quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Gestão de conflitos.

Professores vão aprender a gerir conflitos.

Comentário: O projecto de formação (resultado de um protocolo entre o Ministério da Educação e Universidade de Coimbra) em "Violência e Gestão de Conflitos na Escola" não será para todos nesta fase inicial. Para já, está reservada a docentes "seleccionados" pelo Ministério da Educação... Aparentemente, este projecto irá adquirir uma dimensão nacional no próximo ano lectivo.

Pessoalmente não acredito que este projecto (que eu considero de extrema relevância e que até estaria disposto a pagar do meu próprio bolso para o frequentar) tenha grandes pernas para andar, porque não é do interesse do Ministério da Educação que os professores saibam gerir conflitos. O não saber gerir (ou gerir mal) conflitos na escola associado à perda de condições laborais, acabam por ser fortes incentivos à reforma.

Mais, nesta situação dos conflitos na escola, eu preferiria optar por rever toda a legislação (incluindo o estatuto do aluno, deveres e eventuais penalizações aos encarregados de educação, etc) em vez de apostar em formação... limitada... e com meses e meses de espera.

1 comentário:

  1. Vão dar banho ao cão!!!
    Se a Sr.ª Ministra desejar sinto-me habilitado, até, para lhe dar formação no modo como se deve dirigir aos alunos, quanto mais para gerir conflitos!
    Não há, nem pode haver, um "manual de gestão de conflitos"! O que faz a melhor gestão do conflito é o contexto da situação e cada uma é única! Venham agora com modelos! Querem tocar no ponto fraco? Eu toco! Alguns colegas não sabem gerir "conflitos dentro da sua esfera pessoal" quanto mais na escola! Pode-se dar umas dicas? Pode! Mas isto de gerir conflitos tem muito mais a ver com a personalidade de cada um do que o que se possa pensar! Ou se tem ou então, paciência, vulgo: “cada um é para o que nasce, mas nem sempre para o que faz”! O próprio modo como nos dirigimos em diferentes contextos aos mesmos alunos não é o mesmo! E mais não digo, vão mesmo dar banho ao cão!
    Um abraço.
    P.S. Agradeço é que me ensinem a fazer participações disciplinares, ou se não é assim que se chama é uma coisa parecida! Aliás o que é isso?

    ResponderEliminar