terça-feira, 31 de maio de 2011

Recordações...

... de universitário de cabelo pelos ombros, menos 12 quilos e 30% de juízo. Os anos passam...

Música dos "Blind Zero" - (Tema: Trace).

Designação dos professores classificadores e relatores do ensino secundário

Como nem todos temos acesso à informação na mesma altura e em tempo razoavelmente útil, convém estarmos atentos ao blogue Ad Duo... Desta vez, é divulgada a Circular DGIDC - JNE/2011/5, de 26 de Maio, relativa à designação dos professores classificadores e relatores do ensino secundário.

Termino com a transcrição do ponto 10 da circular em questão: "Todos os professores classificadores que tenham classificado provas de exame podem ser convocadospara o processo de reapreciação – serviço de aceitação obrigatória".

Curioso


Comentário: É uma mera curiosidade, mas já não é novidade no poder autárquico... Segundo a notícia, dos 110 cabeças de lista de PS, PSD, CDS-PP, CDU e BE a concorrer às próximas eleições legislativas existe um total de 35 professores.

Teremos alguma vantagem nisto? Obviamente que não... Chegando à Assembleia da República rapidamente se esquecem do que foram. Não deixa de ser interessante comparar o que estes números representam (ou aquilo que não representam) e as situações que estão a ocorrer por esse país fora com alguns relatores (também professores) "prepotentes".

Apenas para aquecer...


Comentário: 30 cêntimos, depois dos descontos... O valor é realmente risível, mas é uma triste realidade. Com valores como este, é de repensar a adesão à greve às horas extraordinárias que termina em Junho.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cada vez menos...

Música de "Avril Lavigne" - (Tema: Smile).

Plataforma Wikiciências


Comentário: De acordo com o que consta da notícia esta é a primeira plataforma científica on-line, em Língua Portuguesa, e possui já 300 artigos e mais outros tantos em processo de edição e revisão. A iniciativa é do portal Gulbenkian para professores "Casa das Ciências" e para acederem ao mesmo, o melhor mesmo é clicarem na imagem deste post.

Evidências - um exemplo

Este exemplo foi "roubado" dos fóruns do Educare (aqui) e foi escrito por uma participante "residente", uma colega que muito estimo e respeito, pelos profundos conhecimentos que possui.

"Tarefa: análise dos resultados de uma ficha sumativa

Relação com o PE ou PAA: aumentar a taxa de sucesso; aumentar a qualidade de sucesso (o que estiver) e outros objectivos e/ou metas

Metodologia/estratégias:
1. verificação das questões OU conteúdos cujos resultados ficaram abaixo do esperado OU que revelaram resultados indiciadores de não aquisição pelos alunos dos conhecimentos e/ou desenvolvimento das competências avaliadas;
2. reflexão/análise sobre as causas para esses resultados;
3. um/duas aulas para remediação, com alteração de metodologia/uma nova decomposição de conteúdos e/ou realização de exercícios práticos/de aplicação

Resultados obtidos: 2ª ficha de avaliação sumativa (por exemplo) OU mini ficha só com essa(s) questão(ões) OU avaliação formativa (em contexto de sala de aula/respectivos registos: todos os alunos OU a maioria dos alunos obteve resultados positivos na(s) questão(ões).

Anexos à evidência: as grelhas de cotação das fichas

Pensem também nas diferentes tarefas que fazem, quando são DT, por exemplo."

Também considero muito pedagógico a leitura do seguinte comentário http://smartforum.educare.pt/index.php?id=183324

Advogado do Diabo

Caminhando alegremente para o abismo

Os resultados de 6 anos de governação socialista estão à vista: um pais de mão estendida , sem soberania e disposto a pagar o que for preciso por mais uns anos de vida a crédito.

O nosso primeiro-ministro entretém os portugueses com circo (de fabrico próprio) na mesma proporção em que os empobrece. Em finais de Fevereiro de 2011, marcava o ponto em todos os telejornais nacionais, para dizer com o sorriso e a inconsciência o caracterizam: “somos os campeões da execução orçamental” “vamos no bom caminho” . Em meados de Março surge com o PEC-IV . Mas por essa ora, Sócrates, o campeão da auto-apregoada “responsabilidade” esquecesse (ironia) que estava em minoria na assembleia da república. A oposição ameaça chumbar o PEC IV e Sócrates comuta para o modo terrorista: “ou aprovam o PEC IV ou eu demito-me !” “ ou o “PEC IV ou o FMI” . No dia da discussão (na assembleia da república) do PEC IV Sócrates vira costas aos parlamentares logo no início dos trabalhos, denotando mais uma vez aquela responsabilidade que só ele entende. Mas para onde corria? Se os parlamentares não lhe mereceram grande consideração, o presidente da república, com o qual passou uns breves 15 min., também não ! A preparação do circo da demissão/recandidatura, no horário nobre das TV, falavam mais alto, e o nosso maior artista não teve tempo a perder nessa tarde de 23 de Março. Nem Alberto João Jardim, que tinha ensaiado há poucos anos o mesmo número artístico, o fez melhor !

De seguida entra de novo em modo terrorista: “Não estou disponível para governar com o FMI” ; «ou EU o FMI» … Alguns dias depois já cá estava o FMI e o FEEF e lá entra Sócrates de novo no modo circo , a subir ao púlpito e anunciar outra grande vitória: um extraordinário acordo com o FMI , libertando-nos daquelas medidas aterradoras que alguém (quem terá sido?) ventilou para os OCS durante a passagem da troika.

Mas alguém consegue entender porque é um primeiro-ministro, se demite para se voltar a candidatar, num momento tão delicado como o que atravessamos? A demissão de Sócrates marca a agenda da crise política, lançando o pais numas eleições tão inoportunas como indesejadas. O presidente foi mais um figurante neste circo da demissão/recandidatura. Será que não lhe passou pela cabeça que ao aceitar a demissão de Sócrates estava a colaborar no adensar da crise política ? E que destas eleições poderia não resultar qualquer solução governativa diferente da de então? Seja qual for o resultado de 5 de Junho, o PS de Sócrates parece indispensável para a formação de uma maioria parlamentar. Com tantos anti-corpos que tem gerado à sua volta, não vislumbro qualquer solução governativa que envolva Sócrates. E como ele já demonstrou que não sai nem com benzina, parece-me provável que a situação do pais de deteriore após as eleições de 5 de Junho.

Convém ressalvar que chegámos aqui por nós próprios, enquanto o pais legitima com o seu voto (ou a sua abstenção) este triste espectáculo, cava alegremente o seu fosso em direcção à miséria!

Manuel Costa , 27 Maio 2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hoje foi o dia dela...

Adoro este tema dos "The Cult". Outros tempos...

Música dos "The Cult" - (Tema: Rain).

Os astericos (versão 2011)

A recolha e tratamento estatístico é dar autoria do colega José Marques (do blogue pé-ante-pé) que já nos habituou a análises e informação oportunas...

Nota: Para quem não sabe ou não se lembra de onde raios veio o asteriso, o melhor mesmo é clicar acolá.

Concurso de Docentes 2011/2012: Listas provisórias de admissão, ordenação e de exclusão dos concursos de DCE e Contratação

Não sei se é da minha internet ou eventualmente de outro problema qualquer, no entanto, o acesso ao sítio da DGRHE não tem sido normal. Por vezes, aparece-me uma versão de 2010... É estranho. Como não sei se outros estão a ter o mesmo problema, opto por deixar os links para as diversas listas.

Como as listas são imensas e para não transformar este post num lençol, coloquei a opção "ler mais".


Concurso de Docentes 2011/2012: Divulgação das listas provisórias de ordenação e de exclusão e dados dos verbetes

Hoje foi publicado em Diário da República, o Aviso n.º11618/2011 relativo à divulgação das listas provisórias de admissão, ordenação e de exclusão e dados dos verbetes. As listas, como todos deverão saber, são relativas aos colegas contratados e aos que concorrem por Destacamento por Condições Específicas. Neste aviso também se encontram importantes esclarecimentos para a fase da reclamação electrónica.

Assim, a publicitação das listas provisórias de admissão, ordenação e de exclusão dos concursos de destacamento por condições específicas e contratação, no sítio da DGRHE, deverá estar para breve.

Cliquem na imagem para aceder ao aviso.


Petição Pública Nacional "Por uma formação autónoma dos professores de Geografia e História. Por uma formação inicial de qualidade"

E como prometido...

"Caros colegas de Geografia e de História.
Agradeço que, junto das vossas escolas promovam a assinatura da petição "Por uma formação autónoma dos professores de Geografia e História/Por uma formação inicial de qualidade" anexa a este mail e que me foi enviada pelo Prof. Sérgio Claudino da FLUL. Depois de recolhidas as assinaturas dos professores de História/Geografia e História e Geografia das vossas escolas, deverão remeter por fax, correio ou correio electrónico as assinaturas. Existe também um facebook da petição cujo link é o seguinte: (http://www.facebook.com/profile.php?id=100002461516586&sk=wall). Divulguem junto dos vossos contactos.
Com os meus mais francos agradecimentos.
Cipriano Teixeira"

Para acederem à documentação que vinha anexa ao pedido de divulgação, cliquem nos links abaixo:

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Essencialmente...

... em português.

Música de "Cali ft Liliana Almeida & STape" - (Tema: Moulin Rouge).

Angustiante...


Nota: Não é normal colocar aqui notícias que não estejam relacionadas com a educação, mas esta deixou-me a pensar durante vários minutos. Para os mais sensíveis, desde já o meu pedido de desculpa pela palavra "pénis". Não consigo deixar de estranhar também a colocação deste post, logo a seguir a outro relativo ao Sócrates. ;)

Uma esperança...

...cada vez mais ténue.

ADD - Relatório de auto-avaliação (cont.)

aqui (1 de Novembro de 2010) e ali (23 de Maio de 2011) alertei para a relevância de começarem a estruturar o relatório de auto-avaliação docente (tendo em conta, entre outros tópicos, que têm de introduzir imensa informação numas meras 6 páginas A4). Da última vez que o fiz remeti para o actual modelo de Avaliação do Desempenho Docente (Decreto Regulamentar n.º 2/2010) e deixei um link para o Despacho n.º14420/2010, de 15 de Setembro. Acabei por me aperceber que alguns fizeram a leitura na transversal e não seguiram os links que deixei na altura.

Não faz mal... Já estou habituado a leituras transversais (eu próprio as faço nos blogues de outros colegas).

Assim, e desta vez falando mais concretamente do Despacho n.º 14420/2010, de 15 de Setembroque estabelece tópicos tão importantes como as regras para a calendarização do procedimento de avaliação do desempenho, e as regras e padrões de uniformização para a elaboração do relatório de auto-avaliação - tenho a escrever que as indicações que nele constam são suficientemente claras para iniciar o relatório sem necessidade essencial de "exemplos" entretanto disponibilizados. Não estou a dizer que a elaboração deste relatório será fácil, no entanto, é inevitável afirmar que envolve o cruzamento de diversas variáveis individuais e específicas para cada escola/agrupamento o que poderá tornar profundamente complicada e confusa a tarefa da "adaptação".

No entanto, se quiserem enviar relatórios de auto-avaliação para a minha caixa de correio electrónico, terei todo o gosto em disponibilizá-los aqui no blogue.

Assim (e fazendo uma cópia e ligeira adaptação do dito despacho):

1 — O relatório de auto-avaliação deve abordar necessariamente os seguintes aspectos:
a) Autodiagnóstico realizado no início do procedimento de avaliação, tendo em consideração os domínios de avaliação e ou as funções ou actividades específicas não enquadráveis nos domínios, bem como a inserção na vida da escola e, se for o caso, os objectivos individuais apresentados;

b) Breve descrição da actividade profissional desenvolvida no período em avaliação, enunciando as acções exercidas no âmbito do serviço lectivo e não lectivo atribuído e os respectivos períodos de concretização;

c) Contributo individual para a prossecução dos objectivos e metas da escola no âmbito das actividades exercidas, com apresentação de evidências sobre o seu desempenho e respectiva apreciação, nos seguintes termos:
i) Para a avaliação de cada dimensão, e tendo por referência os respectivos domínios, o docente avaliado deverá mobilizar o mínimo de duas e o máximo de quatro evidências (recordo que existe um saldo negativo de apenas 2 domínios para quem não requereu aulas observadas);
ii) A evidência inclui a identificação da actividade ou tarefa, o seu enquadramento no projecto educativo e planos anual e plurianual de escola, metodologias e estratégias, resultados obtidos, referindo, em cada evidência apresentada e a sua apreciação (e, se for o caso, o respectivo grau de cumprimento face aos objectivos individuais apresentados);

d) Análise pessoal e balanço sobre a actividade lectiva e não lectiva desenvolvida, tendo como elementos de referência os padrões de desempenho docente, os objectivos e metas fixados no projecto educativo e nos planos anual e plurianual de escola (e, no caso de existirem, os objectivos individuais);

e) Formação realizada e apreciação dos seus benefícios para a prática lectiva e não lectiva, com identificação da designação, tipologia e duração das actividades de formação e respectivas entidades formadoras ou dinamizadoras;

f) Identificação fundamentada das necessidades de formação para o desenvolvimento profissional.

2 — O relatório de auto‑avaliação deve ser redigido de forma clara, sucinta e objectiva, não podendo exceder seis páginas A4.

3 — O avaliado deve juntar ao relatório de auto‑avaliação os documentos relevantes para a avaliação do seu desempenho e que não constem do seu processo individual, designadamente:
a) Documentos correspondentes às evidências referidas na alínea c) do n.º 1;
b) Informação do responsável ou dirigente máximo do órgão, serviço ou organismo da Administração Pública ou outra entidade em que o docente exerceu funções, para além das desempenhadas no agrupamento de escolas ou escola não agrupada.

Memorando da troika - versão integral (em língua portuguesa)

No dia 4 de Maio ainda cheguei a traduzir a parte do memorando relativa à educação (aqui), no entanto, tenho de reconhecer que a versão integral é bem mais interessante. Já não serei o primeiro a divulgar a novidade, no entanto, é melhor deixar por aqui o link pois é capaz de ainda me dar algum jeito... Este blogue acaba por ser a minha base de dados.

A tradução é da autoria do Governo Português e pode ser acedida, clicando aqui (link do portal do Ministério das Finanças e da Administração Pública) ou na imagem (link da casa).

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dossier eleições

O Jornal de Fenprof de Abril/Maio de 2011 tem um dossier relativo às eleições legislativas (já aqui tinha escrito acerca do mesmo) que recomendo leitura. São diversas as questões e abrangem diversos tópicos de "compromisso": avaliação do desempenho, concursos e condições de trabalho.

O quadro que coloco abaixo deverá ser consultado após a leitura do dossier (aqui e acolá) e devidamente enquadrado.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Para reflectir...

... principalmente se tiverem uma apreço especial e um amor incondicional por cães (como eu). Ao contrário de muitos seres humanos, nunca desiludem.

Música dos "Swedish House Mafia" - (Tema: Save The World).

ADD - Relatório de auto-avaliação

Tenho recebido diversas mensagens de correio electrónico (o tema é também recorrente em comentários na "Sala de Profs" aqui do blogue) a solicitar "exemplos" de relatórios de auto-avaliação relativos ao actual modelo de Avaliação do Desempenho Docente (Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho). Pois bem, não quero desiludir mas esses "exemplos" não deverão surgir facilmente ou rapidamente... E se escrevo isto é porque este relatório (ao contrário do utilizado na versão anterior da ADD) é bastante mais complexo.

Vamos ao modelo da ADD em vigor, mais concretamente ao artigo referente ao relatório (parece-me que ainda existem alguns colegas que nunca leram o DR 2/2010 por aparente falta de tempo):

"Artigo 17.º
Auto-avaliação
1 — A auto-avaliação tem como objectivo envolver o docente no processo de avaliação, promovendo a reflexão sobre a sua prática docente, desenvolvimento profissional e condições de melhoria do desempenho.
2 — A auto-avaliação é obrigatória e concretiza-se através da elaboração de um relatório a entregar ao relator em momento anterior ao preenchimento, por este, da proposta de ficha de avaliação global.
3 — O relatório de auto-avaliação constitui elemento essencial a considerar na avaliação do desempenho, e a sua elaboração deve observar as regras simplificadas e os padrões de uniformização definidos por despacho do membro do Governo responsável pela área da educação.
4 — O relatório de auto-avaliação aborda, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) Autodiagnóstico realizado no início do procedimento de avaliação;
b) Breve descrição da actividade profissional desenvolvida no período em avaliação;
c) Contributo do docente para a prossecução dos objectivos e metas da escola;
d) Análise pessoal e balanço sobre as actividades lectivas e não lectivas desenvolvidas, tendo em conta os elementos de referência previstos no artigo 7.º;
e) Formação realizada e seus benefícios para a prática lectiva e não lectiva do docente;
f) Identificação de necessidades de formação para o desenvolvimento profissional.
5 — O relatório é acompanhado, em anexo, dos documentos relevantes para a apreciação do desempenho do docente que não constem no seu processo individual. (...)"

Assim, e para o dito relatório é necessário ter em atenção os 6 aspectos do ponto 4, assim como os respectivos anexos. Iniciam logo por um autodiagnóstico (já tinha alertado para este pormenor a 1 de Novembro de 2010), uma breve descrição da actividade profissional (do período em avaliação). Segue-se o contributo para o cumprimento dos objectivos e metas da vossa escola e uma análise das actividades lectivas e não lectivas tendo como referência os elementos de referência da avaliação (onde estão incluídos por exemplo, os padrões de desempenho docente estabelecidos a nível nacional). Cansados? Pois... Mas ainda não chegou ao fim... Depois vem a formação realizada (e seus benefícios) e por último as necessidades de formação. Não gostaram? Pois... Comparando com o anterior modelo de ADD, neste ponto em particular, a "coisa" piora (nada que já tivesse sido escrito neste blogue).

Para além do que coloquei acima, importa também conhecer às "deliberações" provenientes da Comissão de Coordenação da Avaliação de Desempenho (CCAD) da vossa escola/agrupamento, que por vezes, esclarecem de alguma forma alguns dos pontos referidos no artigo 17.º.

Como é fácil de constatar, a tarefa de "utilizar exemplos" será particularmente complicada. Pior, é tão complicada a elaboração desses "exemplos" que irei ficar deveras surpreendido se aparecerem.

Para mais informações, sigam para o pack "Avaliação do Desempenho Docente", que se encontra disponível neste blogue há alguns meses.

A exigência de Sócrates...

Não resisto a colocar aqui a versão integral de um artigo de opinião de Manuel António Pina, relativo à "exigência" do Teste Intermédio de Ciências Físico-Químicas - 9.º ano. Leiam e depois, se quiserem, vejam com os vossos olhos o grau de "exigência"(aqui e ali).

Nota: Os negritos são de minha autoria.

"Tantas vezes injustamente acusado de promover o facilitismo, o GAVE parece ter levado a coisa a mal e, nos testes intermédios deste ano, desatou a exigir, não diria o impossível, mas o improvável: que os alunos saibam alguma coisa.

Mas no teste de Ciências Físico-Químicas do 9º ano terá ido longe de mais, exigindo a jovens de 15 anos que, entre outras coisas, saibam contar até 8. É certo que a prova permitia o uso de calculadora mas afigura-se um exagero supor que, ao final de 9 anos de escolaridade, os alunos já tenham aprendido a carregar 8 vezes na tecla 1 e, depois, na tecla "Total".

Se não, veja-se a pergunta de abertura do Caderno 2: "O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos celestes que orbitam à sua volta. Actualmente, considera-se que os planetas que fazem parte do sistema solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar. [Pergunta:] Actualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas?".

Já no Caderno 1 se exigia também que os alunos soubessem que, a 100º centígrados, a água entra em ebulição em vez de solidificar.

Com testes destes, visando aferir o desempenho dos alunos "por referência a padrões de âmbito nacional" lá se vão o "direito ao sucesso" desses alunos e a sua rápida entrada no mercado do desemprego."

Foi ontem...

...o início oficial da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2011.

Nem dei conta. Pensei que já tinham iniciado há 15 dias! É que já estou totalmente saturado de publicidade enganosa... 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bom fim-de-semana

Música dos "3 Doors Down" - (Tema: When You're Young).

E novidades?


Comentário: 200 km que os colegas da DREC têm de fazer para ter uma consulta na junta médica da DREN, no Porto. "No Porto? Então não estamos a falar da DREC?", dizem vocês... E dizem bem. Aparentemente, e segundo pude ler no sítio do SPRC, o problema surge como consequência da falta temporária de recursos humanos.

Concretizar é essencial...


Comentário: Não custa nada repetir... Paulo Portas sabe como agir em campanha política. Pena é que Pedro Passos Coelho nada concretize acerca do modelo de Avaliação do Desempenho Docente. Será que se esquecem que somos mais de 100 000?! Ainda são muitos votos...

Como?


Comentário: Ui... Para além de um afastamento da realidade económica também começam a dar "tiros nos pés"? Infelizmente parece-me que estamos perante um caso típico de "bestiais a bestas", o que significará uma ainda maior perda de votos provenientes dos professores. O BE sabe perfeitamente que o seu acréscimo de representatividade se deveu aos professores... Espero que corrijam o rumo se não querem tornar-se "residuais". Bem sei que o "Novas Oportunidades" é um programa popular e para o povo, mas sejamos realistas: de formação tem pouco!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Todos? Não...

Mas constato que são muitos. ;)

Música de "Evanescence" - (Tema: Everybody's Fool).

Farto...

... de campanhas eleitorais e de discussões acerca das mesmas. Até onde é possível esmiuçar intenções, vírgulas e adjectivos?!

Pois...


Comentário: Sinceramente não me interessa discutir eventuais avaliações do programa "Novas Oportunidades"... Conheço demasiado bem como funciona para admitir grandes discussões relativas a este tema com outras pessoas que não professores. Todos os professores (bem... admito que existam as "excepções rosas") sabem o que as "Novas Oportunidades" valem e que tipo de formação conferem. Para ver ficção prefiro cinema...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para relaxar...

...depois de uma manhã passada numa ETA e ETAR de Vila Real, e uma tarde a preparar aulas e um teste de Biologia de 12.º ano.

Amanhã dificilmente farei actualizações, pois a acrescentar às aulas (basicamente o dia todo) ainda tenho formação em Educação Sexual até às 21:30h... Ufa. Vai ser um dia e tanto.

Música de "Tinie Tempah ft. Eric Turner" - (Tema: Written In The Stars).

Guia do Facebook para professores

Partilho o meu facebook com alguns alunos de 12.º ano (e outros de escolas por onde entretanto passei), no entanto, fica sempre alguma precaução na partilha... Muitas são as vezes em que fico a saber bem mais acerca da vida dos meus alunos do que aquilo que efectivamente gostaria.

Adiante.

O facebook pode ser um excelente recurso educativo para partilha de materiais com outros professores (pertenço a um desses grupos de partilha) mas também pode ser utilizado como importante ferramenta de trabalho com alunos.

Até ao final deste ano irei manter os blogues que possuo de dinâmica extra-aula com os meus alunos, no entanto, estou a pensar seriamente em migrar de forma gradual para uma página de facebook criada para o efeito. E se estou a pensar em arriscar nesta "nova" forma de comunicação é por constatar que num "pequeno" universo de 4 turmas (aquelas que eu possuo), apenas uma minoria de alunos não tem facebook. Conseguirei chegar a mais alunos do que com um "mero" blogue de visita facultativa e, por vezes, com parcos resultados de visitas e comentários. Estou em crer que com o facebook terei mais e melhores resultados.

E depois de me esticar na conversa, deixo-vos com o "Guia do Facebook para professores" em inglês (cliquem na imagem). Parece-me que deverá aparecer uma tradução para português em breve... Mal seja publicada, eu coloco um link aqui no "Professores Lusos".

Um resumo dos programas eleitorais na área da educação


Comentário: A mim interessa-me mais quem será o próximo Primeiro-Ministro nas eleições legislativas de 5 de Junho de 2011... Sendo Sócrates, certamente que escolherá um novo "testa de ferro" ou alguém que tenha um profundo recalcamento relativamente aos professores. Quanto a isso poucas dúvidas poderão subsistir, após duas tristes experiências ministeriais que nos deixaram um tremendo amargo de boca...

Relativamente ao artigo  em si, nem sequer existe uma tentativa de dar resposta à questão feita, no entanto, e para quem ainda não teve tempo (ou pura e simplesmente não quer) de ler os programas eleitorais tem um óptimo resumo dos mesmos... Aconselho a leitura.

Portal do Eleitor

O mais certo é todos conhecerem o "Portal do Eleitor", no entanto, como existe uma probabilidade residual de que ainda alguém não o conheça, fica o o link (cliquem na imagem).

Prazo de validação das candidaturas prolongado 24h


Comentário: A informação consta no sítio da TVI24... Ainda não existe qualquer aviso no sítio da DGRHE, no entanto, parece-me que será justo tendo em conta o congestionamento verificado na semana passada e que obrigou a "horas extras" de validação, entre outros problemas. O passo seguinte (eventualmente lógico) será prolongar por 24 horas a fase de aperfeiçoamento das candidaturas. 

Concurso de docentes 2011/2012 (Madeira) - Informações úteis

Antes de tudo, o meu agradecimento à colega CPires pela amabilidade do aviso...

Assim, os colegas interessados em rumar à Madeira para trabalhar poderão utilizar os links que abaixo coloco para obter esclarecimentos. Aviso desde já que não conheço (nem tenho tempo para conhecer) os meandros deste concurso, como tal, não poderei enveredar por posts adicionais de esclarecimento.

Tal como a colega CPires fez questão de alertar, "a candidatura é precedida de uma inscrição obrigatória exceptuando-se os candidatos que tenham leccionado ou que se encontrem a exercer funções docentes em estabelecimentos de educação/ensino/instituições de educação especial da rede pública da RAM, em ambas as situações no período compreendido entre 01/09/2010 até a data da abertura do concurso, que se inicia a partir de 18 de Maio e termina a 23 de Maio inclusive".

Links:

Ofício Circular n.º 20

Aviso de abertura


Boa sorte a todos...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bom fim-de-semana...

Música dos "James" - (Tema: I Know What I'm Here For).

(Eventualmente) Útil...


Comentário: Já aqui tinha apelado a esta estratégia por parte dos sindicatos, ou seja, questionar os diversos partidos acerca de diversas temáticas na área da educação. A FENPROF chegou-se à frente (e na minha opinião, bem)  e terá enviado "a todos os partidos políticos com representação parlamentar um conjunto de perguntas para as quais pretende que estes, com base nos seus programas eleitorais, esclareçam qual a posição que têm e os compromissos que assumem em relação a aspectos como o financiamento da Educação, a relação entre o público e o privado, a gestão das escolas, a rede escolar e as soluções que defendem para a sua reorganização, as carreiras dos docentes e investigadores, incluindo a avaliação do seu desempenho, a estabilidade e condições de exercício profissional".

Sei que muitos colegas estabelecerão uma relação FENPROF-CGTP-PCP, no entanto, quero acreditar que o jornal que este sindicato irá apresentar (com as respostas às questões) será realmente isento e útil. Fico à espera de ter acesso ao mesmo... Existem diversas temáticas a que não consigo dar resposta nos programas eleitorais.

O primeiro dos debates...

... que faço questão de ver e ouvir com atenção.

Congestionamento...


Comentário: E não é só o concurso de professores que a rede congestionada está a influenciar... Também o acesso aos emails institucionais e particulares tem andado com problemas graves. Ontem foi um dia especialmente complicado na minha escola com o problema a ser solucionado apenas a meio da tarde. Mais um problema de rede que deveria ter sido pensado...

No que concerne ao concurso de professores, espero realmente que tudo seja feito com a calma necessária.

Não acredito em promessas...


Comentário: Só mesmo quando vir esse eventual melhoramente escrito de forma bem explícita é que irei acreditar...

Um pequeno desabafo: com tanta confusão que reina no PSD quer-me parecer que existe por ali um boicote interno ou então (e é nisto que eu cada vez mais acredito), estão a fazer de tudo para perder as próximas eleições. É que as confusões são tão tão tão estúpidas que se torna inacreditável que alguém que se quer Primeiro-Ministro se faça rodear de pessoas com opiniões tãoooo dispares e tão difíceis de controlar. Tem de ser propositado! O PSD não deve querer governar e não pode "dar nas vistas" nessa pretensão, como tal, planeia e executa o ridículo.

O Blogger não esteve disponível...

Provavelmente poucos se terão apercebido que ontem o blogger (a plataforma onde este blogue é editado) não funcionou correctamente. Primeiro não conseguia aceder ao painel de controlo que me permite redigir posts, depois já nem o blogue conseguia visualizar. Pior... Sei que alguns comentários (recentes) pura e simplesmente desapareceram.

Nem um pedido de desculpas da Google por ter originado esta situação, sem aviso prévio e com o mero aviso que coloquei abaixo. Enfim... Espero que não se esqueçam que existem outras plataformas para editar blogues.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Para reflectir...


Música de "Katharina Nuttall" - (Tema: Place Of Hope).

Concurso nacional de docentes 2011 - Validação electrónica

Como todos (bem... pelos menos aqueles que concorrem) estamos na fase de validação da candidatura por parte das escolas. Esta consiste na confirmação da veracidade dos elementos colocados na aplicação electrónica da candidatura. Segue-se um momento de aperfeiçoamento da competência de quem concorre e um último momento de validação desse aperfeiçoamento (novamente pelas escolas).

As datas para os 3 momentos desta fase são as seguintes:

1.º Momento (Validação da Candidatura - Escolas/DGRHE): 10 horas de 10 de Maio às 18 horas de 16 de Maio (Portugal Continental).

2.º Momento (Aperfeiçoamento - Professores): 10 horas de 17 de Maio às 18 horas de 18 de Maio (Portugal Continental). De referir que os campos invalidados serão disponibilizados para aperfeiçoamento (basicamente uma rectificação), desde que sejam campos alteráveis.

3.º Momento (Validação do Aperfeiçoamento - Escolas/DGRHE): 19 e 20 de Maio.

E mais?

"E os restantes programas eleitorais?" Perguntam vocês... Resposta fácil. Nem os vou ler. O PS enquanto for de Sócrates nem sequer é ponderável. O BE e a CDU conseguiram convencer-me que não são alternativa. Só me resta mesmo o PSD e o CDS.

Quanto ao PSD ainda tinha esperança que o programa eleitoral conseguisse dissipar algumas dúvidas recentes e introduzisse de forma concreta algumas propostas. Nada disso... Temas centrais foram deixados de fora ou abordados tão pela rama que acabaram por não ser significativos.

Programa eleitoral do CDS 2011.

O programa eleitoral do CDS também se encontra disponível para quem o quiser ler (aqui). Ainda não tive tempo para o ler. Apenas deverei ter tempo para o fazer na sexta-feira, como tal, não vou tecer comentários.

Programa eleitoral do PSD 2011.

Após uma leitura algo transversal de posts de outros blogues relativos ao programa eleitoral do PSD (obviamente que estou a "falar" da parte que concerne à educação), assim como uma primeira vista de olhos ao mesmo (aqui) parece-me que este partido está a fazer de tudo para não constituir governo. Será propositado? Cada vez mais me parece que sim. Demasiadas omissões... Demasiadas imprecisões...

Nota: Para quem quiser atalhar (correndo o perigo de não ficar devidamente enquadrados no restantes programa eleitoral) avancem para a página 94.
  

De regresso...

...após 4 dias extremamente cansativos. Vamos ver o que ainda consigo actualizar hoje.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Por favor...

...vejam o vídeo. Vale mesmo a pena. ;)

Música de "Bruno Mars" - (Tema: The Lazy Song).

Parabéns...

...ao clube do meu coração
e também ao Braga.

Paulo Portas e o modelo de avaliação do desempenho docente


Comentário: Em Outubro de 2009 abordei a proposta do CDS-PP relativa ao modelo de avaliação do desempenho docente... Se quiserem aceder ao que escrevi e analisei na altura, cliquem aqui e acolá.

Agora é só esperar pelo programa eleitoral para ver se esta nova versão introduz alguma novidade.

Acréscimo de pressão...


Comentário: Este artigo é apenas um de muitos onde medidas como a redução do número de professores contratados, a diminuição de escolas com contrato de associação e a criação de mais mega-agrupamentos são referidos como as medidas, por excelência, que irão permitir ao Governo poupar 195 milhões de euros. Nenhuma delas constitui surpresa. A única surpresa (para mim, profundamente desagradável) será o "tal" financiamento das escolas com base na evolução dos resultados e desempenho.

Esta forma de financiamento poderá fazer aumentar ainda mais o falso sucesso e dourar ainda mais os níveis / classificações atribuídas... Bem sei que nos anos de escolaridade / disciplinas com provas nacionais poderá ocorrer alguma contenção (é o que acontece actualmente), mas no resto será ver o "balão" encher de "hélio". Teremos cada vez mais "cabeças de vento".

Decididamente, lá para Setembro a pressão psicológica nas escolas deverá aumentar exponencialmente...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Para mais tarde recordar...

Primeiro-Ministro e "Homem-estátua" a 3 de Maio de 2011

Na mouche


Comentário: Mais uma curta "prosa" (mas sempre certeira) do Paulo Prudêncio a merecer leitura...

Para reflectir...

Música dos "Incubus" - (Tema: Adolescents).

Memorando de entendimento entre o Governo e a "troika": o impacto na educação

Se lerem o post que coloquei abaixo com a tradução de parte do memorando da "troika" perceberão facilmente qual o impacto da intervenção internacional, no entanto, para quem gostar de compreender ainda melhor, deixo uma lista de artigos da imprensa relativos a este tema.





Memorando da troika (em língua portuguesa) e a escola pública

Estive a dar uma "vista de olhos" ao memorando cujo link para download deixei aqui. Embora não tenha dificuldades em ler inglês, sei perfeitamente que existem colegas que não o fazem ou fazem-no com menos facilidade.

Assim, coloco de seguida uma tradução (feita num  tradutor automático e com algumas correcções adicionais concretizadas por mim) da parte do memorando relativa à educação. Pelo menos, da parte que directamente influencia a escola pública portuguesa e que consegui detectar. Se encontrarem erros na tradução, agradeço que os indiquem e corrijam num comentário.



Assim:

"1.8. Reduzir os custos na área da educação, com o objectivo de poupar 195 milhões de euros através da racionalização da rede escolar através da criação de agrupamentos de escolas, redução das necessidades de pessoal, centralização de compras; e reduzindo e racionalizando as transferências para escolas particulares de acordos de associação"

"4.10. O Governo vai continuar a acção para combater a baixa escolaridade e abandono escolar precoce e melhorar a qualidade do ensino secundário e da educação e formação profissional, com vista a aumentar a eficiência no sector da educação, elevar a qualidade do capital humano e facilitar a correspondência no mercado de trabalho. Para esta finalidade o Governo irá:

i. Criar uma análise, acompanhamento, avaliação e um sistema de informação, a fim de avaliar com precisão os resultados e impactos das políticas de educação e formação, nomeadamente planos já implementados (nomeadamente sobre as medidas de redução de custos, a educação e formação profissional e políticas para melhorar os resultados escolares e conter o abandono escolar precoce). [Q4-2011]

ii. Apresentar um plano de acção para melhorar a qualidade dos serviços de ensino secundário, incluindo através de: (i) a generalização de contratos de confiança entre o Governo e as escolas públicas, estabelecendo uma ampla autonomia, um simples quadro de financiamento baseado em fórmula que inclui critérios de desempenho, evolução e responsabilização; (ii) um quadro de financiamento simples orientada para os resultados para as escolas profissionais e de particulares em acordos de associação com base num financiamento fixo, por turma assim como de incentivos mais ligados a critérios de desempenho, (iv) o papel de um reforço de fiscalização da Inspecção-Geral. [Q1-2012]

iii. Apresentar um plano de acção destinado a (i) garantir a qualidade, atractividade e relevância para o mercado de trabalho de educação e formação profissional através de parcerias com empresas ou outros interessados, (ii) mecanismos de reforço de orientação de carreira para os futuros alunos em formação profissional. [Q1-2012] "

Portugal: Memorandum of understanding on specific economic conditionality

Se quiserem aceder ao memorando da troika, em inglês, cliquem na imagem.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Para relaxar...

Música dos "OneRepublic" - (Tema: Mercy).

Os colegas contratados e a passividade perante uma eventual ilegalidade


Comentário: É admirável a persistência do nosso colega Nuno Domingues na defesa dos interesses dos colegas contratados. Tem a minha admiração... Seria interessante que os colegas contratados (cada vez em maior número, em termos proporcionais) começassem a estar mais atentos e a agir. Continuo sem compreender os motivos de tão grande falta de mobilização por parte dos colegas contratados.

Conto pelos dedos de uma mão, os colegas contratados que conheço e que posso classificar como interventivos. Nos meus tempos mais "precários", não me lembro de ver tanta desmotivação e passividade. Por regra, tinha sempre alguém que me acompanhava (ou que eu acompanhava) em questões de "justiça" e "intervenção".

Criam-se tantos movimentos independentes de professores, porque não um movimento de professores contratados? "Mais um?", dirão vocês... Pois. É por aí que começa o problema.

Adiamento?


Comentário: A frase consta no sítio da FENPROF e serve de título a um artigo relativo  ao Acórdão proferido pelo Tribunal Constitucional e que inviabilizou a suspensão do actual modelo de avaliação de desempenho dos docentes.

O raciocínio e argumentação do secretariado nacional da FENPROF tem como base muito do que já aqui foi comentado, no entanto, parece-me que a palavra "adiamento" será algo optimista... Tendo em conta as últimas sondagens.