quinta-feira, 30 de junho de 2011

A confirmação da não suspensão


Comentário: Passos Coelho afirmou hoje no Parlamento que "este Governo não tem condições neste momento para criar um novo modelo, quando faltam apenas três meses para o início do novo ano lectivo". Afirmou ainda que "o anterior executivo teria tido tempo de o fazer, porque na altura da suspensão, ainda faltavam seis meses, mas esse tempo não foi aproveitado". Se estou desiludido? Não... Apenas me desiludo com aqueles dos quais crio expectativas. Não é o caso de Pedro Passos Coelho. Era mais do que previsível que isto iria acontecer. Estamos a falar de política, meus caros colegas... O passado recente, as promessas e os princípios de pouco valem em política. Este foi o principal motivo para ter redigido alguns posts relativos aos motivos que poderiam levar à não suspensão deste modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD), ou seja, apenas tentei racionalizar algo para não ter que ceder à tentação da frustração ou (se quiserem) da "traição".

Agora, resta-nos esperar pela "reforma" do actual modelo de ADD (o que quer que isso signifique) e da consequência que considero mais perniciosa que é a influência na graduação para efeitos de concurso..

Más notícias...


Comentário: A medida foi anunciada hoje pelo Governo de Passos Coelho... Restam algumas dúvidas quanto à forma como será feita esta tributação (directamente no subsídio de Natal ou posteriormente no IRS?), mas que irá avançar, isso vai... Fica mais uma tabela do nosso colega José Marques (blogue pé-ante-pé) para termos uma ideia da "paulada".

Actualização (02-07-2011): O colega FD indicou mais uma tabela, relativa aos cortes no subsídio de Natal. Podem aceder ao blogue "Educar a Educação" ou cliquem na imagem abaixo para ampliar.


Multitasking...

Estou mesmo a bater o recorde pessoal de multitasking... São tantos os papéis para preencher dentro de um prazo extremamente apertado, que certamente alguma coisa vai correr mal.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Para relaxar...

... ao som de um música que me agrada imenso.

Música de "Frankie Chavez" - (Tema: Another day).

Ainda a (cada vez mais longínqua) suspensão do actual modelo de ADD...


Comentário: Aparentemente esta avaliação do desempenho não deverá ser suspensa... Embora existam vários artigos na imprensa escrita acerca desta não suspensão, continuo a ter dúvidas pois ainda não conseguir ler isso de forma suficientemente explícita. No entanto, e como já aqui tinha referido é a decisão que parece mais lógica do ponto de vista governativo, se bem que não defendida por mim (para que não restem dúvidas).

Segundo aquilo que pude ler no programa do Governo XIX, o próximo modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) será baseado no modelo de avaliação em vigor no ensino particular e cooperativo (podem ler um resumo do mesmo aqui e acolá).

Depois de um conversa com o meu amigo "Advogado do Diabo", achei relevante voltar ao tema da suspensão do modelo de ADD, e para que não afirmem que defendo que todos sejamos "sacrificados" por causa de um modelo em eventual fim de vida, ficam aqui algumas questões:

1) O PSD e o CDS defenderam no seu programa eleitoral a eliminação das consequências do actual modelo de ADD?

2) O Programa Governativo hoje apresentado para além de referir a reforma do modelo de avaliação do desempenho dos docentes, refere em qualquer momento a eliminação dos actuais efeitos da mesma?

3) Na iniciativa parlamentar aprovada em Assembleia da República relativa à suspensão do actual modelo de ADD é referida a eliminação das consequências do modelo da ADD?

4) Temos garantias que ao suspenderem este modelo de ADD, as suas consequências também serão eliminadas?

5) Para os colegas contratados, entretanto avaliados com Muito Bom e Excelente, quais serão as consequências de uma eventual suspensão do modelo de ADD? Será que estes colegas serão prejudicados ou beneficiados? Será indiferente?

Não digo que seja sempre bom pensar mais alguns passos à frente, mas é conveniente estarmos atentos aos nossos "desejos" e ao modo como os mesmos poderão ser concretizados. Fazer uma reforma no modelo de ADD é importante... Mas tão ou mais importante é acautelar que as "pontas" (por exemplo, a influência ao nível dos concursos) sejam igualmente "reformadas".

Programa do XIX Governo Constitucional - Educação

Se estiverem interessados em ler ao programa do XIX Governo, cliquem aqui (versão pdf) ou acolá (visualização por capítulos). 

Avançando para o que mais nos interessa, enquanto professores (cortei o que considerei menos relevante no imediato):

Ainda a (eventual) suspensão do actual modelo de ADD...

Muitos aguardam ansiosamente que o Ministro Nuno Crato interrompa este modelo de Avaliação do Desempenho (ADD). Embora fosse o procedimento que mais me agradasse, não acredito que tal se concretize. Senão vejamos:

a) Imensos colegas contratados já tiveram de entregar o relatório de auto-avaliação aquando do término do seu contrato. Recordo que os procedimentos de auto-avaliação e de avaliação têm de ser promovidos, pelo menos, cinco dias antes do termo do respectivo contrato;

b) Os colegas de quadro, cumprindo com os prazos definidos a nível de escola/agrupamento estão neste momento a ultimar os respectivos relatórios de auto-avaliação (com prazos que oscilam entre finais do mês de Junho e Julho). Também existem situações de colegas - como eu - que apenas terão de entregar o relatório até final do mês de Agosto.

Assim, a não ser que Nuno Crato criasse uma distinção (injusta, para mim) entre colegas contratados que já terminaram o seu contrato e os colegas do quadro e contratados que ainda não terminaram o seu contrato, não me parece exequível interromper agora o processo da ADD. Obviamente que este procedimento iria levantar vozes discordantes e muitos até poderiam classificar esta iniciativa ministerial, como irresponsável.

Para além disso, teriam de contornar os problemas que surgiram aquando da última iniciativa parlamentar no sentido de suspender o actual modelo de ADD, e que levaram à decisão de inconstitucionalidade da mesma por parte do Tribunal Constitucional. Fazer isto e conjugar com uma alternativa viável de modelo de ADD será um pouco difícil.

Assim, acredito que o mês de Julho e Agosto serão plenos de reuniões com os sindicatos com o objectivo de alterar o Estatuto da Carreira Docente (ECD), o modelo de ADD e consolidar (com eventuais alterações de pormenor) a reorganização curricular iniciada pelo anterior Governo. Também será de esperar uma aceleração na criação de mega-agrupamentos...

O que consta do acordo com a troika (e que pode ser lido no documento proveniente do Ministério das Finanças intitulado "Sistematização das medidas do Programa de Apoio Económico e Financeiro a Portugal até ao final de 2011) terá de ser implementado a curto prazo (até Setembro/Dezembro deste ano civil) e não me parece que a esta altura o modelo de ADD seja um tema prioritário. Bem sei que é prioritário para nós, professores, mas não para quem governa o país e tem prazos apertados para cumprir. 

O melhor mesmo é terem o relatório de auto-avaliação (e respectivas evidências) organizado para o que der e vier. Se pesquisarem neste blogue, poderão encontrar imensas informações, esclarecimentos e até exemplos de relatórios de auto-avaliação que convém estudar e explorar o mais cedo possível. Em breve, colocarei um post com links para tudo o que conste neste blogue acerca da ADD.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia abrasador...

...a terminar com uns agradáveis 19ºC aqui em Vila Real.

Música de "Darius & Finlay feat. Nicco" - (Tema: Hold On).

Exame Nacional de Matemática A - 1.ª fase (2011)


Comentário: O feedback que tive dos meus alunos não foi o melhor... Muitos daqueles com quem falei classificaram-no como difícil ou, em alternativa, trabalhoso. Curiosamente pude ler estas palavras em quase todos os artigos de imprensa relativos ao exame nacional de Matemática.

Isabel Maria Santos Silva, a nova Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário

No total são 32 secretários de Estado e uma subsecretária, aqueles que amanhã vão tomar posse. No Ministério da Educação, do Ensino Superior e da Ciência a lista é a que se segue:

- Secretário de Estado do Ensino Superior: João Filipe Rodrigues Queiró

- Secretária de Estado da Ciência: Maria Leonor Parreira

- Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar: João Casanova de Almeida

- Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário: Isabel Maria Santos Silva


Relativamente a esta última, que é a que realmente vai administrar o programa do Governo (que resultará de um cruzamento entre o programa eleitoral do PSD e CDS com o acordo assinado com a troika), reconheço nunca ter ouvido falar... Após uma breve pesquisa, consegui encontrar no Público o perfil da nova secretária de estado. Assim:

"(...) professora auxiliar no departamento de Psicologia da Universidade de Évora, sendo doutorada em Psicologia, pela mesma universidade, sobre os processos cognitivos e conhecimentos envolvidos nas etapas iniciais da aprendizagem da leitura.

Desde 2009, a nova secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário integra o grupo de trabalho responsável pelo estudo psicolinguístico para “Estabelecimento de níveis de referência na aprendizagem da leitura e da escrita do 1.º ao 6.º ano de escolaridade”, realizado no âmbito do programa de acompanhamento e de monitorização do Plano Nacional de Leitura."


Obviamente que interessa conhecer quem dará a cara pelo "Ministério da Educação", mas muitíssimo mais importante é conhecer o programa deste governo...

Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (um caso específico)

No dia 23 de Junho recebi uma mensagem de correio electrónico de um colega a relatar uma situação que me causou alguma estranheza quando aos moldes como foi feita. Embora a situação já tenha sido esclarecida e discutida por outros bloggers, pedi autorização a quem me enviou a notificação para mesmo assim a colocar aqui no "Professores Lusos".

Assim, aparentemente o director de um escola mandou entregar a todos os professores do quadro da mesma, a seguinte notificação (os elementos identificativos foram removidos):

Numa primeira leitura transversal, e à excepção de algum "excesso" no último parágrafo e de dúvidas quanto à legalidade do ponto 3, parece-me que tudo o resto se encontra de acordo com a lei.


Mas vejamos o que consta da lei e de outros documentos, relativamente ao Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL).


"O destacamento por ausência da componente lectiva destina-se aos docentes que se encontrem numa das seguintes situações:
a) Providos em lugar dos quadros de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada objecto de extinção, fusão, suspensão ou reestruturação que não foram transferidos;
b) Providos em lugar dos quadros de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada a quem o respectivo director não distribuiu serviço lectivo, nos termos da alínea d) do n.º 4 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril;
c) Providos em lugar dos quadros de zona pedagógica não colocados no concurso interno ou que nos anos intercalares do concurso não tenham serviço lectivo atribuído."

Se formos ler a tal alínea d) do n.º 4 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, podemos constatar que: "Sem prejuízo das competências que lhe sejam cometidas por lei ou regulamento interno, no plano da gestão pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial, compete ao director, em especial: (...) d) Distribuir o serviço docente e não docente". Escrito de outra forma, é ao director que compete a distribuição do serviço docente... Não sei se isto é suficientemente claro para alguns colegas. Espero que sim.

Feita esta primeira abordagem, avancemos para os pontos da notificação:

Não há qualquer análise a fazer aos pontos 1 e 2, pois até considero positiva a "chamada de atenção". Mas indo para o ponto 3, a "coisa" muda de figura... Embora nada conste na legislação em vigor, acerca do dever de contactar ou ser contactado pela direcção da escola, no que concerne à ausência de componente lectiva, recordo que no último concurso (2009/2010) o que constava da nota informativa - Indicação da componente lectiva (área das escolas) era o seguinte:



Era assim no concurso anterior... Neste concurso desconheço se essa informação deverá ser obtida pelo docente. A não ser que o director em questão saiba mais do que nós, parece-me que ocorreu aqui alguma "extrapolação" do que é omisso na lei.

No que concerne aos pontos 4 e 5 estão em pleno acordo com o ponto 5, do artigo 43.º do Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro, ou seja, os docente referidos no artigo 42.º que não se apresentem ao procedimento para DACL são sujeitos à aplicação na alinea b) do n.º 1 do artigo 22.º:

"O não cumprimento dos deveres de aceitação e apresentação é considerado, para todos os efeitos legais, como não aceitação da colocação, determinando a: (...) b) Exoneração automática do lugar de quadro em que o docente esteja provido;"

Para terminar, se estivesse nesta escola e fosse alvo de uma notificação escrita nestes moldes, obviamente que não iria "lançar foguetes" e dar uma festa, mas no final apenas iria levantar a questão legal do ponto 3. Quanto ao resto, e do ponto de vista estritamente legal, nada a apontar.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os documentos da polémica relativos ao fim da compensação por caducidade do contrato

Para acederem aos documentos que fazem notícia no post abaixo, cliquem nas imagens...


Ainda a compensação por caducidade do contrato


Comentário: Já ando há alguns meses a alertar para esta situação, no entanto, parece-me que a contestação por quem de direito tem andado um pouco apagada.

Segundo consta no artigo, "uma circular baseada numa lei obsoleta acabou com a compensação financeira que desde Janeiro de 2009 os professores contratados recebiam do Ministério da Educação sempre que não ficavam colocados nas escolas no ano lectivo seguinte - dois a três dias de remuneração-base por cada mês que trabalharam".

Por aquilo que pude ler, existe alguma falta de rigor no artigo ou, se quiserem, no eventual desconhecimento (ou conhecimento deficiente) por parte da "fonte" de parte do artigo, no que concerne à "lei" que regulamenta os concursos. No entanto, o essencial consta do artigo e deveria ser lido por todos os colegas contratados. O alerta fica feito (mais uma vez).

Após 2 dias atribulados...

... estou de regresso.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Exame Nacional de Biologia e Geologia - 1.ª fase (2011)


Comentário: Bastante biologia de 11.º ano... Geologia q.b. (é complicado para mim dizer que tem muita ou pouca, pois a Geologia é a minha área preferida). Uma ou duas questões de resposta restrita um pouco mais complicada. No geral, considero este exame nacional bastante equilibrado tendo como referência estes últimos 3 anos lectivos.

Para os colegas do meu grupo de recrutamento que quiserem dar uma vista de olhos, ficam os links:

- Prova (versão 1)

- Critérios de correcção

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Para relaxar...

...ou algo mais.

Música de "Adele" - (Tema: Someone Like You).

Início da primeira fase dos exames nacionais 2011


Comentário: Os colegas já se devem ter apercebido que o acesso ao sítio do GAVE tem estado bastante limitado desde o fim da tarde... À hora a que escrevo este post o acesso passou de limitado a impossível. Para quem quiser aceder aos critérios de correcção das provas de Português (9.º e 12.º anos), cliquem no segundo link acima.

Ok... É já a seguir


Comentário: Combate intenso? Propostas objectivas? Já? Ok... Bem sei que basta cruzar o programa eleitoral do PSD, do CDS e o acordo com a Troika para termos uma ideia bastante realista do que nos reserva o futuro em termos de política educativa, no entanto, parece-me que estas declarações serão algo precoces...


A propósito de não poder/dever pronunciar-me acerca de determinados temas, ficam 3 questões:

1 - Não sendo sócio do F. C. Porto, mas sendo portista, será que me posso/devo pronunciar acerca da saída de André Villas-Boas para o Chelsea?

2 - Não sendo filiado em nenhum partido político, mas sendo um ser politizado, será que me posso/devo pronunciar acerca da política nacional?

3 - Não sendo sindicalizado, mas sendo influenciado na minha vida pessoal e profissional por acordos entre o Ministério da Educação e os sindicatos de professores, será que não posso/devo pronunciar-me acerca da actuação dos seus dirigentes?

Formação e ADD...


Comentário: Como sempre os autores do blogue Ad Duo, presenteiam-nos com posts relevantes e actuais. Embora visite este blogue diariamente, opto por destacar estes dois posts de hoje pela especial importância que têm a esta altura... De leitura obrigatória.

sábado, 18 de junho de 2011

Podiam aproveitar os "ventos" de mudança...

...e trocar de "Sindicalista-Mor". Para melhor, obviamente... Alguém com novas ideias, com outra visão do "corporativismo" docente e com uma nova estratégia sindical, mais adequada para a forma de encarar a educação como a que aparenta ter Nuno Crato.


Como sabem não costumo publicar nada aos fins-de-semana, mas não consegui resistir. :)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bom fim-de-semana...

Música de "The Smiths" - (Tema: How soon is now?).

A não esquecer...

Irei reunir neste post algumas partes de artigos da imprensa escrita com declarações de Nuno Crato... Poderão ser relevantes para mais tarde comparar. Assim...

1 - "Nuno Crato é uma excepção entre os testemunhos recolhidos pelo JN. Mais prioritárias do que a revisão curricular, para o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, são medidas como a aplicação da prova de ingresso na carreira docente e uma "avaliação séria ao sistema de ensino, por uma entidade externa e independente, que também realize os exames". As duas medidas, assegura, "melhorariam os resultados escolares". (JN | 2010-06-07)

2 - "Uma das questões essenciais em que discordo da política ministerial tem sido nas orientações educativas e pedagógicas. Em vez de rever um passado de facilitismo, o Ministério tem promovido a revisão de programas continuando a velha política de simplificação de conteúdos. Outro dos aspetos de que discordo é a falta de avaliação. Alguns exames acabaram (nos cursos tecnológicos) e mantém-se esta situação absurda de os alunos não serem avaliados externamente durante todo o percurso escolar obrigatório. Só no 9.º ano têm dois exames, apenas dois, a Matemática e Português, e valendo apenas 30% da nota final.

Os poucos exames que temos são de uma facilidade extrema e os critérios têm variado de ano para ano, de forma que os resultados não são comparáveis. Os progressos que se anunciam não são progressos, ou não se sabe se são, pois não há critérios para os medir.

(...) não se pode avaliar os professores sem avaliar o resultado do seu trabalho, ou seja, sem fazer exames externos aos alunos. O sistema de avaliação proposto constitui uma pressão para que os professores inflacionem as notas e passem alunos que deveriam ser retidos. Sem um processo de avaliação externa que registe os resultados e regule a atividade educativa, tudo isto pode ser muito grave." (Educare | 2008-04-15)

E já agora, um vídeo com uma intervenção de Nuno Crato sobre o tema "Educação: pela exigência, o mérito e o direito de escolha" inserida no Ciclo de Conferências (de iniciativa PSD) "Fórum Portugal de Verdade" (16 de Abril de 2009). São aproximadamente 15 minutos... Vale a pena ouvir.


O currículo de Nuno Crato

O escolhido para assumir a pasta da Educação é professor catedrático de Matemática e Estatística no ISEG, em Lisboa, onde se licenciou, e é pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa.

Crato foi destacado pela UTL para presidente (CEO) da Comissão Executiva do Taguspark. Foi ainda presidente e coordenador científico do Centro FCT Cemapre até Janeiro de 2011. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) de 2004 a 2010 e é presidente da Assembleia Geral do Centro Internacional de Matemática (CIM).

Estudou na Faculdade de Ciências de Lisboa, licenciou-se em Economia no ISEG, onde depois obteve o grau de mestre em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas. Trabalhou na Norma, foi director de estudos e consultoria da Norma-Açores e trabalhou como consultor de planeamento e de previsão económica. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário.

O seu trabalho de investigação incide sobre processos estocásticos e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente computacionais e financeiras.É membro de várias sociedades científicas internacionais, nomeadamente da American Statistical Association e do International Institute of Forecasters. Foi Presidente do International Symposium on Forecasting em 2000. Tem trabalhos de investigação publicados em diversas revistas internacionais da especialidade, nomeadamente Statistical Papers, Comp. & Operations Research, Communications in Statistics, J. of Econometrics, J. of Automated Reasoning e J. of Forecasting.

Em paralelo com o seu trabalho académico, tem-se empenhado nadivulgação científica. Colabora regularmente na imprensa, principalmente no semanário "Expresso" onde mantém desde 1996 uma coluna semanal de divulgação científica, e tem colaborado com vários programas de televisão, nomeadamente o 4xCiência, o 2010 e oABCiência, e de rádio, nomeadamente o 3 minutos de ciência na Rádio Europa.

Participa actualmente como residente do programa Plano Inclinado. É autor de "Zodíaco: Constelações e Mitos" (Gradiva, 2001),"Passeio Aleatório" (Gradiva, 2007) e "Matemática das Coisas" (SPM/Gradiva, 2008); é co-autor de "Eclipses" (Gradiva, 1999), "Trânsitos de Vénus" (Gradiva, 2004), "A Espiral Dourada" (Gradiva, 2006), de "Relógios de Sol" (CTT, 2007) e outras obras de divulgação.

Publicou também "O Eduquês em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista" (Gradiva, 2006),coordenou "Desastre no Ensino da Matemática: Como Recuperar o Tempo Perdido" (SPM/Gradiva, 2006), organizou a colectânea "Ser Professor, de textos de Rómulo de Carvalho" (Gradiva, 2006), e coordenou a conferência internacional Gulbenkian de educação de 2008, Matemática e Ensino: Questões e Soluções. É membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A Sociedade Europeia de Matemática atribuiu-lhe em 2003 o Primeiro Prémio do concurso Public Awareness of Mathematics pelo seu trabalho de divulgação. A Comissão Europeia galardoou-o em 2008 com um European Science Award, ficando em segundo lugar na categoria de Science Communicator of the Year. Em 10 de Junho de 2008 foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Reacções à nomeação de Nuno Crato como Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência]



Comentário: Não posso afirmar que não nutra algum tipo de sentimento positivo por Nuno Crato. Por aquilo que fui tendo oportunidade de ver e ouvir no programa "Plano Inclinado" para já tem o meu "voto" de confiança, no entanto, como sabemos perfeitamente que a política na educação não é definida pelo Ministro, terei de esperar mais algum tempo para fazer comentários mais concretos. Relativamente ao mega-agrupamento que passou a ser este Ministério da Educação, do Ensino Superior e da Ciência, parece-me que tão (ou mais) importante como a escolha do Ministro teremos as escolhas para secretários de estado.

Após 2 dias extenuantes...

...estou de volta. Vamos ver o que aconteceu durante a minha "ausência".


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Para reflectir...

... após um dia de muito trabalho. Descontando 30 minutos para o jantar e 20 minutos para o eclipse lunar estou a trabalhar sem parar desde as 17:30h. Irra... Já estou farto de ver fichas de avaliação e folhas de Excel!

Música de "Matisyahu" - (Tema: One Day).

Novidade...

Só hoje me apercebi de um novo recurso disponibilizado pela plataforma Blogger, no caso, a possibilidade de visualização deste blogue numa versão mais simples e bastante menos "pesada" para os colegas que possuam os denominados smartphones. Basicamente as pesadas barras laterais direitas são eliminadas (a par do que já acontecia com a plataforma Wordpress) e os posts aparecem numa forma mais resumida (que poderá ser "esticada" - se vocês quiserem - para a versão integral).

Embora se perca nos links ganha-se na rapidez, como tal, a partir de hoje sempre que acederem ao "Professores Lusos" a partir do vosso telemóvel aquilo que poderão ver é uma versão mais "simples".  

Interessante...


Comentário: Se quiserem enquadrar melhor esta notícia, aconselho a leitura deste post. Recapitulando, em forma de resumo, o colega Ernesto Paiva foi demitido do cargo de coordenador da equipa de apoio às escolas de Coimbra em Março por ter subscrito uma posição pública dos docentes da Secundária Infanta D. Maria. Na altura foi acusado de quebra de lealdade perante as políticas do Ministério de Educação. Acabou por ser eleito director da Escola Secundária Infanta D. Maria. Ironia do destino... :)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Taxa de parasitismo da "classe" docente

1 DOWNLOAD / s

Não acreditam?

Cliquem aqui.

Advogado do Diabo

3 relatórios de auto-avaliação do desempenho docente

Conforme prometido, seguem os links para os 3 relatórios de auto-avaliação do desempenho docente preenchidos. De salientar que, ao contrário de muitos relatórios que circulam por aí, estes encontram-se em conformidade com o Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho. 

Uma palavra de agradecimento às colegas que gentilmente cederam os mesmos para serem disponibilizados aqui no blogue... Sem estas colegas não seria possível o que quer que fosse em termos de modelos já preenchidos de auto-avaliação, independentemente da minha boa vontade. 

Modelo 1 
Modelo 2

Modelo 3
Actualização - 24-06-2011: Por solicitação da real autora deste modelo, o mesmo deixou de estar disponível para download

Nota: Depois de analisar e muito reflectir acerca da situação que se gerou à volta destes relatórios, dificilmente me irei envolver em nova tarefa similar... 

Em breve...

Colegas, terminei agora mesmo de reler e remover todos os elementos que possam de uma forma ou de outra identificar as autoras dos 3 relatórios de auto-avaliação preenchidos. Bem sei que as identificações iniciais já tinham sido removidas antes dos relatórios terem sido enviados para mim, no entanto, em pelo menos um deles existiam demasiadas informações que poderiam levar à autora. Como foi pedido anonimato, a fazer as coisas é fazê-las bem feitas... Este foi o principal motivo da minha demora. Ao contrário do que já aqui foi escrito eu não retiro prazer em fazer esperar (e desesperar) colegas de profissão. Gosto é de tentar fazer tudo da forma mais correcta possível.

Relativamente aos impacientes... Bem... Um enorme abraço para eles. Nem vale a pena perder mais tempo com análises a determinados comportamentos. A indiferença, nesta situação particular, acaba por ser o melhor caminho. Se fosse a dar muito valor a estas situações já tinha fechado a loja. O que eu já tive oportunidade de ler nestes últimos anos de blogue dava para escrever um ou dois livros.

Avançando...

Só falta mesmo a conversão para pdf e o armazenamento no meu site. Como no local onde me encontro tenho um acesso à internet extremamente lento, o upload tornar-se-ia sofrível (e eu tenho de estar na escola às 10h), como tal, quando chegar a casa ao final da tarde / princípio da noite farei a actualização deste blogue já com os 3 modelos de auto-avaliação preenchidos. Não vale a pena perderem mais tempo a fazer refresh a este blogue. Descansem que logo à noite a ajuda aparece....

Curiosidade: Mesmo após os meus apelos à navegação para que tivessem calma, ainda chegou à minha caixa de correio electrónico 3 pedidos de relatório de auto-avaliação preenchidos. É curioso... para não escrever outra coisa. ;)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Para relaxar...

antes que dê o tilt.

Música de "Cee Lo Green" - (Tema: Bright Lights Bigger City).

Um problema...

... complicado de resolver. Será que me querem levar à loucura? Será que não se dão ao trabalho de ler o que escrevo neste blogue (aqui e acolá)? Será que o meu domínio da língua portuguesa é insuficiente para me fazer compreender?

Por favor... A partir de agora todos os pedidos de exemplos de modelos de auto-avaliação preenchidos vão para a caixa de spam. E um endereço de correio electrónico uma vez na minha caixa de spam, para sempre na caixa de spam. Assim não serei novamente importunado por estes colegas que não se preocupam com a minha sanidade mental nem com o altruísmo de outros.

Colecção "Cadernos do CCAP"- números 1 e 2

Começo por dizer que a relevância destes "cadernos" para a aplicação do actual modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) é proporcional à minha influência na produção de tijolo burro em Portugal... 

Agora a sério...

O caderno n.º1 data de Abril de 2011 e o caderno n.º2, de Junho de 2011...  Que raios!! Ambos publicados próximo do fim de um ciclo de avaliação e (previsivelmente) do tempo de vida deste modelo de ADD. Pior, o 2.º caderno é relativo à "observação de aulas". Observação de aulas em Junho?

Independentemente das críticas em termos de timing também outras poderiam ser feitas em termos de conteúdo, no entanto, como não tenho formação académica nessa área não me irei pronunciar... Cliquem nas imagens para fazerem o download dos cadernos.

Avaliações "malandras"...


Comentário: Obrigados, obrigados até nem seremos... Mas todos os professores sabem como se processam as avaliações dos alunos desde 2005. Pressão implícita, frequentemente exercida por colegas do conselho de turma e que redunda em avaliações estatisticamente direccionadas para o sucesso. E já nem escrevo acerca das avaliações dos cursos das "Novas Oportunidades" para não descambar completamente. Para lerem este artigo na íntegra, o melhor mesmo é clicarem na fonte - o blogue da Anabela Magalhães.

Dois...

domingo, 12 de junho de 2011

Se estiverem interessados...

Se estiverem interessados em partilhar exemplos de relatórios de auto-avaliação já preenchidos ou por preencher, enviem-nos para o email cá da casa:

odracirmt@yahoo.com.br

Obviamente que os mesmos serão disponibilizados neste blogue, ou se quiserem em meios alternativos de divulgação. Bem sei que existe muita gente que não quer partilhar (por motivos que não interessam a ninguém), mas lembrem-se disto: se todos fossemos assim, blogues como este não existiriam.


Estou a pensar em iniciar a divulgação dos mesmos, quando tiver na minha caixa de correio electrónico, pelo menos, 3 exemplos preenchidos. Até lá, ficaremos todos à espera da bondade e espírito de partilha dos colegas que visitam este espaço.

Nota: Na eventualidade de enviarem um relatório de auto-avaliação já preenchido, retirem todos os elementos identificativos e escrevam se pretendem que eu refira quem o enviou.

Padrões de desempenho (relevantes para o relatório de auto-avaliação do desempenho docente)

Cá vai mais uma ajudinha para aqueles colegas que continuam a fazer-me chegar à caixa de correio electrónico mensagens de desespero... São vários aqueles que (aparentemente) terão de entregar durante as próximas duas semanas o relatório de auto-avaliação. Só por isso estou a escrever um post em pleno fim-de-semana... :)

Assim, para além de lerem este post, convém também conhecerem os padrões de desempenho que "definem as características fundamentais da profissão docente e as tarefas profissionais que dela decorrem, caracterizando a natureza, os saberes e os requisitos da profissão" (Despacho n.º 16034/2010, de 22 de Outubro).

No despacho anteriormente referido poderão encontrar os 11 domínios (9 para quem não teve aulas observadas) que relevam para 3 dos 6 elementos do relatório de auto-avaliação. Segue um printscreen das 4 dimensões (e dos respectivos domínios) assim como dos indicadores.




quinta-feira, 9 de junho de 2011

E para terminar...

... uma noite (que se prolongou pela manhã) completamente "louca", segue uma música "à maneira". Eh eh eh...

Música dos "Magic System" - (Tema: Chérie coco).

Em desenvolvimento...

Somando a análise "noite dentro" de 27 portefólios, registos diversos relativos à avaliação de duas turmas de 12.º ano, documentos para os respectivos Projectos Curriculares de Turma, a finalização de uma ficha de avaliação que vou dar logo às 15h, um computador a "crashar", a preparação para uma reunião de avaliação às 16:30h e uma caixa de correio a abarrotar de mensagens a pedir modelos de auto-avaliação já preenchidos só pode dar nisto...

Alguns esclarecimentos relativos ao relatório de auto-avaliação do desempenho docente

Aviso: O post que se segue foi inicialmente publicado a 2 de Junho de 2011, no entanto, por continuar a receber dezenas de mensagens de correio electrónico a solicitar modelos de auto-avaliação já preenchidos e por já estar fartinho de escrever que não os possuo, reencaminhado posteriormente para este post, volto a colocá-lo na esperança que esta "avalanche de desespero" pare. Começo a correr o risco de contrair insanidade mental o que certamente me irá conduzir a uma espécie de férias forçadas aqui do blogue. Não me levem a mal, mas isto já começa a roçar o ridículo. Se tivesse os tais modelos preenchidos já os tinha colocado no blogue.


Tenho recebido pedidos algo desesperados de colegas que têm prazos bem apertados para entregar o relatório de auto-avaliação, mas que não sabem o que hão-de fazer...

Começo por recordar que este relatório é obrigatório (escrevo isto por considerar que alguns colegas acham que podem "saltar" o mesmo ou então elaborá-lo em moldes próprios).

Adiante.

Por mais que queira ajudar, como o prazo de entrega deste documento na minha escola termina a 31 de Agosto e eu estou cheio de trabalho, não tenho tempo para organizar e disponibilizar a esta altura o que quer que seja (o tal "exemplo" que muitos pedem). O máximo que posso fazer é deixar alguns conselhos que julgo úteis:

1 - Leiam com atenção a legislação que releva para este relatório:

(Decreto-Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho)

Modelo de Avaliação do Desempenho Docente - nomeadamente o artigo 17.º
(Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho)

(Despacho n.º 14420/2010, de 15 de Setembro)

(Despacho n.º 16034/2010, de 22 de Outubro)

Também poderá ser útil ler o Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto, onde é definido o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário

2 - Leiam também os seguintes posts aqui do blogue:

a) Autodiagnóstico na ADD

b) ADD - Relatório de auto-avaliação

c) ADD - Relatório de auto-avaliação (cont.)

3 - Tenham em atenção os referenciais do vosso Agrupamento / Escola não agrupada, nomeadamente:

a) Referentes internos, em particular: Projecto Educativo do Agrupamento / Escola e os objectivos e metas aí fixados; Planos Anual e Plurianual de Actividades e Projectos Curriculares de Turma.

b) Eventual documento de orientação da ADD produzido pela Comissão de Coordenação da Avaliação do Desempenho (CCAD) "local".

c) A formatação estabelecida pelo vosso agrupamento para as 6 folhas (nomeadamente o tipo de letra, o tamanho da mesma e o espaçamento - oscilam de escola para escola).

4 - E por último, alguns elementos relevantes acerca deste relatório:

a) Tópicos a incluir: 1. Autodiagnóstico; 2. Breve descrição da actividade profissional; 3. Contributo individual para a prossecução dos objectivos e metas da escola no âmbito das actividades exercidas; 4. Análise pessoal e balanço sobre a actividade lectiva e não lectiva desenvolvida; 5. Formação realizada e apreciação dos seus benefícios para a prática lectiva e não lectiva; e 6. Identificação fundamentada das necessidades de formação para o desenvolvimento profissional.

b) Para a avaliação de cada dimensão (que releva para o tópico 3), e tendo por referência os respectivos domínios, deverão mobilizar o mínimo de 2 e o máximo de 4 evidências. As evidências incluem a identificação da actividade ou tarefa, o seu enquadramento no projecto educativo e planos anual e plurianual de escola, metodologias e estratégias, resultados obtidos e a sua apreciação. Existe ainda a situação de grau de cumprimento das mesmas se estivermos a falar de colegas que entregaram os Objectivos Individuais.

c) Máximo de 6 páginas para tudo o que se encontra referido em a) e b).


Colegas, mais do que isto não posso fazer... Se existir por aí algum colega que queira partilhar o seu relatório de auto-avaliação neste blogue, é só remeter o mesmo para o endereço de correio electrónico cá da casa (odracirmt@yahoo.com.br). Apenas voltarei a abordar o tema do relatório de auto-avaliação se alguma informação útil surgir ou eventualmente, algum "exemplo" do mesmo.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Para ouvir...

... e de preferência sem ninguém à nossa volta a fazer barulho. Recomendo.

Música dos "Linkin Park" - (Tema: Iridescent).

A não esquecer...


Comentário: Já não é a primeira vez que alerto para a situação do não pagamento aos colegas contratados, da compensação por caducidade do contrato, no entanto, fica aqui mais uma vez para que ninguém se esqueça que os deveres andam lado a lado com os direitos. E se não andam... Deveriam! É uma daquelas "relações" que deve ser mantida, nem que seja com recurso aos tribunais.

Mais 2 modelos de relatório de auto-avaliação docente

Alguns colegas têm enviado para a minha caixa de correio electrónico, os modelos de relatório de auto-avaliação docente das suas escolas... São basicamente todos similares, apenas diferindo na quantidade de informação disponibilizada para preenchimento.

Bem sei que não é isto que estão à espera, mas como já referi dificilmente irão aparecer modelos preenchidos (pelo menos a esta altura)  e os que estão a aparecer em outros blogues não estão de acordo com o actual modelo de Avaliação do Desempenho Docente. Atenção para não "comprarem gato por lebre".

Assim, para acederem a mais dois modelos, cliquem nas imagens abaixo:
Modelo 1


Modelo 2