segunda-feira, 16 de abril de 2007

Associação Mundial defende formação vocal para professores.

No Jornal de Notícias de 16/04/2007: "Os professores, em especial os do ensino secundário, poderão vir a ser contemplados com estágios de formação vocal. Esta é a proposta que o presidente da Associação Mundial da Voz (AMV), Manuel Pais Clemente, pretende fazer ao Governo aproveitando as comemorações de hoje, Dia Mundial da Voz, disse o especialista ao JN.

As faltas de professores às aulas estão, em muitos casos, associadas a situações de fadiga vocal, rouquidão, nódulos ou simplesmente má colocação da voz. Pais Clemente desejaria inverter esta situação possibilitando que os estágios profissionais incluíssem cursos vocais que ajudem a prevenir todo o tipo de doenças da voz, servindo de treino vocal para enfrentar uma vida dedicada a "gastar a voz".

"Muitos professores não estão preparados para enfrentar alunos insubordinados, para impor regras, e elevam a voz numa tentativa de autoridade, mas isto causa grande esforço vocal sem resultados", refere o especialista, defendendo que existem formas eficazes de utilizar a voz na pedagogia escolar. "Tenho insistido com os vários governos, mas agora decidimos fazer da formação vocal do professor a nossa prioridade", sublinha.

A AMV trabalha a nível mundial, designadamente nos Estados Unidos, onde dá diversos cursos. Na Broadway já é vulgar a figura do "vocal coach" - treinador vocal ou terapeuta da fala, normalmente um especialista em colocação da voz e em comunicação para grandes públicos. Em Portugal a experiência é ainda muito rara, embora cada vez mais artistas adiram.
(...)
É no grupo dos tabagistas que reside outra das prioridades de Pais Clemente, que é o presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo. "Não fumar" seria o ideal para as cordas vocais; "beber muita água, evitar gritar, fazer repouso físico, fazer as refeições em horários pouco espaçados" são alguns dos conselhos do especialista."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário