quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A culpa é dos “professores”.

“não ha dl's que se imponham à dgrhe. o resto é conversa. o certo é que as oe's de ontem, arderam”
(retirado de http://smartforum.educare.pt/index.php?id=156562).

Esta frase representa uma triste realidade. O profundo desconhecimento da legislação e/ou o cruzar de braços quando esta não é respeitada é, na minha opinião, um dos maiores responsáveis pela situação profissional que hoje vivemos. Gostam muito de responsabilizar outros (os sindicatos, as escolas, o ME), mas é este desconhecimento voluntário ou a inacção voluntário de muitos professores é causa directa de muito que se passa. Pois desta forma o ME sente-se tentado a agir como quiser, pois sabe que a maioria não quer conhecer a legislação ou, quando a conhece, pouco ou nada faz para defender os seus direitos.

Estes colegas ficam muito ofendidos quando ponho em causa o seu profissionalismo.

Mas que profissionalismo existe se escrevem em fóruns de discussão públicos, por exemplo, que não sabem qual é o DL que regulamenta as contratações de escola (vulgarmente conhecidas por OE)?

Que tipo de profissionalismo existe quando dizem “desculpe mas antes prefiro ensinar o saber-estar e saber-ser do que DL's.”? (
http://smartforum.educare.pt/index.php?id=156534).

Para ensinar o saber-ser e o saber-estar não obrigam os alunos a conhecer normas?

Como podem criticar os alunos quando estes não cumprem as normas, ou as não conhecem, se os próprios fazem o mesmo ou pior?

Advogado do Diabo

2 comentários:

  1. Só faltava terminar com: Ardam no inferno!!

    ResponderEliminar
  2. Advogado, já muito paciente tens sido tu. Como é que consegues manter a tua sanidade mental a ir todos os dias ao fórum? Eu cá não conseguia...

    ResponderEliminar