sábado, 30 de dezembro de 2017

domingo, 24 de dezembro de 2017

Um excelente Natal para todos...

...na companhia daqueles que vos fazem felizes. 

Se vierem prendas, tanto melhor. ;)


terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A meia jornada e os colegas contratados

Desde que surgiu esta situação da meia jornada poder ser aplicada a professores (aqui), que têm subsistido dúvidas relativas à possibilidade de um colega não integrado em quadro poder usufruir da mesma. Pois bem, o Nuno Domingues (acolá), deixou-nos um esclarecimento que me parece relevante para quem pensa em poder usufruir deste direito.


Se quiserem saber mais sobre a Modalidade de horário em meia jornada, o melhor mesmo será lerem esta nota informativa, de 11 de julho de 2017.


Dos princípios negociais...


Comentário: Não obstante da eventual relevância da leitura da informação que se encontra na página da FENPROF (e cujo link consta acima), saliento aqui um excerto que embora não esclareça de forma inequívoca, poderá acrescentar algo às discussões que têm ocorrido nas redes sociais.

Assim,

Nota: negritos e sublinhados de minha autoria.

"Reposicionamento: Os professores que ingressaram na carreira no período de congelamento deverão ser reposicionados sem benefício nem prejuízo em relação aos que, com o mesmo tempo de serviço, ingressaram antes do congelamento. Como tal, não ultrapassarão nenhum colega com o mesmo tempo de serviço, nem ficarão atrás desses colegas para, no momento do descongelamento, dele usufruírem nas mesmas condições."

Deste modo, e não obstante da negociação relativa à situação acima descrita apenas ocorrer no princípio de janeiro de 2018, julgo que daqui conseguimos perceber que algumas das discussões poderão a ser mal encaminhadas, e a gerar discussões sem (aparente) fundamento.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Há dias...

... em que acredito no "karma", outros em que nem por isso.
Hoje é dia sim! ;)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Gosto muito...

...principalmente porque é um tema musical que me permite esquecer (mesmo que por alguns minutos) as situações menos boas, que ocasionalmente pontuam o meu quotidiano. Espero que também gostem.

Bom fim de semana.

Música de "Anavitória ft. Diogo Piçarra" (Tema: Trevo (Tu))

É nesta altura do "campeonato"...

...que me apercebo que muitos dos que não conseguem cumprir com as suas funções (e não falo de hiperburocracias, mas sim de documentação corriqueira) por "excesso de trabalho", "falta de tempo", "competência" ou "esquecimento", são os que mais tempo passam online nas redes sociais. Será que o fazem para solicitar apoio na construção de folhas excel ou na elaboração de relatórios? Humm...

Desta vez, temos desfecho...


Comentário: Por norma, sempre que há suspeitas de alguma ilegalidade no que concerne aos exames nacionais e as mesmas surgem na comunicação social, acabamos por não saber qual o seu desfecho... se identificaram os responsáveis... se ocorreram consequências para os culpados. Desta vez, parece que temos culpado. Seria interessante se deste caso, se desenrolasse algum novelo de suspeita que tem circulado nesta última década, relativamente a "acessos privilegiados".

Não podia ser de outra forma...


Comentário: Em boa verdade, não podia ser de outra forma, mas tivéssemos cruzado os braços e nada disto teria acontecido. Por mais que alguns colegas classifiquem as greves como inócuas, quando o motivo é justo e a adesão expressiva, dificilmente não obteremos resultados. 

Agora imaginem, o que poderíamos conseguir para a educação, se fossemos todos unidos. Infelizmente somos demasiados e com interesses divergentes. E sim... Também nós somos responsáveis por tudo aquilo que tem acontecido. Não basta empurrar com a barriga para a frente e apontar o dedo aos sucessivos Governos.

E as negociações continuam...

Quero acreditar que aquilo que é possível ouvir entre os minutos 1:25 e 1:46, seja um ponto de partida para a negociação, e não um objetivo. Se foi possível chegar onde chegámos, também poderá ser interessante pedir um pouco mais de equidade.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Estado da Educação 2016

Esta não será a melhor altura para ler um relatório de 392 páginas, no entanto, e para quem tenha curiosidade fica o link (cliquem na imagem abaixo) para o relatório "Estado da Educação 2016". Não tive tempo para o ler (nem sequer na diagonal), mas há quem diga que as diferenças relativamente ao passado recente não são muitas. O diagnóstico está feito... O problema é que com tantas mudanças de paradigma, as soluções dificilmente surgem ou sequer têm tempo de ser consolidadas (e validadas).


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Das "negociações"...


Comentário: Ainda não tinha dado conta dos resultados "negociação" concretizada no passado dia 30 de novembro, pelo que fica algumas informações retiradas da página da FENPROF. 

Assim,

Nota: negritos e sublinhados de minha autoria.

"- Progressão aos 5.º e 7.º escalões. 

A ausência de uma percentagem mínima para qualquer um dos casos (previsto no acordo de princípios de 2010), deixa à discricionariedade dos governos, em particular, das finanças, em cada ano, a decisão sobre o número de vagas. Daí poderá resultar a não abertura de qualquer vaga para progressão, como acontece, por exemplo, com as vagas das licenças sabáticas e de equiparação a bolseiro. O ME recusa mesmo prever na Portaria a aprovar a obrigatoriedade de negociação anual das vagas

O ME pretende atribuir uma bonificação que não tem qualquer efeito prático a quem ficar retido nos 4.º e 6.º escalões, por falta de vagas. A FENPROF considera que a única forma de compensar a retenção será deduzir esse tempo nos escalões seguintes, eventualmente, 1 ano por cada escalão. Esta será, também, a única forma de não fazer aumentar a duração da carreia, que já está em 34 anos. O ME recusa esta possibilidade. . Não há qualquer norma transitória para quem aguarda, há 7 anos, pela saída desta portaria. Para a FENPROF, estes docentes deverão progredir, excecionalmente, aos 5.º e 7.º escalões, sob pena de muitos perderem, de imediato, ainda mais do que os 9 anos, 4 meses e 2 dias de todos os outros. 

- Concurso interno antecipado

Sempre que se realizou um concurso interno antecipado foi-lhe associada uma Mobilidade Interna, nos exatos termos em que a prevê o regime geral de concursos. Da primeira vez em que isso era indispensável (o ME admite que este concurso interno antecipado se destina a mitigar a insatisfação pelo que aconteceu no início do ano), o ME decide alterar a forma como a Mobilidade Interna decorrerá, na prática, anulando o efeito pretendido com a antecipação. A manter-se esta posição do ME, estaremos perante um logro."

Quem gostar de ouvir Mário Nogueira, o melhor mesmo acederem ao vídeo abaixo...


E ainda têm a coragem de afirmar que devemos ficar contentes...

...com um descongelamento, que no fundamental, incinera quase uma década do nosso trabalho. 


Da falta de compromisso...


Comentário: Se algum professor ainda tiver uma imagem moderadamente positiva do atual Ministro da Educação, ao ler e ouvir a entrevista cujo link coloquei acima, dificilmente a conseguirá manter. Uma entrevista repleta de nada, onde se fala em compromissos mas não se assume rigorosamente nada de concreto.

Posso estar redondamente enganado, mas ficaram-me poucas dúvidas de que este Ministro é detentor de um conhecimento bem frágil da área que tutela, o que não deixa de ser preocupante. 

Dificilmente irei ver esse dia, mas seria bem interessante colocarem à frente desta pasta ministerial, alguém que efetivamente detenha experiência no "terreno". Está mais do que provado que académicos e gestores não são as opções ideais.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Aqui está uma proposta com sentido...

"Relativamente ao regime geral de concursos, o Ministério da Educação limitou-se a uma proposta de realização de um concurso interno antecipado, que não merece acordo da FENPROF por apenas prever a alteração de normas para a mobilidade interna e a contratação (alterações de que a FENPROF discorda), não admitindo outras alterações, essas sim, necessárias. Desde logo, criando prioridades únicas para os docentes dos quadros, sejam de escola / agrupamento ou de zona pedagógica, que se candidatam tanto ao concurso interno, como à mobilidade interna. Alterações que se deverão estender à redução da área geográfica dos QZP ou à universalidade de candidatura, permitindo que todas as vagas que são abertas para concurso externo, sejam, antes, colocadas em concurso interno."
(Fonte: aqui)

O problema é que por mais sentido que façam estas propostas, existirá sempre quem delas discorde... Com os atuais moldes dos concursos, faz todo o sentido reduzir a extensão das áreas dos Quadros de Zona, assim como facultar aos atuais professores dos quadros, as vagas que surgem a posteriori (nomeadamente as "extraordinárias"), e às quais estão vedados de concorrer. Desde que sejam criados mecanismos de gestão do número de vagas (de modo, a não impossibilitar ou reduzir as novas entradas em quadro), não constato aqui grandes problemas, a não ser uma maior justiça nos concursos.

Constatações...


Comentário: O artigo de opinião de Santana Castilho reflete bem aquilo que muitos de nós, professores, achamos das afirmações de pseudo-comentadores, que insistem em deturpar os motivos da nossa luta e que continuam a desenhar um perfil da nossa classe profissional, que em muito reflete os ideais de Maria de Lurdes Reis Rodrigues. 

Bem sei que a velha máxima "quem não sente, não é filho de boa gente" continua bem presente na interpretação da realidade de muitos, mas eu já há alguns anos decidi não dar para esse peditório, até porque o único resultado visível, era o acréscimo de revolta da minha parte. A minha sanidade mental está em primeiro lugar.

Os idiotas que ganham o seu tempo a deturpar o perfil da minha classe profissional, a merecer atenção, deveriam tê-la nos tribunais. A mim, fere-me muito mais o silêncio da minha entidade patronal, mas essa há muito perdeu a minha confiança.

Calendário negocial...

...constante no sítio virtual da FENPROF (aqui), e ao qual devemos estar atentos.

- 30 de novembro: Concursos de professores e progressão aos 5º e 7º escalões da carreira; 
- 15 de dezembro: negociação específica sobre as matérias que constam da Declaração de Compromisso; 
- 10 de janeiro: regras para o reposicionamento dos docentes retidos no 1º escalão devido ao congelamento do tempo de serviço; 
- 26 de janeiro: início da discussão sobre os principais fatores de desgaste da profissão, desde logo, horários de trabalho e medidas que contrariem a tendência de envelhecimento, tais como a aposentação.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Não me agradam...

...pessoas perfeitas, que fazem tudo bem e que mesmo quando erram, apenas constatam sucessos. Reconheço não saber lidar com esta tipologia de seres humanos, pois se não fossem os erros que acumulei ao longo da vida, não seria aquilo que sou hoje.

Música dos "Evanescence" (Tema: Imperfection)

Segunda reunião FNE / ME

Hoje decorreu a segunda reunião negocial entre o Ministério da Educação e a FNE, relativa à "portaria de regulamentação do acesso aos 5 e 7º escalões, sobre o concurso extraordinário interno e sobre os concursos de vinculação para as escolas do ensino artístico especializado da música e da dança e para os docentes das componentes técnico-artísticas do ensino artístico especializado".

Ficam as informações (retiradas daqui) para mais tarde recordar:

"Acesso aos 5º e 7º escalões 
A reunião desta tarde permitiu, relativamente à portaria de acesso aos 5º e 7º escalões, levantar algumas questões de operacionalização, nomeadamente quanto ao despacho que anualmente vai definir o número de vagas que vai ser determinado para os docentes com avaliação de Bom, para o qual se propõe que deve haver participação sindical. Em relação ao ano de 2018, entende-se que todos os docentes que reúnem as condições de tempo de permanência nos 4º e 6º escalões devem progredir aos escalões seguintes, a partir de 1 de janeiro de 2018. Estas propostas não põem em causa a afirmação da FNE de discordância em relação ao estabelecimento de vagas no acesso a estes escalões, o que corresponde unicamente ao objetivo de limitar as condições de acesso ao topo da carreira. 

A FNE insiste na necessidade de que os docentes que em 2010 atingiram o tempo necessário para mudarem de escalão, que reúnam todas as condições para essa mudança de escalão e que tiveram Excelente e Muito Bom, vejam reconhecido o direito a essa transição em 2010, tal como deveria ter acontecido, até porque essa situação é anterior ao início do congelamento das carreiras.

Concurso interno extraordinário 

Sobre o documento que também estava em discussão, do concurso interno extraordinário, a FNE discorda da solução apresentada pelo ME: 'é uma solução que não constitui resposta às pessoas que se consideram mal colocadas este ano e que daí sofrem as consequências dessas colocações erradas, sendo que entendemos que podemos mitigar os efeitos negativos destas colocações erradas, com o aumento de vagas de quadro de agrupamento de escola que possam abrir para o concurso do próximo ano', uma vez que o Ministério continua a não aceitar o princípio de que a solução correta deveria ter sido a via administrativa.

Escolas do ensino artístico 

Em relação aos regimes em discussão para seleção e recrutamento de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança e das componentes técnico-artísticas do ensino artístico especializado, 'o Ministério da Educação introduziu algumas alterações que respondem a questões levantadas pela FNE na anterior reunião e parece-nos que constitui um documento útil para permitir a entrada nos quadros de professores que reúnem o conjunto de contratações sucessivas, situação que constitui uma resposta significativa a anseios que têm vindo a ser identificados pelos profissionais destas escolas'."

Projeto interessante...


Comentário: Bem sei que muitos de nós estamos pelos cabelos de ouvir as maravilhas dos sistemas educativos nórdicos, no entanto, admito ter gostado bastante deste projeto (ou pelo menos, da forma como é apresentado na notícia), até porque grande parte da minha evolução profissional em termos tecnológicos se devem às aprendizagens que resultam da interação com os meus alunos.

Apenas um pormenor: leiam com calma o nome do projeto (sem tradução) e vejam se conseguem manter alguma seriedade. Eh eh eh

Com pedido de divulgação...

...uma vez que o Ministério da Educação indica números que segundo alguns colegas poderão estar longe da realidade. Para acederem ao inquérito, é só clicarem na imagem abaixo.


domingo, 26 de novembro de 2017

Coisas que se leem por aí

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta. Às vezes, porém, é destronado pelo sarcasmo...

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Para relaxar...

Música dos "Calema" (Tema: Regras)

Na minha casa mando eu...

...e os que nela habitam. Na pior das hipóteses, os que para ela são convidados também poderão dar um ar de sua graça, que eu não me importo. Agora quem eu não conheço de lado nenhum (mesmo que com mestrados ou doutoramentos em organização de eventos), é que certamente não ditará qualquer norma editorial neste espaço.

Quem me conhece, sabe perfeitamente que não tenho qualquer problema em pedir desculpas, quando erro... 

De igual modo, e mesmo considerando pontualmente excessivas determinadas reações, não tenho qualquer problema em proceder em conformidade, restringindo a divulgação de posts em grupos de redes sociais. É casa alheia, tenho de respeitar.

Mas paramos por aqui...

Nenhum dos autores deste blogue tem tempo, vontade ou competência para gerir reações excessivas, descontroladas ou mesmo intimidatórias. Para isso, existem profissionais qualificados.

Quadro-resumo da Negociação com o ME

Que ninguém tenha dúvidas... As cedências governamentais (por menores que sejam) estão diretamente relacionadas com a greve dos professores da semana passada, como tal, não basta - como alguns afirmam - cruzar os braços e esperar pelo melhor. O melhor somos nós que o fazemos.

Se quiserem saber um pouco mais sobre as negociações com o Governo, recomendo a leitura do documento abaixo (cliquem na imagem, para fazerem download do mesmo).


Para memória futura...

...eis a declaração de compromisso entre o Governo e os sindicatos de professores. Vale o que vale.

Para acederem à mesma, basta clicarem na imagem.

(Fonte: Fenprof)

sábado, 18 de novembro de 2017

Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual


O Conselho da Europa  instituiu o dia 18 de Novembro como o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual. 

Na edição de 2017, o Conselho da Europa propõe que a celebração do Dia Europeu se centre no tema específico da "Proteção das crianças contra a exploração sexual e abuso sexual facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação", atendendo à muito atual pertinência, vasta e rápida acessibilidade que em muito aumentam a exposição das crianças ao risco de sofrerem este tipo de abusos.

Nesse sentido, aqui fica um video que podem - e devem - utilizar nas aulas para divulgar a mensagem. Para aceder ao mesmo, basta carregar na imagem acima.


Coisas que se leem por aí..

E depois de inúmeros esclarecimentos, não sei o que me deixa mais atônita: se a recusa das escolas em pagar o devido, se a letargia e conformismo de que padecem (ainda) alguns professores...



Quem valoriza os professores?

O problema que está na ordem do dia - progressão - não é, infelizmente, o único que afeta negativamente o processo ensino-aprendizagem. 

Um  artigo de opinião interessante, que transcrevo integralmente.

"Os professores não são uma classe apreciada. Os alunos não estimam quem os ensina e os pais pouca importância atribuem àqueles que conduzem, ao longo dos anos, a educação dos seus filhos. Os governantes também não lhes prestam muita atenção. Nem os partidos políticos. No espaço mediático, são regularmente notícia pelas greves que promovem. E nunca são parte do país que é chamado a dizer o que pensa sobre o rumo de uma sociedade que todos os dias ajudam a construir, a partir das suas escolas.

Talvez sejam excessivas as atuais exigências dos professores para um Orçamento do Estado que procura equilibrar a despesa pública. Na verdade, todos sabem que os ministérios da Educação e, sobretudo, o das Finanças não terão muita margem de manobra para ir satisfazendo imposições de aumentos salariais, mas também ninguém ignora que o Governo não quererá afrontar, nesta altura, os sindicatos. Por isso, esta fase será adequada para negociações que conduzam a algumas cedências. Todavia, o problema de fundo continua por resolver: a dignificação da carreira docente. Que não passa apenas por atualizações remuneratórias.

Ser hoje professor é desgastante. Antes de se fixarem numa determinada escola, os docentes fazem um extenuante e repetitivo périplo pelo país real, com consequências nefastas para a qualidade do ensino. Quem está de passagem por uma escola não investe em projetos de médio prazo. Todos sabem isso. Normalmente, são os estabelecimentos de ensino periféricos que integram um corpo docente mais flutuante, ou seja, as instituições que recebem alunos com carências económicas e socioculturais mais expressivas são aquelas onde os professores menos anos aí permanecem, sendo, portanto, difícil construírem planos pedagógicos sólidos. Eis como se acentuam os desequilíbrios a partir de idades muito precoces.

Não se pense, porém, que as escolas com uma equipa estável estão imunes a problemas. Não estão. O envelhecimento dos professores carrega em si a dificuldade de saber ensinar conteúdos mais consistentes com um tempo em que tudo muda muito depressa. Vamos a um exemplo. Todos nós estamos conscientes de que é fulcral dotar os mais novos de ferramentas de leitura crítica dos média. E isso deve ser um trabalho da escola. Quem estará, pois, habilitado para promover essa literacia dentro da sala de aula? Para discutir aquilo que é noticiado pelos jornais, transmitido pela rádio e TV e veiculado pelo universo digital, particularmente pelas redes sociais, é preciso, pelo menos, conhecer como funcionam esses universos, de que modo se constroem aí os conteúdos e qual o respetivo impacto ao nível do consumo... Alguém ensinou isso aos professores? Convém lembrar que ninguém ensina (bem) aquilo que não sabe...

Falemos agora das perceções sociais que hoje são construídas à volta dos docentes. Outrora olhada com deferência, esta classe é agora desvalorizada pelos alunos e seus pais. Dentro da sala de aula, é frequente haver graves problemas de disciplina que colocam em causa o ensino-aprendizagem que é suposto promover. Em vez de preencherem o tempo com as matérias fixadas por um programa curricular, muitos professores gastam parte do período letivo a pedir à turma para não ter conversas paralelas, para não enviar SMS, para não consultar o WhatsApp ou, simplesmente, para não se mostrar apática em relação a uma dinâmica que, muitas vezes, é apenas criada pelo docente. É desolador tamanho desinteresse. Em casa, os pais também não se constituem como uma contracorrente a este tipo de comportamento. E isso ainda é mais preocupante.

Por estes dias, Governo, partidos políticos e sindicatos da educação vão centrar o seu discurso na progressão (ou não) dos professores com base na contagem de todo o tempo de serviço prestado nos últimos anos de congelamento das carreiras. Convém não esquecer que debatemos aqui uma parte daquilo que consome a classe docente, porque o problema de fundo está ainda por discutir: a qualidade do ensino-aprendizagem e a valorização dos professores. Nisto ainda ninguém se meteu a sério."

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Para limpar os ouvidos...

...do péssimo jornalismo a que tive oportunidade de assistir, ontem, em diversos meios de comunicação social. Tão mau, que me recuso a divulgá-lo ou criticá-lo.

Música de "AGIR" (Tema: Minha Flor)

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Da hipocrisia política


Comentário: Os partidos políticos não deviam ter reagido, mas sim agido no sentido de combater uma situação de discriminação negativa a que a nossa classe tem sido sujeita... Não fosse a greve e a sua expressividade, continuariam a estar calados.

A situação (quase) exclusiva de não contabilização de tempo de serviço obtida durante o "congelamento" já é conhecida há umas boas semanas. Se não somos nós, professores, a lutar pelos nossos direitos e pela justiça em relação à restante função pública, estaríamos bem tramados.

Em dia de greve...

...Santana Castilho e a sua habitual assertividade.


"Na Assembleia da República, a 2 do corrente mês, António Costa disse que para a progressão na carreira dos professores conta simplesmente o tempo e que o mérito não é considerado. Por ignorância ou má-fé, António Costa mentiu. E para comprovar o que escrevo, qualquer cidadão pode ler o decreto-regulamentar 26/2012 e verificar quão deplorável foi o topete do primeiro-ministro. Com efeito, a avaliação do desempenho dos professores, a que todos estão sujeitos, mede a sua competência científico-pedagógica, a sua actividade na escola e na comunidade e o seu percurso em termos de formação contínua (25 horas de formação mínima por cada dois anos de carreira); envolve vários órgãos de gestão interna e elementos externos; termina com uma classificação de 1 a 10, posteriormente transformada numa menção qualitativa; uma menção qualitativa de “insuficiente” implica a não contagem do respectivo tempo de serviço para a progressão na carreira. O que António Costa fez, em termos práticos e mentindo, reitero, foi classificar com “insuficiente” os milhares de professores a quem subtraiu quase 10 anos de trabalho. 

Compreenderiam os professores que António Costa não lhes pudesse pagar o que ficou por pagar no período em que viram as suas vidas profissionais congeladas. Mas não compreendem a natureza discriminatória com que este malabarista da política agora os trata. O que disse não é sério. O que disse comprova, em definitivo, tudo o que tenho escrito sobre o modo como o PS de António Costa trata a Educação. Maria de Lurdes Rodrigues começou, perversamente, a destruir a carreira profissional dos docentes. Tiago Brandão Rodrigues, que prometeu lutar radicalmente por ela, fugiu depois pela porta de uma garagem. António Costa acaba de a fazer em cacos. Se outras não houvesse, esta era razão mais que suficiente para a greve que acontecerá no dia em que estas linhas vierem a lume e no dia em que os deputados discutirão o OE para a Educação. 

São sempre especulativas as teorias sobre a intencionalidade conspirativa das acções do Governo. Concedendo que se pode tratar de uma lamentável coincidência, não posso deixar de registar que tenha sido escolhida esta altura para tornar público um estudo oficial a exibir os maus resultados dos nossos alunos e, subliminarmente, a sugerir a deficiente qualidade do trabalho das escolas públicas e dos seus professores. Refiro-me a um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência sobre os resultados dos alunos do 3º ciclo, em 2014/15. A um documento desta natureza está vedado, por definição, o registo opinativo e o uso repetido de qualificativos impressivos. Mas neste é recorrente o uso do termo “impressionante” aposto a dados estatísticos que podem não “impressionar” quando relacionados com outros. Por exemplo, que significa dizer (pág. 5) que é impressionante que 85% dos retidos tenham negativa a cinco ou mais disciplinas, se nos escondem o número absoluto de que partem? Por exemplo, o próprio documento reconhece (pág. 3) que não é tecnicamente correcto, numa escala de níveis, usar a expressão “negativas” para designar a colocação dos alunos nos níveis 1 e 2. Mas é essa expressão que o estudo adopta e é depois escolhida, naturalmente, para os títulos que se seguiram na comunicação social. Não podendo aqui, por limitação de espaço, fundamentar com mais exemplos a implícita orientação da prosa que acompanha os dados para propalar a mensagem, nada inocente, de estarmos face a um desastre, resta a consolação de, na mesma altura, um outro estudo, vindo da Comissão Europeia, revelar que o número de alunos com maus resultados está a descer em Portugal, em contraciclo com o resto da Europa, onde esse número cresce. Impressionante, não? Impressionante que por cá se insinue que escolas e professores são medíocres e por lá se afirme que os resultados escolares são melhores que os do resto da Europa."

In Público de 15.11.17

Temos compromisso governamental na Comissão Parlamentar...


Comentário: De acordo com a notícia, a "Secretária de Estado Adjunta e da Educação acaba de garantir na comissão parlamentar que o Governo vai recuar na intenção de não contar quase 10 anos de tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira". Aparentemente a solução "ainda terá de ser negociada com os sindicatos", mas poderá resultar num faseamento da consideração do tempo de serviço.

Atenção que este "faseamento" e a força dos sindicatos é consequência da nossa adesão à greve, como tal, se ainda estão em dúvida em aderir à greve, pensem nesta notícia.

A Greve nos meios de comunicação social


Comentário: Obviamente que ainda é muito cedo para concluir o que quer que seja, relativamente à adesão dos professores à greve que tem como objetivo ver repostos nove anos e meio de tempo de serviço para efeitos de progressão... 

Aguardemos para o fim do dia, para começarem a surgir números mais fidedignos.

Certo é que se os professores não se unirem agora e por este motivo, dificilmente o voltarão a fazer.

Bem sei que não deveria...

...mas quase me sinto insultado quando (sem eu questionar... porque nunca questionei!) me justificam a não adesão à greve por motivos monetários ou por afirmarem nem perceber muito bem o porquê desta greve. 

O dinheiro faz falta a todos (cá em casa, são dois a fazer greve) e quanto a desconhecerem os motivos da greve... Bem... Recuso-me a tecer comentários pois iriam ferir a inteligência de alguém.

Fazer ou não fazer greve é uma decisão individual. De igual modo, e com argumentos como os que tenho sido forçado a ouvir (e a ler... porque acabo por também receber notificações das redes sociais) para a não adesão à greve, também começo a ponderar que de alguma forma poderia ser justo, um efeito individual - para aqueles que aderem à greve - em termos de uma eventual cedência governamental nos anos de serviço descongelados para efeitos de progressão. Bem sei que fica menos bem escrever o que escrevi, mas reconheço que é a irritação a falar. Eu sei que sou um bom ouvinte, mas há desabafos que prefiro não ser obrigado a ouvir.

O Governo aparenta ceder...


Comentário: De acordo com a notícia acima, o Governo terá proposto aos sindicatos a contabilização já em janeiro do próximo ano, de "sete anos do tempo de serviço para efeitos de progressão". Não posso afirmar que não tenha ficado contente com esta proposta... Fiquei contente e simultaneamente preocupado, por saber que ainda poderá existir margem para mais qualquer coisa, mas que convém não enveredar por radicalismos, sob pena de nenhum dos nove anos e meio de tempo de serviço serem considerados.

Para concluir... Esta proposta governamental, é argumento suficiente para calar aqueles que optaram por não fazer greve, argumentando que nada do que possamos fazer, levará a cedências. Se ainda estão com dúvidas em aderir à greve, pensem nisto.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Às vezes...

Música dos "Clean Bandit feat. Julia Michaels" (Tema: I Miss You)

Preocupação efémera...


Comentário: Já o escrevi diversas vezes e disse-o muitas mais... Se a recuperação de nove anos e meio de tempo de serviço para efeitos de progressão não é motivo para adesão a greves, então o melhor mesmo é assumirmos de uma vez por todas, que somos uma classe absolutamente resignada e que aceitamos tudo o que vier, com espírito masoquista.

E não... Não gosto de greves de um dia agora e um dia passado uma semana... Não me agradam iniciativas não coordenadas, como o estão a ser as tipologias de greves convocadas pelas duas principais organizações sindicais. 

Mas... 

A alternativa é nada fazer?! É escrever que só adiro a esta iniciativa se for como nos moldes em que eu a quero ou idealizo? É dizer que não adiro àquela iniciativa porque dos 10 motivos, não concordo com um deles? É afirmar que já sabíamos que o descongelamento não iria considerar os quase 10 anos de tempo de serviço? 

A decisão de adesão a qualquer iniciativa de contestação, é pessoal. Ou se adere ou não se adere. Os motivos esses que fiquem com cada um.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Da falta de qualidade das nossas cantinas escolares...


Comentário: Durante quase toda a minha vida profissional comi em cantinas escolares, e para mim foi inequívoca a degradação da qualidade das refeições nestes últimos anos, sempre que a cantina era "administrada" por entidades privadas. E não sendo esta uma situação específica de cantinas escolares geridas por entidades privadas, não deixa de ser uma chamada de atenção, mesmo que esse gesto possa ter resultado da criatividade dos nossos alunos.

Estudo "Educação em Exame"

Para aqueles que se interessam sobre as dinâmicas nacionais (e internacionais) da educação, ou cujas funções na escola tenham algum tipo de convergência com essas dinâmicas, deixo-vos o link (aqui) para o estudo "Educação em Exame: uma visão única, comparada e evolutiva sobre o sistema educativo em Portugal". Apresenta uma série de gráficos, que obviamente carecendo de enquadramento prévio, não devem deixar de ser alvo de reflexão e uma base de trabalho.

Pela relevância, deixo-vos de seguida alguns dos gráficos que considerei mais interessantes, mas existem por lá muitos mais. É informação para umas boas horas de "entretenimento".




Informações relevantes, relativas à greve à componente não letiva

A FENPROF produziu um documento que poderá ser relevante para aqueles que adiram ou considerem aderir à greve às atividades letivas inscritas na componente não letiva. Para acederem ao documento, cliquem na imagem abaixo.


Pela sua relevância, transcrevo para aqui, algumas das informações que me parecem mais importantes.

1. Esta greve entre 6 de novembro e 15 de dezembro não é uma greve igual à maioria, ou seja, a todo o serviço, pois não? 

- Não. Esta greve abrange apenas o serviço direto com alunos — apoios, coadjuvação, projetos específicos de promoção do sucesso, entre outras atividades — inscrito na componente não letiva de estabelecimento. Assim, esta greve não cobre nem a atividade letiva nem a não letiva para trabalho individual, como também não abrange outro serviço inscrito na componente não letiva de estabelecimento, como reuniões pedagógicas ou trabalho no âmbito das estruturas educativas intermédias


(...)

5. Um professor a lecionar turmas de cursos profissionais, cursos CEF ou cursos EFA pode aderir à greve? 

- Sim! Estes professores, como quaisquer outros docentes, podem aderir à greve. Contudo, devido à especificidade da legislação que regula estes cursos, se vier a ser-lhes exigida a lecionação posterior das aulas não dadas em dia de greve, devem os docentes requerer essa exigência por escrito e solicitar o pagamento desse serviço como extraordinário. 


6. Um docente do 1º CEB ou da Educação Pré-Escolar que tenha redução de 5 horas da componente letiva semanal (n.º 2 do art.º 79.º do ECD) pode aderir à Greve? 


- Sim! Sempre que se verifique que nessas 5 horas as atividades são desenvolvidas diretamente com alunos. 


7. Um docente do 1º CEB ou da Educação Pré-Escolar que tenha dispensa total da componente letiva (n.º 3 do art.º 79.º do ECD) pode aderir à Greve? 


- Sim! Sempre que se verifique que as atividades são desenvolvidas diretamente com alunos. 

8. Um docente do 1º CEB ou da Educação Pré-Escolar que, na componente não letiva de estabelecimento, tenha “vigilância dos recreios”/“tempo lúdico com os alunos”, acompanhamento dos alunos na cantina, supervisão do seu período de almoço ou outra atividade análoga, pode aderir à Greve? 


- Sim! Todas estas atividades são desenvolvidas diretamente com alunos. O docente deve, ainda, apresentar uma reclamação por escrito dirigida à Direção de Agrupamento/Escola, por se tratar de uma forma grave de ilegalidade, dado que nenhuma destas situações se enquadra no conteúdo funcional da profissão docente.

(...)

18. Como se processa o desconto no vencimento pela adesão à greve? 
- O desconto, ou perda de retribuição, processa-se de acordo com a fórmula plasmada no artigo 61º do ECD, a saber: REMUNERAÇÃO HORÁRIA = (Rbx12) / (52x35)* 
* REMUNERAÇÃO HORÁRIA = (Remuneração base X 12 meses) a dividir por (52 semanas X 35 horas)

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Bom fim de semana...

Música de "Sam Smith" (Tema: Too Good At Goodbyes)

Proposta de alteração do normativo legal dos concursos (versão 1)

De acordo com o SINDEP (aqui) já terá chegado às mãos sindicais, a primeira versão de proposta de alteração do diploma que regulamenta os concursos de professores, nomeadamente no que concerne aos seguintes pontos:

a) Concurso de vinculação extraordinário do pessoal docente das componentes técnico artísticas do ensino artístico especializado;
b) Novo concurso interno;
c) Integração (e profissionalização) na carreira do pessoal docente do ensino artístico especializado.

Como só ontem me apercebi desta novidade e os meus dias têm sido bastante preenchidos ainda não tive tempo de analisar esta primeira proposta com a atenção que merece (e é uma primeira versão, como tal, deverá ser alvo de alguns "retoques"), mas fica o download abaixo (cliquem na imagem - link SINDEP).


As tais promessas...

...de destino conhecido! 

Greve nacional a 15 de novembro


Comentário: É bom que a miríade de sindicatos representativos da classe docente se apresse na organização conjunta de iniciativas, que vão no sentido de demonstrar o nosso desagrado com a eliminação de quase 10 anos de tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira. Para já, temos então a Frente Sindical de Professores (leiam aqui o comunicado) e a FENPROF a esboçarem as primeiras tentativas de união, com uma greve nacional para 15 de novembro.

A FNE lá irá de arrasto... Mas é melhor ir de arrasto que enveredar por uma estratégia de boicote!

É bom que esta gente se sente à mesa e trabalhe a sério! Uma vez perdidos estes nove anos e meio de tempo de serviço, dificilmente algum governo próximo irá voltar atrás com esta medida impopular. Ou revertemos isto com a "geringonça" no poder, ou acredito que depois nunca mais.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Grupo LUTA POR CONCURSOS de Professores MAIS JUSTOS!

A pedido do grupo "Grupo LUTA POR CONCURSOS de Professores MAIS JUSTOS!", divulga-se o seguinte:

"Queixa relativa ao conteúdo da emissão do programa SEXTA às 9, da RTP, no dia 27 de Outubro de 2017

Relativamente ao programa acima mencionado, por considerarmos que o conteúdo do mesmo configura “violação de direitos, liberdades e garantias ou de quaisquer normas legais ou regulamentares aplicáveis às atividades de comunicação social” (http://www.erc.pt/pt/balcao-virtual/formulario-de-participacoes) e por, em nosso entender, as jornalistas Sandra Felgueiras e Andreia Filipa Novo, não terem cumprido com o ponto 1. do Código Deontológico da sua profissão “O jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.” (http://www.jornalistas.eu/?n=10011), vimos, por este meio, invocar o direito de resposta e de rectificação.

No que concerne ao título da reportagem “Em dia de greve na Função Pública, mostramos-lhe suspeitas de fraude de 5000 professores para escapar aos concursos” consideramos que  o título é falacioso e levanta suspeitas:

1. Relaciona o direito à greve com suspeitas de fraude por parte de 5000 professores com concursos de professores.
2. Levanta um indiciamento de opinião formulada.
3. Carece de fundamentação por interligar 3 assuntos distintos, com legislação própria e âmbitos diferentes no Código do Trabalho da Administração Pública, no Estatuto da Carreira Docente e nos regulamentos concursais de professores (vide Lei nº35/2014, de 20 de Junho, artigos 15º, 17º, 23º, 29º, 394º e 397º, ponto 1 e alínea d) do ponto 2; Dec.-Lei, nº41/2012. de 21 de Fevereiro, artigos 17º, 27º, 64º; Dec-Lei nº 28/2017, de 15 de Março; Despacho nº 9004-A/2016, de 13 de Julho).

Na introdução da reportagem:
1. Relaciona a Mobilidade por Doença com os concursos de Mobilidade Interna, de forma incorrecta, uma vez que são situações distintas e se regem por normativos diferentes.
2. Não é transparente  na apresentação de dados e pela ausência de fontes nominais de suporte ao enunciado.
3. Levanta um indiciamento de opinião formulada.

No corpo da reportagem:
1. Faz uma selecção de conteúdos, veiculando informações condicionadas, deturpando a veracidade da notícia quanto a concursos, atestados médicos e mobilidade por doença, indiciando formulação de opinião e manipulação de opinião pública.
2. Revela Desconhecimento do horário laboral da classe docente (vide Dec.-Lei, nº41/2012. de 21 de Fevereiro, artigos 77º, 78º, 79º,82º).
3. Difama as boas práticas da classe docente por uso, sem fundamentação sólida, das expressões e frases “suspeitas”, “fraude”, “Afinal porque é que a maioria dos professores que sofrem deste problema, são do Norte do país?” e pelo sentido pejorativo conotado à expressão “escapar”, atentando contra a dignidade profissional dos docentes.

Terminamos, solicitando uma rectificação do exposto a público, neste programa, e exigindo justeza na apresentação das situações, com fontes e dados fidedignos e documentados, numa manifestação isenta, imparcial e correta de 3 situações diferenciadas mas que, em termos de outsiders à profissão, podem remeter para leituras incorrectas e formatação da opinião pública tendenciosa."

1 de novembro de 2017
Grupo LUTA POR CONCURSOS de Professores MAIS JUSTOS!