quarta-feira, 4 de junho de 2008

Escolas públicas superam privadas.

No Jornal de Notícias de 04/06/2008: "A modernização tecnológica conheceu um avanço assinalável no ensino público português, deixando, à distância, os investimentos feitos no privado. Em 2007, quase 80% das escolas estatais tinham PC, contra 23% no sector privado.
(...)
Olhando para as escolas públicas, o 3.º ciclo era o detentor da melhor média (31%), sendo o Pré-Escolar o nível que se apresentava pior equipado (5%). Já no ensino privado, o Ensino Secundário foi privilegiado em investimentos (39%), sendo o mais fraco o 2.º ciclo (8%). Uma pergunta se impõe: quais as finalidades a que se destinam os computadores nos estabelecimentos de ensino? Dos 151064 computadores existentes em todas as escolas portuguesas, a maioria (122019) destinava-se a fins pedagógicos, sendo os restantes utilizados para fins administrativos. A maioria dos equipamentos eram não portáteis (127307).

Outro dado ainda: dos 151064 computadores existentes nas escolas do país, 86865 tinham mais de três anos. Para além de computadores, o estudo procurou conhecer a existência de outros equipamentos nas escolas. Assim, a maioria dos estabelecimentos (89%) dispunha de impressora. De resto, apenas uma minoria tinha datashow/projector digital (20%) e quadros interactivos (5%). Numa análise por tipo de estabelecimento de ensino, verifica-se que havia uma média de quatro impressoras por cada escola pública e uma por cada escola privada. Quanto a quadros interactivos, a média é semelhante para escolas públicas e privadas : um por estabelecimento. O estudo demonstra, ainda, que dos 115273 computadores com ligação à Internet instalados nas escolas, a maioria (92880) destinava-se a fins pedagógicos. Apenas 39% dos estabelecimentos utilizavam regularmente o correio electrónico."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

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Comentário: Este estudo do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, vem de encontro aos objectivos do plano tecnológico. No entanto, é de ressalvar que, não obstante o número elevado de computadores por escola, o número de projectores multimédia e quadros interactivos é muito reduzido. Poderia ser relevante adquirirem mais projectores multimédia (por exemplo), uma vez que são extremamente úteis para o nosso desempenho ao nível da aula. De que me adianta ter imensos computadores na escola, se depois não posso mostrar um powerpoint feito nele?! De que adianta os meus alunos fazerem um trabalho utilizando suporte digital se depois não o podem mostrar?! Opps... Só agora me lembrei, o objectivo do plano tecnológico passa mais pela publicidade do que pela melhoria da educação. Como tal, este comentário não faz sentido.
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