quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mais confusão...

Quem está habituado a concorrer nas mais diversas tipologias concursais de professores, sabe que muitas das informações prestadas são dúbias... Não sei se por jeito se por distração, a questão resume-se quase sempre a alguma confusão. Alguma dessa confusão tem origem na ausência de leitura dos diversos normativos legais e notas informativas, no entanto, começa a crescer o fenómeno dos esclarecimentos inacreditáveis ou, se quiserem, confusos.

Desta vez, temos uma nota informativa (datada de 30 de janeiro de 2013) onde se refere que "(...)a contagem do tempo de serviço nos concursos abertos pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas relativos ao ano letivo de 2012-2013, a partir de 1 de janeiro de 2013, deverá contemplar o tempo de serviço até 31 de agosto de 2012". No entanto, se lerem este outra nota informativa (disponível no sítio da DGAE até à hora em que publico este post e datada de 24 de setembro de 2012), irão constatar que a redação deste parágrafo é diferente, reportando o tempo de serviço para 31 de agosto de 2011.

Esta novidade, que parece retirada de um qualquer manual de piadas de mau gosto, vai dar muita confusão... O pior disto tudo, é que já não é a primeira vez que nos deparamos com incongruência e esclarecimentos "estranhos" por parte de quem "manda" na DGAE.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ricardo, esta é para a patroa!


Já te fazia falta uma patroa!!!  :P




Para relaxar...

...agora que as noites são um pouco mais longas e o sono obedece a intervalos de 3 a 4 horas. Eh eh eh.

Música dos "OneRepublic" - (Tema: If I Lose Myself).

Isto está cada vez melhor...

E quando muitos pensavam que o que se segue era uma brincadeira de extremo mau gosto...

"From: dgae.mec@dgae.mec.pt 
Subject: Manifestação de interesse para o exercício de funções em mobilidade 
Date: Mon, 28 Jan 2013 10:45:16 +0000 

Caro(a) Docente, 

O Instituto da Segurança Social, IP. (ISS-IP) procura docentes para apoio e orientação a crianças e jovens até aos 18 anos institucionalizadas nas entidades constantes no anexo. 

Como se encontra atualmente na reserva de recrutamento a aguardar uma colocação, a oferta do ISS-IP poderá constituir uma oportunidade para desenvolver a sua atividade docente. 

A mobilidade opera-se nos termos do art.º 68.º do ECD (destacamento) até ao final do presente ano escolar. Caso esteja interessado, pode manifestar o seu interesse através da indicação, por ordem de preferência, da(s) respetiva(s) entidade(s), até às 18h do dia 29 de janeiro de 2012, para o seguinte endereço de correio eletrónico: dsgrh@dgae.mec.pt 

A seleção será efetuada considerando a ordem de receção dos emails. 

Com os melhores cumprimentos, 
O Diretor-Geral da Administração Escolar 
Mário Agostinho Alves Pereira"

...vem a confirmação do MEC, de que de facto, a seleção de colegas dos quadros sem componente letiva que estejam interessados neste destacamento será feita por ordem de chegada das mensagens de correio eletrónico. Irra... 

Concurso externo extraordinário de seleção e recrutamento de pessoal docente: Toda a documentação necessária

Como todos devem saber não defendo "pressas" quando estamos a falar de concursos de professores... Assim, deixo-vos com toda a documentação necessária para quem concorre à vinculação extraordinária, na esperança de que realmente seja lida, com calma e muita atenção.

Assim,






Recordo também que poderá ser relevante lerem dois posts que coloquei ontem: aqui e acolá. A aplicação para concorrerem é a mesma de sempre e poderá ser acedida clicando ali.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Gosto...

...muito!

Música dos "Maroon 5" - (Tema: Daylight (Playing for Change)).

Concurso externo extraordinário de seleção e recrutamento de pessoal docente: Informações úteis

Bem que já me tinham dito que o início de vinculação extraordinária estaria para breve, mas não quis acreditar. Agora, com a publicitação do aviso de abertura (aqui) as dúvidas esfumaram-se quanto ao momento em que este concurso irá decorrer... Traduzindo: a primeira quinzena de fevereiro deverá ser ocupada com este concurso.

Já avisei em post anterior que o concurso - nomeadamente a apresentação da candidatura - terá início amanhã (29 de janeiro de 2013), no entanto, parece-me que existem algumas informações, que embora constem em normativos legais, não custa repetir. Assim,

a) Podem ser opositores a este concurso os professores que reúnam cumulativamente os seguintes requisitos de admissão: 1) Exercício efetivo de funções docentes com qualificação profissional, em pelo menos 365 dias, nos três anos letivos imediatamente anteriores ao da data de abertura do presente concurso, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo; 2) Preencher os requisitos previstos no artigo 22.º do ECD; e 3) Ter obtido avaliação de desempenho com menção qualitativa não inferior a «Bom», nos anos a que se refere o requisito 1).

b) A dotação das vagas a preencher mediante o presente concurso, foi fixada na Portaria n.º 22-A/2013, de 23 de janeiro. Estas vagas serão extintas após concurso.

c) Os candidatos a este concurso são obrigados a concorrer, no mínimo, a todas as vagas de um dos quadros de zona pedagógica. Se concorrerem a mais do que um quadro de zona pedagógica ou grupo de recrutamento, devem ordenar a sua prioridade em termos de quadro de zona pedagógica.

d) Uma vez que estas vagas são abertas em exclusivo para este concurso, não existe necessidade de concorrerem a quadros de zona pedagógica para os quais não tenham aberto vagas. 

Boa sorte a quem concorre... Este deverá ser o penúltimo concurso onde a integração em quadros será possível a médio e longo prazo.

Para pensar...

Manifestações avulso 

Comentário: A reflexão é feita pelo Nuno Domingues e tenho de admitir que concordo plenamente com ela... Como é possível que perante o mais forte ataque à escola pública portuguesa, os sindicatos não consigam juntar esforços numa plataforma conjunta?! Com medidas avulsas e isoladas não vamos a lado nenhum.


Concurso externo extraordinário de seleção e recrutamento de pessoal docente: Aviso de Abertura

Foi hoje publicado em Diário da República, o Aviso n.º 1340-A/2013 relativo à abertura do concurso de vinculação extraordinário, cuja fase de apresentação de candidatura decorrerá de 29 de janeiro a 5 de fevereiro (5 dias úteis).

Aconselho ainda a todos os colegas contratados que irão concorrer, a leitura calma e atenta dos seguintes documentos:

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"Professores nas ilhas dizem-se discriminados"

(Jornal de Notícias, 23-01-2013)

Comentário: Como todos sabem nunca fui apologista deste concurso de vinculação extraordinário... Estava fadado à injustiça e à discriminação. O objetivo não era o de realmente terminar com a instabilidade de milhares de docentes (isso é absolutamente claro pelo número de vagas que foi colocado a concurso), mas sim o de cobrir as "pontas" legais do excesso de "renovações" contratuais. Por motivos óbvios, os sindicatos das ilhas vão-se mexer e... bem. A FNE entretanto lá vai tentando corrigir aquilo a que deu início, mas já não irá a tempo de resolver a situação a curto ou médio prazo.

Enfim... Isto teria sido resolvido de outra forma, se os sindicatos tivessem lutado mais pelo apuramento das reais necessidades de professores a nível nacional (e sua inclusão num concurso ordinário) e menos pela satisfação das necessidades do MEC.

2.º conjunto de questões relativas à ADD

No dia 10 de dezembro de 2012, divulguei aqui um primeiro conjunto de esclarecimentos relativos à aplicação do mais recente diploma que regulamenta a Avaliação do Desempenho Docente (ADD). No início desta semana, foi publicitado um novo documento que reúne mais um conjunto de 9 questões e (respetivas) respostas. Para acederem ao mesmo, cliquem na imagem abaixo.


Nota: Volto a registar a ausência de qualquer logótipo governamental, num documento que pretende (?) ser oficial. 

Vagas para a Vinculação Extraordinária por quadro de zona pedagógica

O Nuno divulgou (aqui) o normativo legal que regulamenta o negociado regime excecional para a seleção e o recrutamento de professores (conhecida entre nós por "vinculação extraordinária"). Entretanto, foram publicitadas as vagas que irão a concurso (acolá).

Se quiserem aceder de forma mais rápidas às escassas vagas, cliquem nas imagens abaixo.



Com moderação...

Começo por agradecer as palavras que dedicaram a esta nova fase da minha vida... Prometo retribuir, com um esforço suplementar no sentido de atualizar este espaço informativo.

Dito isto, a partir de hoje irei regressar às atualizações do blogue, se bem que em horários que serão definidos pela minha nova entidade patronal (traduzindo: a minha "filhota"). 

Idiotices, axiomas e embrutecimento.


O despacho das vagas para o concurso extraordinário de vinculação de professores contratados está publicado. Com um número de vagas anedótico, o que faz com que este concurso seja uma idiotice.
Os professores contratados sabem muito bem o número de vagas que têm continuamente ocupado ao longo de vários anos. Como é possível terem acumulado tantos anos de serviço ao serviço da escola pública. Apenas com substituições de colegas do quadro? Claro que não. Seja qual for a fórmula de apuramento de vagas para este concurso, e mesmo a do concurso ordinário, obviamente que estas não conseguem espelhar a necessidade real de professores.

Mas o discurso dominante vai no sentido contrário - Professores a mais…?
- Fala-se muito no rácio professores/alunos, como um axioma indesmentível sem no entanto explicar muito bem esses números. É só analisar esses dados com alguma atenção e perceber que se a contabilidade se restringisse aos professores exclusivamente com funções letivas o número seria completamente diferente. É preciso ter algum cuidado na comparação entre sistemas de educação diferentes.
- Fala-se num investimento exagerado na educação sem que no entanto, e mesmo nos anos de maior furor pela escola pública se excedesse o investimento médio da União Europeia.
-Fala-se no decréscimo da taxa de natalidade, como se não tivéssemos das menores taxas de escolarização da Europa, e uma ainda grande necessidade de qualificar os cidadãos.

Com os cortes já implementados, temos a olhos vistos um empobrecimento, um embrutecimento e um “desembelezamento” da escola pública (vejam o ataque feroz às artes que o novo currículo trouxe que explicita muito bem qual o conceito de escola subjacente), uma escola assim não consegue responder aos desafios de uma Educação para este tempo.
Queremos uma escola pública de qualidade que corresponda às necessidades de escolarização do País, e para esta escola temos Professores a menos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Graduação no ensino especial e Concurso externo extraordinário

Depois de controlada (mas ainda não resolvida) a inundação verificada na semana passada ( :biggrin:) já é possível atualizar o blogue.
Assim recordo que na semana passada forma publicados dois diplomas controversos:
- O despacho nº 866/2013 (clicar na imagem), que altera a contagem do tempo de serviço antes e depois da profissionalização;



- O Decreto-Lei nº 7/2013, que estabelece um regime excecional para a seleção e o recrutamento (vinculação extraordinária).


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Embora difícil...

...em determinados momentos da nossa vida, é possível.

Obrigado a todos pelo apoio demonstrado. Desde 4.ª feira que mudei de status... E com essa mudança, uma forma diferente de ver o mundo. Nunca dormi tão pouco e simultaneamente me senti tão feliz.

Durante os próximos dias, e até encontrar uma nova rotina, irei abrandar imenso em termos de atualizações deste blogue. Um abraço enorme para todos.

Música dos "Enigma" - (Tema: Return To Innocence).

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Consultório Infernal - edição especial

Num futuro muitoooooooooooooooooooooo distante.

Q: "Estou apaixonado por uma princesa. O que devo fazer?"

R: Caro candidato a príncipe, deve ter muito cuidado com o pai da princesa.



P.S. Estão garantidos dois tiros de aviso, mas desconfie da pontaria! 





Cuidado com a inundação!

Devido a uma rutura incontrolável das glândulas salivares do Ricardo, este blog encontra-se  temporariamente inundado!!! 


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

E isto com 10 anos de idade?!

Pais de alunos da EB1 do Bom Sucesso, no Porto, querem transferência de gémeos considerados problemáticos 

Comentário: Se com uns meros dez anos de idade, dois alunos conseguem gerar tantos problemas numa escola, nem quero imaginar como será o "cenário" daqui a mais uns 5 a 10 anos. Nunca fui aluno para me portar mal (pelo menos, segundo os parâmetros pelos quais fui educado), mas reconheço que nenhum dos tabefes que levei me fizeram mal ou me deixaram traumatizado e que muito provavelmente serviram para fazer de mim aquilo que eu sou atualmente. 

Mais uma vez, este tipo de situações ocorrem por excesso de eduquês... Ainda tenho esperança que algum dia o rumo da disciplina regresse. Disciplina a sério, e não aquilo que atualmente existe e que comparo a um filme repleto de efeitos especiais. Quando termina... todos regressam a casa, sem qualquer problema.


"Provedor recomenda pagamento a professoras"


(Público, 15-01-2013)

Comentário: Mais uma vez se comprova que o MEC quando não precisa "deita fora"... Somos meros números. E quando o tema envolve colegas contratados, ainda é pior. Recordo que se trata apenas de uma recomendação do provedor de Justiça, e nada mais. Espero que os jornalistas acompanhem esta situação, para conhecermos o seu desfecho.

Nada de novo...

Debater a refundação do Estado na 'clandestinidade' 

Comentário: O Paulo bem que tentou... Mas a "cera" política e partidária dificulta a reflexão. Depois também surgiram ideias de aumentos nos já tremendamente ingovernáveis agrupamentos de escolas, mas já todos conhecemos a origem da "tentação".

Publicado último diploma que regulamenta a ADD

E cá está o último normativo legal que faltava para que tudo esteja devidamente regulamentado...  O diploma em causa, "define o regime de avaliação do desempenho dos docentes em exercício de funções docentes noutros ministérios, em regime de mobilidade a tempo parcial, nas escolas portuguesas no estrangeiro, e estabelece as regras para o reconhecimento da avaliação de desempenho obtida pelos docentes em exercício de funções nas Regiões Autónomas, no ensino português no estrangeiro, nas escolas portuguesas no estrangeiro e pelos docentes agentes de cooperação".

Cliquem na imagem, para fazerem o download da Portaria n.º 15/2013 de 15 de janeiro. 


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Gosto...

... muito. 

Se quiserem acompanhar com a letra, cliquem aqui

 Até amanhã.

Música dos "Hurts" - (Tema: Miracle).

E as primeiras tabelas salariais de 2013 começam a surgir...

Como já é hábito, o autor do blogue "pé-ante-pé" chega-se à frente com uma primeira tabela de vencimentos para 2013, já de acordo com as novas tabelas (aqui) e a famosa sobretaxa de 3,5%. Estou certo que nos próximos dias teremos mais tabelas...

Cliquem na imagem abaixo para ampliar.


E a propósito dos motoristas do MEC...

... e dos seus vencimentos, deixo-vos com um link para verem quanto ganham os outros que por lá andam. Cliquem na imagem abaixo.


E quando pensávamos que não podia piorar...

PS defende o fim da ADSE 

Comentário: A qualidade dos políticos portugueses já não era boa, mas até aqui conseguiam fazer a tal simulação de oposição que tanto lhes parece agradar. Aparentemente começam a perder a capacidade da simulação e a querer ajudar quem está no poleiro a fazer mais asneiras. Bem sei que aquilo que foi assinado com a troika implica a extinção de subsistemas de saúde, mas... por favor... Assim, não!

Não vai dar em nada...

Professores apresentam queixa no DCIAP contra grupo GPS 

Comentário: Se o "esquema" funciona há muitos anos e é transversal a "cores", é porque alguém sabe o que está a fazer... Não acredito nem por um momento que algo mude, principalmente depois de ler o relatório que o FMI publicitou e que resultou de um "pedido especial" do governo de Passos Coelho.

Salário-base de 1850 euros...

Motoristas de Crato ganham mais que professores 

Comentário: Não, não estamos a falar da nossa classe "privilegiada", mas sim da dúzia de motoristas que estão ao serviço do ministério de Nuno Crato... E embora a parte do vencimento seja escandalosa, considero ainda mais escandaloso os senhores governantes não poderem conduzir os seus próprios automóveis. Já me esquecia do "velho" argumento: "parece mal". Enfim.

Despacho que aprova as tabelas de retenção na fonte para o ano de 2013

Para acederem ao mesmo, cliquem na imagem abaixo.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mesmo, mesmo muito preocupante

Redução dos horários para professores vai acabar 

Comentário: Ainda não existe uma confirmação absolutamente inequívoca desta medida economicista do Governo, no entanto, a ocorrer não será grande surpresa. Se combinarmos mais esta medida com a passagens de alguns cursos profissionais para os institutos politécnicos, a recente reorganização curricular, o diploma de organização do ano letivo, o acréscimo da carga semanal de trabalho e a mobilidade especial, não tenho grandes dúvidas em afirmar que setembro de 2013 será memorável pelos piores motivos.

Todas estas medidas estão destinadas a cortar no número de professores. E os colegas contratados que continuam a considerar que os professores dos quadros com mais de 50 anos não deveriam ter reduções, pensem duas vezes. Se não tiverem reduções, terão componente letiva que não será disponibilizada para horários que serão integrados em concursos.

Para além disso, e para quem é professor, sabe perfeitamente o que motiva esta reduções. A nossa classe profissional é um classe de extremo desgaste mental... 

Se até aqui pensávamos que a razia na educação era grande, creio que não teremos escala para integrar a verdadeira hecatombe profissional com que nos iremos deparar no próximo ano letivo.

Para ler e refletir

O fim da Educação como a conhecemos… and I don’t feel fine! 

Comentário: Artigo de opinião no Público que deveria ser lido por todos... Mesmo pelo alinhados e clichés.

É a loucura...

FMI sugere exame online para decidir que funcionários públicos serão dispensados 

Comentário: Exames feitos numa plataforma virtual, com vista a selecionar quais os funcionários públicos que irão ser colocados em mobilidade especial e, eventualmente, dispensados. Que raio de sugestão... 

São sugestões deste tipo que me levam a pensar que somos meras peças numa máquina financeira... Peças perfeitamente dispensáveis, a não ser que sejam peças partidárias. Essas são facilmente integradas em outras máquinas, e com melhores condições.

Ufa...

Por norma não preparo aulas durante as interrupções letivas... Este ano fiz o mesmo na passada interrupção letiva do Natal. Correu mal! Com 3 novos níveis (um deles - profissional - exige mesmo muitas horas de pesquisa), cheguei a esta 4.ª feira e já não me sobrava material preparado para dar as aulas de 6.ª feira.

O próximo fim de semana vai ser atribulado... Vai, vai.

E depois ainda dizem que somos uma classe privilegiada. Pois.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

E quando tudo piora...

... eis que surgem os clichés com os seus comentários engraçados.

Música de "Alexandra Stan" - (Tema: Cliche).

Em jeito de conclusão

Após ler com alguma atenção o relatório do FMI (que divulguei aqui) estou em crer que esta encomenda governamental serve fundamentalmente para justificar mais medidas economicistas. Mais do justificar, serve para retirar algum peso de cima dos "ombros" governamentais, apontando para "fora" aquilo que na realidade vem de "dentro".

Quanto ao estudo relativo à educação, admito que os dados apresentados (e que servem de suporte para as propostas) me causaram alguma confusão, principalmente porque são utilizados dados que pensei que já tivessem sido desmentidos (ou se quiserem, atualizados).

As conclusões são as mais diversas, no entanto, deixo-vos com aquelas que primeiro me "assombraram" o raciocínio:

- intenção governamental de reforçar a iniciativa privada da educação;
- implementação forçada da mobilidade especial;
- aumento da número de horas semanais de trabalho, com reforço das horas de componente letiva;
- manutenção do mito da "classe privilegiada" (já não o somos há alguns anos) para fundamentar maiores cortes;
- fundamentação da eventual escolha dos professores (contratados e quadros) pela direção dos agrupamentos (algo que encontrará ligação intrínseca à "mobilidade especial"). 

Resumindo e concluindo, isto ainda vai piorar... e como sempre, os professores estão bem no cerne dos maiores cortes.

Processamento de Remunerações em 2013

A Direção-Geral de Planeamento e Gestão Financeira publicou um ofício circular, onde são abordados alguns aspetos relevantes que os estabelecimentos de ensino devem ter em atenção no processamento das remunerações de pessoal a partir de janeiro de 2013.

Pela sua relevância, creio que todos o deveriam ler... Para tal, cliquem na imagem para fazer o download.


As reações...

FENPROF diz que medidas para a Educação levarão ao desastre
 
FNE diz que corte de 50 mil professores impossibilitaria funcionamento das escolas 

«Não tomaremos atitudes irresponsáveis», garante Nuno Crato 

Comentário: As reações dos sindicatos são as expectáveis... A reação do atual Ministro que tutela a educação é subjetiva, principalmente se analisarmos aquilo que tem sido feito por Nuno Crato desde que tomou conta do cargo.

Ao contrário do que possa parecer à "primeira vista", Nuno Crato está a causar um impacte bem maior na escola pública, se comparado com aquele iniciado com Maria de Lurdes Reis Rodrigues. No entanto, esta última conseguiu levar às ruas milhares e milhares de professores... Nuno Crato, pelo contrário, parece estar a conseguir ter um efeito "dormente". Consequência disto? Quando dermos conta, aquilo que antes levou muitos professores a manifestações (no caso, a ADD) será o menor dos problemas.

O relatório (encomendado) do FMI

O relatório do FMI tem 76 páginas, no entanto, encontram a parte relativa à educação (e como tal, aos professores) entre as páginas 58 e 68. Para fazerem o download, cliquem na imagem abaixo.


A notícia do dia...

FMI propõe dispensa de 50 mil professore
 
FMI propõe dispensa de 50 mil professores e corte em todas as pensões  

Comentário: E  quando (quase) todos achavam que o panorama na educação não poderia piorar, eis que surge uma "bomba". A "bomba" em causa tem origem num relatório (encomendado pelo Governo de Passos Coelho) - que irei disponibilizar num próximo post - que contém um conjunto de propostas que a serem implementadas irão provocar uma verdadeira revolução social. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Recordações...

Música dos "Collective Soul" - (Tema: Shine).

Se tiverem tempo...

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA FAZ BALANÇO DE 2012 

Comentário: O link é do Portal do Governo e remete para uma página onde constam as principais "medidas implementadas ou tomadas pelo Ministério da Educação e Ciência durante o ano de 2012". 

Destaco (até para memória futura) aquelas que maior impacto negativo tiveram na nossa classe docente:

- "Revisão da Estrutura Curricular: Redução da dispersão curricular, reforço das disciplinas estruturantes e da autonomia dos estabelecimentos de ensino através da oferta de disciplinas de escola e da possibilidade de criação de ofertas complementares";

- "Despacho de Organização do Ano Letivo:  Este diploma dotou as escolas de maior autonomia e flexibilidade na organização das atividades letivas, aumentando a eficiência na distribuição do serviço e incentivando a progressão dos resultados escolares. Introduziram-se, em particular, incentivos à melhoria do ensino através da alocação de tempos letivos e não letivos do trabalho de professores às escolas para acompanhamento especial dos alunos e melhoria dos resultados". 

- "Reordenamento da Rede Escolar:  Os novos agrupamentos permitem reforçar o projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas através da articulação dos diversos níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário. Possibilitam que os alunos realizem todo o seu percurso escolar sob o mesmo projeto educativo".

E para terminar, a "falácia":

- "Vinculação Extraordinária:  Concurso que visa a entrada na carreira de professores contratados para colmatar necessidades persistentes e reais do sistema educativo, detetadas através da persistência de horários completos e anuais, por grupo de recrutamento e área geográfica, verificados desde 2009". 

Para ler com (muita) atenção

Concurso IEFP - Onde está o direito à igualdade?
 
Minuta de contrato de aquisição de serviços - IEFP  

Da entrevista do concurso do IEFP 

Comentário: Os 3 posts cujos links coloquei acima (da autoria do Nuno Domingues), devem ser lidos com muita atenção... e não apenas por quem concorreu para o IEFP. É bom que conheçam o que está a ser feito, pois nunca se sabe um dia em que tudo é virado do avesso, para todos.