sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Desafio: Qual o colega contratado mais "velho"?

Por norma, consideramos um colega contratado como alguém com menos de 40 anos... Mas... Depois de ler uns colegas no fórum do Educare acerca de quem será o professor contratado mais velho do país, dei por mim a pensar nisso... Como não gosto de pensar muito e não agir, lá fui eu procurar nas listas (aqui).

Até agora o professor com mais idade que encontrei, encontra-se na lista de ordenação definitiva do grupo 100, e nasceu em 1951! No meu grupo de recrutamento, o colega contratado mais "respeitável" nasceu em 1953.

Acham que conseguem encontrar um colega contratado com mais idade?

O colega António, também deixou outra questão: Qual será o colega contratado com mais tempo de serviço?

Ficam os desafios...

40 comentários:

  1. Lanço o desafio de colocar um post com o professor com mais tempo de serviço.

    ResponderEliminar
  2. Do grupo de recrutamento 530 - ET uma colega nascida 1945 com cerca de 21 anos de serviço.

    ResponderEliminar
  3. Colegas, só um pequeno (mas importante) pormenor: coloquem o ou os grupos de recrutamento onde encontraram, mas não os nomes. Ok?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Atenção que por constar na lista de ordenação definitiva não significa que seja contratado! Para o efeito desejado deve-se consultar as listas de renovação/colocação.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. NO 430 há um colega nascido em 1942

    ResponderEliminar
  6. Esses colegas não são contratados a maioria deles estão nos quadros dos colégios. E quando têm muito tempo de serviço é tempo que não foi feito no público.

    ResponderEliminar
  7. Conheço um contratado com 63 anos do grupo 530 que julgo tem perto 20 anos serviço escolas públicas.

    ResponderEliminar
  8. Tenho 49 anos, duas filhas de 21 e 19 anos. uma licenciada em Direito já com emprego fixo e outra a tirar Arquitectura.

    Comecei a trabalhar em 1987 na Escola de Vendas Novas e ao fim de 24 anos sempre a contrato estou no desemprego porque pertenço a um grupo que raramente tem vagas a concurso 430.

    ResponderEliminar
  9. E como as coisas estão pela minha zona não espero ficar colocado

    ResponderEliminar
  10. Conheço um contratado com 50 e tal anos de idade; é contratado porque quer, nunca se quis afastar da área de residência...(palavras dele)

    ResponderEliminar
  11. Atenção à diferença entre "Há" (verbo haver) e "à" (contracção da preposição). Há um professor de ...

    ResponderEliminar
  12. Nunca estive no ensino público e sempre concorri para escolas a uma distância de 200km de casa no entanto o grupo 430 sempre foi um grupo díficil. A vida familiar por vezes leva a que não nos afastemos por isso não me posso queixar da situação. No entanto sempre lutei e continuarei a lutar pela UNIÃO da classe mas por vezes e ao fim de tanto tempo o que vemos levar a perder a esperança...

    ResponderEliminar
  13. Começo por agradecer ao Ricardo por ter aceite a minha sugestão.
    Depois também posso acrescentar o meu caso pessoal, até porque também sou do grupo 430 - Economia a e Contabilidade. Comecei a dar aulas em 1990 e daí para cá so interrompi em 1992/93. Tive sempre horários completos, mas nunca consegui um lugar no quadro, apesar de concorrer sempre ao país todo. Tenho 45 anos, estou colocado, e já vou perfazer 20 anos de serviço em outubro, num total de 21 contratos que já assinei com ME.

    ResponderEliminar
  14. Nem vou procurar mais, pois deve ser dificil bater este.
    No 110 há uma colega 13396 dias, ou seja, quasse 37 anos!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. na minhs escola há uma colega de EVT contratada nascida em 1949

    ResponderEliminar
  16. A data de nascimento não é relevante. Tenho uma irmã que é professora do 1ºciclo e está há muito no quadro e há pessoal da idade dela a contrato porque nunca arriscaram concorrer para certas regiões (isto no distrito de Castelo Branco). No meu caso, tenho 39 anos, vou no 17ºano consecutivo de contrato no ensino público, nunca recusei horários e sempre concorri a nível nacional (inclusive um ano para os Açores - não apanhei). Á custa disso acabei por mudar em definitivo de cidade. Grupo 410.

    ResponderEliminar
  17. grupo 430. um colega nascido em 1947, contratado e a lecionar neste ano letivo

    ResponderEliminar
  18. Olá a todos!
    Este desafio é mt interessante! Mais interessante seria procurar o não colocado,contratado, mais velho...

    Andamos a perder mt tempo com a avaliação e os concursos estão esquecidos...

    Pessoal já se consta que as reconduções são para continuar... Várias escolas não seguem a lista e fazem recondução a quem lhes apetece... Não falando da diminuição de turmas ... que tem levado tantos de nós a concurso...

    Se isto continua chegará o dia que encontraremos contratados com 20 anos ou mais e que ficaram desempregados... Porquê? Tiveram azar não lhe fizeram recondução e a concurso perceberam que não existem vagas pois estão ocupadas por colegas de todas as idades...

    Chegou a hora de olhar para os concursos ... Pensem bem nestas reconduções...

    Uma reconduzida apenas com 11anos de serviço

    ResponderEliminar
  19. Como alguém escreveu mais acima, muitos dos candidatos com mais de 20 anos de serviço estão no privado. Como começam a atingir salários mais elevados negoceiam com os donos dos colégios a saída. Primeiro concorrem em 2.ª prioridade, apanham um horário de substituição ou optam pelas AEC. 1 a 2 anos depois surgem no topo da lista, ficando nas escolas que querem. Com sorte, no casa de abrirem vagas para os quadros, ingressam numa escola pública a receber mais do que nos colégios e com horários substancialmente inferiores.

    Note-se que não condeno. Também comecei a "carreira" no privado, passando para o público em 1998. Efectivei em 1999. Tenho noção que é injusto por comparação a quem sempre se dedicou ao ensino público com profissionalismo.

    ResponderEliminar
  20. No grupo 220 há uma colega que nasceu em 1944 e que faz anos dia 12 deste mês.
    Está quase de parabéns mas não por ser contratada!!!

    ResponderEliminar
  21. eu sei que não tem relação mas.. (33 anos, 11 contratos :)
    queria deixar esta "notícia" para investigarem... soube que pelo menos uma dre não validou os pedidos de, pelo menos, uma escola… isto vai atrasar o processo. será que também houve outras assim? essa escola agora não sabe quando saem colocações… estando dependente de… estão a fazer de propósito não estão?

    ResponderEliminar
  22. O meu nome é Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato, nasci em 1952 e apenas leccionei um par de anos na Escola Secundária Rainha Dona Leonor mas tenho a conta recheada à pala da obra feita no Taguspark.
    Como adoro pôr a malta a fazer contas não queria deixar de felicitar a ideia do Blogger Ricardo. Já agora vou inserir no Plano da Matemática problemas "à Teixeirinha" se entrar um funcionário Público por cada dois que se reformam... os professores vão chuchar no...

    ResponderEliminar
  23. Sei que o Ricardo trabalha muito para além daquilo que seria saudável :) mas mesmo assim lanço um desafio que do meu ponto de vista seria mais útil do que saber qual o mais velho:

    Qual a média de idades dos professores contratados?
    Qual a média de número de contratos dos professores contratados?
    Qual a média de número de anos de serviço de professores contratados?

    penso que são perguntas de interesse jornalístico, mas como os jornalistas andam a dormir....

    ResponderEliminar
  24. No grupo 330 há uma coleha que nasceu em 1954 e tem 6654 dias de serviço, ou seja qualquer coisa como 19 anos de serviço

    ResponderEliminar
  25. Na minha escola há um colega com 59 anos contratado no grupo 200.

    ResponderEliminar
  26. No 230 há um que nasceu em 1950 que dava aulas no Ensino Superior sem vínculo.

    ResponderEliminar
  27. Para o João:ao contrário do que diz, a idade até é bastante relevante!Tenho quase 50 anos e quando estudei não havia estágios integrados(havia nos Açores e só ia para lá quem tinha média de 10 e não conseguia entrar nas Universidades do continente); também não havia desemprego na classe docente!Não tive opurtunidade de fazer a profissionalização integrada logo concorri durante muitos anos com habilitação própria e fiz mais tarde a profissionalização pela UA,única opurtunidade que tive!Mesmo assim a homologação desse estágio só foi feita pelo ministério muito depois de eu ter concluido o referido estágio,apesar de a UA ser estatal!Logo´, quando comecei a concorrer como profissionalizado há o tempo antes e depois como deve saber;o tempo ante são 10 anos o que para a graduação profissional conta metade! Por isso quando diz que tem uma irmã mais nova no grupo 100 que não tem problemas de colocação e se os mais velhos têm porque querem é porque não está devidamente informada.Os mais novos têm o tempo de serviço contado integralmente para concurso!.No grupo 100 também temos professores que tiraram o curso no Piaget com média de 19 e que fizeram o secundário à "rasquinha".Esses passaram à frente de muitos colegas desse grupo, que não é o meu.O meu grupo 410 sempre foi um um grupo muito difícil em termos de colocação!

    ResponderEliminar
  28. a contagem do tempo antes da profissionalizaçao contar metade é outra vergonha,serviram-se de licenciados com habilitaçao propria e com amor á profissão,quando precisaram.
    depois,houve muitos a encher os bolsos...naqueles anos em que entrar na faculdade era muito dificil...muitos sacrificios e profissionalizaçao,para continuar na profissao que tanto amavam...aceitaram,nunca abandonando a escola publica,porque sonhavam com uma escola de qualidade...
    muito mais havia para dizer...
    continuo contratada e atras de muitos porque contam-me esse tempo com metade e avaliam-me como querem.
    a partir de agora,vou sempre sorrir.

    ResponderEliminar
  29. E com quase 50 anos e bastante tempo de serviço estou neste momento desempregada!Se não fosse a porcaria da avaliação com a qual me passaram outra vez à frente estava colocada!Uma injustiça inqualificável!E a Fenprof não faz nada por nós!Há 2 anos aderi à grande luta contra a avaliação e hoje já me arrependi quando soube que no concurso para a contratação vai contar; para os efectivos não!!!Aliás foram eles que permitiram a abertura de todo este processo há 3 anos atrás.(uma estratégia política como me disse um sindicalista do PCP!Vergonha!

    ResponderEliminar
  30. Anónima, a idade não é relevante quando se aposta exclusivamente em meia dúzia de sítios para se estar perto de casa (é uma opção), por exemplo. Há outros elementos mais relevantes. Já agora, escreve-se "oportunidade" e não "opurtunidade". São pormenores que fazem a diferença.

    ResponderEliminar
  31. Anónima não, anónimo. Peço desculpa. Já agora, também desci vinte e tal lugares nos dois últimos anos por causa da avaliação, também fui "prejudicado" por ter tirado o curso numa universidade onde não ofereciam notas, mas não me queixo. São opções. Podia ter pedido aulas assistidas, podia ter ido estudar para uma privada manhosa (ou não, não tinha dinheiro para isso), podia ter ido para a GNR, não fui ou para a PSP. Fiz as minhas escolhas e vivo com elas. Haja saúde.

    ResponderEliminar
  32. Obrigado pela chamada de atenção!Aprendi a escrever à mão e por isso quando digitalizo saem estes erros.A geração rasca que aprendeu a ler e a escrever sómente no computador é que não comete erros desses!( às vezes)

    ResponderEliminar
  33. Haja saúde!Andaste no seminário?

    ResponderEliminar
  34. Para o João: e a acentuação depois de "nãofui"?São pormenores que marcam a diferença e dão sentido ao texto não sabia?

    ResponderEliminar
  35. Por favor, façam chegar alguns destes comentários aos meios de comunicação social. É importante que a sociedade cívil saiba disto.

    ResponderEliminar
  36. E quem teve mais contratos e tem menos tempo de serviço?

    Quem já chegou a meio ou ao fim da folha do registo biográfico e ainda é contratado?

    São outras ideias, "coisas" com que me deparo!

    :)

    ResponderEliminar
  37. Ola!
    Tenho uma colega Educadora contratada que ,pelo que ela diz, tem 60 anos de idade e perto de 40 de tempo de serviço!!!

    ResponderEliminar