quinta-feira, 31 de março de 2016

E no final...

...ainda recebem uma milionária indemnização.


Expectável...

 
Comentário: Bem sei que estamos numa época de "dar a - quase - torto e a direito" por parte do atual Governo, mas a redução de alunos por turma (uma medida que traria verdadeiros benefícios para o ensino público) é daquelas iniciativas que não acredito que avancem de uma forma generalizada. Tal como António Costa referiu, "as escolas sinalizadas como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), onde há mais insucesso escolar, e nas escolas onde se registem as taxas mais altas de abandono escolar precoce, serão “prioritárias”.

E quando a esmola é muita...

 
Comentário: Estas medidas de contenção dos cartéis editores parecem-me excelentes, no entanto, não consigo deixar de pensar que terão de existir consequências a jusante, pois não existe fôlego orçamental para tanta dádiva. E não, não estou a ser negativo... Apenas gostava de saber se os anteriores governos eram sádicos ou se era mera falta de vontade.

Não deverá ser suficiente...

 
Comentário: A FENPROF divulgou duas minutas interessantes, relativas ao "bloqueamento da progressão aos 5.º e 7.º escalões da carreira, por não ter sido publicada a portaria de vagas existentes" e "integração no 1.º escalão dos mais de 4.000 docentes que ingressaram na carreira, na sequência dos concursos externos realizados a partir de 2013, independentemente do seu tempo de serviço justificar a integração em escalão superior". Por motivos óbvios, estamos a falar de um problema nacional, com solução nacional e que não poderá ser resolvido com minutas ou sem um qualquer acompanhamento jurídico.

Deste modo, os colegas devem encarar a (eventual) entrega destes documentos numa perspetiva de pressão de números, mas se não ocorrer mais nenhuma iniciativa, dificilmente terá outro impacto que não num "arquivo morto".

Não me encontro em nenhuma das situações mencionadas, mas se estivesse, na próxima segunda-feira estaria a entregar. Para quem o queira fazer ficam os links:

a) Minuta, pela publicação da portaria das vagas (acesso ao 5.º e 7.º escalões) 

b) Minuta pela integração no escalão correto dos professores a vencerem pelo 1.º escalão na sequência dos concursos externos realizados a partir de 2013

terça-feira, 29 de março de 2016

Às vezes...

Música de "Aurea" - (Tema: I Didn't Mean It)

Já só faltam 2 dias...

...para terminar a primeira fase de candidatura eletrónica - concurso externo e contratação inicial - para os colegas contratados. Seguem-se algumas etapas, que por motivos óbvios merecem a nossa atenção. Deste modo, e recorrendo à leitura do capítulo V da parte III do aviso de abertura, seguem-se três momentos de validação:

"Primeiro momento — Cinco dias úteis, destinados à validação das candidaturas por parte dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas. Esta só é possível se o agrupamento de escolas ou escola não agrupada tiver toda a documentação necessária e exigida legalmente." 

Nota 1: este primeiro momento decorrerá de 1 a 7 de abril de 2016.

"Segundo momento — três dias úteis, destinados a que o candidato proceda ao aperfeiçoamento dos dados introduzidos apenas nos campos alteráveis, cabendo ao candidato juntar a documentação em falta, de modo a ser assegurada a validação da candidatura."

Nota 2: o segundo momento decorrerá de 8 a 12 de abril de 2016.

"Terceiro momento — três dias úteis, destinados a que a entidade responsável proceda a nova validação, caso tenha havido, por parte do candidato, o aperfeiçoamento dos dados da candidatura, ou a apresentação de algum documento em falta."

Nota 3: este último momento decorrerá de 13 a 15 de abril de 2016.

Seguir-se-á a publicitação das listas provisórias, mas nessa altura voltarei às etapas deste concurso.

Grupo de recrutamento 120 - certificação da qualificação profissional

De acordo com este aviso de abertura hoje publicitado no sítio da DGAE, "torna-se público que, a partir de 29 de março de 2016, dá-se início ao 2.º procedimento de certificação da qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 120 − Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O 2.º procedimento decorre até 31 de agosto de 2016, sem interrupções"

Este procedimento, "destina-se aos docentes que, possuindo qualificação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110 − 1.º Ciclo do Ensino Básico ou 220 − Português e Inglês (do 2.º ciclo do ensino básico) ou 330 – Inglês (do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário), pretendem certificar a qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 120 − Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico".

Para saberem mais, cliquem na imagem abaixo:


Se fosse só o saco...

 
Comentário: Se o problema já é grande quando somos "solteiros" ou não temos filhos, é só utilizar múltiplos quando acrescentamos filhos ou familiares que de nós dependem (mas a sério... não é só na junta de freguesia ou nas finanças). Acresce ainda a isto a incompreensão de algumas direções de escolas / agrupamentos e de colegas de profissão que ou nunca andaram por esse país fora ou já se esqueceram de quando o tiveram de fazer.

É por estas situações que penso várias vezes antes de me queixar de determinadas situações das quais padeço... É que existe quem esteja realmente mal (em termos de distância, de deslocalização da família, etc.) e outros que nem sequer conseguem arranjar trabalho.

Só acredito quando falar com colegas que estejam nesta situação...

 
Comentário: Aparentemente as escolas já terão recebido verbas para pagar as compensações pela não renovação do contrato, no entanto, como esta situação se arrastou tanto no tempo só mesmo quando essas indemnizações ocorrerem é que eu vou acreditar. Até lá estou sempre à espera que alguém com "poder" se chegue à frente com um qualquer argumento para não pagar...

quarta-feira, 23 de março de 2016

E eis que chega...

...a muitíssimo aguardada pausa letiva. 

Só mesmo quem não está na escola é que poderá não compreender a necessidade de interromper por uns dias o trabalho direto com os alunos. No meu caso, é nestes intervalos temporais que tento ganhar novo fôlego para mais um período letivo.




segunda-feira, 21 de março de 2016

Das injustiças ampliadas no tempo...

 
Comentário: Enquanto não substituírem a denominada "norma-travão" por um mecanismo efetivamente justo onde se considere o tempo de serviço efetivo e não a regra cega dos "cinco contratos anuais, sucessivos e completos", teremos uma ampliação de injustiças... E já o escrevi algumas vezes, mas volto a escrevê-lo: estando este Governo dependente de dois partidos que não o "seu", esta é a altura certa para concretizar mudanças positivas na educação.

É nas fases concursais...

...que os "amigos" se lembram que eu existo. "Amigos" que entretanto se esqueceram do meu aniversário (mesmo que se recordados pelo Facebook), que souberam mas nada disseram quando acrescentei mais um elemento à minha família, que tomaram conhecimento de algumas dificuldades que entretanto atravessei, mas nem uma palavra me ofereceram, e que embora venham aqui diariamente (e até achem piada a algumas das coisas que por aqui se escrevem) nem um "like" colocam em posts (pelo menos sob forma de reconhecimento do trabalho que ainda se vai fazendo).


Não sei se é da maturidade entretanto acrescentada ou da falta de paciência eventualmente somada, mas já atingi o meu limite para quem tanto pede e nada oferece... nem mesmo um obrigado(a).

Não digo que não seja interessante...

...mas tanta consulta pública (vejam aqui) acaba por deixar o pessoal baralhado e com o expectável número de contribuições e (ir)relevância dada por quem oferece a consulta, poderemos estar perante uma estratégia de "areia nos olhos". Mas nunca se sabe... Ficam algumas que nos interessam em particular:

Nota: cliquem nas imagens para acederem aos pdf respetivos a cada consulta.





quinta-feira, 17 de março de 2016

Já me tinha esquecido...

...de como eram as viagens de regresso a casa após um dia de intenso trabalho, com direito a acordar às 5.45h, com algumas confusões pelo meio, autoavaliações, colocação de avaliações no sistema informático, (início de) organização da reunião de direção de turma, exercício de tutoria no intervalo do almoço (que isto de - ainda - não conseguir fechar os olhos é tramado), preenchimento de alguns papéis, reunião de Departamento no final do dia, entre outras coisas (nomeadamente estragar a minha dieta quando colegas nos oferecem doces... eh eh eh).

Deste modo, o cansaço era tanto que os 45 minutos de viagem de hoje foram uma combinação de diversos elementos:

a) janelas do carro abertas (em alternativa a colocar o ar condicionado nos 18 graus... "bater o dente" dá sempre resultado);
b) colunas de som do carro com o volume relativamente elevado (ainda bem que levo pendrive, porque caso contrário eram 45 minutos de discos pedidos e muitas dedicatórias);
c) telefonemas rápidos para não me cansar com as temáticas;
d) já a 20 minutos de chegar, comecei a cantar (no caso, uma música da única novela que ainda conseguia seguir até há uns dias atrás) o que é suficiente tormento para aguentar a reta final.


Nota: ainda ponderei vir com os máximos sempre ligados para chatear quem vem em sentido contrário, na esperança de que também fizessem o mesmo e assim me despertassem um pouco mais, mas lembrei-me que estamos no norte (mais propriamente, Trás-os-Montes) e a justificação do cansaço poderia não ser suficiente para evitar levar nas "trombas". ;)

Agora... Caminha (não... não vou para o Minho)! Amanhã é outro dia "pesado".

A nota informativa relativas às provas de aferição enviada às direções das escolas

Podem aceder à mesma clicando aqui, no entanto, mais do que as datas já conhecidas deixo-vos com alguns excertos de informação relevante extraídos da nota informativa em causa:

1)  Estamos perante um regime transitório das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade no ano letivo 2015-2016: no presente ano letivo, "o diretor do agrupamento de escolas ou escola não agrupada, ouvido o conselho pedagógico, pode optar por não realizar as provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade, por decisão especialmente fundamentada, devendo ponderar as potencialidades do processo de aferição para a melhoria das aprendizagens e o sucesso escolar dos alunos".

Nota: embora o sublinhado acima seja de minha autoria, a expressão "decisão especialmente fundamentada" não deixa de ser interessante por começar a denotar alguns eventuais vícios - de poder - recém adquiridos por parte da atual tutela.

2) Regime transitório das provas dos 4.º e 6.º anos de escolaridade no ano letivo 2015-2016

a) Podem ainda as escolas, que pretendam a obtenção de dados de fim de ciclo, decidir a realização de provas de Português e de Matemática dos 4.º e 6.º anos de escolaridade; 

b) A realização das provas referidas na alínea anterior depende da decisão do diretor do agrupamento de escolas ou escola não agrupada, ouvido o conselho pedagógico; 

c) A elaboração das provas é da responsabilidade do conselho pedagógico, que orienta os professores designados para o efeito pelo diretor do agrupamento de escolas ou escola não agrupada; 

 d) A elaboração das provas é produzida de acordo com uma matriz nacional; 

e) A matriz nacional, os modelos de pauta desagregada por domínios e o guião de análise de resultados são disponibilizados pelo Ministério da Educação; 

f) As provas dos 4.º e 6.º anos de escolaridade realizam-se entre 23 de maio e 3 de junho de 2016.

Novo anúncio sobre avaliação divide diretores das escolas

E no seguimento da publicação anterior, aqui fica este artigo - fresquinho -  do Público. Para aceder basta carregar na imagem abaixo.


Uma pessoa distrai-se...


... 30 minutos entre umas grelhas e a novela das 7 da tarde e de repente, da 5 de outubro, saem diretrizes em catadupa.
Ele é concursos a começar ontem;
Ele é provas de aferição que afinal não são obrigatórias;
Ele é  ̶p̶r̶o̶v̶a̶s̶ ̶f̶i̶n̶a̶i̶s̶ ̶d̶e̶ ̶c̶i̶c̶l̶o̶ ̶ instrumentos de fim de ciclo de Português e Matemática de 4º e 6º ano as próprias escolas podem, mediante decisão do Diretor, elaborar e implementar.
Ufa!


Calendário das Provas de Aferição

No sítio virtual do Governo foi publicado um comunicado onde consta a calendarização das Provas de Aferição. Escusado será dizer que já não era sem tempo...


Calma com os concursos...

Caríssimos colegas, é puro desperdício de tempo e de paciência começarem com preocupações relativas ao concurso de professores 2016/2017. E vamos por partes, para verem que não existem motivos para alarme:

a) Esta primeira fase destina-se aos colegas contratados e é relativa aos concursos externo e de contratação inicial. Como inicia hoje e termina às 18 horas de 31 de março, ainda têm imenso tempo... A não ser que não estejam colocados, terminem aquilo que têm a fazer neste final de segundo período, e preocupem-se mais tarde quando estiverem livres do trabalho letivo e da consequente avaliação.

b) Os colegas dos quadros (QZP, QEna e QA) apenas terão de se preocupar lá mais para a frente (eventualmente junho ou julho), pois o concurso de mobilidade interna não decorre nesta fase.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Apresentação da candidatura aos concursos externo e à contratação inicial inicia amanhã...

...e prolongar-se-á por 10 dias úteis, de acordo com o aviso de abertura relativo aos concursos de professores 2016/2017:

"O prazo para a apresentação da candidatura aos concursos externo e à contratação inicial, nos termos do n.º 5 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação que lhe foi conferida pelo Decreto- Lei n.º 83- A/2014, de 23 de maio retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2014, de 22 de julho e com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 9/2016, de 7 de março, é de 10 dias úteis, com início no primeiro dia útil seguinte à publicação do presente aviso."

Aviso de abertura dos concursos de professores 2016/2017

Espero que ninguém tenha dúvidas relativamente a quais as tipologias concursais que teremos com este concurso, no entanto, não custa nada repetir. Os concursos que estão "em cima da mesa" com este concurso são: concurso externo, mobilidade internacontratação inicial e reserva de recrutamento.

Mais nada!

Cliquem na imagem abaixo, para fazerem download do aviso de abertura.


A notícia do dia...

 
Comentário: Embora estejamos perante um estudo da OMS que vai no sentido daquilo que vamos sentindo nas nossas escolas, torna-se efetivamente interessante comparar a nossa realidade com a da restante Europa e América do Norte.

Deixo-vos com algumas imagens retiradas da notícia, que embora não substituam de forma alguma a leitura da mesma (e obviamente do estudo em questão), ficam para aqueles que se encontram - como eu - a ultimar as avaliações e a preparar as reuniões.



Adicionar legenda

Tenho dúvidas...

 
Comentário: E não, não tenho dúvidas que a redução de alunos por turma possa contribuir positivamente para a diminuição da indisciplina. Tenho dúvidas é que realmente consigam "forçar" mais esta medida. 

Estou em crer que isoladamente esta medida possa ter algum impacto, mas seria necessário encontrar outras soluções, nomeadamente aquelas relacionadas com a possibilidade de "desmame" (forçado ou não) ou "integração" (difícil, na maioria das nossas turmas) de um dos maiores focos de conflito na sala de aula... o telemóvel!

No entanto, continuo a não acreditar que este Governo (a par dos anteriores) queira devolver dignidade e autoridade aos professores, pois como já afirmei imensas vezes, interessa manter a nossa classe profissional ocupada, cansada e desiludida.

Número de vagas para QZP relativas ao concurso externo 2016

Bem... E como durante o fim de semana fui presenteado com um vírus proveniente do jardim de infância que gostou tanto da minha companhia que só hoje me abandonou, ia acabando por me esquecer que na passada 2.ª feira foi publicada em Diário da República, a Portaria n.º 43-A/2016 relativa ao número de vagas dos quadros de zona pedagógica, discriminadas por grupo de recrutamento, a preencher pelo concurso externo, no ano escolar de 2016/2017.

Não é necessário grandes capacidades estatísticas para vislumbrar a beleza da falsa abundância.

Nota: para acederem à portaria, cliquem na imagem abaixo.


Correio da Manhã 2.0?

JN - "Ministério não sabe quantos professores estão de baixa" - é mentira!
 
Comentário: Desde há muitos anos que sou cliente do Jornal de Notícias (juntamente com mais alguns) e quando li esta notícia tive sérias dúvidas que o título correspondesse à verdade, até porque existe aqui por casa algum conhecimento da "logística" na gestão escolar. No entanto, e como não sou propriamente um especialista estatístico acabei por confirmar que realmente a notícia tinha algo de estranho quando li o blogue do Assistente Técnico.

Leiam os dois links que coloquei acima (o da notícia e o do blogue supracitado) e tirem as vossas conclusões.

segunda-feira, 14 de março de 2016

A melhor professora do mundo - versão 2016

 
Comentário: Na semana passada (aqui) falei do prémio em causa, que foi então atribuído a uma professora palestiniana - Hanan Al Hroub - que dá aulas a refugiados. Obviamente que nenhum professor faz o que faz tendo em vista prémios deste tipo, mas sabe sempre bem o reconhecimento...

Uma grande perda...

Nicolau Breyner (1940 - 2016)

sexta-feira, 11 de março de 2016

Bom fim de semana...

Música de "Fall Out Boy ft. Demi Lovato" - (Tema: Irresistible)

E após 15 dias...

...de regresso ao trabalho, admito a dificuldade em conciliar os seguintes factores:

a) Cansaço proveniente da falta de sossego noturno: desde que nasceu o "mais novo" ainda não dormi 5 horas seguidas (o que mesmo assim é um tremendo upgrade em relação à "mais velha");
b) Viagens de 55 minutos (ida) e 45 minutos (regresso): sim... O percurso é o mesmo e o automóvel também;
c) Radares da GNR escondidos no IC5: ainda bem que os militares são seres de hábitos, e acabam por não variar muito os locais onde inserem as máquinas fotográficas;
d) Sol a bater-me diretamente na cara nas viagens de regresso a casa: se juntar a este factor, o cansaço adquirido na noite (se só leram esta alínea... não estou a falar de discoteca ou bares, ok?) e o cansaço acumulado com os alunos, dará algo similar a mistura de medicamentos e álcool;
e) Tentativa de fazer muito nos intervalos entre a componente letiva efetiva: no essencial, e como sei que quando chego a casa terei uma mistura explosiva de birras, choros e cócó, tento adiantar ao máximo o trabalho que normalmente faria em casa (após as 21:30h);
f) Sono precoce: dificilmente consigo atingir as 21h num estado de plena consciência, de tal forma que já cheguei a adormecer sentado.

E sei que não estou sozinho nesta dificuldade, mas escrevo-a para mais tarde recordar...



Um milhão de dólares? A sério?

 
Comentário:De acordo com a notícia o prémio - Global Teacher Prize - terá um ganhador anunciado neste domingo, numa cerimónia que vai decorrer no Dubai e que se destina a distinguir "aquele professor excecional que tenha dado contributos de excelência para a profissão". Não existe nenhum colega português na "corrida", mas escusado será escrever que no estado atual da educação em Portugal seria difícil (até porque a desmotivação tornou-se no principal obstáculo).

Já me esquecia... Se estavam a imaginar este prémio como uma eventual possibilidade de reforma antecipado, o melhor mesmo é esquecerem. O prémio é atribuído em suaves prestações ao longo de dez anos! ;)


"Funcionários públicos vão optar entre duodécimos ou subsídio de Natal por inteiro"

 
Comentário: Para mim é uma boa notícia, porque mesmo com cortes prefiro receber o subsídio de Natal de uma vez... Agora só falta mesmo produzirem uma circular para esclarecer os desatentos desta possibilidade, assim como os procedimentos para concretizar essa opção.


Estudo útil...

 
Comentário: O Alexandre Henriques produziu aquilo que considero um estudo útil e que contrasta com os estudos inúteis que confirmam o que já há muito sabemos e que - regra geral - não acrescentam rigorosamente nada às conclusões entretanto obtidas empiricamente por anos de experiência profissional.

De leitura (altamente recomendada)!



quarta-feira, 9 de março de 2016

Manutenção da precariedade

 
Comentário: Quero acreditar que o PCP e o BE, se devidamente motivados, poderão influenciar positivamente a vinculação dos professores contratados "eternos"... E por mais que queira pensar que na eventualidade de nada ser feito no imediato, algo bom poderá acontecer no futuro no que concerne à entrada nos quadros destes colegas, arrisco a dizer que nem PS nem PSD o farão de boa vontade. Deste modo, há que aproveitar a atual associação partidária antes que se dissolva.


Ai vai?!

 
Comentário: De acordo com a notícia, o "PS dará ‘luz verde’ à proposta de alteração ao OE/16 apresentada pelo PCP: gratuitidade dos manuais escolares já no próximo ano lectivo de 2016/2017". De acordo com a proposta em causa, a ideia será mesmo tornar os manuais gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo, de uma forma faseada e onde os alunos do 1.º ano já deverão beneficiar no próximo ano letivo.

Mas como é importante consultar a fonte (no caso, a proposta do PCP - aqui), fica a transcrição da mesma:

"Artigo 113.º-B 

Gratuitidade dos manuais escolares e recursos didáticos no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico 

1- No início do ano letivo de 2016/2017 são distribuídos gratuitamente os manuais escolares a todos os estudantes do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

2- A distribuição dos manuais escolares é feita pelas escolas aos encarregados de educação, mediante documento comprovativo. 

3- Cada aluno terá direito a um único exemplar dos manuais adotados, por disciplina e por ano letivo. 

4- O Governo regulamentará, por Decreto-Lei, os procedimentos e condições de distribuição e recolha dos manuais escolares, bem como o alargamento progressivo aos restantes anos e ciclos de ensino da escolaridade obrigatória. 

5- Sem prejuízo do disposto no número anterior, é criado um Grupo de Trabalho, com composição a definir por Resolução do Conselho de Ministros, tendo como missão a definição de um programa de aquisição e reutilização de manuais escolares e recursos didáticos com vista a implementar progressivamente, no prazo da atual legislatura, a sua gratuitidade em toda a escolaridade obrigatória."

Bem... Não posso dizer que discorde da medida até porque essa "oferta" já é concretizada por diversas Câmaras Municipais (a de Vila Real, por exemplo), no entanto, e por mais voltas que se dê ao texto temos aqui mais um acréscimo de despesa que surpreende. Só espero é que quando o PSD regressar ao "poleiro" (sim... os portugueses não conseguem variar muito as suas escolhas) os cortes ainda não sejam maiores que aqueles implementados pelo Governo de Pedro Passos Coelho.

Publicação da NORMA 01/JNE/2016 - Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Para fazerem download da Norma 01/JNE/2016 que "contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, relativamente ao processo de inscrição para a realização de Provas e Exames do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário", é só clicarem na imagem abaixo.


terça-feira, 8 de março de 2016

Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março

Temos finalmente em Diário da República aquela que será a quarta alteração ao diploma que rege os concursos (no caso, Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 junho) de professores. Ao contrário da última alteração (Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio), desta vez não houve direito à necessária republicação já com os artigos alterados.

Para acederem ao Decreto-Lei n.º 9/2016, de 7 de março, o melhor mesmo é clicarem na imagem abaixo.


segunda-feira, 7 de março de 2016

Da parcialidade...

 
Comentário: A resposta é de Mário Nogueira e consta num artigo onde (mais uma vez) revela uma complacência muitíssimo pouco habitual para com o Governo. Obviamente que não surpreendente, mas é sinónimo que até o mais convicto professor... opps... sindicalista... se deixa "corromper" pela sua filiação partidária.

Novidade para alguns...

 
Comentário: Julgo que não será novidade para muitos, mas o facto é que as cábulas nos smartwatches não são um exclusivo no Reino Unido, existindo mesmo por terras lusas... Não há muito tempo - e já no final do ano letivo e com as classificações atribuídas - fui agraciado com a partilha de um aluno que me mostrou como copiava nos testes de outras disciplinas que considerava menos agradáveis.

A partir daí, tenho sempre especial atenção a quem gosta muito de olhar para as horas no seu smartwatch... Fica a dica para quem é menos dado a tecnologia e a reflexão para eventuais acertos em Regulamentos Internos. ;)

sexta-feira, 4 de março de 2016

Da dificuldade...

...em compreender o sítio virtual do Ministério da Educação (sim... eu sei que é herdado do anterior governo), onde não existe sequer um organograma da estrutura ministerial e faltando o mínimo para que o comum dos mortais saiba a que organismo recorrer sempre que seja necessário obter esclarecimentos.

Embora suspeite que esta ausência de organização se deva à tradicional promoção política nacional do "povo ignorante", julgo que não ficaria nada mal ou implicaria grandes custos fazerem algo em condições. É que esta coisa dos sítios minimalistas e repletos de publicidade governamental já chateia.

Deste modo, e mesmo sabendo que irão faltar links, deixo-vos com alguns sítios virtuais úteis:

Para mais tarde recordar... ou não!

 
Comentário: O povo português tem memória curta e, eventualmente, nas próximas eleições legislativas pouco ou nada interessará se a despesa pública aumentou, ou se os cortes orçamentais forem ainda maiores que aqueles introduzidos pelo governo de Passos Coelho. No entanto, e porque alguns de nós perdem tempo a refletir na política e não no partido, ficam as tais medidas (aparentemente) mais relevantes destes primeiros meses de governação:

"1 - Aumentar salário mínimo 
O salário mínimo nacional subiu para 530 euros este ano, mesmo faltando o acordo dos parceiros sociais. Meta é chegar a 600 euros em 2019. Em compensação, Governo deixou cair em 2016 a manutenção do desconto de 0,75 pontos percentuais em sede de TSU. 

2 - Repor 35 horas 
Os funcionários públicos vão beneficiar, a partir de Julho, da jornada de trabalho de 35 horas por semana. Aos protestos, por a aplicação da medida não ser imediata, Governo alegou que há serviços da administração pública que precisam de tempo para se adaptarem ao novo horário. 

3 - Devolver cortes salariais 
Foi uma medida aprovada em Dezembro: a reposição faseada da totalidade dos cortes salariais no sector público até ao início do quarto trimestre de 2016. No ano anterior, o governo PSD/CDS-PP repusera 20% da totalidade dos cortes salariais aplicados desde a entrada em vigor do OE para 2011. 

4 - Reverter venda da tap 
Governo fechou um acordo com os novos accionistas da TAP no sentido de reverter o processo de venda da companhia aérea. Objectivo era que os privados, em vez de 61%, aceitassem uma posição minoritária, ficando com o controlo da gestão. 

5 - Repor os feriados 
A maioria parlamentar aprovou o regresso dos feriados que o governo anterior suprimira a partir de 2013. Dois são religiosos (Corpo de Deus em Junho, feriado móvel, e 1 de Novembro), os outros dois são civis (5 de Outubro e 1 de Dezembro). 

6 - Resgatar banif 
Ainda envolta em polémica, esta medida implicou um orçamento rectificativo para aplicar uma medida de resolução no banco e para vender parte da sua actividade ao Santander Totta. Operação envolve um apoios públicos na ordem de 2,2 mil milhões de euros. 

7 - Eliminar exames 
O fim dos exames do quarto ano, que pesavam 30% na nota final do aluno, e da prova de avaliação docente foram duas conquistas para os professores.Também terminoua Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades dos professores contratados (PACC), assim como o regime de requalificação dos docentes."

quarta-feira, 2 de março de 2016

Gosto...

É uma daquelas músicas que me acompanha nas minhas viagens diárias...

Música de "ROBIN SCHULZ & RICHARD JUDGE" - (Tema: SHOW ME LOVE)

Isso sim, seria uma boa medida...

 
Comentário: O desaparecimento dos "centros comerciais" educativos seria uma medida extremamente positiva, principalmente se acompanhada com a redução do número de alunos por turma e um profundo corte na burocracia. Obviamente que existem outras medidas que poderiam ser implementadas (nomeadamente a efetiva responsabilização dos encarregados de educação pelo comportamento - e não só - dos seus "rebentos"), mas isso sim seria um passo positivo.

No entanto, e mesmo tendo a FENPROF um "pé" (ou melhor, um dedo) no Governo, não acredito nem por um segundo que este PS volte atrás com esta estratégia de "campos de concentração" (sim... poderá ser uma analogia excessiva, mas estamos a falar do "genocídio" da educação pública em Portugal), acima de tudo porque pode sempre utilizar argumentos virtualmente positivos e que aparentemente convencem a opinião públiva (seja lá o que isso for).

De louvar...

 
Comentário: Não obstante dos motivos que estão na base do protesto (alguns deles plenos de justiça e outros que nos causarão alguma estranheza - nomeadamente a questão da autonomia), é de saudar a adesão de alunos e encarregados de educação ao mesmo, numa iniciativa que aqui em Portugal dificilmente conseguiria ser concretizada. Até porque por cá, se entende a escola pública como um depósito de crianças... a qualidade essa fica em segundo plano ou para as escolas privadas (devidamente "subsidiadas).