segunda-feira, 30 de maio de 2011

Evidências - um exemplo

Este exemplo foi "roubado" dos fóruns do Educare (aqui) e foi escrito por uma participante "residente", uma colega que muito estimo e respeito, pelos profundos conhecimentos que possui.

"Tarefa: análise dos resultados de uma ficha sumativa

Relação com o PE ou PAA: aumentar a taxa de sucesso; aumentar a qualidade de sucesso (o que estiver) e outros objectivos e/ou metas

Metodologia/estratégias:
1. verificação das questões OU conteúdos cujos resultados ficaram abaixo do esperado OU que revelaram resultados indiciadores de não aquisição pelos alunos dos conhecimentos e/ou desenvolvimento das competências avaliadas;
2. reflexão/análise sobre as causas para esses resultados;
3. um/duas aulas para remediação, com alteração de metodologia/uma nova decomposição de conteúdos e/ou realização de exercícios práticos/de aplicação

Resultados obtidos: 2ª ficha de avaliação sumativa (por exemplo) OU mini ficha só com essa(s) questão(ões) OU avaliação formativa (em contexto de sala de aula/respectivos registos: todos os alunos OU a maioria dos alunos obteve resultados positivos na(s) questão(ões).

Anexos à evidência: as grelhas de cotação das fichas

Pensem também nas diferentes tarefas que fazem, quando são DT, por exemplo."

Também considero muito pedagógico a leitura do seguinte comentário http://smartforum.educare.pt/index.php?id=183324

Advogado do Diabo

12 comentários:

  1. Só me apetece fugir.Maldito modelo que devia ser aplicado aos deputados e a todos os que o defendem.

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  2. Aurora
    Existe um outro modelo de avaliação para os deputados.
    Chama-se "eleições legislativas" e ,por acaso, vai ser realizado no próximo domingo. E sabe que mais. Cada um de nós tem um papel activo e importante nessa avaliação.

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  3. Esse modelo é muito SIMPLES e não tem dado resultado.Sei, até sei, qual é o meu papel nessa avaliação. Não entendi o "tom" com que comentou.

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  4. Proponho que os políticos passem a ser avaliados 2º o actual modelo de avaliação de professores.
    No início da legislatura devem definir os seus objectivos e todos os anos devem apresentar no minimo 4 evidências para cada um dos domínios: educação, saúde, Finanças públicas e emprego.
    Das evidências deve constar: identificação da medida/actividade; o seu enquadramento no programa do governo e no plano de desenvolvimento do país; as metodologias e as estratégias que adoptaram; os resultados obtidos; a apreciação da evidência e o seu grau de cumprimento face aos objectivos iniciais!!!
    Margarida

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  5. Bem escrito Margarida! Plenamente de acordo.

    Susana Martinho

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  6. Pois...via-se logo que eles nem se quer cumpriam os objectivos propostos! E faltas?!? Tinham logo regular pelo elevado abscentismo da assembleia da rep.
    Marta

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  7. o auto-diagnóstico, a auto-avaliação e os prazos!

    Na minha Escola, ninguém fez o tal diagnóstico, nem os contratados.
    E o prazo para a auto-avaliação já acabou. Já foi tudo entregue.

    É só na minha escola, ou há mais assim?
    Afinal, quem fez o tal diagnóstico?

    E sendo assim, perguntemos:

    se não se fez o diagnóstico no início, como era suposto, se a auto-avaliação tem um parâmetro que remete para o tal diagnóstico e se era obrigatório por Lei e se o tal não foi feito, por exemplo, numa escola inteira, nem que seja a única no país..? Como é?
    Brincamos??
    Jake

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  8. Pois... brincamos! Na minha escola nunca se falou em tal coisa... e ainda nem se fala! Ninguém liga nenhuma à ADD. Toda a gente leva tudo na desportiva! Tb esta ADD não merce mais!

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  9. Ana,
    mas na minha escola muita gente leva muito a sério.

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  10. por isso ´+e k eu via muitos colegas a tirar fotografias. Sabem k mais: uma palhaçada!

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  11. Mª Manuela
    Fico perplexa como é que um professor , ao fim de um ou dois anos do seu percurso profissional acha muito burocrático fazer a sua autoavaliação pq não percebe o que terá de escrever en cada apreciação. Então... COPIA o relatório da net (não admira os resultados do Português e da matemática nos exames deste ano).São esses mm profs que passaram um ou dois anos a aplicar critérios , a avaliar e a exigir aos seus alunos que se autoavaliem no final de cada período ... ou que anulam trabalhos ou relatórios aos seus alunos (miúdos de 14 ou 15 anos)pq dizem que foram textualmente copiados da net. Se até o Sr Mário Nogueira queria um relatorio de autoavaliação!! O grande pecado do modelo é que "brinca" aos avaliadores : ora agr sou eu ...ora agr és tu , ou seja, os próprios pares do mm nível , de repente passam a avaliadores baralhando todo o nosso esquema mental bem como , o sistema de hierarquia horizontal a que os professores sempre se habituaram . Tem de haver uma avaliação externa. Fico perplexa e mm chocada e envergonhada com o grau do copianço dos relatórios (sem haver sequer o entendimento para os aplicar a si próprio)e a falta de ética que isso traduz . o professor deveria até aproveitar para fazer uma introspecção acerca do seu desempenho : do que fez bem e do que se arrependeu de fazer ou não fazer. Enfim ... já chega.

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  12. Gostava que a avaliação fosse aplicada a outros sectores públicos da sociedade, nomeadamente, médicos, polícias, presidentes de câmara,...

    "Estou a imaginar os médicos a deixarem os centros de saúde e os hospitais a abarrotar de pacientes porque têm um relatório para preparar e uma série de evidências para recolher..."

    "Estou a imaginar as esquadras de polícias vazias e as ruas sem qualquer tipo de segurança porque os responsáveis estão preocupados em agradar aos seus superiores, construindo um relatório "colorido" e a reunir uma série de evidências para serem promovidos..."

    anónimo

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