quinta-feira, 14 de junho de 2007

DREN fortemente criticada por impor reorganização escolar.

No site do Diário Digital a 13/06/2007: "A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) está a ser fortemente criticada no distrito de Viseu por «impor» a reorganização da gestão das escolas «contra o interesse dos alunos» em nome da «redução de custos».
(...)
Em causa está a determinação da DREN em extinguir o agrupamento de escolas Fausto Guedes Teixeira, com 22 escolas e jardins-de-infância e um total superior a 1.100 alunos, e «contribuir para o desnivelamento entre as duas secundárias da cidade» de Lamego.

O autarca afirma que a reorganização «imposta» pela DREN leva a que a Escola Secundária Latino Coelho permaneça «como uma escola de grande procura por parte dos alunos», enquanto a da Sé «vai continuar a ter muitos problemas para captar estudantes».

O que aconteceu em Lamego foi, de acordo com o autarca, que «a DREN, de forma absurda e por razões estritamente políticas, deixou a Latino Coelho de fora, constituindo em si um agrupamento, agrupando na da Sé, de forma vertical, uma grande área rural», com «sérias e negativas implicações na sua gestão» por causa da «dificuldade de distribuição de alunos».

«Nós, autarquia e Conselho Municipal de Educação, protestámos - disse o autarca - junto da DREN e da senhora Ministra da Educação, mas nem sequer se dignaram responder, numa clara opção pelo facto consumado em detrimento daquilo que a lei impõe, que é estas decisões serem tomadas depois de ouvir a comunidade educativa», diz Francisco Lopes.

Também em Moimenta da Beira, onde «se avançou sem ouvir ninguém», a autarquia, as associações de país e o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC), apontam o dedo à Direcção Regional de Educação do Norte por estar a «impor» a fusão de dois agrupamentos em apenas um com 2.090 alunos.
(...)
Sobre a situação em Moimenta da Beira, em ofício n/o 21610, da DREN, é dito, como justificação para a medida administrativa, que esta pretende «desenvolver o serviço público de educação à comunidade» deste concelho.

O documento aponta ainda que esta medida, para ter efeitos já no ano lectivo 2007/2008, «tornará - o serviço - mais sequencial, integrado e complementar», contribuindo para a «melhoria e diversificação da oferta educativa, combatendo o abandono e o insucesso escolares».
(...)
Outro caso que serve de «paradigma» para o «modo de actuação» da DREN teve lugar em Cinfães, onde, segundo o SPRC, a extinção do agrupamento de escolas de Nespereira «afasta claramente os pais da vida escolar dos seus filhos», obrigando-os a «fazer mais de 25 quilómetros só para tratar de assuntos administrativos e pedagógicos».
(...)
Em todos estes casos, que se repetem «um pouco por todo o norte do país», o Ministério da Educação, através da DREN - acusa o sindicato -,«está a contribuir, em nome de obscuros interesses políticos e financeiros, para a diminuição da qualidade do ensino», prejudicando «alunos, país e professores» a partir de «gabinetes sem janelas para a realidade».

A Agência Lusa tentou, sem sucesso, desde terça-feira, ouvir a DREN sobre as críticas de que está a ser alvo por parte das autarquias, associações de país e sindicatos de professores."

Ver Artigo Completo (Diário Digital)

Definitivamente a DREN está na "moda"! Pelos piores motivos...

Sem comentários:

Enviar um comentário