segunda-feira, 16 de maio de 2011

Guia do Facebook para professores

Partilho o meu facebook com alguns alunos de 12.º ano (e outros de escolas por onde entretanto passei), no entanto, fica sempre alguma precaução na partilha... Muitas são as vezes em que fico a saber bem mais acerca da vida dos meus alunos do que aquilo que efectivamente gostaria.

Adiante.

O facebook pode ser um excelente recurso educativo para partilha de materiais com outros professores (pertenço a um desses grupos de partilha) mas também pode ser utilizado como importante ferramenta de trabalho com alunos.

Até ao final deste ano irei manter os blogues que possuo de dinâmica extra-aula com os meus alunos, no entanto, estou a pensar seriamente em migrar de forma gradual para uma página de facebook criada para o efeito. E se estou a pensar em arriscar nesta "nova" forma de comunicação é por constatar que num "pequeno" universo de 4 turmas (aquelas que eu possuo), apenas uma minoria de alunos não tem facebook. Conseguirei chegar a mais alunos do que com um "mero" blogue de visita facultativa e, por vezes, com parcos resultados de visitas e comentários. Estou em crer que com o facebook terei mais e melhores resultados.

E depois de me esticar na conversa, deixo-vos com o "Guia do Facebook para professores" em inglês (cliquem na imagem). Parece-me que deverá aparecer uma tradução para português em breve... Mal seja publicada, eu coloco um link aqui no "Professores Lusos".

10 comentários:

  1. Ideia boa. Tem um problema: apenas serve para solteiros sem filhos. Os casados não têm tempo para isso.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo das 10:02:

    o tempo é mais ou menos do tamanho do que nós queremos fazer com ele. Sim, efetivamente quem tem filhos deve dedicar-lhes tempo, mas nós gastamos tanto com outras coisas...

    Ricardo, mais uma excelente ideia. Vivemos numa era cada vez mais tecnológica, com um poder indiscutível (com consequências menos boas, como também referiste).

    Fico a aguardar a "tal" tradução.

    ResponderEliminar
  3. Uma ideia que pode ser implementada por todos... Os filhos, o casamento, o cão e os powerpoints engraçados não podem ser utilizados como desculpa de forma sistemática.

    Quanto à publicitação da versão em português, fica prometido.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, olha que o prometido é devido :-)

    ResponderEliminar
  5. Eu fiz isso este ano com uma turma de biologia do 12º e resultou muito bem

    ResponderEliminar
  6. usaram uma página e um grupo privado para tudo o que fosse mais privado. Até porque uma vantagem do facebook é a possibilidade de inserir aplicações externas que aumentam as potencialidades pedagógicas da rede.

    ResponderEliminar
  7. Para Paula: É bom saber que a experiência já foi feita e está a dar bons resultados. Mais um incentivo.

    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  8. Eu comunico com todos os meus alunos por Facebook, pois é a una forma de comunicação rápida e com efeito directo. Se estiverem online, que estão muitas vezes, recebem logo a informação; para os que estão offline, mais tarde vêem a informação. Entretanto crio um grupo, para só as pessoas que quero terem acesso à informação.

    Cumprimentos,
    BB

    ResponderEliminar
  9. Quem quiser pode espreitar
    https://www.facebook.com/pages/Biologia12/174197742622480

    ResponderEliminar
  10. Quem quiser pode usar o Google Traductor para traduzir o guia. Não é uma tradução perfeita mas ajuda a quem não tem intimidade com o inglês. Segue o link: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://facebookforeducators.org/&ei=nIzfTbXmGITy0gGm85i6Cg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dfacebookforeducators%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Divns

    ResponderEliminar