quarta-feira, 12 de setembro de 2007

'Turma' de ministros invade escolas no regresso às aulas.

No Diário de Notícias de 12/09/2007: "O primeiro-ministro, sete ministros, 13 secretários de Estado e o coordenador do plano tecnológico. É com este impressionante contingente que o Governo assinala esta manhã a abertura do ano escolar, com 22 acções em escolas de norte a sul do País.
(...)
Em relação aos alunos não há tantas certezas, já que, pela primeira vez em vários anos, o Ministério da Educação ainda não divulgou quantas escolas abrem hoje e quantas vão esperar até ao fim do prazo, na próxima segunda-feira. Porém, é seguro afirmar que pelo menos os 22 estabelecimentos com a presença de governantes estarão em funcionamento. É igualmente certo que os membros do Executivo não se apresentarão ao primeiro dia de aulas sem material. "Os governantes assinalarão o início de mais um ano lectivo com a entrega de computadores a professores e a alunos do 10.º ano, no âmbito do programa de generalização do acesso a computadores pessoais e à ligação à Internet por banda larga", esclarece o Ministério da Educação, em comunicado.

O programa "e-escolas", que permitirá a professores e alunos a aquisição de um computador portátil com acesso à Internet em condições especiais, será de resto um dos tópicos das intervenções do dia, a par do combate ao abandono e insucesso escolar, nomeadamente através da oferta de mais cursos profissionais do secundário , e do reforço do apoio às famílias, após as 17.30, no 1.º ciclo.

Contactado pelo DN, Mário Nogueira, da Federação Nacional de Professores, acusou a tutela de "concentrar num único dia" o seu interesse pela educação : "É lamentável que o Governo oriente as suas práticas para a educação mais no plano do mediatismo e propaganda do que na resolução dos problemas das escolas. Esses não são de um dia", criticou. "Esta acção parece destinada a disfarçar problemas no arranque das aulas."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Sem dúvida propaganda... e da enganosa!
-----------------------

2 comentários: