sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Assim não... Isto não pode acontecer num sindicato!

No sítio do SPZC a 17/09/2010: "Uma directiva do Ministério da Educação (ME), do passado dia 1 de Setembro, impede as direcções das escolas de solicitarem horários temporários antes da quarta colocação de docentes da Bolsa de Recrutamento, situação que só se verificará no mês de Outubro.

Até lá, as escolas que tenham professores ausentes, temporariamente, nomeadamente por motivos de baixa médica, ficam praticamente privadas de oferta curricular nas respectivas disciplinas, por professores da própria área disciplinar. Isto acontece porque o ME apenas admite, nesta fase, a colocação de professores cujo horário seja para todo o ano escolar. Os alunos podem estar, é certo, ocupados com um professor escalado para a substituição, mas não estão, nem vão estar, até ao próximo mês de Outubro, com o professor em pleno da respectiva disciplina.

É um logro a engenharia educativa que se está a colocar em prática, penalizando alunos, penalizando professores e o próprio trabalho das escolas. Em suma, temos escolas sem a cobertura de todas as disciplinas para as suas necessidades e, paradoxalmente, temos milhares de professores à espera de colocação.

O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) considera absurdo e surreal que o Estado prefira manter este contingente de professores com o trabalho à espera e, em simultâneo, tenha ainda a responsabilidade do pagamento do subsídio de desemprego a estes profissionais. O SPZC exige, com efeito, que o ME reveja imediatamente as orientações dadas no dia 1 de Setembro no sentido de antecipar de imediato a autorização para a colocação de professores para horários temporários.

Coimbra, 17 de Setembro de 2010, A Direcção"

Ver Artigo Completo (SPZC)

------------------------
Comentário: Mas alguém ficou surpreendido com o que o leu acima? Ficaram? Não? Eu fiquei... Não porque desconhecesse a informação de que os horários contemplados só iriam sair a partir de uma determinada Bolsa de Recrutamento, mas sim porque este artigo foi colocado hoje no sítio deste sindicato e com uma informação errada (ou pelo menos, desactualizada). E se existem dirigentes sindicais e uma direcção que trabalha como deve ser, deveriam saber também que a última nota informativa tem a data de 13 de Setembro e aponta para a 3.ª bolsa como a primeira das que irão abranger horários temporários. A primeira nota informativa (de 1 de Setembro) é que referia a 4.ª Bolsa de Recrutamento.

Desculpem o reparo, mas é uma pequena falha que não é tolerável numa direcção de um sindicato. Se temos uma determinada função é para a desempenharmos o melhor que pudermos. Estas situações deixam-me fulo, pois não as consigo compreender. Aqui só poderei compreender esta situação se a dita cuja reunião onde aprovaram o texto do artigo for anterior à data de publicitação da 2.ª nota informativa (ou seja, 13 deste mês). Nem consigo admitir que estes colegas sindicalistas desconheciam a 2.ª nota informativa sobre as Bolsas de Recrutamento.

E para precaver qualquer situação, deixo de seguida um Print Screen da notícia em questão.

------------------------

6 comentários:

  1. Eu sou uma contratada à espera! No ano passado, as listas da Bolsa de Recrutamento saíam diariamente e já tinha sido colocada por esta altura...

    Como diz um colega nosso, no ano passado havia eleições!

    Espero que saia hoje, como anunciaram em sites de alguns sindicatos.

    :)

    ResponderEliminar
  2. Ricardo
    Pelos vistos os temporários sairam na 2ªBR, que saiu há pouco.

    ResponderEliminar
  3. Colega vou lhe enviar para o mail a 2ªBR do grupo 500.
    spcc

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo.
    Pois, nesta bolsa de hoje saíram temporários. Aliás, muito muito temporários, porque uma amiga foi colocada num até dia 7 de Outubro. 3 semanas, como é possível, eh eh eh.....

    Sónia B.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo.
    No fundo foi um erro de timing do comunicado tendo em conta que na 2ª nota informativa estava prevista a colocação de temporários apenas na BR3 e pelo andar da carruagem essa bolsa sairia apenas dia 24 de Setembro.
    Se bem que eu sempre apostasse nos temporários para o dia 17, como veio a acontecer, embora numa BR2.

    ResponderEliminar
  6. Só uma achega: a 2ª bolsa de recrutamento já saiu com horários temporários. Eu fiquei colocado em horário temporário nesta bolsa no grupo 410, e mais de metade são horários temporários.

    ResponderEliminar