quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Descrença na negociação.

Professores descrentes de um acordo.

Sindicatos descrentes em acordo milagroso.

Comentário: Mas quem é que ainda acredita na possibilidade de um entendimento entre os sindicatos e o Ministério da Educação (ME)?! A proposta final do ME é inaceitável e quem afirma que a mesma responde às reivindicações dos professores deve perceber tanto de interpretações como eu de vinhos. Para mim, esta proposta não passa de uma brincadeira de mau gosto e até certo ponto de uma vingança, consequência da contestação passada. Esta proposta não responde aos nossos anseios, muito pelo contrário... Introduz ansiedade, desmoralização e desmotivação numa classe que se pretende estável, moralizada e motivada (pelo menos é isso que eu acho que o governo deveria pretender).

Não acredito que as propostas avançadas pelo ME durante o mês de Dezembro tivessem como real objectivo responder de forma positiva e construtiva à contestação de uma classe profissional. Mas quem é que no seu perfeito juízo aceitaria passar de um filtro na progressão para três? Para já nem falar nas restantes propostas ou naquilo que nem sequer foi abordado e que permanece na dúvida.

Quanto à reunião extraordinária de amanhã, não espero nada de positivo. O desfecho será o previsto. Ainda poderá surgir um recuo num dos filtros (digo eu...), mas mesmo com dois filtros a proposta continua "muito má". Passo seguinte (e poucas dúvidas restam) será mesmo a Assembleia da República e rezar para que as negociações do Orçamento de Estado entre o Governo e os partidos da oposição não "compliquem" a evolução ou sucesso desta iniciativa. Veremos o que acontece...

10 comentários:

  1. Ricardo, acho que já não existe nenhum professor que espere o que quer quer seja deste ME. Mesmo a oposição poderá não nos valer de nada se começarmos a olhar com os olhos da concertação social.

    Continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Existem mais hipóteses de ganhar no euromilhões que amanhã alguma coisa de positivo surgir. A assembleia também não deverá ser solução pelas razões que o ricardo já deixou no ar. Resta-nos a contestação nas ruas e mais algum tempo de contestação. O desânimo aqui para as minhas bandas é TOTAL.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo,
    Acreditamos tanto num acordo como no Pai Natal.
    É por isso que estamos prontos para o que der e vier.
    http://fjsantos.wordpress.com/2010/01/06/estamos-prontos/

    ResponderEliminar
  4. http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=429091
    SSA

    ResponderEliminar
  5. http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/professores-avaliacao-fenprof-fne-sindicatos-tvi24/1114323-4555.html

    ResponderEliminar
  6. a solução era:
    - contar todo o tempo de serviço para a integração nos escalões, pois nós trabalhamos e o congelamento já nos prejudicou, só não prejudicou quem estava no topo ( felizes!)
    - descontar a todos os funcionários públicos 10 % DO ORDENADO por mês PARA COMBATER O DÉFICE E A CRISE... pois jáchateia ouvirfalar disto, se não têm dinheiro não o dêem, mas tirem-no a todos proporcionalmente e não só a quem ganha pouco.

    ResponderEliminar
  7. Para Jorge: Não aches... Podes ter a certeza. E quanto à oposição, como estamos a falar de políticos nunca se sabe o que poderá acontecer.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Para Z.: Se os resultados da negociação de amanhã estivessem contemplados no euromilhões estou certo que teríamos vários milhares de totalistas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Para fjsantos: Diria mais, considero mais provável o Pai Natal existir que ocorrer acordo.

    Concordo em absoluto contigo e com o que escreveste no teu blogue. Parabéns pela análise.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Agradeço aos colegas os links que colocaram. Uma preciosa ajuda...

    ResponderEliminar