terça-feira, 15 de maio de 2007

Ministra satisfeita com melhorias no funcionamento das escolas.

No site da TSF a 14/05/2007: "A ministra da Educação mostrou-se, esta segunda-feira, satisfeita com as melhorias registadas no funcionamento das escolas, sobretudo no primeiro ciclo. Maria de Lurdes Rodrigues garantiu ainda que vai melhorar o modelo de aulas de substituição.

(...)

Segundo o relatório da IGE, o número de alunos matriculados este ano lectivo aumentou comparativamente com o de 2005/06, em quase todos os níveis de ensino e nas 312 escolas inspeccionadas, que representam cerca de um quarto de estabelecimentos do ensino público em Portugal.

De acordo com o mesmo documento, a média de alunos por turma e a média de crianças por professor tem-se mantido estável, enquanto que a distribuição de serviços registou um aumento.

O número de jardins de infância e de escolas de primeiro ciclo que estão a funcionar até ás 17:30 horas também cresceu, bem como as actividades de animação e apoio à família no pré-escolar e as actividades de enriquecimento curricular no primeiro ciclo, que subiram de 67 para 90 por cento no último ano.

Maria de Lurdes Rodrigues frisou que o ministério da Educação está já a trabalhar para garantir que, no início do próximo ano lectivo, as crianças comecem logo com essas actividades.

A ministra anunciou que o Governo vai tomar «medidas preventivas» para evitar situações menos boas, seja quanta ao «período de início das actividades», seja quanto à forma como se procedem as «articulações entre as escolas e as entidades envolvidas no exercício dessas actividades».

A titular da pasta da Educação disse ainda esperar que a IGE produza mais informação num espaço de tempo mais curto, já que fora deste relatório ficaram matérias como os concursos plurianuais dos professores e as chamadas aulas de substituição, ainda em análise por parte de outra equipa ministerial.

As aulas de substituição são outros instrumentos a analisar e a melhorar, garantiu a ministra, acrescentando que as aulas em causa já estão a ser acompanhadas pelas direcções regionais de Educação, porque «também ai há muitos aspectos ainda a melhorar».

Recorde-se que Maria de Lurdes Rodrigues chegou a concordar com os alunos sobre o mau funcionamento das aulas de substituição."

Ver Artigo Completo (TSF Online)

Ainda me pergunto como pode a ministra da educação achar que as escolas estão a funcionar melhor?! Menos escolas, menos professores, turmas maiores, critérios de selecção de professores contratados dúbios, professores que asseguram actividades de enriquecimento curricular que não recebem, e muito muito mais... Será que a ministra está a falar de Portugal ou da Finlândia?!

Sem comentários:

Enviar um comentário