domingo, 17 de fevereiro de 2008

Ministério admite maior procura mas desvaloriza o ensino artístico.

No Diário de Notícias de 17/02/2008: "Mais de três mil alunos frequentam conservatório em regime supletivo. Apesar de defender o fim do ensino artístico no 1.º ciclo das escolas de música públicas, o Ministério da Educação reconhece que há cada vez maior procura dos cursos de iniciação musical dos conservatórios, como prova um estudo feito pelo próprio Governo. Mas estas conclusões não mudaram as suas intenções.
(...)
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, actualizou esta semana os dados, informando que 570 crianças estão a receber iniciações no presente ano lectivo. E a tendência será para crescer, pois nos últimos dois anos houve sempre aumento de inscrições.

O estudo reconhece a evidência do aumento da procura das iniciações, mas nem por isso o Ministério volta atrás.
(...)
Wagner Diniz, director do Conservatório de Lisboa, nota que "o relatório sobre o ensino artístico é completamente contraditório, porque afirma que não é verdadeiro que as crianças tenham de iniciar a aprendizagem da música antes dos dez anos, mas depois reconhece que há cada vez maior procura e defende a extensão do ensino às escolas normais".

O ensino especializado da música em Portugal é ministrado em seis escolas públicas, sendo que, dessas, a única que o faz em regime quase totalmente integrado é o Conservatório de Braga - em 2005-2006, um total de 395 dos seus 453 alunos tinham na escola a formação geral e a especializada de música, ao passo que apenas 58 o faziam em regime articulado, em que frequentam algumas disciplinas na escola regular e outras no conservatório, com redução de horário no ensino geral.

Nas outras instituições, e também segundo os dados do ano lectivo 2005/2006, predomina o ensino supletivo - ou seja, 2740 desses alunos conjugam a escola regular com as aulas de música, contra 430 que o fazem em regime integrado. Restam ainda 153 estudantes que o fazem em regime articulado.

Ao todo, estão inscritos cerca de 3300 alunos em estabelecimentos públicos de música, a que se juntam pouco mais de 14 mil noutras 98 escolas do ensino musical privado e cooperativo."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Se a procura é maior... Como pode a Ministra da Educação desvalorizar e defender o fim do ensino artístico?! Por aqui se pode ver quais os reais objectivos do ME: (1) Diminuir os gastos na educação e (2) Aumentar a estatística de sucessos de forma completamente artificial. Existem outros, mas só o enumerar dos mesmos ocuparia um post inteiro...
------------------------

2 comentários:

  1. Coimo sempre...querem é dar-nos música...enfim! Que futuro para este país?Que crianças estamos a manipular?...até a arte é posta de parte...

    Mª Jó

    ResponderEliminar
  2. E quando a arte é posta de parte por quem tem como responsabilidade a sua promoção, é porque isto está tudo muito mal.

    ResponderEliminar