O Ministério da Educação (ME) criou o "Prémio Nacional de Professores", para distinguir o melhor de entre quase 150 mil docentes portugueses. Os professores retaliam e criam o Prémio "Pirata da Educação".
"Decidimos entrar pela ironia para responder a essa afronta", explica ao PortugalDiário Mário Nogueira, dirigente do SPRC (Sindicato de Professores da Região Centro).
O ME decidiu atribuir um prémio pecuniário ao melhor professor português depois de "ter passado um ano a insultar os professores e de ter aprovado um Estatuto de Carreira Docente (ECD) que é uma afronta. As pessoas percebem que este prémio é uma forma de tentar encobrir o facto de o mérito na profissão ter sido trucidado por uma lógica economicista e por isso estão indignadas", diz o dirigente sindical.
"O prémio é uma farsa. É uma impossibilidade saber qual, entre quase 150 mil docentes, qual é o melhor. Logo à partida, o facto de o júri ser composto por membros do Ensino Superior tira a credibilidade ao prémio", acrescenta.
Os professores decidiram então retaliar e o SPRC criou o Prémio "Pirata da Educação", que "pretende distinguir a figura que, na opinião dos docentes da região centro, terá sido a mais sinistra da educação em 2006".
Além do "prémio principal de sinistralidade", os docentes vão ainda atribuir quatro "Menções Vergonhosas". Os candidatos ao prémio e menções não estão ainda definidos mas não restam dúvidas que o nome da ministra Maria de Lurdes Rodrigues e do secretário de Estado Valter Lemos.
Além destes, as nomeações poderão ir "do primeiro-ministro, à equipa ministerial de Educação e até um ou outro comentador", avança Mário Nogueira.
Os objectivos, composição do júri, categorias das Menções Vergonhosas, forma de auscultação dos docentes e todos os restantes pormenores do prémio estão a ser discutidos pelos professores e vão ser divulgados pelo SPRC no próximo dia 6 de Fevereiro.
A "pompa e a circunstância serão garantidas pela presença de toda a Comissão Executiva do SPRC". Em princípio, a entrega dos prémios vai realizar-se na "Noite do Professor", um evento que o SPRC promove todos os anos em Junho, e "vai ser uma festa ao estilo dos Óscares".
Resta saber se os candidatos aos prémios vão sentir-se honrados com a nomeação e se irão até à festa receber os galardões."
Ver Artigo Completo (PortugalDiário)
Sem comentários:
Enviar um comentário