Quem está habituado a concorrer nas mais diversas tipologias concursais de professores, sabe que muitas das informações prestadas são dúbias... Não sei se por jeito se por distração, a questão resume-se quase sempre a alguma confusão. Alguma dessa confusão tem origem na ausência de leitura dos diversos normativos legais e notas informativas, no entanto, começa a crescer o fenómeno dos esclarecimentos inacreditáveis ou, se quiserem, confusos.
Desta vez, temos uma nota informativa (datada de 30 de janeiro de 2013) onde se refere que "(...)a contagem do tempo de serviço nos concursos abertos pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas relativos ao ano letivo de 2012-2013, a partir de 1 de janeiro de 2013, deverá contemplar o tempo de serviço até 31 de agosto de 2012". No entanto, se lerem este outra nota informativa (disponível no sítio da DGAE até à hora em que publico este post e datada de 24 de setembro de 2012), irão constatar que a redação deste parágrafo é diferente, reportando o tempo de serviço para 31 de agosto de 2011.
Esta novidade, que parece retirada de um qualquer manual de piadas de mau gosto, vai dar muita confusão... O pior disto tudo, é que já não é a primeira vez que nos deparamos com incongruência e esclarecimentos "estranhos" por parte de quem "manda" na DGAE.