quinta-feira, 31 de março de 2011

"Espero que os Professores abram bem os olhos (...)"

A propósito deste post, o colega Filipe redigiu um comentário em resposta à minha reflexão relativa ao encerramento deste blogue, na eventualidade do PS de Sócrates voltar a formar Governo. É um daqueles comentários dignos de ser lido por todos nós. Assim, e para que todos possam ter um acesso mais fácil à escrita do Filipe, optei por retirar parte do comentário e colocá-lo aqui. Obrigado pela partilha, Filipe.

"(...)Espero que os Professores abram bem os olhos e não votem nele…

(...) estamos a viver um tempo de retrocesso civilizacional, de encolhimento espiritual e moral, de atropelo dos valores e ideais humanistas, de abandono da coesão social, de regressão do pensamento e da razão, de progressão do senso comum. Um tempo em que as pessoas de carácter, de rectidão e princípios têm a vida mais dificultada do que os espertos, oportunistas, trapaceiros e vigaristas…

Reformar, conforme consta do dicionário da língua portuguesa, não é destruir. Ao invés, é reavivar, melhorar, reforçar, aumentar e transmitir a herança recebida: o apego a princípios e valores, ao saber, à racionalidade e reflexão, ao debate e uso do pensamento, ao cultivo da liberdade, da justiça, decência e ética, ao avanço do bem comum, da solidariedade e do direito a uma vida digna e humana em todas as idades, à avaliação e reconhecimento do mérito, à rejeição do fácil e falso, das ideias feitas, da manipulação e alienação, do populismo e demagogia…

Não é sinal de bom senso aderir a coisas que detestamos e reprovamos. Se elas nos suscitam depreciação é porque não são boas. O inferno, tanto quanto o concebemos, não é coisa boa; por isso mesmo não queremos ir para lá, tudo fazemos para evitar a queda nesse abismo…

(...) antes o país era pobre, mas possuía um enorme e inestimável capital: tinha em alta conta a honradez, a seriedade, a honestidade e a vergonha na cara e ferviam lhe nos olhos, no rosto, no peito e na alma as inquietações da consciência. Hoje tem indivíduos muito ricos; caiu nas mãos de uma elite diversificada e instalada nas cúpulas de vários poderes. Essa elite fria e calculista engorda e medra na apatia, no cansaço e indiferença com que os cidadãos de bem, desiludidos e perplexos, olham o despudor que a anima.
Porém nada é permanente. Resta deitar mão à luz da utopia e da esperança para não naufragar e sucumbir neste tempo de escuridão e negrume, de fealdade e imoralidade…

Fernando Pessoa:
“Se a nossa vida é provisória, que seja linda e louca nossa história, pois o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.(...)"

1 comentário:

  1. Atenção, que essas "elite fria e calculista" nasceu no tempo do Cavaco PM! É bom lembrar! Pode ter engordado de então para cá. Não duvido. Mas não vamos cair na demagogia de dizer que se gerou com este governo.

    ResponderEliminar