Comentário: Nuno Crato continua na "onda" das alterações consecutivas e sistemáticas, feitas à medida dos acontecimentos...
Eu que até considerava conseguir (com algum esforço) acompanhar a maioria das medidas que o atual MEC ia divulgando, começo a sentir que estou a perder o controle a tanta novidade.
Fico estupefacta! Como é que se consegue dar o programa de um ano letivo, em dois períodos?
ResponderEliminarSe as aulas se vão prolongar até Julho, quando é que é feita a avaliação dos alunos?
Nâo se pode fazer separadamente dos outros anos, porque a maioria das turmas do 1.º ciclo são mistas e os professores estão ocupados a dar aulas?
Porque é que isto só acontece no 1.º ciclo? Só os alunos do 4.ºano é que precisam de recuperar?
Nada disto faz sentido.........
Do 8 ao 80...
ResponderEliminarAfinal sempre vai haver milagre! Depois do teste no 1º ciclo será alargada (2014) esta 2ª chamada ao 2ºciclo?
Foi preciso vir o sr Nuno Crato para operar o milagre na educação!!! Então os alunos do 4º ano vão aprender em dois meses o que não aprenderam em quatro anos? Acho que sim...E se colocassem professores de apoio a apoiar os alunos que manifestam dificuldades logo no 1º ano? E se reduzissem o número de alunos por turma? Ah, já me esquecia!!! O número de alunos por turma em nada influencia o seu sucesso.
ResponderEliminarEu gostava de ver o Sr. Nuno Crato a dar aulas, uma semana, numa turma do 1º ciclo, com dois anos de escolaridade, incluindo alunos PALOP e NEE...
Eu tb acho que não é prolongando o calendário escolar a estes alunos que eles recuperam alguma coisa. Há que perceber que os alunos com dificuldades muitas vezes se sentem frustrados e desmotivados com a escola, sentem-se à parte dos colegas e fazer com que eles permaneçam na escola mais tempo do que os seus colegas só aumenta a frustração e desmotivação.
ResponderEliminarMedidas que considero que funcionavam melhor:
a) implementar medidas de apoio logo a partir do 1º ano;
b) Apoio ao estudo no 1º ciclo feito pelo titular de turma apenas para os alunos com dificuldades, trabalhando em pequeno grupo e não com toda a turma (como costuma ser).
c) Reduzir o nº de alunos por turma
Sugeria 20 alunos por turma e na existência de turmas com alunos NEE sugeria 16 alunos.
d) Criar gabinetes de apoio nas escolas do 1º ciclo com equipas multidisciplinares: psicólogo, professores de educação especial e professores de apoio.
Mas que esta equipa funcionasse na escola do 1º ciclo e não lá longe na sede de agrupamento... E uma equipa que fosse organizada e pudesse trabalhar a longo prazo para fazer um trabalho significativo.
Isto ajudava realmente os alunos com dificuldades... mas colocavam-se muuuuitos professores e isso não se quer, não é?
Querem repetir exames???
ResponderEliminarRepitam o que quiserem, 20 vezes se for preciso, estou-mje a cag.r para isso.
Ass:Profs.contratados com mais de 17 anos de serviço.
EXTREMAMENTE IMPORTANTE DEVIDO AO MOMENTO DE DESCALABRO TOTAL ACTUAL:
ResponderEliminarhttp://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=35970