por isso há tempo suficiente para ponderar.

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  2. A expectativa é proporcional à desilusão...

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  3. Ricardo,
    Quase totalmente de acordo na questão da ADD, já na questão curricular, não vejo as coisas dessa perspectiva minimalista.
    http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/07/breve-reflexao-sobre-alteracao.html
    Um abraço.

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  4. Ricardo,

    Estou em total acordo com que apresentas sobre ADD.

    Um abraço.

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  5. Para Alberto: Claro que vão ter que mexer... Provavelmente até manter o que o PS já havia feito, com algumas alterações de pormenor (aqui quase todos os pormenores tem consequências tremendas).

    No que concerne à ADD embora o ciclo termine oficialmente em Dezembro, todos sabemos que as fases mais relevantes terminam antes. Espero que a tal "reforma" seja feita o quanto antes.

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  6. Para Eu: Faz como eu... Espera o pior possível que terás sempre surpresas "boas". Eh eh eh...

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  7. Para educar A educação: Se ficou essa perspectiva foi errada. Apenas minimizei no caso específico destas declarações de Nuno Crato. As implicações da reforma curricular serão bem mais graves que as provenientes de qualquer modelo de ADD.

    Abraço.

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  8. O problema foi que o pessoal acreditou que o pai natal ainda existe, por isso todas estas desilusões. Eu como nunca acreditei no pai natal e muito menos em milagres, já nada me desilude. Esperar para ver.

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  9. Eu nunca tive ilusões desde o primeiro minuto.

    Sobre o nome do ministro e sobre a ADD. Infelizmente, estava certa!

    Agora sobre um dos maiores problemas atuais da educação, não há resposta à vista!

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  10. Ouuu...ouuu... oooouuuuuu. falaram no pai natal!

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  11. nova distribuição de horas pelo diferentes grupos de recrutamento?!?!? acho que vamos ter pequenas revoluções nas escolas!! estarão horários em perigo?!

    Calhou estar na equipa que efetuará a distribuição de serviço, parece-me que vou ter muito trabalho!!! sera que tenho férias em Agosto????

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