sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mais de 1100 professores reformados só este mês.

No Diário de Notícias de 10/10/2008: "Só na última quarta-feira - o mesmo dia em que foi noticiado que perto de quatro mil professores já se tinham reformado este ano - foram publicadas em Diário da República mais 1106 aposentações, referentes a novos processos concluídos este mês. O balanço actual, segundo contas enviadas ao DN pelo Sindicato Independente e Democrático dos Professores (Sindep), já vai nas 5060 reformas. E é "cada vez mais previsível" que, até ao final de 2008, tenham duplicado as cerca de 3200 de 2007.

"Entre a publicação das aposentações e os pedidos há um desfasamento de alguns meses", disse ao DN Carlos Chagas, secretário-geral do Sindep. "Os casos de que estamos a falar referem-se a professores que pediram a reforma no Verão, numa altura em que já começavam a adivinhar o que os esperava", disse.
(...)
Carlos Chagas rejeitou a explicação, dada esta semana pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, de que o aumento de pedidos antecipados esteja relacionado com a passagem da idade da reforma para os 65 anos. "Essa conclusão é uma falácia, já que só em 2014 se vai chegar a esse limite", sustentou. "Actualmente, para um professor se aposentar sem penalizações bastam 61 anos e seis meses de vida e 33 de serviço".

"Este fenómeno é um reflexo das medidas", assegurou. "Aconteceu o mesmo há duas décadas no Reino Unido, com a senhora [Margareth] Thatcher. Acabaram a recrutar professores no estrangeiro. Como o nível de diplomados na Educação que temos hoje, que não cobre nem 1000 lugares por ano, se calhar também vamos acabar a importá-los".(...)"

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Comentário: O problema é bem mais grave do que se poderia imaginar. É a debandada geral. O ensino perde muito, com a ausência "forçada" destes colegas. A experiência de alguns deles seria bem necessária para os tempos que se avizinham. Bem sei que muitos colegas andam a esfregar as mãos, mas não se esqueçam que a prova de acesso à docência é uma estratégia do Ministério da Educação, que ainda continua de "pé".
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário